Já é possível converter apps de iOS e Android para Windows 10
Depois de vários rumores que davam como certa a capacidade de correr aplicações Android no Windows 10, a Microsoft acabou por revelar tudo no primeiro dia da sua conferência Build.
Não são apenas as aplicações Android que se vão poder usar no Windows 10 mas também as criadas para o SO móvel da Apple. E se esperavam que demorasse para ser disponibilizada essa possibilidade, a Microsoft antecipou-se e tem já disponível as primeiras versões dessas ferramentas.
É claro, e até natural, que a transposição destas aplicações não se faça de forma directa, bastando apenas "traduzir" código entre plataformas. O ideal seria essa compatibilidade existir de raiz, mas por se tratarem de linguagens de programação distintas, é necessário um processo intermédio.
Vai ser necessário um processo de conversão, entre cada um dos sistemas, para garantir que as linguagens de programação sejam adaptadas e até as funções e serviços usados sejam transpostos.
É por isso que a Microsoft criou já os mecanismos dedicados a essa conversão, bastando aos utilizadores fazer a importação para os novas ferramentas, que depois se encarregam de as migrar para o Visual Studio.
Essas ferramentas de conversão estão já abertas ao público, numa Developer Preview, para que os programadores as comecem a testar e a preparar-se para criar as aplicações para o novo Windows 10 dedicado aos dispositivos móveis.
Project Islandwood
O Project Islandwood é a ferramenta que a Microsoft criou, dedicada à transposição de código e aplicações do iOS para o Windows 10.
Com esta ferramenta os programadores vão poder importar os seus projectos criados em Xcode para o Visual Studio e a partir dai compilá-los e publicá-los na loja de aplicações do Windows.
Uma vez no Visual Studio vai ser simples e rápida a compilação e a debug de todas as aplicações criadas em Objective-C.
As alterações necessárias para conseguir transportar uma aplicação criada no mundo iOS para o universo Windows.
Project Astoria
O Project Astoria é a versão criada para importar e compilar as aplicações criadas para Android para a loja de aplicações do Windows.
Também aqui as alterações necessárias para ter uma aplicação Android a funcionar no Windows, podendo ser usadas as bibliotecas do Windows para adicionar serviços a essas aplicações.
Depois de convertida a aplicação esta poderá ser avaliada e testada em qualquer IDE e preparada para ser submetida na loja de aplicações do Windows.
Para já o acesso a qualquer um destes projectos está limitado e em Developer Preview, mas os interessados apenas necessitam de se inscrever para que o acesso seja garantido. Essa inscrição é feita na página de cada um destes projectos.
As versões finais destas ferramentas chegarão depois do Windows 10 ser lançado, o que se espera que seja já no início do Verão de 2015.
A Microsoft parece ter conseguido criar algo que muitos procuravam há bastantes anos. A experiência da BlackBerry conseguiu trazer o Android para o seu sistema, mas acabou por ficar por ai.
A Microsoft ao conseguir integrar também o iOS deu o passo seguinte e acabou de abrir um novo caminho na área do desenvolvimento.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que estão a assimilar demais o Project Islandwood (iOS) ao Astoria (Android), quando são muito diferentes.
Para iOS é preciso portar a app, procurando a Microsoft criar as APIs que a app esperava encontrar no iOS. No Android correrão sem modificação, criando a Microsoft um ambiente preparado (para Java and C++).
Off Topic
Como a 6,ª F.ª ainda vem longe e não há a secção apropriada, deixo aqui o vídeo “Lopetagui… ” 🙂
http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=4541815
“No Android correrão sem modificação, criando a Microsoft um ambiente preparado (para Java and C++).”
Não.
“O Project Astoria é a versão criada para IMPORTAR e COMPILAR as aplicações criadas para Android para a loja de aplicações do Windows.”
O significa que o Windows10 não vai correr dalvik/art bytecode mas as apps vão sim ser importadas e compiladas para correrem especificamente no Windows e serem publicadas na windows Store.
Basicamente o que acontece é que a MS implementa/mímica as api’s do android e o iOS pelo que não existe diferença significativa entre portar uma app iOS ou Android. Já agora ninguém vai conseguir portar uma app android ou iOS com 2 cliques, a não ser que seja um básico hello world ou a app esteja bem feita com separação de responsabilidades, presentation layers, data layer etc…
No post estão os links para os dois projectos. A informação é escassa, mas dá para perceber que as diferenças são significativas.
P.S. Quanto a correr diretamente apps de lojas Android, como acontece com o Blackberry (apps free e, que além disso podem ter problemas de compatibilidade) de facto o que está anunciado não o permite.
Pa, no caso do android, eles usam mesmo o APK!
No caso do iOS, é pelo código fonte.
