Microsoft atualiza o Windows 11 e consegue dar uma nova vida a qualquer bateria
A Microsoft tenta a todo o custo tornar o Windows 11 mais eficiente em várias áreas. Os recursos disponíveis não são infinitos e devem por isso ser tratados da melhor forma. O foco na bateria e na sua vida útil é constante e agora há uma novidade nesta área. O Windows 11 foi atualizado e consegue agora dar uma nova vida a qualquer bateria.
Windows 11 traz nova vida à bateria do PC
Há uma nova funcionalidade interessante detetada numa versão preview do Windows 11 A Microsoft está basicamente a trabalhar num mecanismo para proteger a bateria do PCs dos utilizadores. É uma característica que levaria o atual modo de poupança de bateria, baseado exclusivamente na percentagem de carga, muito mais além.
Simplificando, o sistema de poupança de bateria do Windows 11 é atualmente ativado de uma forma bastante básica. Quando o nível da bateria atinge um nível baixo, como 20%, o sistema reduz o brilho do ecrã, limita os processos em segundo plano e desativa determinados efeitos visuais.
É claro que, com este novo modo adaptativo, esta abordagem muda completamente. Assim, em vez de depender somente da percentagem restante da bateria, o que este sistema faz é considerar vários fatores adicionais, como o estado atual da bateria e o processamento que o sistema está a gerir e a ter de lidar.
Microsoft vai olhar a mais do que o nível
Isto significa que a poupança de energia pode ser ativada mesmo quando a bateria está a 70%. Acontece caso o sistema detete uma utilização intensiva que afete negativamente a autonomia. Além disso, e isto é muito interessante, ao contrário do modo atual, o brilho do ecrã não é reduzido. Isto é fundamental para utilizadores de PCs que trabalham em mobilidade e não querem sacrificar a visibilidade.
Esta nova opção de energia adaptável pode ser encontrada em Definições, depois em Sistema e, por fim, em Energia e bateria. Por predefinição, o modo clássico de poupança baseado em percentagens ainda está ativo. Claro que quem quiser experimentar o novo modo, pode alterá-lo nas definições.
Esta é uma boa notícia, uma vez que a comunidade de utilizadores se tem queixado recentemente da ineficiência energética do Windows 11. Isto acontece especialmente em dispositivos portáteis. Tudo muda agora e com esta novidade a gestão de energia será mais eficiente e muito mais ajustada à realidade.






















Criticam, mas o W11 tem vindo a adaptar-se e a melhorar!
Tem vindo a melhorar?! Só se for para si…
Tens problemas? Só se for para si…
Sim tenho problemas e gosto da minha privacidade, então com a porcaria do Windows recall por mim chega. Só ainda não decidi se mudo para MAC ou instalo Linux que vejo várias pessoas á minha volta cada vez mais a usar. Agora para si acredito que o Windows está bem bom…
Sim, sim, vai ver a quota do Linux e vai ver a do Windows! Há quantos anos existe o Linux? Alguma coisa se passa para não ter atraído adeptos! Privacidade? Queres privacidade?! Não uses nada! Fecha-te em casa e quando saíres apedrejas as câmaras que encontras nos espaços públicos.
Quero lá saber da quota do Linux ou o raio que o parta! Se funcionar bem para mim uso. Se não liga á privacidade é um problema seu, eu ligo. E não é preciso fechar-me em casa por causa disso. Eu há com cada um…haja paciência.
O w11 dura 4-5horas no meu portatil com bateria de 84wh e o macbook com 61wh de bateria dura 21horas e ainda tem mais resolucao e brilho mini led.
Mas no meu Galaxy dura 30 horas e ainda tem mais resolução e brilho que o teu macbook…
se quisesse um bigmac ia ao mcdonalds
O ónus é mais um novo serviço que fica ativo de forma automática e em execução: “Windows Health and Optimized Experiences” (whesvc). Para quem não precisar deste recurso, poderá parar e desativar este serviço.
Tenho um Surface Pro 6. Com Win 10 a bateria durava umas 7 horas. Instalei Win 11. Passou para 1 hora e meia.
Na primeira tentativa ainda fiz roolback na instalação, mas quando tive mesmo que atualizar, fiquei condenado a ter um equipamento que servia para trabalho em mobilidade agarrado a uma tomada. Uma estupidez…
É muito provável que existam recursos, a funcionar em segundo plano, que estão a consumir demasiada energia. Abra o “Gestor de Tarefas” e desative nas “Aplicações de arranque” tudo o que não necessita. Verifique também nos “Detalhes” e “Serviços” e talvez descubra o que está a gastar demasiada energia.
1 hora e meia??? Fosca-se alguma coisa se passa, e o pior é que tu não percebes nada disso!
MBP M4, 23h de duração
Isso é tanga, não tem 23 horas de duração, só se o deixares ligado sem fazer nada e com a luminosidade no minimo, e mesmo assim duvido…
Oh ya… Até pode durar 48 horas… desligado