Nova build do Windows 10 Mobile foi lançada com problema grave
A chegada do novo sistema operativo móvel da Microsoft está para muito breve. O Windows 10 tem estado a ser testado por muitos Insiders, que build a build vão vendo os progressos feitos.
Mas a mais recente build lançada tem um problema grave e que pode causar problemas se for usada um equipamentos não suportados. Está disponível para qualquer equipamento e o problema está mesmo aí.
A nova build do Windows 10 Mobile, com o número 10536.1004, foi lançada ontem e está já disponível para todos os que estão nos círculos de lançamento rápido ("fast ring") do programa Insider.
Esta nova build resolve alguns dos problemas que surgiram nas versões anteriores e que assim preparam o Windows 10 Mobile para o seu lançamento.
Mas esta build traz com ela um problema que pode ser grave em determinadas situações. Ao contrário de outras builds anteriores, que verificava o suporte para os equipamentos onde estava a ser instalada, a build 10536.1004 deixou de fora estas verificações essenciais.
Na prática pode ser instalada em qualquer smartphone, mesmo que não exista suporte, o que pode causar problemas ao equipamento.
O alerta surgiu por Gabriel Aul, que no Twitter alertou para os perigos de aplicar esta build em telefones não suportados.
@iamcadz @cherrymobilePH DO NOT INSTALL unless your phone is on the list of supported devices. Won't work and you'll need to reflash.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 15 setembro 2015
Este deverá ser um problema resolvido na próxima build, onde as validações dos equipamento vão voltar a ser feitas.
Mas para além deste problema, a nova build 10536.1004 traz algumas novidades interessantes, que pode conhecer abaixo.
O que há de novo na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:
- Insider Hub está de volta ao Windows 10 Mobile.
- Corrigidos os problemas com o hotspot.
- Suporte para a actualização tanto do Windows Phone 8.1 como do Windows 10 Mobile.
- Corrigida a autenticação de dois factores, sendo possível configurar por SMS ou chamada telefónica.
- O ecrã de arranque aparecerá correctamente. O loop infinito no reiniciar do dispositivo não aparece mais.
- Corrigido o problema com o “Do not disturb".
- A data e a hora já não aparecem com atraso ao desbloquear o smartphone
- Zoom já pode ser aplicado correctamente na aplicação mapas.
Mas como em qualquer build, existem novos problemas, que devem ser resolvidos em breve.
Problemas conhecidos na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:
- Depois de reiniciar o smartphone não aparecem notificações até que o ecrã seja desbloqueado. Depois deste passo as notificações são mostradas correctamente.
- Se tocar na opção “zStorage”, o menu de configuração colapsará e voltará ao ecrã inicial.
- Upload de imagens para o Onedrive pode não funcionar correctamente. Garanta que tem a última versão do OneDrive (17.2) e active o carregamento automático no menu de configuração do dispositivo móvel.
- Os membros do programa Insiders, do ciclo lento não podem mudar para o ciclo rápido. Será preciso voltar ao Windows Phone 8.1 e mudar a partir de dai.
- O download de idiomas adicionais para o teclado e voz não estão a funcionar correctamente para alguns utilizadores.
O processo de actualização para esta nova build não é directo e pode dar algum trabalho aos Insiders, mas tudo se processa de forma automática.
Em primeiro lugar é necessário instalar a build 10514 e de seguida a build 10536.1000. Depois desse passo é que é possível instalar a nova build 10536.1004.
Segundo alguns Insiders que já realizaram este processo, pode haver alguma lentidão no processo, com equipamentos a ficarem bastante tempo sem avançar no processo (0%) e demorando mais de 2 horas a completar o processo.
Estes são problemas normais em versões de testes destas e que vão ser resolvidos no futuro. São passos que são necessários percorrer para que se possa chegar ao sistema com a estabilidade pretendida.
Provavelmente no dia 06 de Outubro vão surgir novidades e o Windows 10 Mobile será de certeza uma delas, com os novos equipamentos Lumia topo de gama a serem apresentados.
Este artigo tem mais de um ano
São Builds é suposto terem problemas para serem testados e resolvidos.
