Dica: Instalar o Windows 11 num PC sem requisitos mínimos? Não podia ser mais simples
Muitos têm tentado instalar o Windows 11 nos seus PCs, muitas vezes sem sucesso. A razão é quase sempre a mesma e foca-se nos requisitos que a Microsoft definiu para garantir a segurança desta sua nova proposta.
As alternativas existem e são até simples de aplicar, mas requerem quase sempre alterações em vários sítios. Torna-se assim óbvio que tudo ficaria mais simples com uma ferramenta dedicada. Para quem quer instalar o Windows 11 sem ter os problemas de TPM e afins, tem agora uma solução bem conhecida.
Não é complicado criar uma imagem de instalação do Windows 11, pronta a ser usada em qualquer altura e em qualquer equipamento. O problema que está aqui associado é mesmo a validação dos requisitos do sistema da Microsoft.
A solução para os problemas do Windows 11
As receitas para contornar estas medidas, que na verdade são importantes, também não são segredo e estão acessíveis. Ainda assim, muitos procuram a ferramenta ideal para tratar de tudo de forma automática. A mais recente versão do conhecido Rufus parece ser a solução.
O Rufus é uma conhecida app para criar imagens de instalação. Permite que coloquemos uma imagem pronta numa pen a usar de qualquer sistema, desde qualquer distribuição Linux até ao novo Windows 11. A particularidade é que a mais recente versão tem agora a opção de criar uma pen sem o requisito do TPM ou do Secure Boot.
A Microsoft não deve gostar da Rufus
A forma de usar é a mesma de sempre, devendo definir a pen de destino e o ISO de origem. Este pode ser obtido neste link da Microsoft, devendo ser escolhido o nosso idioma e depois fazendo a transferência dos vários GB que a imagem tem.
A grande alteração está nas opções da Imagem, onde devem escolher a entrada Extended Windows 11. Depois disso é necessário carregar em Iniciar e deixar o processo decorrer. Ao fim de alguns minutos a pen de instalação especial do Windows 11 está pronta para ser usada.
Esta forma é idêntica às que já mostrámos para criar uma pen de instalação do Windows 11. A grande diferença do Rufus é mesmo poderem criar uma que contorna os requisitos de segurança da Microsoft, que muitos não conseguem cumprir.
Este artigo tem mais de um ano
Também contorna a questão do processador?!
Sim, no meu caso não era o TPM mas o processador, embora ainda novo :), através do Rufus, tens de instalar o programa rufus 3.16 (só esta versão dá!) , selecionas em opção de imagem:
Extended Windows 11 Installation (no TPM/no Secure boot…) e instalas!
Funciona perfeitamente. Instala e até faz as devidas atualizações posteriores!
Como é que se faz a instalação? Fazer boot pela pen criada com o Rufus, manda-me reiniciar para o Windows. Abrindo o setup criado pelo Rufus no windows e diz que não tenho TPM2.0…
Só dá se tiveres a versão 3.16
e depois tens de selecionar no rufus, em image opcion, a opção:
Eextended Windows 11 Installation (no TPM/no Secure boot/8GB-RAM)
Atenção esta opção é que não te deve estar a aparecer, a mim não apareceu na 1ª versão. O que eu fiz foi reinstalei o Rufus novamente e quando o programa pede para atualizar para a versão mais recente, cliquei sim, depois quando abri e selecionei a drive apareceu logo essa opção em baixo!
Esqueci-me!
Vê aqui todos os passos da instalação pelo rufus:
https://itstechbased.com/install-windows-11-without-tpm-2-0-or-secure-boot-create-bootable-usb-with-rufus/
Obrigado pela dica. Já era o 3.16 que estava a usar, e escolhi a versão Extended. Mas ao fazer boot pela pen, quando chega à parte de escolher Update ou Custom Install, ao escolher Update diz que não dá para fazer update por aquele boot, que tem que ser no Windows, e no windows dá o erro de falta de TPM2.0…
Fiz agora outra vez, segui o link que publicaste direitinho e não dá na mesma.
Eu sei que devia de fazer uma instalação limpa, mas neste momento queria apenas fazer update para testar, e há aqui muita gente a dizer que conseguiu…
Tive o mesmo problema. Segui tudo direitinho como indicado, mas quando passa da primeira tela já recebo o aviso do windows indicando o erro do TPM e do processador
A mim também acontecia isso e aconteceu a muitos que andam por aqui. No meu caso, desinstalei o rufus 3.16, voltei a instalar em outro dia e o programa e deu certo. Deu certo só quando apareceu a possibilidade de opção EXTENDED NO TPN/NO SOURCE numa das caixas…(nas primeiras instalações do programa essa opção não apareceu. Só quando tens esta opção no programa, dá então para atualizares, isto depois de programa indicar a verde pronto e depois ires à pen e clicares em setup. Instala o W11 sem apagar nenhum ficheiro! Talvez encontres em algum tutorial como instalar o W11 em computador incompatível através do Rufus 3.16
Para actualizar (em vez de instalação limpa) em máquinas não compatíveis também há um projecto no github, é um cmd que descarrega a imagem do site da MS e faz o update, foi a única solução após ter feito alterações no registo para não dar erro com o cpu e tpm
E sabes informar qual é? Estou a ter esse problema pela pen criada pelo rufos. Obrigado
https://github.com/AveYo/MediaCreationTool.bat
Sim dá para update, para criar iso ou usb também
Esse script também faz o mesmo que o rufus pois dá para criar um ISO ou are uma PEN para instalar num PC com hardware não suportado.
