Criador do Menu Iniciar desapontado por utilização no Windows 10
Uma das marcas únicas do Windows tem sido, ao longo dos anos, a presença do Menu Iniciar. Depois de ter estado fora nas duas últimas versões, voltou agora com o Windows 10 e para ficar.
Mas este elemento essencial do Windows deveria estar já reformado e longe dos sistemas operativos, segundo o seu criador.
O Menu Iniciar e a Barra de Tarefas surgiram com o Windows 95 e mostraram ser uma invenção que veio remodelar e transformar a forma como usamos os sistemas operativo.
O seu criador, Danny Oran, conseguiu criar uma forma simples dos utilizadores usarem o Windows, tornando-o mais simples e mais intuitivo para todos, quebrando uma das principais barreiras que existia na versão anterior, a 3.1.
A história do Menu Iniciar e da Barra de Tarefas foi agora revisitada e o seu criador diz-se desapontado por ver que ainda hoje esta sua criação é usada, mesmo no Windows 10.
Depois de mais e 20 anos de utilização, Danny Oran diz-se desapontado por ver que a Microsoft ainda não ter encontrado uma forma mais moderna e mais interessante de levar os utilizadores a interagir com o Windows.
He only watches Microsoft from the outside, and he hasn't gotten his hands on Windows 10 just yet. Still, those mixed feelings remain: Windows 8 had its ups and downs, he says, but at least it tried something new besides a Start menu he invented decades prior.
Todas as experiências que foram feitas com o Windows 8 e o 8.1 poderiam ter resultado numa nova interface, mais adaptada a todos os tipos de dispositivos, mas a Microsoft acabou por ceder e trazer de volta o Menu Iniciar, na sua forma mais básica e original, se bem que adaptada à nova interface do Windows.
É curiosa a história da invenção do Menu Iniciar. Danny Oran procurava uma forma de dar ao utilizador o acesso a todas as funções do Windows, evitando que este tivesse de as procurar.
A forma inicial não era muito diferente da que temos hoje, mas o nome era mais técnico e afastava os utilizadores. Depois de mudarem de System para Start tudo mudou, com o impacto que todos conhecem.
Originally, Oran says, it was called the "System" button, and it lived at the top of the screen. But for whatever reason, maybe because it sounded too technical, users in these Windows studies wouldn't click a System button no matter what. But once they renamed it the "Start" button, people understood it intuitively.
É também interessante ver o peso que os utilizadores têm no desenvolvimento de software e de sistemas operativos. A presença do Menu Iniciar é uma (quase) obrigatoriedade, tudo por culpa dos utilizadores e dos seus hábitos que teimam em não querer perder.
Este artigo tem mais de um ano
O windows 10 esta pior que o 7 e so fiz update para ter a chave gratis, prefiro o 7 mil vezes. O gta v nem corre bem no w10
A tua comparação de um sistema para o outro é pq um pode correr um jogo e outro não, faz muito sentido.
Não faz sentido para um só jpgo mas eu tenho 5 computadores em casa e so tenho todo trabalho com este sistema “tão” bom. Quando coloquei o W8 não tive que mexer uma palha, bastou colocar as coisas como mais gosto. Com este, nos computadores com placas AMD ainda ainfa não consegui resolver metade dos problemas, num portatil perdeu o wifi, nunca tinha perdido antes, noutro ficou a psicar e tive que reinstalar umas 3 vezes. Só em dois pcs correu mais ou menos. E depois vêm para aqui gentinha, os tais que andavam aflitos com o W8, que o problema só está entre o computador e a cadeira. Eu só digo, que montei 2 dos meus pcs, se não sabem usar uma simples integace com mosaicos dinamicos, por favor, calem-se
Instalaste o W8 quanto tempo depois do seu lançamento?
Eu não tive problemas em 4 dos meus computadores montados por mim tudo está a funcionar normalmente, mas eu compreendo que contigo não tenha corrido bem, isso não significa que o Windows 10 não seja melhor do que o 7, até porque quando o 7 saiu também causou problemas a muitas pessoas, talvez não a ti mas como a mim o windows 10 não causou também a ti o 7 pode não ter causado. Há que esperar por correcções ou drives actualizados por parte das outras empresas de componentes. Mas sempre é sempre assim, até a Apple com tudo controlado em termos de componentes tem problemas nos lançamentos.
