Dica: Perde facilmente o rato no Windows? Com esta funcionalidade, não volta a acontecer
Com áreas de trabalho cada vez maiores, graças aos monitores que não param de crescer, é normal os utilizadores terem mais espaço que o esperado. Com a mesma tecnologia e as mesmas ideias que antes, é também normal que muito se perca neste espaço.
O mais comum de acontecer é o utilizador perder o seu rato, no meio de todas as janelas e ícones presentes nestes espaços. A Microsoft tem uma pequena ferramenta que permite ajudar os utilizadores a não voltarem a ter este problema.
Certamente que já aconteceu à maioria dos utilizadores perder o rato no Windows ou noutro qualquer outro sistema operativo. A forma mais simples de resolver esta questão é o normal agitar do rato para ver surgir o cursor.
A forma mais elegante de tratar deste problema de forma permanente existe e está acessível pela Microsoft. Com recurso aos PowerToys podemos dar uma nova funcionalidade ao rato no Windows, que rapidamente fica visível e simples de encontrar.
Basta instalar os PowerToys e abrir a sua área de configuração, para ativarem a opção pretendida. Aqui encontram a mais interessante delas, no separador Mouse utilities. Com o nome óbvio Find Mmy Mouse, deverá ser ativado pelo utilizador.
A partir desse momento, sempre que carregarem duas vezes na tecla Ctrl, o ecrã vai escurecer e deixa apenas visível a posição do rato, para assim ser simples de encontrar. Esta opção não desaparece de imediato e vai acompanhar o utilizador por algum tempo.
Se o utilizador pretender, esta funcionalidade pode ser personalizada de forma completa. Acedam novamente às definições dos PowerToys e encontram as opções no Find Mmy Mouse. Assim, o rato ficará mais simples de encontrar, como pretendido.
Esta é uma função importante e que vai certamente mudar a forma como os utilizadores vão trabalhar. Com uma simples tecla, pressionada duas vezes, o rato aparecerá por magia no ecrã, muitas vezes onde não o esperávamos encontrar.
Este artigo tem mais de um ano
Já agora uma pergunta, já repararam como está complicado fazer ligações remotas do Windows11.
No meu trabalho os colegas que já têm pc com o Windows 11, estamos a ter muita dificuldade a que se liguem aos pc profissionais, um do erros que dá é que o certificado do servidor esta expirado, mas quem tem o Windows 10, consegue ligar-se normalmente, eu consegui ultrapassar isto com a instalação da aplicação do Remote Desktop da loja do Windows, e ficaram a trabalhar normalmente, mas ontem mesmo através da aplicação Remote desktop, ficavam bloqueados, faziam-se as credenciações mas depois ficavam a aplicar segurança de ligação e não passavam disso.
Os colegas que assinaram o acordo de teletrabalho recebem um portátil com VPN, mas os outros colegas que têm de ficar em casa por precaução ou tiveram contactos de risco, ligam-se por remoto.
Também já se depararam com algum caso destes?
A mania de ser “Beta tester”…
O W11 ainda é muito imaturo, só daqui a 1 ou 2 anos é que as pessoas deveriam de fazer a migração do W10 para o W11.
Solução do seu problema e fazer o rollback do W11 para o W10
Essa está boa, W11 é muito imaturo ‘esperar 1 a 2 anos’ ????
Já tenho W11 em produção em vários clientes, em diversas áreas, e sem NENHUM PROBLEMA!!!
Se for VDIs podes estar a tentar ligar-te a uma que foi desligada pelo autoscale.
“Os colegas que assinaram o acordo de teletrabalho recebem um portátil com VPN, mas os outros colegas que têm de ficar em casa por precaução ou tiveram contactos de risco, ligam-se por remoto.”
Esta frase fez-me tremer. VPN é o que TODA a gente devia usar para fazer uma ligação remota à rede da empresa, e, de preferencia, a usar um protocolo seguro. Mas tu dizes que uns ligam por vpn e outros ligam por “ligação remota” isto quer dizer o quê? RDP (microsoft remote desktop)? Com as respetivas portas, de preferência a default 3389 exposta à internet encaminhadas para o servidor? Estás a pedir problemas sérios, NUNCA faças isto.
Tenho muitos clientes com todo o tipo de configurações, windows servers do 2013 ao 2019, muitos postos com windows 10 e 11 (e alguns ainda com o 7 e o 8) e ainda não vi esse problema. Estou neste momento a usar um win11 a ligar a um windows server 2013 e está configurado com vpn, rdp e partilha de ficheiros com autenticação feita pelo active directory, sem problema nenhum.
Pessoalmente, não acho que esteja mais complicado fazer configurações, é basicamente a mesma coisa que no 10, com menus ligeiramente diferentes. É mais click menos click.
Problema com certificados podem ser muita coisa. Sem saber ao certo qual o certificado que dá erro e em que situação, etc. (basicamente analisar o problema), até poderia ser algo tão simples como um pc ter definido a data/hora erradas.
Não me leves a mal, mas parece-me que estás um bocado fora do teu elemento. Pela segurança da empresa para quem trabalhas, aconselho-te a contratar uma empresa ou equipa de IT que saiba o que está a fazer (o que nem sempre é fácil).
Clicar com o botão direito do rato…
Improvise. Adapt. Overcome, +1
Isso não é o rato, é o cursor, o rato é o objeto físico.
“Sempre” existiu uma opção nas definições do rato (Opções do ponteiro->Visibilidade) chamada “Mostrar a localização do ponteiro ao premir a tecla CTRL”. Não é preciso instalar nenhum aplicativo.
+1
Gosto mais da forma do Mac (apple), basta abanar rápido o rato e ele fica grande.
Pelo título e texto, pensei que havia pessoas com tendência para perder o rato. Afinal, é o cursor.