Microsoft matou de vez o Windows Media Center
Há produtos da Microsoft que conseguem ser imunes ao passar dos anos e têm associadas verdadeiras legiões de fãs. O Windows Media Center é um desses produtos, que tem sabido manter-se firme e com um público muito dedicado.
Mas a Microsoft resolveu agora dar um fim definitivo a este software, não o trazendo para o Windows 10 e matando-o de vez e para todo o sempre.
A presença de software de media center no Windows não é nova e data já de 2002, quando foi apresentado numa versão especial do Windows XP, dedicada aos conteúdos multimédia.
O Windows Media Center foi uma proposta da Microsoft neste campo e queria ser a aplicação que iria transformar qualquer PC e criar uma máquina dedicada à apresentação de conteúdos na televisão, deixando de lado as interfaces mais complicadas e não adaptadas.
Mas os desenvolvimentos do Windows Media Center terminaram em 2012, tendo esta aplicação sido mantida apenas a funcionar até ao Windows 8, podendo ainda ser instalada.
Na nova versão do Windows, o 10, a Microsoft resolveu quebrar de vez o suporte para este software, tornando-o incompatível e sem qualquer capacidade de ser instalado.
A informação do fim do Windows Media Center surgiu durante a Build, através das palavras de um alto quadro da Microsoft, que confirmou que este software não irá transitar para o Windows 10.
Qualquer PC com o Windows 7 ou 8 que seja actualizado para o Windows 10 será brindado com uma mensagem de erro que o obrigará a desinstalar o Windows Media Center, por este não ser compatível com esta versão.
Mesmo que mais tarde a queiram instalar a mensagem será a mesma e o Windows Media Center não conseguirá ser instalado no Windows 10.
Esta situação, nova para todos os que esperavam que a Microsoft fizesse algum trabalho nesta área e que apresentasse uma qualquer novidade, acaba por ser uma situação que irá requerer uma decisão simples. Ou actualizam para o Windows 10 e perdem o Windows Media Center ou mantêm a versão do Windows e continuam a poder usar o Windows Media Center.
Para muitos será uma decisão simples. As novas interfaces do Windows 10 não são desenhadas para a televisão e o Windows Media Center, com a sua interface optimizada para estes dispositivos, será uma vantagem para quem tem um PC a servir de Media Center.
Este é mais um produto que a Microsoft termina e que muitos gostavam que fosse mantido e actualizado. Os números da Microsoft indicam que a sua utilização é marginal, mas a verdade é que os seus (poucos) utilizadores são devotados a ela.
via ZDNet
Este artigo tem mais de um ano
Antigamente o Windows Media Center não prestava, agora que vai deixar de existir, é pena porque é bom. O ser humano é de facto muito estranho…
+1
//build/ 2015 foi “revolocionaria” 25 abril.
http://channel9.msdn.com/events/build/2015/2-621
ver minut 35:42,
em modo de compatibilidade suponho k va funcionar
Acho que tem a sua lógica em não aparecer no W10. Aliás, nem no W8 se compreende porque razão ainda existe.
Teve mais utilidade no XP, agora é tempo de passar a outras coisas importantes.
Ando há uns tempos a usar o Music Preview e estou a gostar bastante dele, encontrei uns 2 bugs que quase certo na proxima vai ser resolvido mesmo assim troquei pelo outros que tinha aqui instalado . Quanto ao Video Preview ainda não tive tempo de experimentar mas pelo que li vem com boas funções mas por enquanto fico com o VLC.
Quem tem o windows 10 e ainda não experimentou pode fazer o download em http://bit.ly/1c9cHmL
Já era mais do que de esperar. Com eles a passarem para o wmp13 com suporte para vários ficheiros que necessitavam de suportes externos, eles não precisam do media player center. Mais que isso, neste momento já existem poucas diferenças entre televisão e computadores. O WMC era para fazer a transição entre um ecran de 12′ e uma televisão de 24′. Agora já existe suporte para ecrans bastante acima desses valores. As televisões já incluem vários suportes básicos para um centro de média. A 360 também já possuí suporte nativo para isso. Com a última apresentação do novo wmp, que já é de há 4 builds atrás, eles deixaram ver que vai ter suporte nativo (o mais famoso é os mkv mas há outros como o ogm) para muita coisa que necessitava de codecs e programas à parte. Falta é saber se o wmp14 será lançado juntamente com o windows 10 ou se virá depois… até mesmo com o nome de wmp15 (para encaixar com o ano, ficando o 14 como uma versão para o windows 7-8, que será abandonada até 2017).
