PplWare Mobile

Microsoft já permite instalar o Windows 11 em PCs não compatíveis, mas há um senão!

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. almirgt says:

    Ninguém vai instalar Windows 11 não… maioria vão pra linux

  2. Rui Pedro says:

    A Microsoft a ver a mama dos dados dos utilizadores a ir embora.
    Vale tudo pra ganhar dinheiro com o crapware e os dados dos utilizadores.

  3. Antonio Ferreira says:

    eu já mudei. MacOS com uma maquina virtual Windows 11 o sofware de faturação e para casos pontuais. De qualquer forma, a solução da Microsoft é Windows 10 sem suporte, ou Windows 11 ssem suporte. Qual é a diferença ? o numero 10 ou 11, certo ?

    • TiagoJ. says:

      Máquina virtual do Windows no MACOS não é lá grande coisa, então nos processadores M meu deus…ias melhor servido com Ubuntu a usar KVM, bem mais rápido e estavel a máquina virtual.

      • Antonio Ferreira says:

        até agora sem problemas nenhuns no Macbook Pro M2, a trabalhar com o Parallels e Windows 11 arm. Na maquina virtual a trabalhar com SAGE com bases de dados SQL a funcionar normalmente.

        • TiagoJ. says:

          é porque a base de dados que têm não é muito grande. Já tentámos aqui na empresa onde trabalho, em MAC com um M2 Ultra arrastava-se a máquina Virtual. Testamos com um PC com Ubuntu, com um Ryzen 7 e foi bem melhor a performance.

          • Antonio Ferreira says:

            Tiago, a base de dados SQL (Microsoft) não esta na maquina virtual, esta num servidor (Windows Server com SQL Server). Na maquina virtual esta o software de faturação que esta conetado ao servidor de SQL. Uso tambem na maquina virtual o MSSMS para gestão das bases de dados sem problema algum.

          • TiagoJ. says:

            Compreendo. De qualquer forma já migramos este ano tudo para Linux (Ubuntu Server e desktop), o software de gestão que usamos (SAP Hana) também migrou o que facilitou a transicção. Só usamos a máquina virtual agora para um software industrial que só corre em windows mas já estamos a testar outra solução.

          • Antonio Ferreira says:

            pelo meu trabalho não posso migrar totalmente para outro SO a 100%, pois para alem da questao do Sage, os meus clientes só trabalham em ambiente Windows, pelo que preciso sempre dele para testar problemas que me reportam.

      • EC says:

        Para solução gratuita em MacOS Apple sillicon: Windows 11 ARM com o UTM (utiliza o QEMM ). Procurem por tutorial UTM Windows 11 ARM Crystal Fetch

        • Antonio Ferreira says:

          se instalares o Parallels ele instala e configura automaticamente o WIndows 11 ARM. Tambem tens um produto VMWare gratuido, que permite correr maquinas virtuais Windows. O Parallels é pago, assim como também precisas de comprar uma licença para o Windows 11

    • iDroid says:

      Os utilizadores podem decidir pagar uma taxa anual para ficar com suporte para Windows 10.

  4. João says:

    tentei atualizar o meu win10 com hardware “antigo”, e continua a mandar-me a fava.

  5. Alberto Ainestaine says:

    Olá. Ao ler o artigo, percebi que o Windows 10 deixa de ter atualizações após outubro de 2025 e percebi que no seu site a Microsoft ensina a instalar o Windows 11 em PC’s não compatíveis mas depois o sistema não recebe atualizações. Se ambas as alternativas são um risco para a segurança, alguém a ler isto saberá esclarecer porque motivo os donos de PC’s sem compatibilidade são convidados a trocar o seu Windows 10 fora de prazo por um Windows 11 novo mas que não atualiza? Parece-me algo sem sentido e creio que alguma coisa me deve estar a escapar nesta equação. Ficarei grato por toda a ajuda prestada para compreender a situação.

    • Perfectly Balanced says:

      A Microsoft quer dar suporte sem dar suporte, tu podes instalar o Windows 11 só que ele não fará updates automaticamente ou seja terá que ser o utilizador a descarregar os updates diretamente do site da MS e a instalar manualmente os mesmos, o que quase ninguém irá fazer mas terás sempre essa hipótese com o grande senão se houver problemas com as actualizações a responsabilidade é só tua e não terás suporte por parte da MS.

      • Alberto Ainestaine says:

        Agora sim, entendo. Era a informação que faltava, que vai ser possível fazer download dos updates e instalá-los manualmente. Pelo menos sempre dá para ir mantendo um sistema Windows atualizado. Se alguma coisa correr mal, tem de se fazer roll back… o que vai dar trabalho, e muita gente não sabe como fazer, vai ter de aprender ou de ir à loja regularmente (ou comprar um PC novo, ou andar sem atualizações), mas pronto… É o que é… Muito obrigado pelo esclarecimento. Foi uma grande ajuda.