Não me calo porque também não tive de mexer uma palhinha sequer – quanto mais uma palha – para instalar o 10. E sim, tenho um scanner velho, uma printer velha e uma placa gráfica velha e está tudo a funcionar sem qualquer problema e sem ter de mexer a tal palha… Se fosse o fardo inteiro (de palha) aí é que poderia haver problema devido ao peso da coisa, mas uma palha, ultrapassei a questão… Acho mesmo que o problema não está na palha mas o que está entre o PC e o monitor (para alguns, felizmente)…
tenho uma processador amd 5350 socket am1 com uma gráfica amd r7 250 e não tenho tido qualquer tipo de problemas…a amd tem drivers especificos para o windows 10…será que foste a página descarregá-los????
Cara..vc ainda tem esse processador e essa placa de vídeo? Se tiver mi fala se dá pra jogar gta v com essa configuração? Tô pensando em comprar esse cpu e essa gpu
só para informar em sistemas AMD (cpu + gpu) existem melhorias em vários jogos de cerca de 20% na performance..
Vê se tens os drivers correctos, aqui foi tudo impecavel, atualizado sem problemas e o gta V corre igual ao windows 8.1
Tenho jogado alguns jogos no windows 10 inclusive o gta v e não notei diferença alguma, mas como em qualquer windows não é na primeira semana que se espera ver tudo compatibilizado, há que aguardar até ficar perto de perfeito.
perfeito? perfeito nunca vai ser, nem perto, afinal…é windows, lol. registry says hello.
Só sabem é meter defeitos troca de computador
esquesito tenho 8 gta v no 10 e até me parece que os fps estao mais estaveis
nao é 8, é o XD
Primeiro dizes que tens 8 GTAs V no 10.
A seguir dizes que não é 8, é XD.
Percebi tudo.
Sim, o comentário é um bocado “esquesito”!
lol, usei o windows 10 technical preview desde fevereiro, joguei o gta v do principio ao fim, incluindo muitos outros jogos: witcher 3, cities skylines, pillars of eternity, diablo 3, swtor e outros, não vi um único problema.
O único programa que me deu algum trabalho foi o virtualbox v5 por causa do network virtual adapter, mas nada que nao resolvesse com a ajuda do google.
Qual problema você teve e como resolveu em relação ao virtual box.
Esse povinho ai que fala que é ruimwindows devia jogar combat arms no lilux
São vocês que são capazes de dizer “ah, não gosto nada do novo modelo do meu novo carro. Passei numa rua e furei logo o pneu. Com o modelo antigo passei naquela rua muitas vezes com o modelo antigo e nunca tive nenhum furo.”
Impressionante. Aprendam a distinguir as coisas. Uma coisa é o Sistema Operativo e outra são os drivers e outros softwares que nele correm.
Chave grátis? Então, mas o win 10 não é grátis pelo período de só um ano?
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-10-vai-ser-gratuito-no-primeiro-ano/
Ainda a pensar que a gratuidade é só por 1 ano? Isto não anda fácil… :/
Pede a alguem para te formatar e configurar o pc 😉
E pede á pessoa para fazer instalacao limpa, nao upgrade
Não corre pk?
È uma questao de saber fazer as coisas.. tenho o meu a funcionar no W10.Só tive problemas com drivers da grafica que consegui depois resolver com updates. Por isso nao culpes o SO.
Por esse ponto de vista Linux e MacOS são igualmente uma porcaria?
Fiz a mudança p o windows 10 e me arrependi, aparece erro crítio no menu iniciar e cortana, estou me sentindo revoltada e arrependida, quero voltar e ñ consigo
O windows 7 é melhor que o 10 só se for no teu pc.
Concordo com o autor.
Quem redesenhou o menu iniciar para obter uma mistura entre o antigo e o Start, não teve em conta conceitos de usabilidade.
Se o utilizador souber arrumar as coisas e organizar-se… este novo menu é bastante eficaz a nível de usabilidade.