Isto aplica-se à Microsoft, Apple e Androi… esquece Android não tem disso. LOL
“esquece Android não tem disso. LOL”
Fez-me rir tanto. lol
tristes…..
Este comentário foi removido.
lol? gostava de ter um iphone? para que? Achas mesmo que vou dar 400~600 euros (valor retórico) por um telemóvel para fazer chamadas e mandar SMS’s? lol
Não sou assim tão maluco. Com esse dinheiro fazer uma viagem amigo.
Sim, porque Android é uma empresa. “Hás de” ser esperto.
Tinha de escrever Alphabet, mas se calhar nem o sr. ia conhecer…
Mas Android Inc é uma empresa subsidiária da Google Inc que por sua vez pertence à Alphabet…
Que disparate vai dizer a seguir? Que o Android OS é melhor que os outros dois?
Hahah este Realista tem uma piada. Obrigado pela piada.
Android 6.0 já ouvi… claro que não. Tira as palas.
https://www.youtube.com/watch?v=8DYje57V_BY
Este comentário foi removido.
Olha o meu copycat 😉
consigo aceitar mais facilmente uma pequena software house que ao lançar uma nova versão, escape um ou outro problema, mas uma multinacional com os recursos que tem não deveria ter maior cuidado?
Dou atė um exemplo prático, nós vamos estar na maker faire onde vamos mostrar o nosso projecto a3d.pt e por ser uma tecnologia de realidade virtual imersiva tem sido descobertas imensas falhas estilo paredes q o avatar atravessa, etc.
No entanto, mesmo com as nossas limitações, toda a equipa testa, assim como diversos clientes e depois de corrigir lá publicamos no site a nova versão.
Mesmo assim lá se descobre uma ou outra falha.
Acho incrível como alguém que se diz programador de software faz esse tipo de comentários sobre builds beta, opcionais e feitas precisamente com o intuito de serem lançadas frequentemente e com o propósito de encontrar os ditos bugs…
Sinto ai muita falta de experiência profissional.
Não, claro que não. O halnaweb tem a sua razão. Uma coisa é um bug dentro do ciclo de lançamento de uma versão de software (alpha, beta ou rc) não stable. Outra coisa, é uma falha na infraestrutura de actualização. Neste caso, o que falhou foi a capacidade da infraestrutura reconhecer o hardware onde pode ser instalado o software. É uma falha de baixo nível que pode comprometer – e compromete – não o uso do software em si, mas do hardware.
Quem não sabe distinguir, faz isto: põem tudo no mesmo saco e mostra ignorância. Até aqui não tem qualquer mal, mais vale a pena fazer “figurinha” durante 5 minutos do que ser ignorante para o resto da vida. No entanto, quando passa para a esfera pessoal, do tipo “Acho incrível como alguém que se diz programador de software faz esse tipo de comentários sobre builds beta” sem saber o que diz, devia enfiar a cabeça dentro de um buraco durante uns dias.
Projecto interessante o vosso…
A anos que tenho umas ideias para esse tipo de site e nunca avançaram.
Bom trabalho para vocês.
O que a MS está a lançar são previews e neste caso são em fast rig que ainda tem maior possibilidade de ter bugs. Quem é insider sabe disso.
Estás a dizer que grandes empresas deveriam só lançar software perfeito e sem falhas? Podes citar o nome de alguma que alguma vez o tenha feito?
E no caso em concreto estamos a falar de versões para se instalar tem de se aceitar um aviso que diz
“You are installing experimental and early prerelease software and services, which may not be fully tested.
– you may void your warranty
– it is not intended as a substitute for your primary means of telecommunications
– in some circumstances, you may not be able to place calls (including calls for emergency services)
– it may damage your device, causing it to stop working permanently
– you may experience increased data charges
– you might experience crashes, security vulnerabilities, or data loss”
Não, não acho que seja isso o que ele quer dizer. O problema está na gravidade da falha, que é de infraestrutura. Este TIPO de falha nunca deveria acontecer numa empresa como a MS. Percebo que existam bugs dentro de uma versão não final que podem levar às consequências que tu listaste. No entanto, o que aconteceu foi bem mais grave do isso. Está fora do ciclo de desenvolvimento do software e relacionado com a infraestrutura de actualização. A qual “diz” onde o software pode ser instalado.