E também contorna as atualizações? Se não receber as atualizações que adianta ter o W11…
Exatamente.
contorna sim.
Contorna.
W11 instalado num portátil em que apenas o processador não é suportado e recebi hoje o primeiro cumulative update kb5006674… Já tinha recebido, drivers, de segurança… Este é o primeiro de correção de bugs….
Quando a MS diz que não faz atualizações, refere-se as grandes atualização, ou a mudança de versão, como acontecia no W10 2 vezes por ano…
ISO certa
A vMicrosoft também publicou um bypass para contornar a instalaçao do windows 11 em equipamentos nao suportados.
https://www.neowin.net/news/microsoft-makes-the-tpm-bypass-for-unsupported-pcs-official-but-with-lots-of-warning/
A solução da microsoft é bem mais fácil.
Acho que essa solução da MS refere-se ao TPM e não aos processadores incompatíveis!
Boas.
Não, refere-se também ao processador.
No meu caso até era apenas o processador que não era compatível.
Atualizei na boa (com o processo da Microsoft) e recebi todos os updates ontem.
Estava curioso para ver como corria com os updates mas por enquanto tudo bem.
Para mim não deu por causa do Processador de 6a Geração mas dava Ok o TPM por isso não resulta.
Estranho….o meu é um Intel I7 7500 que também está fora da lista de compatíveis, mas que no entanto não deu problemas com o método da Microsoft.
Claro que sim, mas não funciona. Talvez só nas versões insider
A funcionar perfeitamente e ainda ontem recebi uma atualização cumulativa.
isto é boa noticia
mas acho que vou esperar por a versão final do 11
Qual versão final ? Aquela que virá 6 meses antes do Windows 12 ?
Versão final? Foi lançada no dia 5 de Outubro
mas so uma pergunta
é possível actualizar do 10 com licença valida para o 11 desta forma descrita ai em cima??
Tambem tenho a mesma dúvida se com a licença do w10 do portatil da para fazer o upgrade para W11 contornando as limitaçoes assinaladas.
Com certeza!
Boas,
Eu usei o método da Microsoft.
Transferiu a licença sem problemas, presumo que os outros métodos também o façam, mas só posso falar pelo método que usei.
Sim
A Microsoft viu onde se ia meter, e abriu as possibilidades de instalação em pcs incompativeis, a meu ver muito bem, assim não há necessidade de andar com isos manhosas. Uma coisa é certa um sistema 100% compativel corre melhor e com mais segurança , mas assim permite a que os entusiastas experimentem….aconcelho a ver um video do youtube que relaciona a segurança de um sistema com e sem requesitos.
Podias meter o link do youtube já agora
a conversa de que a maioria do pcs antigos não suportam o windows 11 é uma treta o meu também dava erro de falta de componente CPU fraco ( 4440 3.20Ghz ) para a instalação e resolvi o problema com uma nova compra de um pc recondicionado mais barato que a compra dos componentes
DESKTOP-GLCEI8A
Intel(R) Core(TM) i5-4690S CPU @ 3.20GHz 3.20 GHz
8,00 GB
Sistema operativo de 64 bits, processador baseado em x64
onde instalei o Windows 11 Pro
21H2
ativado com licença digital e recebo todas as atualizações que vão sendo feitas quase diariamente
Eu tenho um Portátil ThinkPad com processador i5 3320, com 8Gb de RAM. Está a funcionar impecável. Não precisava de ter comprado um recondicionado por causa do W11.
Isso apaga tudo o que se tem? Configurações, arquivos.. Ou apenas atualiza?
O que sei é que se instalares através do rufus 3.16 é atualização, não apaga nenhum ficheiro.
Andei investigando e li que isso só funciona em instalação limpa. Ou seja, não atualiza.
Não consigo instalar num asus N56VZ apesar de ter a funcionar o win 11 beta.
Ao fazer a pen com o rufus, tanto com a versão beta aqui mencionada como com a versão final posterior não dá.
Não me aparece qualquer opção “extended” aparece para instalar o windows normalmente, na parte de selecionar a versão (Home, Home N, Pro, Pro N, etc) não me aparece nada a dizer “extended”. Seleciono uma qualquer e dá-me indicação de que o PC não cumpre os requisitos e não deixa avançar.
da para instalar em PC com BIOS em vez de UEFI?
Hoje tentei com a última versão do Rufus….a opção extended Windows 11 instalation desapareceu….lá temos que levar com o TPM de novo…..