Google revelou falha do Windows 10 S depois da Microsoft não a resolver
Garantir a segurança dos sistemas operativos é essencial Depois de descobertas devem ser tratadas o mais depressa possível. A Microsoft tem em mãos uma falha do Windows 10 S e, mais uma vez, a Google revelou-a antes desta estar resolvida.
Não é a primeira vez que a Google se antecipa à Microsoft e revela ao mundo as falhas de segurança dos produtos da casa que criou o Windows. Esta é uma situação que deixa vulneráveis os utilizadores, pois pode levar a que sejam exploradas.
Mais uma vez esta situação aconteceu e a Google, no seu Project Zero, revelou uma falha antes de estar resolvida. Desta vez é de nível médio e o afetado é o Windows 10 S.
A falha anunciada, ainda que não sendo de importância elevada, pode levar a que seja executado código sem autorização do utilizador e a que os seus dados sejam roubados.
Quando a Google descobriu o problema, alertou de imediato a Microsoft. Isto aconteceu no dia 19 de janeiro deste ano. Tendo falhado a sua correção no lançamento da atualização de segurança Patch Tuesday de abril, a Microsoft pediu para atrasar a revelação da falha.
Estando fora do período de 90 dias que a Google oferece para resolução dos problemas, este pedido foi recusado, tendo a falha agora sido revelada e ficado exposta ao mundo.
Esta falha afeta os sistemas que têm o Device Guard ativo, fazendo do Windows 10 S o alvo principal, por ter esta opção ativa por padrão. Importa notar que a falha apenas pode ser explorada com acesso físico à máquina e que esta terá de estar a correr já código do atacante.
Não se sabe ainda quando a Microsoft lançará esta atualização, mas esta revelação deverá agora acelerar a sua correção. A baixa penetração do Windows 10 S, que terá até provocado alterações profundas no conceito, faz baixar ainda mais o nível de severidade desta falha.
O curioso desta situação, para além do facto de ter sido revelado antes de a Microsoft o resolver, é que está a afetar uma versão do Windows que estava identificada como sendo a mais segura e que conseguiria proteger os utilizadores e os seus dados. Cai assim por terra a invulnerabilidade desta versão.
Este artigo tem mais de um ano
Agarrem nas tochas e forquilhas, morte a Google 😀
Eu por mim quanto mais batatada melhor, leva a melhores produtos a melhores preços para o consumidor
Pois mas aqui o windows não vai ficar mais baratinho, pode ser melhores produtos mas se a micro lhe der uma de chapa, qualquer dia faz uma equipa para ver as vulnerabilidades do s.o deles e ai é por dia a chapada.
Linux um kernel varias empresas
windows uma empresa
É só escolher .
Vale mais dizer linux código aberto várias empresas. Windows código fechado e uma empresa. ios código fechado e uma empresa.
“Importa notar que a falha apenas pode ser explorada com acesso físico à máquina e que esta terá de estar a correr já código do atacante.”
Really?!?
São as chamadas facadinhas entre concorrentes. Tudo em prol da segurança sim sim…
Se não estou em erro a falha tem a ver com o Net Framework,e foi descoberta pelos engenheiros informáticos da Google.Mas a Microsoft anda a falhar…e muito.
uma boa soluçao é o Linux
A mim está-me a acontecer uma coisa há alguns dias: Quando vou fechar diz-me sempre “Atualizar e encerrar” e “Atualizar e Reeniciar”… e nunca atualiza!
Engraçado a Google falar do Ruindows e a própria loja dela (Google Play Store) tem um monte de vírus! Nem se compara com a Apple que não deixa entrar qualquer aplicativo moribundo no sistema.
A Playstore parece um p.ro.sti.b.ul.o, entra tudo o que quiser, sem regras, sem lei. Se compararmos com a amada Apple (superior) e unix-like, nada melhor, né? Apple é Apple e ninguem faz igual!
https://www.wired.com/2015/09/apple-removes-300-infected-apps-app-store/
Estudasses antes de mandares postas destas, as stores vez por outra fazem uma revisao das apps e limpam tudo o que seja “moribundo”. Mas continua a acreditar na imaculada apple, de certeza que um dia qd ela te deixar mal vais culpar outra coisa.
Não é apenas no Windows 10 S, esta compilação 17134.1, tem muito para trabalhar, é realmente um compilação do insiders, mas tardam as melhorias. Vamos lá Senhores da Microsoft. Vamos pôr um termino, neste Windows 10, que já está muito bom, é só limar as arestas, e os utilizadores , pelo menos por agora já não precisam de mais.