O menu do W10 está 5 estrelas, usabilidade não vejo como poderia ser melhor tirando um par de (muito pequenos) pormenores
Quais os conceitos de usabilidade que não foram tidos em conta ? Eu vejo muita gente “atirar” para o ar a palavra “usabilidade” mas raramente me conseguem dizer quais os vários conceitos que a compõem … normalmente deitam as culpas na usabilidade (até parece uma palavra cara lol) mas o problema parte da incapacidade do utilizador se adaptar a um novo conceito. Não tem nada a ver com usabilidade …
Deixa lá… também diziam que o Edge vinha substituir o IE e o que é certo o IE11 continua presente no Windows 10 Profissional (oficial final), pelo menos…
O IE11 continua no Windows 10 por questões de compatibilidade. Se não estou em erro, foi referido aqui no Pplware que o IE11 se ia manter por esse motivo.
Continua presente, porque ainda existem “ferramentas/aplicações” que só funcionam correctamente no IE, principalmente no mundo empresarial.
continua? ainda não o encontrei, mas eu fiz a instalação de raiz.
Deves ter escolhido a versão windows 10 N, ou seja, sem IE
Microsoft Edge > … > Abrir com Internet explorer
Tem de continuar, a quantidade de aplicações que usam componentes do IE e que deixavam de funcionar se não viesse deve ser astronómico… E sites de intranets que usam componentes ActiveX…
De qualquer forma, tirando ir pelo Edge e escolher a opção “Abrir com o Internet Explorer”, não há outra forma de lhe chegar.
Não sei se é só para ti mas fiz uma instalação limpa e tenho o IE no menu iniciar. Se não me engano está dentro da pasta “Aplicações Windows” ou uma coisa assim do género mas o que é certo é que está lá bastante acessível.
Acessórios Windows*
Nome da ferramenta: Pesquisa. Termo a procurar: Internet Explorer. Resultado: “Internet Explorer, Desktop App”.
Malta… é compreensível. E passou-me ao lado essa informação. Obrigado por terem respondido 😉
Se os utilizadores preferem até podem inovar e fazer 30 por uma linha, mas o consumidor é que sabe aquilo que quer e aquilo que gosta.
Isso não é de todo verdade.
As inovações tecnologicas sao baseadas na permissa(?) de que o utilizador nao faz a minima ideia do que quer, ou e melhor para ele, se nao pensa, nunca tinhamos deixado de usar telemoveis com teclas e pdas, porque estes faziam o trabalho. para que um smartphone?
Nem mais!
Continuo sem gostar de teclados virtuais touchscreen
Uso porque procuro mais performance que um Symbian S60 poderia dar nesta altura do campeonato… Senão…
E isso invalida o que foi dito?
Falso: As melhores inovações tecnológicas são as que visam resolver problemas. Há as outras – milhares delas que nunca ouviremos falar – que chegaram antes do tempo ou que não foram de encontro as necessidades e consequentemente não as satisfaziam.
Se ninguém quisesse um telemóvel sem teclas acredita que a maioria dos telefones ainda tinha teclas físicas. E porquê? Porque era o garante que produtores vendiam mais unidades, a não ser que fosse um mercado segmentado para mercado específico.
O mesmo acontece com telefones com antenas externas ou até mesmo os flip-phones que tinham larga vantagem sobre os telefones tradicionais, mas o consumidor preferiu o formato barra de chocolate – é mais apelativo, moda, comodidade, etc. seja lá a razão por mais tecnológica que fosse o consumidor prefere hoje telemóvel com formato tablet.
🙂
Você parece os colunistas da time no começo do século quando eles ironizavam os automóveis dizendo que os cavalos eram melhores, se formos nos guiar pelas médias dos incapazes então vamos voltar a idade da pedra.
“O utilizador não sabe o que quer até você mostrar para ele” Stevie Jobs.
Correcto ! O próprio Henry Ford dizia:
“Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.”
Só para concluir. Inovar – no sentido do seu MELHOR – é antecipar necessidades e, consequentemente, criar novos mercados. Consegue-se inovar dentro de mercados estabelecidos mas certamente essas não são “As melhores inovações tecnológicas”.
A Microsoft procurou outra solução… mas por birra, os utilizadores não quiseram… eles tiveram de voltar a por.
Isso!! As pessoas continuam com medo de coisas novas. ..com medo de se adaptarem.
Acho que este é o motivo porque nao quero mudar do 8, para o 10.
E verdade que custou um bocado a mudar do 7 para o 8, mas depois de algum uso, nao quero outra coisa!