  6. Luis says:

    Mas se utilizar o RUFUS dá para instalar e receber updates, certo?

  7. joão says:

    > Devices that don’t meet these system requirements aren’t guaranteed to receive updates, including but not limited to security updates.

    Ler:

    não é garantido que recebam updates, mas também não é garantido que não recebam!!! (estamos só a dar o dito por não dito…)
    Ou seja: instalem que isto eventualmente funciona tudo bem na mesma,

    porque vamos assegurar que assim vai ser (numa mensagem a publicar posteriormente).

    entretanto, agora, vamos tentar forçar o máximo de pessoas possível a comprar um pc novo para compensar toda aquela malta que não comprou nada quando se passou do 7 para o 8 e do 8 para o 10…

    depois, quando chegar mais perto (ou até mesmo depois do suporte acabar), a gente depois dá tudo a toda a gente!!!

    o importante agora é mexer o mercado e depois na altura (quando o pessoal já tiver gasto o papel) o importante é que os que restam não se mudem para Linux… sim, porque a gente quer os vossos dados todos!!!

    M$ being M$

  8. Herlander Pacheco says:

    Passei para o universo Apple, agora é o MacOS Sequioa

  9. Sera verdade says:

    Compram um iCoiso pelo triplo do valor de um PC com melhores características e ficam felizes…

  10. João says:

    Grande porcaria entao. Se podes instale mas não recebes pelo menos as atualizações de segurança, é o mesmo que nada.
    Nao, obrigado.

  11. HAS says:

    Eu até nem me imporytava de instalar o windows 11, mesmo sem actualizaçoes, já que o windows 10 também vai ficar sem elas.
    O que me está a aborrecer é este parágrafo nas condições de instalaçao, nao estou interessado em ter o windows 11 com uma marca de água.

    Quando o Windows 11 é instalado em um dispositivo que não atende aos requisitos mínimos do sistema, uma marca d’água é adicionada à área de trabalho do Windows 11. A notificação também pode ser exibida em Configurações para informar que os requisitos não são atendidos.

  12. José says:

    Solução é Ubuntu lts ou Ubuntu normal
    Ou Linux mint ou Fedora mas eu cá uso Linux Ubuntu

  13. Jota says:

    Vamos todos voltar para o século passado, ai desculpem, não era passado que queria dizer, era Linux!

  14. iFernando says:

    Hardware resolvido. Congrats Microsoft!

  15. Manuel Tavares says:

    Primeiro fico surpreendido com a ânsia de mudar para o Win 11. Porquê? Bastaria atualizar o Win 10 e estaríamos satisfeitos. Mas face a toda esta polémica, já utilizo o Linux a “tempo inteiro” há quase um ano. No caso, o Manjaro no notebook e o Mint no PC. Faço tudo o que preciso fazer. Assim estou satisfeito e livre das “secas” com as atualizações do Windows….

    • José says:

      Gosto mas fiz atualização do lts pro mais recente e o Linux ao contrário do Windows é bonito fácil trabalhar é só uma questão de hábito tal e qual os carros elétricos

  16. PJA says:

    Vá lá Microsoft, falta só fazer também as actualizações, vai ser no próximo anúncio, uma instalação como era antigamente.
    Microsoft que manda são os clientes que pagam, não são vocês. Isto serve de exemplo aos outros.

  17. says:

    Sinceramente apetece mesmo mandar a MS às couves…. o que nem sempre é fácil. Já tentei no trabalho que mudássemos para Linux, mas esta malta é agarrada e prefere pagar uma pipa de massa pelo software. Em casa, ter putos na escola é um desatino porque são as aplicações que eles precisam. Há tantos anos que se fala no Linux nas escolas e não vejo é nada…
    O meu PC de casa tem de ser formatado porque o windows passou-se. E não me está a apetecer nada.

    • Profeta says:

      A unica coisa que existe ai no caso de usarem os pcs em casa e a resistencia e no trabalho provavelmente tambem, porque nao faltam softwares similares para linux. As dificuldades que existem com mais frequencia e com as bases de dados, tirando isso softwares identicos tambem ha para linux. Ninguem diz que e um mar de rosas mas se comecarem a reduzir essa resistencia no ano seguinte olham para tras e ate dizem que e mentira que muitos problemas desapareceram com o uso do linux. Minha opiniao apenas.

      • says:

        Cheguei a instalar PCs com linux no trabalho. Na altura optei pelo Zorin que era um dos mais “parecidos” com o windows. Mas sinceramente… é preciso que as pessoas tenham um bocadinho de vontade, e quando estão do contra e os chefes não querem ter trabalho de falar com as pessoas, enfim… as bases de dados até nem é grande problema. Ou não devia ser. Uma base de dados SQL bem feita tanto dá em windows como linux.
        Quem tem putos, está lixado. Tem de ter o MS office porque é o que ensinam na escola.