Percebeste ?
Como é que sabes que isso não faz parte do ciclo normal de desenvolvimento, trabalhas nisso?
Eu acho perfeitamente razoável que faça, visto que o desenvolvimento de sistemas operativos móveis é bem mais complexo do que para PCs, precisamente por causa de problemas de compatibilidade.
E como esta versão foi feita um bocado à pressa, não me parece nada estranho que possa ter havido algum erro, que até pode ter sido uma coisa simples como alguém se ter esquecido dum passo numa checklist.
Trabalho “nisso”, sim …
Por favor não instalem esta TP em modelos nao suportados, ha muitos insiders ja com problemas graves especialmente os HTC x8, pois nao há ROMs de reposição no windows recovery tool.
pplware metam a lista dos modelos suportados, estou via movel e nao consigo colar, obrigado.
Por acaso tive WP e agora tenho android htc one m8 desde há 5 meses e não tenho bugs nenhuns
Que sorte que tens… quem compra esse modelo queixa-se de problemas com ecrã, pois permanece preto quando se tenta desbloquear. A solução e a terem que fazer reboot.
Até ao momento, é *****em tudo
Apenas recebe as actualizações w10m quem tiver subscrito no windows insider program, logo quem esta inscrito esta ciente que este tipo de problemas pode ocorrer.
Não se trata nada mais nada menos que versões Beta.
Esta nova build pode ser instalada diretamente a partir do Windows Phone 8.1 (que foi o meu caso).
Não é necessário fazer o processo acima descrito caso ainda estejam no WP 8.1.
Está a funcionar perfeitamente num Lumia 730 Dual Sim.
vou esperar pela final, já não tenho paciência para andar a brincar com “ROMS” mesmo que oficiais.
Eu também. Muita gente que ainda confunde ser um power user na crista das versões com o ser um “rato de laboratório”. Mas ainda bem que os há. Assim podemos sempre saber o que não usar.
+1
True 🙂
Já cá faltava a guerra das marcas.
As marcas não andam em guerra (por assim dizer)
O pplware é não tem controlo nesta canalha, que em vez de ajudar as pessoas que lêm o artigo só dizem m****
Não percebem que o sucesso de TODOS os S.O. é benéfico para o consumidor final, use ele ios, android ou wp.
Está ótimo no L820.
Fiquei tão triste. Acordei a ver a notificação no meu samsung, mas tive a feliz ideia de ir ver à net se seria verdade antes de instalar… Pronto, paciência. agora de 6 em 6 horas lá recuso o update.
No microsoft lumia 435 esta a funcionar muito bem esta nova versao do windows 10
Parece que a camera do WhatsApp não esta funcionando..
Instalei no ms 535… Continua com o erro “a carregar” no ecrã principal… Agora mais frequente do que quando estava com a outra built.
Instalei no 830 e deu tudo ok! ja no 630 deu erro, não para de fazer boot e pede o cd lol! Mas o recovery da microsoft arranja tudo!
Depois de tres 3 dias no W10 porque razao vou voltar para o 8.1 no meu 1020, até sair a primeira versao final:
– Lumia Camera desapareceu e foi substituido pelo Windows Cam. A qualidade das fotos é ridiculamente desapontante. No album ao abrir a foto a mesma arrasta-e se fizer zoom in parece que estou a olhar para uma foto tirada numa camara VGA
– As Apps “HERE” por vezes sao instaladas outras vezes estao la mas nao tenho acesso.
– Nao consigo apagar a ultima foto do album. Tao depressa desaparece como volta
– Certas apps crasham sem razao visivel.
– Sistema aceitavelmente fluido mas ainda nao me convence sobretudo na parte do multitasking
Se nao fosse pelo primeiro ponto continuava com a build mas sendo assim até a MS resolver que rumo quer tomar, fico pelo 8.1