Eu não concordo… se eu tivesse que me adaptar à forma sem o Menu Iniciar, já me tinha adaptado há muito tempo mas, de facto, o Menu Iniciar é muito melhor que a interface Metro que é horrível, perde-se tempo, confuso, penso que é a própria interface que não está preparada para que muitos utilizadores se adaptem, a nossa lógica não tem que ser toda a mesma e, tal como há quem se adapte bem, há quem deteste como é o meu caso.
Acho muito bem que se volte a ter o Menu Iniciar, seria até melhor se isso fosse possível personalizar para que, quem gosta, tivesse e quem não gosta pudesse retirar 🙂 Isto sim é adaptar, não somos todos iguais felizmente 🙂
Eu acho que o Metro é muito superior ao Iniciar… mas eu sou suspeito porque gosto de mexer em tudo o que é novidade e evoluir nos conceitos. No W10 detesto o menu iniciar e mesmo podendo usar o Metro… não é o mesmo Metro porque é vertical… mas preferia a inovação do Metro ao museu do Iniciar…
Mais um no 8.1 é de longe mais pratico e arrumado! Temos a interface clássica e a modern onde está lá tudo e mais alguma coisa, sobretudo nas aplicações que sempre tivemos. Este menu que tantos “ansiavam” parece após o w8.1 uma prisão tais são s limitações e num pc não faz sentido ter as apps a correr verticalmente é muito mais simples e intuitivo horizontalmente. Mas enfim, há gente que para arrancar um prego espera outro agora tudo se resolveu, têm o amado menu iniciar, limitado, e espetado a gritar num confuso ambiente de trabalho.
Os números que sirvam de prova: Windows 8 foi um flop, Windows 10 está a ser um sucesso. Tendo em conta que a maior crítica era ao menu iniciar (ou a sua ausência), está tudo dito. Os anglófonos usam esta expressão melhor que nós e serve para o exemplo do José e do Filipe: anecdotal evidence (“evidência anedótica” não é muito usado), e refere-se a tomarem o vosso exemplo como argumento, face a esmagadora evidência contra.
Não és nada suspeito. Conheço muita gente como tu. Que instala as ultimas versões de tudo e quer ter o ultimo modelo do quer que seja. A grande maioria chama a isso estar à frente na evolução das coisas. No entanto, e na minha opinião, não conseguem ver a diferença entre evoluir e mudar. O Metro foi uma mudança tendo em vista a massificação de interfaces tácteis, a qual nunca aconteceu (pelo menos para os lados da microsoft) para o mercado de desktops. O erro foi acreditar que um único interface serve dispositivos tácteis e não tácteis. O Metro faz sentido em dispositivos tácteis , 5 estrelas. No entanto, fora desse âmbito é uma dor de cabeça, pouco intuitivo e uma trapalhada autêntica que deveria ser simples e directa. Como o menu iniciar.
Por vezes, não vale mesmo a pena tentar reinventar a roda. E tem a mesma forma desde que foi inventada há alguns milhares de anos. Qual é o problema ?
As versões gnome 3 do linux não têm menu iniciar e é bem mais prático que o Metro do windows 8.
Mal pensada a Metro.
Se souber personalizar verá quenfoi bem pensado, não calcularam que gente que gosta de.personalizar tudo e se adapta a interfaces de telefone num instante, fossem tão obtusas a colocar apps, ainda por cima inteactiva, por grupos e ver todas opções de programas nas aplicações. Sempre la eateve tudo mais simples e intuitivo, mas basta ser windows que fica tudo bloqueado! Menu mais confuso e desarrumado que este do 10 era impossivel, mas basta estar lá espetado que ficaram satisfeitos os que sempre atacaram o Windows nas que se gabam de usar outros sistemas mais “peraonalizaveis”. Boa.
na verdade este novo Menu Iniciar mistura o melhor de 2 mundos.
O salto no Windows 8 foi demasiado radical sobretudo porque ficou confuso para muitos utilizadores e também pela utilização das apps em modo de ecrã cheio. Até eu por vezes ficava meio desorientado no início mas confesso que os cantos no Windows 10 deviam ser aproveitados em updates futuros para acrescentar funcionalidades…
Concordo 🙂
E a mistura, ficou uma salganhada sem jeito. Feia e pouco prática para quem já sabia usar apps noutros sistemas, agora ficou tudo ao molhe e misturado. Para mim não faz sentido.