Do Blackberry só li o que a empresa disponibilizou. O que a Microsoft anunciou não corresponde ao primeiro link (o utilizador fazer o download da app diretamente de uma loja Android), mas sim a uma das formas do segundo.
http://supportforums.blackberry.com/t5/Downloaded-Applications-for/You-Upgraded-to-OS-10-2-1-and-want-to-run-Android-Apps-on-Your/td-p/2784957
https://developer.blackberry.com/android/documentation/porting_android_to_bb_device.html
Pelo que tenho lido, mesmo as Android para tirarem partido das funcionalidades do Windows, p.ex., da Cortana, têm de ser portadas.
Vê o raio do vídeo da notícia.
La se vao as tuas previsões de que não iam conseguir portar do iOS… la se vão as histórias dos iFans de não haver aplicações para outras plataformas com a mesma qualidade de iOS.
Microsoft a reinar…
Já as viste?
Tem calma…
“Para já o acesso a qualquer um destes projectos está limitado e em Developer Preview”
ainda está em Developer Preview! tudo a seu tempo. N precisa de ficar impaciente! Ainda vai poder usar as apps do iOS exclusivamente nesse dispositivo por mais algum tempo… mhuaahahahahaha
WELCOME TO THE DARK SIDE!!!!!!
“Ainda vai poder usar as apps do iOS exclusivamente nesse dispositivo por mais algum tempo”
Muitas delas vão continuar exclusivas para iOS, muitos developers não vão fazer o port para Windows.
Sim, p.ex., aquele jogo que está na moda.
Muitos jogos são das coisas menos complicadas de portar por já usarem APIs multiplataforma bem documentadas.
O mesmo não se passa com muitas outras aplicações que usam APIs especificas
:S
já há alguns anos que há ferramentas que portam código! Esta ferramenta da Microsoft está na mesma linha, talvez com mais algum suporte, mas continua a não ter suporte para todas as APIs do iOS, continua a ter problemas com código próprio que não recorre a APIs do sistema, e não tem como resolver código escrito em Swift e provavelmente em C. E tal como as outras ferramentas terá sempre que correr atrás das modificações introduzidas pela Apple e obrigar os programadores a mínimos denominadores comuns, isto é, a não expandir muito a sua criatividade!
:SSS
Não fales do que não sabes… deixa ver o que a MS vai tirar da cartola.
não sei do que falo!?
Estou a repetir informação já conhecida sobre o que foi apresentado
http://www.infoq.com/news/2015/04/VS-Objective-C
“Microsoft’s official stance on Swift is “No comment at this time”. Unofficially, they want to support it”. Está na cartola…
“If you keep the iOS APIs, Windows will provide a compatibility layer so that the APIs will just work.” Desde que a MS vá mantendo esta layer atualizada os programadores não têm muito com que se preocupar.
@ LP
incrível como citas só partes ignorando o resto das frases e parágrafos e assim distorcendo o sentido!
““If you keep the iOS APIs, Windows will provide a compatibility layer so that the APIs will just work.””
Isso só se aplica a algumas APIs, que são mencionadas
O suporte dado é só para uma parte das APIs do iOS
“Windows 10 is supporting a “reasonable subset” of the iOS APIs”
“Unofficially, they want to support it”.”
Mas ainda não têm suporte para tal, e certamente que não terão a vida muito facilitada, dado que ao contrário do Objective-C há muita informação do Swift que a Apple não partilha.
“Desde que a MS vá mantendo esta layer atualizada os programadores não têm muito com que se preocupar.”
não têm que se preocupar!? e o resto do código que não tem suporte, e o tempo que têm que estar à espera para que a Microsoft acompanhe as modificações… Continuam com os problemas de muitas das soluções já existentes!
Incrivel seria citar o artigo todo, não?
Eu não disse que eram providenciadas todas as APIs, o que eu disse é que o trabalho está nas mãos da MS e não dos programadores, mesmo com “modificações introduzidas pela Apple “, que também não são assim tão frequentes como sugeres.
Como contrapartida por poderem não ter acesso a todas as APIs têm o facto de poderem acrescentar “Windows features”.
lol
o trabalho está na Microsoft!?
Não me digas que acreditas no Pai Natal… Os programadores têm ainda muito trabalho dado o suporte incompleto…
““modificações introduzidas pela Apple “, que também não são assim tão frequentes como sugeres.”
tendo em conta o que aconteceu este ano, já houve 2 updates ao iOS8 que introduziram modificações! E ainda virá o iOS9!
“Como contrapartida por poderem não ter acesso a todas as APIs têm o facto de poderem acrescentar “Windows features”.”
onde é que está a contrapartida!???????? Têm que escrever código diferente para cada sistema, para o que não tem suporte… Isto sem falar na menor flexibilidade para encontrar soluções melhor adaptadas a cada sistema se realmente quiserem aproveitar o suporte que é possível para poupar trabalho!