  18. Marcos says:

    Bem se um dos critérios for mesmo não receber atualizações até é um favor que me fazem, eu estou sempre a adiar para o máximo de tempo possível pois normalmente tenho problemas é qdo actualizo……
    Em nome da “segurança” comemos toda a merxx que nos dão

  19. José alves says:

    Boa noite, rapaziada do código binário. Pensem nisto: já alguém se deu conta de como o win10 se tornou tão pesadonos ultimos 2/3 anos ou sou só eu? Pois, a táctica da microsoft realmente não está a resultar, se não compras um novo pc para o novo sistema que dentro em breve vai ficar velho com a chegada do win12, então vão levar com uns kilinhos de bites no actual, se não vai a bem, vai a mal. Nada mais errado, como se está a comprovar. No dia em q a microsoft matou a sua divisão de smartphones suicidou-se. Tinham um sistema operativo mais leve e eficiente q o android e apple, necessitava de metade dos recursos de hardware dos concorrentes para funcionar em pleno e no entanto a microsoft não tinha interesse em fazer vingar. Porque é q o chromebook OS e as distros linux não precisam dessa panoplia de recursos para terem agora um sistema mais eficaz e apelativo para as necessidades actuais dos ignorantes em informática, q vivem no mundo do tchik tchok, em q o pc já quase não faz sentido porq agora cabe no bolso, mas a microsoft percebeu isso e transformou o interface do seu sistema operativo deixando-o igual aos outros, vulgarizando-se e contrariando-se como acabo de descrever. Receio q a MS vai morrer por querer ser diferente mas igual. Quer continuar a ser dominante com a vulgarização e aproximação aos concorrentes mas usando a arma da especificidade do seu sistema. A rapaziada não entende assim, e bem, e se a MS continua a ser prepotente na sua abordagem ao mercado, nós não gostamos e vamos castigar a empresa. E já estamos a faze-lo, basta de actualizações q nos estragam os pcs, e perdemos tempo valioso a reparará-lo ou a esperar pelo ácido acetilsalisilico. Não acham q a MS nos devia indeminizar por isso? E agora deixa-nos actualizar mas por nossa conta e risco?! Está mais do q na hora da mudança. Ou eles ouvem os utilizadores ou vão perde-los cada vez em maior quantidade. Se chrome e linux para fazer o mesmo o q o simples utilizador precisa no dia a dia, é mais simples e menos pesado porque é q a microsoft quer continuar a bater na malta? Um dia o cão vira-se contra o dono mau, se é q já não se estar a virar… abraço a todos. A quem muda Deus ajuda!

  20. filipe andré says:

    Treta, continua a não deixar e a dizer as mesmas coisas…nada mudou…

  21. Rodrigo Maia says:

    Tenho Mac e tenho dualboot com windows 11, super top não é preciso maquinas virtuais.

    • António Ferreira says:

      Mas esse teu Mac o processador é Intel certo ? Não é Apple Silicon

      • Rodrigo Maia says:

        Funciona com qualquer um, basta instalar o Windows 10 oficial e depois dizer ao Windows para arrancar o Windows 11 em update e feito

        • Antonio Ferreira says:

          vou investigar isso.

          • Pura Realidade says:

            Eu ajudo-te.

            Vamos por passos:

            1º Ter Windows 10 Oficial em iso.
            2º Fazer dualboot do windows 10 e instalar.
            3º Apos instalar e estar com windows 10 aberto fazer download do 7zip e windows 11 Oficial.
            4º Criar uma pasta e por o ficheiro windows 11 iso dentro dela e extrair com 7zip.
            5º Apos extrair abres a pasta sources.
            6º Abrir cmd e escrever cd espaço e depois copias o nome da pasta e colas no cmd e dás enter
            7ºAgoras escreves setupprep.exe /product server e dás enter

            Pronto agora só seguires os próximos passos que aquilo começa a atualizar para windows 11 e feito.

            Isto serve para qualquer pc

          • Antonio Ferreira says:

            @Pura Realidade,
            como fazes num Macbook Pro M2 com o ultmimo MacOS instalado dual boot ?

          • Pura Realidade says:

            deve haver uma maneira de ativar o bootcamp

          • Antonio Ferreira says:

            @Pura Realidade,
            pelo que tenho lido desde ha muito, com processadores Apple Silicon (M1, M2, M3 e M4) deixou de ser possivel fazer bootcamp. Atualmente estou a usar o Windows 11 (versão ARM) atraves do Parallels, e funcione sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.