Não uses, mete o menu a full screen e deixas de ter esse problema…
Ouve lá José … num comentário que puseste mais acima não disseste que basta saber personalizar ? Então, personaliza a coisa em vez de embirrar com o menu iniciar !
O que menos gostei no Windows 8 foi mesmo as aplicações em ecrã inteiro
Depois existem aquelas pessoas engraçadas que quando chegou o Windows 8 disseram ‘que coisa mas parva não exist o menu iniciar, é desta que vou para o OSX’ e esquecem-se que esse SO também não tem menu iniciar. Ironia…
Não é uma questão de inadaptabilidade e rejeição só porque não gostamos. Tudo tem a ver com a ergonomia e usabilidade… um menu do tamanho do monitor “8/8.1″, faz sentido em ecrãs de 4, 5, 6”, agora se eu tiver dois monitores de 27” fica patético, ridículo, inestético e dificulta a procura. O mesmo acontece agora no menu iniciar do W10… não quiseram dar o braço a torcer e “cagaram” um botão iniciar não contextual, organizado alfabeticamente, ícones e fontes gigantes, se tivermos por exemplo o Office uma suite da Adobe instalada… nada aparece junto… se tivermos em conta que podemos ter dezenas ou mesmo centenas de programas instalados… acaba por se tornar um inferno encontrar qualquer coisa… enfim… vou ficar pelo W7.
Não é possível agradar a todos. Há o explorador que te permite encontrar imediatamente o programa que queres. Ainda por cima ele vai filtrando…. queres usar o bloco de notas? Escreves: bl…. é suficiente para ele meter logo como 1ª opção o bloco de notas. Queres usar o Adobe Bridge? Escreves br… e ele escolhe logo para 1ª opção a clicares o Adobe Bridge…..
Não me digas que queres navegar entre menus para encontrares os programas que se encontram no 5º menu que abre para a esquerda a meio do monitor!!!!!
É sempre a mesma coisa… Querem evoluir, mas não querem ter de mudar nada. Mas primeiro queriam o menu iniciar. Criaram-se 1001 aplicações para trazer de volta esse menu. Agora que o tem, já as mesmas pessoas não o querem. Não hão de tardar 1001 aplicações para o retirar e voltar a por como antes. Vá-se lá entender estas ideias…
Mas foi mesmo birra. Porque vi argumentos de “informativos” que são de bradar aos céus, aó me peguntava qeun foi o irresponsável que lhes deu um diploma.
+1
porquê reparar algo que não está avariado? Se o menu iniciar funcionou durante tanto tempo, porquê mudar?
+1
parece que é antiquado… segundo o seu criador…
Poderá nao ser a melhor analogia de todas, mas vejamos: o automóvel quando foi inventado tb tinha 4 rodas? Tinha certo? Porque será que ainda não aumentaram para 5? Ou diminuiram pra 3?
Ah já sei…
Por birra dos utilizadores que não querem mudar se calhar…
Cumps
Porque era limitado e sem grande utilidade com essa forma, quantas vezes ao dia o usa? Faz, nesses moldes assim tanta falta? A mim e muitos como eu que viu no w8 e sobretudo no w8.1 um bom menu inicia, não.
Uso por diversas vezes ao dia, embora que como tenho as apps mais usadas em destaque, ou já as coloquei pinned, não navego pela “àrvore” do menu (All Apps)….
…No entanto a genialidade do menu está precisamente nas coisas que pouco se usam e se esquece que lá estão: basta ir ao menu e “andar” um pouco de nada para encontrar aquela app que se sabia que se tinha instalado mas não se sabia o nome (que esquece lá isso então de procurar ou teres de andar a ver tooodas as apps que estavam instaladas).
Limitado e sem grande utilidade? Deves de estar a falar do 8/8.1… O que safava foi não terem retirado a funcionalidade de pesquisa, mas isso de pouco te serve quando não te lembras do nome da app que procuras.
O menu iniciar do windows 8.1 continua lá. Basta ir a personalização e activar o menu iniciar em ecrã inteiro.