Por acaso nem me lembrava disso, e aproveitei e fui remover isso do meu Windows 7.
Já não vão trazer comando remoto “pavilion”
No meu caso, em que utilizo o media center para ver TDT no portátil com a placa de TV, já vai ser mais um ponto a ter em conta quando pensar em atualizar para o 10. Esse e também o facto de não estar bem esclarecido se a atualização gratuita durante o primeiro ano se mantém livre de custos após um ano de utilização.
Para ver TDT tens diversas soluções.
Em relação actualização para o Win10, está mais que esclarecido! Após o lançamento do Win10, todos os utilizadores do Win7 e 8.1, pode fazer o upgrade para o Win10 sem custos, num prazo de 12 meses, se não o fizerem e caso mais tarde quiserem ter o Win10, terão de o comprar. Os que fizerem o upgrade, ficam com uma versão normal na semelhança das outras, não havendo custos de utilização após esse ano.
Software inútil, já deveria ter desaparecido no Vista!
Concordo…
XBMC/Kodi é o caminho a seguir
Depois de ler a maioria dos comentários fiquei na dúvida se toda a gente percebeu que estávamos aqui a falar do Windows Media Center e não do Windows Media Player!
Cheguei a usar o WMCenter para ver TV com uma placa TV e digo que não havia software à altura para o fazer! Deixei de usar este software há cerca de 1 ano quando comprei uma TV. Ainda assim, a TV não tem as funcionalidades que tinha o WMC. É pena que acabe, mas se os utilizadores também são em número muito reduzido, há que dar prioridade a coisas mais importantes
mas alguém usava essa mrd?? era a 1ª coisa k eu tirava no windows 7!
Essa é a sua opinião, bem rústica por sinal! Há quem saiba usar o software sem problemas e não achava porcaria alguma. Nunca deve terminado o WMC, por esse “desabafo” parace mais um grito de desespero.
O meu use case (pc media center ligado a projector) levou-me já há vários anos (6anos pelo menos) a ter o wmc com o mymovies server instalado. Esta solução continua a ser a forma preferencial de vermos filmes mas estou gradualmente a substituir pelo kodi com algumas vantagens nomeadamente os plugins mais variados que existem.
a única coisa que ainda não vi o kodi a fazer foi fazer o download das capas para as pastas dos filmes que o my movies faz automaticamente mas acredito que a prazo isso também se resolverá.
seja como for todas as pessoas a quem mostro o interface de capas de filmes do mymovies no media center continua a ficar maravilhada portanto devo continuar por cá no Windows 7 durante mais algum tempo.
E não só! Quem tem Xbox usa sem problemas o WMC de forma muito simples na consola. Pena que na One já não exista, obriga a usar o Plex, mas este para se usar é pago! Ora bolas, afinal tínhamos uma opção gratuita simples e pratica para ter outras soluções nas consolas pagas! Para mim, apesar de usar também o Kodi, por causa da x-box 360 dá jeito continuar a ter o WMC.
… e eu a pensar que tinha sido por causa do kodi….
Ainda não consegui nada com o Kodi nas consolas, por exemplo, quer na One quer na 360, na 360 felizmente tenho ainda o WMC, na One, espetam lá o Plex que é pago! Grande opção sem dúvida, mais subscrições num sistema que já por si tem subscrições! Qualquer dia cada opção que temos numa consola é paga. É isto não acontece só na Xbox o mesmo se está a passar nas Playstaions, cada vez mais temos opções pagas, tanto que na 4 ainda nem tão dnla, uma função preciosa hoje em dia, esta última conso,a em relação à ps3 na questão das capacidades multimédia, ainda tem muito para andar.
E qual será o software substituto?
Ainda bem, nao faz falta nenhuma hoje em dia, ha 10 anos atras e quando nao havia Box de tv com gravaçao e assim, ate podia fazer sentido. mas ainda assim era complicado de usar, as placas de TV pra ser compativeis tinha de ser das mais carotas e conhecidas, o interface nao era la grande coisa (era mais facil e rapido ir pelo Explorer buscar um filme e por a dar.) e as placas de TV em si ja tinham software de visionamento e gravaçao qb. e entao hoje em dia com Iris e meo box e mais que sufucientes uso de media em casa. para os resto que estes nao fazer instalasse um k-lite kodec pack no PC ou que quiser um soluçao mais integrada e interface mais bonitinho o Kodi (por mim so mais a antiga, vou as pastas buscar e por a dar filmes/musicas.).