Microsoft publicou o Código fonte do Word e MS-DOS
O negócio da Microsoft foi construído, em parte, graças ao MS-DOS. Para quem não sabe ou já não se lembra, o MS-DOS apareceu na década de 1980, tendo resultado de um pedido da IBM, que na altura necessitava de um bom interpretador da linguagem BASIC. Nesse sentido, a Microsoft desenvolveu duas versões: o PC-DOS para os equipamentos da IBM e o MS-DOS para restantes marcas...tendo tido como base o 86-DOS.
Três décadas depois…a Microsoft disponibilizou o código fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e do Microsoft Word para Windows 1.1a.
Longe vão os tempos em que o MS-DOS era um sistema operativo sensacional, que cumpria aquilo a que se propunha. Passados 34 anos do lançamento do MS-DOS e 25 anos após o lançamento do Word, a Microsoft, em parceria com a Computer History Museum, anunciaram a disponibilização das primeiras versões do Word e MS-DOS.
De referir que o MS-DOS “nasceu” do 86-DOS, que foi desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products. A Microsoft contratou Paterson em Maio de 1981 e comprou, em Julho, o 86-DOS 1.10 por “apenas” US $ 75.000, tendo posteriormente mudado o nome para MS-DOS.
Roy Levin, engenheiro da Microsoft e director da Microsoft Research referiu num post que:
“…É incrível pensar no crescimento desde aqueles dias em que a Microsoft tinha menos de 100 funcionários e um produto da empresa, o MS-DOS, tinha menos de 300KB (sim, kilobytes) de código-fonte. A partir dessas raízes, crescemos em poucas décadas e tornamo-nos uma empresa que tem mais de 200 milhões de licenças de Windows 8, e uma comunidade com mais de mil milhões de utilizadores que usam o Microsoft Office.
Grandes coisas vêm de origens modestas, e os futuros serviços e dispositivos da Microsoft também seguirão esse caminho, assim como o MS-DOS e Word for Windows fez…”
Quem quiser desde já descarregar o código fonte do Microsoft DOS v1.1 e V2.0 pode fazê-lo gratuitamente através do link disponibilizado em baixo.
Ainda usou o MS-DOS? Que recordações guarda desse sistema operativo?
Download: Microsoft DOS V1.1 and V2.0 Source Code
Este artigo tem mais de um ano
O bom e velho amigo DOS….
Acho que ainda sou capaz de saber algumas sintaxes de cor 🙂
E que jeito alguns comandos ainda dão hoje em dia 🙂
format c:
fdisk
cd..
cd diretoria
dir
dir/p
acho que já não me lembro de mais!
só o utilizava para formatar e instalar de novo o W95! 🙂
prince 🙂
Lol!
Prince megahit
E o tempo que demorava a formatar e instalar num disco de 4GB (P.ex)?
4Gb uiui vais muito à frente, já estou como o outro ainda sou do tempo de ter um disco rigido de 40 MB instalado num 8086 , a correr a 8 Mhz com 640 Kb de mem, se não me engano.
Também tive um…com ecrã ega 16 cores, salvo erro.
4GB???… Isso já era muito evoluido…
A minha primeira máquina (x86) tinha um 80286, 1MB de memória e um HD de 70MB… e os meus amigos/colegas fartaram-se de me perguntar para que é que eu queria uma coisa “tão potente” quando eles ainda andavam com 8086, 512KB e HDs de 20MB e tinham o sonho de aumentar a memória para 640KB… ahahahah
lembro-me ainda o:
tree
md
copy
time
e para ir para o Windowns 95
win
😉
são os que me recordo
comandos utilizados: dir /b %systemroot%\system32\*.exe
e voila, têm a lista do que podem usar
o mais retrogrado que utilizei foi o 95 🙂
Hehe, bons tempos do memmaker, doublespace, barrotes, mcafee, batch files, DOS 6.22 e caixas de disquetes dos indianos com o corel e windows 3.1 …
E as famosas apresentações da demoscene, que também acompanhavam os cracks, fairlight, the humble guys, paradox, skidrow! Ah e o mítico ARJ!
hahahahaha barrotes!!!! LOLOLOLOL ke dores de cabeça!!!! tiveste bem! já nao me lembrava dessa!!!
