Tem problemas a instalar o Windows 10? E se fosse possível fazê-lo pela Cloud?
A gestão do Windows tem melhorado ao longo dos anos. Deixámos de ter de fazer as infindáveis instalações deste sistema para fazer reposições rápidas e sem perder dados.
Claro que há ainda espaço para melhorar e uma novidade está agora a ser testada. Em breve, vai ser possível fazer a instalação completa do Windows recorrendo apenas à Cloud e de forma totalmente automática.
Microsoft quer simplificar a instalação do Windows
Hoje em dia, no Windows 10, é extremamente simples reinstalar este sistema da Microsoft. Com uma simples opção nas Definições colocamos o sistema operativo como se tivesse sido acabado de instalar. Esta operação vai sobretudo mais longe e permite até que sejam mantidos os ficheiros pessoais dos utilizadores.
Claro que a Microsoft quer fazer este sistema evoluir ainda mais e dar-lhe as melhores práticas. Para isso, e numa próxima build a ser lançada para os Insiders, uma novidade vai surgir.
Para além de poder fazer o restauro direto do sistema, a Microsoft passará a permitir também que o seu sistema seja instalado diretamente da Cloud. Isto levará a que este sistema seja descarregado da Internet e depois instalado sem qualquer suporte adicional.
18950 bootux :
— WalkingCat (@h0x0d) 29 de julho de 2019
How would you like to reinstall Windows?
> Cloud download : Download Windows
> Reset locally : Reinstall my existing Windows operating system
Tudo o que fizer falta vai chegar pela Cloud
Esta opção não vai estar diretamente na zona das Definições, mas estará no BootUX (User Experience). Este é acedido enquanto o SO está a arrancar e permite que sejam realizadas opções de manutenção neste sistema.
Especula-se que será dedicado às próximas versões do Windows que vão ser usadas em equipamentos com especificações menores. Designado como Windows Core OS, dará aos utilizadores menos capacidades de configuração. Claro que, se avançar, será também aberto às restantes versões.
Este passo da Microsoft para instalação do Windows será importante. Libertará, de forma definitiva, o utilizador de ter presente um disco ou pen com a versão do Windows. Dá ainda uma simplicidade única de gestão e que será bem-vinda para quem tem de repetir este processo.
Este artigo tem mais de um ano
Quando é necessário fazer uma instalação de raiz de qualquer sistema operativo, prefiro fazer o download do Ficheiro ISO ,utilizo o Rufus para Ubuntu e no caso do Windows 10, executo a ferramenta de criação de suporte de dados disponibilizada pela Microsoft, Utilizo este método há alguns anos, não utilizo um DVD para esta finalidade desde 2015,as caixas ATX que comprei, deixaram de permitir a instalação de Drives de DVD, desde a NZXT H440 á Corsair Crystal 570X RGB, por isso mantenho sempre uma Pen USB com a versão mais recente do Windows 10 Pro.
poderia me ajudar com meu problema??? Não consigo iniciar o SSD, me esclareça como fazer
Uma excelente ideia por parte da Microsoft. Há uns tempos tinha pensado nessa possibilidade e agora aparece este artigo.
Excelente ideia de facto…. da Apple, em 2011, quando implantou o Internet Recovery no antigo OSX Lion 10.7…. agora é uma excelente ideia, o costume. Enfim…
Pois, a Microsoft já fiz isto via SCCM há 2 décadas, e via Intune há alguns anos.
A ideia não é nova, só que apenas não tinha chegado ao end user.
O que é esse SCCM ? sou leigo e não consigo fazer iniciar o meu SSD
Só falta é que o SO arranque a partir de nodes p2p
Excelente Artigo, PPlware e uma excelente ideia da Microsoft…
O problema é que para isso funcionar, supõe-se que o sistema operativo inicia? 90% das vezes em que se vai tentar instalar, é porque o mesmo não inicia ou nem tem, daí que acabe por não ter grande utilidade. Não é como os Mac é que com uma combinação de teclas e acesso à Internet, quue instala o MacOS do zero.
Esta função no mac já me safou muitas vezes quando me chegavam macs para reinstalar todos minados (daqueles que não apanham vírus). Em particular um que não me lembro do modelo, não havia maneira de ele aceitar a porcaria da pen ou do dvd mesmo gravado com o sistema com que ele veio, acho que me aparecia um sinal de proibido algures e népias. Liguei-lhe um cabo de rede com internet, arranquei com o botão e meia hora depois tava pronto. Nunca gostei muito do osx (ou da apple de uma forma geral), mas temos que dar a mão à palmatória, este sistema na apple é 5 estrelas.
Algo que faça o mesmo no windows era muito fixe, embora a pen provavelmente ainda seja mais rápida.
A APPLE já tem esta funcionalidade nos MAC’s faz alguns anos …
Nada como seguir as boas práticas, se há algo que funciona, porque não fazer o mesmo?
