Microsoft recuou e já deixa os utilizadores mudarem facilmente o browser no Windows 11
Com a chegada do Windows 11 a Microsoft apostou ainda mais no seu browser, o Edge. Fez mudanças importantes e que tentavam por tudo impedir a mudança desta sua proposta para qualquer outra da concorrência.
Para além de ser já um processo complicado para os utilizadores, a Microsoft adicionou algumas restrições. Agora, e depois de algumas complicações, a gigante do software recuou e dá novamente a possibilidade aos utilizadores de mudarem facilmente o browser no Windows 11.
São bem conhecidos os bloqueios que a Microsoft tem implementado nos Windows 11 para impedir a mudança do browser. Quer impor aos utilizadores deste sistema o Edge, o seu browser criado com base no Chromium e em muitas coisas igual ao Chrome.
Mesmo com estas limitações alguns conseguiram contornar estas imposições, tal como a Mozilla fez no Firefox. O processo manual de mudança era complexo e obrigava a definir o novo browser em vários formatos de ficheiros.
https://twitter.com/WithinRafael/status/1466183359680299009
Isso tudo parece agora ter mudado, com a chegada da mais recente build do Windows 11. Nas definições, na área de apps predefinidas, no que toca aos diferentes browsers presentes, qualquer um pode ser definido como o padrão para navegar na Internet.
Tudo fica assim à distância de um simples carregar num botão, como era esperado e natural de acontecer. Ainda em testes, provavelmente irá muito em breve ser incorporado numa das builds que a Microsoft vai trazer para os utilizadores.
Curiosamente, e mesmo com esta nova possibilidade, a mudança nunca será total para os utilizadores. Clicar num dos widgets do Windows 11 ou um duplo clique vão voltar a trazer o Edge como o browser que é usado de base no sistema da Microsoft.
Depois de tudo o que tinha mudado no Windows 11, esta é uma alteração muito grande e muito relevante para a Microsoft. Dá aos utilizadores a liberdade de escolher o browser a usar usado no seu sistema e devolvendo o controlo para quem está a usar as propostas da gigante do software.
Este artigo tem mais de um ano
Já tenho o win11 em 3 computadores e nenhum usa o Edge… se bem que são usados para trabalhar, daí que não usam as porcarias de widgets e ligações estranhas da porcaria dos titles (felizmente o classic menu já foi adaptado e suporta o win11). Ao instalar os 2 browsers que se usam, um fica como default para a web e o outro para um serviço que precisa do login feito pelo browser, dentro do programa. Num até o Edge foi desinstalado e não se queixou…
Sim, dá muitíssimo mais trabalho do que carregar no telemóvel, pois é preciso saber onde estão os programas “microsoft” e é preciso ler 5-6 linhas para ver qual é o que tem de desaparecer.
Escreveste muito e dai não saiu nada sobre o que diferencia o Chrome do Edge.
Para além de ser um sorvedor de ram qual é a vantagem em optar pelo Chrome? /s
Muita conversa e no final nao diz nada
Um dos problemas que noto no Windows 11 é quando o sistema volta de uma suspensão não apresenta o screen-lock, deixa-me entrar sem que tenha que introduzir a password!
É a Micro$oft preocupadíssima com a segurança…
Tens de analisar isso, pois eu não sofro desse problema, apresenta sem o lock-screen para colocar a password.
Tens essa opção predefinida, altera…
https://youtu.be/nUqJfZWsMh4
Não basta dizer mal quando a fonte da ignorância é tua.
Eu não tenho que saber tudo o que a Micro$oft se lembra de mudar…
Na…a opção lock screen já vem como predefinida para ficar ativa 1 minuto após suspensão. Eu uso MAC e sei disso.
Tu é que deves ter mexido e agora passas a culpa.
Isso é uma opção ahah dizer mal o pessoal sabe mas investigar sobre o assunto está quieto ahah é o que faz a ignorancia do tuga
Sempre que tentem desinstalar o edge ( é instalada outra versão ).
Reparei num teste que efectuei ( w10 pro ).
Bloqueado na fw se tiverem a net ligada o sistema nem arranca ( deixa de ver o hd ) mas sem net ja não existe problema…
É claro que fiz outros bloqueios e desinstalações ….
Uso varios sistemas e cada vez mais vou para o linux.
Vale o que vale.
Saudinha !
Vais para o linux porque não consegues desinstalar o edge ahahahah
Se não sabes…não reclames! Aprende primeiro…
Pessoas …. perigosas …
“Uso varios sistemas e cada vez mais vou para o linux.
Vale o que vale.”