Afinal a MS está a preparar um emulador para swift também.
emulador!? nada aqui é um emulador!!
e já agora onde é que viste isso, quando a MS diz que só está a trabalhar com o Objective-C? Desejam um dia ter tb o Swift mas até lá terão que ultrapassar muita coisa… e nos entretantos serão cada vez mais as aplicações a usar Swift!
Emulador foi palavra mal escolhida.
Onde?
Aqui
http://m.windowscentral.com/microsoft-also-working-towards-swift-compiler-ios-developers-come-windows-10
claramente não percebeste o sentido da frase, e se tens dúvidas podes ouvir o que é dito no video!
Gostavam de fazer isso, mas ainda não estão a trabalhar nisso
O Windows não vai ter nenhum emulador de Android.
A app é convertida para Visual Studio e depois tem de ser compilada em Visual Studio. Se o programador faz alguma alteração ou não é com ele. Mas certamente se não fizer alguns ajustes, mesmo que mínimos, o resultado final pode não ser o pretendido pelo programador. Qualquer das formas isso vai depender de cada app e de como o código foi escrito.
Isto são ferramentas que o utilizador tem de sacar depois ir buscar as aplicações ao IOS e android e converter ou são ferramentas usadas pelos programadores da Microsoft fazendo eles a conversão e disponibilizando as aplicações já prontas a ser utilizadas na loja das aplicações Windows?
Acho que é para os programadores já que é preciso o código fonte e foi apresentado em conferência de programadores e não num evento de produto – mas pouco ou nada percebo disso.
Sim é só para programadores. Porque será preciso o código fonte das apps para serem feitas as conversões.
Ou seja, vai sempre depender do programador de determinada app, converter ou não a mesma para Windows.
humm… ganhar dinheiro de um lado, ou de dois lados?
….. hummmm?
Com a facilidade do processo, é quase certo que os programadores das maiores apps, vão converter as suas apps para Windows, pois com pouco esforço conseguem ficar disponíveis para um publico muito maior, do que actualmente.
posterior a essa conversão as apps convertidas vão para o mesmo sitio que as apps originais da windows ou vão estar em lojas especificas? Caso estejam em lojas especificas acedem-se da mesma maneira /são fáceis de aceder?
Vão a store universal da MS.
converte pra um exe ou para codigo k depois poderia tb ser melhorado?
converte para projeto visual studio (uma solucao como lhe chamam acho) e podes/vais ter que alterar codigo e melhorar caso queiras
Ficando em Visual Studio, depois o programador pode fazer as alterações que quiser.
Olá a toda a equipa do pplware, li o tópico e vi o seguinte erro “acabou abriu” ou acabou abrindo ou acabou e abriu?
Corrigido. Obrigado pelo reparo.
Acho muito bonito este homescreen do Windows que está na imagem. De longe muito mais bonito que o homescreen do IOS e que o Material Design, que não gosto como está nos moldes actuais.
Quando saiu o Windows Phone 7 (ou Windows 8, já não me lembro), eu escrevi aqui que imaginava o Windows a evoluir para esta solução, acabando com aquelas cores ensossas originais.
Mas poe bonito nisso,o start screen do WP dá gosto perder tempo a olhar só para ele.
Convertam as após da Google! LOL
Quem tem de fazer isso é a Google.
Que certamente fará isso, se o Win10 tiver a aceitação que se está a espera.
Depois será a Google (e não só) que não vai querer perder o barco…
A Google atualmente está tipo bebé birrento.. vamos ver se assim eles aceitam compilar para WP.
Acho que vão depender do sucesso do Windows 10 e das universal apps.
…”procuravam ambicionavam” ?!?
Até me espanta a Apple não meter a mão nisto e dizer do género “nop not here mofo”
A MS e a Apple têm acordos de partilha de muitas ferramentas e, alem disso, a Apple só podia bloquear isto se tivesse acordo de exclusividade com os programadores.
Um programador é livre de vender o seu produto em que plataforma quiser.
A Apple não é monopolista como a Google! A Apple e a Microsoft são empresas de nível!
…Não será mais “fácil” utilizar o ARC Welder e correr as apk’s directamente no Chrome. Isto em quase todos os OS.
No chrome? Esquece lá isso.
Depois de uma BUILD destas e o pplware faz 2 ou 3 posts sobre o assunto?
Apple lança update a uma treta qualquer e passam a semana toda a lançar posts de como revolucionaram o mundo -_-
Há alguma app a atualmente para Android ou iphone que não haja no Windows Phone? Bem…o kodi.
O Kodi é muito fixe :p