E instalar um jogo no DOS que estava em 12 disquetes????
Que belos tesourinhos 🙂
12? acho que ainda instalei alguns com 20 ou mais.
Velhos tempos…
E descompactar dezenas de disquetes com Pkunzip e ARJ?
O pior era quando dava erro CRC quase na última disquete. 🙁
Num dos fifas usei 100-120 disquetes
Isso mesmo Artur Mendes. Velhos tempos. xD
Velhos tempos….
que lembranças….
comecei a mexer nuns pc’s amstrad sem disco rigido na altura. tinha que se fazer o carregamento do SO sempre que se ligava a maquina, ecrã era preto e branco 🙂 que recordação…
mais tarde a minha primeira maquina já usava ms-dos 6.22. ainda hoje me lembro de tantos comandos… e ainda hoje dão jeito quando se trabalha em ambiente windows e se quer repor um sistema do nada.
usar descompactadores como o ARJ, LHA, PKUNZIP etc… lembro-me que o primeiro fifa eram 3 disquetes compactadas em arj e era um comando enorme para gravar o jogo e o nascar eram 4… hoje já é tudo mais graficamente apelativo…
remember
arj -vva c:\jogos\ qualquer assim para descompactar
DOS 6, não é o DOS do Windows 95?
Não, o 95 trazia já o 7.0. O DOS 6.22 era à parte.
Ah ok… Eu lembro-me é do manual do DOS 5, grande canhão, todo em português, a capa era mais ou menos assim…
http://www.aescomputers.net/BBB/AESBB013(MS%20DOS%205).jpg
Hoje em dia, compra-se um computador, vem numa caixa mais pequena que o manual do DOS…
Saudades…
O Nascar lembro-me perfeitamente 4disks, mas lembro de outros jogos que eram bem mais!
O meu primeiro computador foi-me oferecido usado,muito velho, onde jogava o Princesa of Pérsia, muito lento, que memórias incríveis! Tinha um programa para criar bases de dados e processador de texto!
Mas lembro-me tão bem de mexer no MS-DOS!
Que nostalgia, estou ou estamos a ficar velhos!
Se pararmos para pensar e vermos como o mundo evoluiu em tão pouco tempo, em termos tecnológicos! Onde e quando é que eu iria pensar que estava com um tablet nas mãos a escrever um post sobre o MS-DOS?
Cumprimentos a quem trabalhou com MS-DOS
Trabalho numa empresa q presta serviços pra mercados e usamos msdos nos pdvs …msdos com rede tcpip vixi não tem nada melhor
Do DOS não tenho nenhumas saudades, na altura já usava Mac OS :-), mas da idade que tinha nessa altura sim…. Ah, alguns dos jogos referidos eram fixes.
#ECHO OFF
LH DOSKEY
CLS
Isso é muito parecido com comandos DOS
só o LH é que não estou a ver o que é, deve ser ListHives?
LH –> load high, carregava programas em high memory, desde que o himem.sys (gestor de memória extendida) estivesse carregado, e usava-se o parâmetro DOS= HIGH,UMB no config.sys
estamos velhos………. como vinho do Porto, malta de agora, se vir uma disquete pergunta o que é e para que serve… ou se abrir a consola do Windows… é tabu
Ei… Tenho o win3.1 e msdos no boxer (o dosbox no mac) e nao ha nada melhor que isso 🙂
qbasic
e aqueles joguinhos que ja vinham com ele, dos gorilas a atirar bananas, o nibbles e ainda uma cena tipo sound sort ou sort sound, que mostrava algoritmos de ordenação acompanhados com som
Joguei lá xadrez, tive um programa que fazia e imprimia sistemas de totobola – ainda não havia totoloto – alguém sabe onde poderei ainda encontrá-lo? Acho que dá para instalar no Vbox.