Boa e oportuna!!!
A IBM já usa isso há alguns anos, mas é necessária uma pen de boot em Linux, cheguei a fazer a instalação por adsl em 2009 e demorou-me 2 dias a trazer todos os ficheiros 🙂
Discordo completamente da parte em que se afirma que “Deixámos de ter de fazer as infindáveis instalações deste sistema para fazer reposições rápidas e sem perder dados.”. Este ano, já são três as vezes que tenho de formatar o disco e reinstalar não só o Win10 como todos os programas com que trabalho diariamente e porquê? TODAS as ferramentas do Win10, quando este cracha por qualquer motivo (ontem foi por actualizações de drivers e antes pela trampa das actualizações do próprio SO) não funcionam negando a recuperação, a reposição, o arranque, etc.. Ora, sem acesso ao sistema, como se pode recuperar uma avaria? Formatar e reinstalar SO e programas e dependendo do que cada utilizador possuir na máquina, será o tempo despendido nessa tarefa. E por favor, pplware, PUBLIQUEM este post porque NENHUM dos meus anteriores foi publicado e não inseri links, nem termos ofensivos, nem nada que justificasse tal procedimento da vossa parte. Se este não for publicado, não vale a pena voltar aqui.
F. Gomes, por uma razão que só o filtro de SPAM conhece, os seus comentário vão diretos para a lista negra, havendo necessidade de os ir lá remover manualmente. Vamos ver se depois de meter nos autorizados, os comentários passam a aparecer.
Cump.
Como já disse noutro comentário e via e-mail, utilizo o Opera Developer com o VPN dele activo.
Pois, mas algo que está a colocar esses IPs na lista negra e os filtros bloqueiam esses IPs. Vamos tentar verificar com a lista de autorizados, mas não sei se resultará.
Eia, se tens essas broncas todas, sugiro que logo após a instalação do windows + software mesmo quando tiver no ponto de começar a trabalhar, faças uma imagem do teu sistema e a guardes algures num disco externo ou assim. Sugiro o Macrium Reflect. Assim quando der merda, em vez de ter de reinstalar tudo do zero, repões a imagem e 10mins depois tá tudo pronto a moer de novo.
Certo, não é solução ideal para o problema porque essa, se calhar, ninguém ta pode dar, mas é um bom workaround.
Finalmente no Windows também, faz todo sentido a instalação por esta via… Parabens Microsoft!
A Apple ja tem isso no OSX.
Sempre ouvi dizer … Primeiro copia-se, depois inventa-se…
Sim, como o interface gráfico criado pela xerox (que foi parva em não perceber o seu potencial) e depois aproveitado pela apple para criar o seu GUI, que depois foi copiado pela MS 🙂
Piratas são todos 🙂
Algumas das grandes empresas de hoje em dia Apple, MS e outras, nos anos 80 andavam todas a copiarem-se umas às outras.
Agora que estão no topo, preocupam-se muito com patentes, direitos de propriedade intelectual e afins…
Ah e já agora: oIPod quando já havia leitores de mp3 🙂
Essa é especialmente irritante, apple não “inventou” nada com o Ipod
É uma novidade benvinda mas, e como alguém já disse num comentário acima, de novo não tem nada no mercado empresarial pois com o Microsoft Intune e/ou System Center Configuration Manager, associados ao arranque por PXE. Basta arrancar a máquina que a instalação começa a ser feita 🙂
Sem falar em distros Linux onde se arranca a instalação com os drivers necessário para a placa de rede e depois chega tudo por rede.
E quem tiver um PC sem Internet por perto reza uma “Avé Maria” na esperança que o sistema operativo apareça como que por magia instalado???
É assim que fazes agora?
Tu fazes?
Tão cedo e já está assim? Não devia de beber tanto. Senão não encontro outra explicação.
É que se agora faz a instalação de outra maneira que não envolva um Avé Maria, de certo que poderá continuar a fazer. Mais opções não são menos opções.
Para quem duvida duma simples pergunta @Filipe Coelho… 😆
Algo semelhante (necessita de PXE server) já exite no Linux, há já alguns anos, (ainda só utilizei e só conheço no ubuntu).
Um artigo sobre isto seria interessante.
http://cdimage.ubuntu.com/netboot/
Anos?
O netboot existe há quase tanto tempo quanto existe linux.
ahahah ok obrigado pelo esclarecimento! Não fazia ideia sinceramente, nem me dei ao trabalho de saber mais sobre o tempo de existência.
Também usei em casos muito especificos em PCs sem USB boot, CD Drive, etc. Foi a unica solução, mesmo até por limitações das capacidades de hardware, pois com isso consegue-se instalar o Linux Ubuntu (presumo que haja de outras distros) desde o sistema base, GUI, até a servidor “por módulos”.