Dica: Precisa correr um software antigo no Windows 10? Eis a solução que procura
O software que usamos deve ser atualizado para nos dar novas funcionalidades e para estar protegido. Este papel cabe ao utilizador, mas principalmente também a quem o desenvolve, acompanhando as novidades.
Claro que temos sempre as apps que pararam no tempo e que nos são essenciais ainda hoje. Estas, como seria esperado, têm problemas em correr no Windows 10. O que fazer nestas situações? A resposta e a solução são simples!
Uma ajuda para o software mais antigo
Qualquer app que tenhamos deve ser adaptada ao sistema operativo que usamos. Com as mudanças que ocorrem e com as melhorias que estes trazem, deveria ser um processo natural e normal surgirem atualizações.
Como isso nem sempre acontece, ficamos com heranças difíceis de resolver, por serem essenciais. Nos casos em que o software tem mesmo de ser usado, existe uma solução para quando este não quer ou não consegue correr no Windows 10.
Assim qualquer app pode ser usada no Windows 10
O processo inicia-se com o clicar do botão direito do rato em cima do executável que querem correr. Na lista de opções presentes no menu de contexto, devem escolher Propriedades, que normalmente é a última opção disponível aqui nesta área.
Na nova janela que for aberta, devem escolher o separador Compatibilidade. Aqui vão ter a opção Modo de compatibilidade. Devem ativá-la e escolher a versão do Windows que querem simular. A lista vai do Windows 95 até ao recente Windows 8.
Mais opções de compatibilidade para ajudar
Para além desta opção, e caso tenham problemas com a app, podem ainda ativar outras ajudas. Falamos da possibilidade de usar o modo de cores reduzido, de executar com o ecrã a 640x480, ou executar essa app como administrador.
É desta forma simples que tornam qualquer software compatível com o Windows 10. Este vai ser executado num modo especial, quem o sistema operativo se apresentará como aquele que era esperado pela app.
Este artigo tem mais de um ano
Recordo-me dum leitor de MP3 que tive cujo software corria no XP e no Windows 7 nem com esses modos de compatibilidade funcionava. Pode ser uma grande ajuda mas não é 100% fiável…
Ás vezes tens de correr como administrador para funcionar, mas concordo que algum software não corre mesmo usando o Modo de compatibilidade.
perfeito argumento, achei que falariam de algo mais avançado.
Segui todas as sugestões aqui apresentadas e não funcionou para nenhum dos programas que necessito. Falo do Word 2.0 e do velhinho Cardfile. Que mais posso dazer? Obrigado.
Boa tarde António Colaço, pode obter suportes de instalação, da versão de sistema operativo que pretende, num site de abandonware (www.oldos.org ou http://www.vetusware.com, mas há mais) instalar numa máquina virtual (www.virtualbox.ord) e instalar/utilizar os programas, que necessita de utilizar, nessa máquina virtual.
Esse modo de compatibilidade é muito limitado, experimentem lá correr jogos do tempo do Windows 95/XP que fazem uso por exemplo do directx e direct 3d para o render dos jogos.
Eu há uns tempos deu-me a nostalgia quando bati com os olhos nos cd’s do age of empires e comandos 2 e nada funcionou só mesmo uma VM com o Windows antigo funcionou.
+1 eu tentei correr o videojogo FIFA 2002 World Cup no Windows 10 como modo de administrador mais com as opções extras de compatibilidade ativadas e nada funcionou, mas como eu instalei o XP SP3 na VM da Virtualbox ou Vmware e tbm instalei o jogo na VM, logo, eu executei o jogo na VM e deu bem.
Commandos 2, entre outros clássicos, está disponível no GOG. Compatíveis com windows 7 e 10.
E quando são programas feitos para 16bits fica muito mais difícil.
E jogos. Em nome dos velhos tempos, tentei instalar o Rogue Squadron e nada, fui averiguar e a situação eram os ditos 16bits ♂️
Essa dica do modo de compatibilidade há muito que é conhecida, o problema é que simplesmente não funciona em quase nenhuma aplicação antiga, ou o programa não arranca mesmo por incompatibilidade com a plataforma, ou simplesmente arranca e depois não funciona corretamente.
A única forma de usar aplicações antigas ainda continua a ser através uma maquina virtual em que instalamos o sistema operativo para o qual a aplicação foi desenvolvida e assim já a conseguimos correr, mas como é claro no reverso da medalha existe muitos programas e jogos que não se adaptam para correr numa MV, só mesmo numa maquina antiga nativamente.
é algo recorrente em muitos sectores de atividade.
EU queria era o pinball do windows no linux . Isso sim
Regra geral isto são balelas. Ando com um problema destes há tempos.
O microsoft works 8.5 ou 9, não funciona com este sistema e nem com administrador, é pena porque para mim foi a melhor coisa que apareceu no Windows.
Quando vi esta dica fiquei contente porque finalmente podia abrir um programa antigo de calculo de transformadores que é muito eficaz https://digilander.libero.it/giunchifabrizio/scarica.htm , experimentei em todos os modos e a mensagem foi a mesma que me dava antes que era, ” tem que instalar MMSTDFMT.DLL no seu computador”. Este DLL existe no próprio programa que quero instalar ou até só ler. O meu problema como leigo na informática é como instalar tal DLL. Se isso for possível de instalar e alguém mais esclarecido nesta matéria que me queira ajudar , ficarei muito grato por isso.
Obrigado.