Lol… Random.org ?
Para os interessados o Pipplware para o Raspberry Pi inclui um emulador do MS-DOS (5.0 se não me engano)
Boas memorias… grandes jogos clássicos…
Como o bom jogo português… ELIFOOT_II!!!
grande jogo mesmo, Elifoot 🙂 que boas recordações desse jogo, passava horas nele mais uns quantos amigos.
Nostalgia…
Espero que ajude a dar um empurrãozinho ao ReactOS que tanto precisa…
MS-DOS num Schneider Euro PC com 9 mhz de velocidade, sem disco duro, CGA, a jogar simcity e a testar o protools e o works. Isto era tecnologia meus senhores 🙂
Um pouco off-topic, lembro-me de comprar disquetes de baixa densidade e fazer um buraco com um berbequim num dos cantos da disquete para “passá-la” a Alta Densidade…Puro mito!
E de ter disquetes originais que já não tinham interesse, mas como tinham patilha partida não se podia gravar. Então punhasse fitacola e ficava pronta para format a:
É nada mito… em algumas, funcionava!
será que funciona com os HDDs? xD
e ninguem se recorda do Stacker?!! 😉
E jogar o jogo erótico Vida!!! lolololol
Nem criar o DOS conseguem, lol, têm de o comprar já feito. e antes disso já a xerox e a Apple estavam a fazer o futuro ahahha, microsoft losers
Tal como o 86-DOS deu origem ao MS-DOS a Apple também desenvolveu as early versions do MacOSem parceria com a Xerox PARC.
Fazer o futuro? Deve ser por isso que estão na precária situação financeira que estão a perder mercado em todas as frentes tanto no computing como no mobile computing.
Já para não falar que toda a arquitectura de SOs Apple dos ultimos 20? anos é baseada em UNIX, coisa que TAMBÉM não desenvolveram.
Não sou nenhum fanático Microsoft, mas trabalho numa infraestrutura MASSIVA de Citrix FARMS e não vejo la PORRA de Mac nenhum 🙂
Se gostam e tem necessidade de um MAC, força, mas deixem o elitismo estúpido de parte porque até para aumentarem a compatibilidade com o restante mercado de software/hardware foram meter processadores INTEL.
LOL é nostalgico extrair o source e ver: “Data de modificação”: 18/08/1983 15:26
Inda me lembro de quase todos os comandos, no 6.22 começou a minha carreira em IT.
O primeiro jogo que joguei foi o Gorilla (qbasic), alguém se lembra?
Muitas tardes ocupei eu quando nem 15 anos tinha… Gorila e Nibbles…
Eu lembro-me, era um fundo azul, dois gorilas, e tínhamos de escrever números para mandar as bananas!
Tipo Angry Birds PVP.
http://www.simplygoodcode.com/wp-content/uploads/2014/02/qbasic-gorillas.png
Bons tempos a procurar a Carmen de país em país…
E isso já foi bem depois de começar a mexer em pc’s!
Operation Wolf e Prince of Persia então foram mitos!
Mas já antes disso andava de roda do “load aspas aspas” com uma caneta a rodar fita e uma chave de precisão para ajustar cabeças.. 😀
EXISTE UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE, DE CÓDIGOS-FONTE ABERTOS E INTEIRAMENTE GRÁTIS QUE REALMENTE RODA PROGRAMAS DE WINDOWS.
O SEU NOME É… REACTOS!!!!!!!
PÁGINA OFICIAL -> http://www.reactos.org
Com o vazamento dos códigos-fonte do Windows NT 4.0 e do Windows 2000 no início de 2004, há exatos 10 anos atrás, mais a liberação recente dos códigos-fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e do Microsoft Word para Windows 1.1a, vai ser bom para o desenvolvimento do ReactOS!!!!!!!