Sé que é vertical em vez de horizontal…
Sem possibilidade de personalização e com deslizevetical como nos lumia e não vertical com deve ser num pc. E ainda por cima com um menu iniciar que nem é carne nem peixe! Só fica como no 8.1 no tablet, no pc está uma amalgama triste. Daí eu ter já decidido voltar a reinstalar nem que seja em arranque duplo o w8.1.
No meu caso o menu iniciar fica diferente. parece o windows 8 mas depois pode-se carregar lá num botão e aparece as aplicações. preferia estilo windows 7. já agora há alguma maneira de meter o menu como mostra a foto, um menu pequenino que sai do símbolo do windows como antigamente :)?
O menu iniciar aparece em desktop mode se estiver em tablet mode aparece em full screen. Estas imagens já são de uma build antiga e nem o menu iniciar nem o ecra iniciar tem este aspecto na versão final.
+1
Bonito, menos intrusivo mas pouco mais funcional que o do 8. Classic shell > tudo o resto.
Se eles parassem de reinventar rodas com outras formas…
Não percebo as críticas ao novo menu, que é que faziam no do 8.1/ 7 que não fazem neste?
Controlar as actualizações do Windows Update. Isso bastou-me para voltar do 10 para o 8.1 em poucos minutos. Pode ser bom (e é, por causa da segurança) mas num pc como o meu que tenho de as controlar porque preciso de uns drivers de win7 para um componente funcionar bem, pois são os do fabricante (e mal os instalo, saca-me logo mais recentes). Esse facto de não poder ter controlo das actualizações, nem poder escolher quando as sacar e instalar (como se pode fazer no 7/8.1) é a única coisa que não gosto no win10. Espero que os da microsoft acrescentem as opções que estão presentes nos outros.
Se precisa de drivers do fabricante, pode deixar instalar os do windows update e depois fazer “rollback driver”. Ficará com os anteriores instalados e nunca mais terá de se preocupar com os novos. O meu portátil tem dual graphics amd, e os drivers actuais já não suportam esta arquitectura, tendo de instalar sempre os do fabricante, e consegui contornar assim…
Já instalei em dois pc velhinhos e quanto a drivers não posso estar mais satisfeito. As máquinas ficaram como novas. Não percebo o stress com as atualizações, tal como com o menu iniciar. No fundo nunca esta bem! Por acaso deram o vosso contributo via programa insider???
Caro Rui…o teu problema é simples relativamente ao Windows update….faz o seguinte:
executa o gpedit.msc depois vais a computador—->modelos administrativos—>componentes do Windows—>Windows update—>configurar as actualizações automáticas—> seleccionas activado e no primeiro quadro escolhes a opção 2. Aqui a bombar bem.
Ora nem mais…
Arrumar as coisas por tipo com interfaces bem definidas, que nos davam liberdade para personalizar e idar de forma distinta. A sua pergunta é igualmente valida ao contrario. Mas o raio fazem a mais neste tipo de menu que não faziam no W8.1.
Essa é simples de responder: consigo consultar este menu, sem me tapar por completo o desktop…
o metro não teve sucesso mas sem ele não teríamos chegado ao melhor Menu Iniciar de sempre. Ponto.
Evolução não se faz somente de avanços… às vezes é preciso recuar para corrigir, como é o caso.
Além do mais, a MS já tinha anunciado há um par de anos ou mais que iria ter atualizações constantes. Acredito que tudo acontecerá gradualmente sem necessidade de alterações bruscas nas versões do Windows.
Boa semana para todos!
Mas que grande recuo, e muito mau na minha opinião.
E dizes isso so por dizer? Ha quanto tempo o usas para teres essa opinião??
Deixa Censo… é a opinião do José e vale o que vale mas podia contribuir mais se explicasse o seu ponto de vista. Muitas vezes os gostos pessoais têm a ver com hábitos e sensações muito particulares… noutras esses gostos até são imediatamente influenciados quando alguém explica melhor a funcionalidade ou utilidade de algo… mas na minha opinião e devido já há décadas que uso Windows sem dúvida que este menu está mais simples, mais rico, mais lógico e prático do que nunca. Com menos cliques e de forma mais intuitiva chega-se ao que se pretende. Senti logo isso quando experimentei há uns meses uma versão experimental… Cumps!
… (complementando) e em comparação ao anterior do win8 que, pela minha necessidade de utilização, me obrigava a salta entre ecrã cheio de apps e Amb. de Trab. e apps que forçosamente preenchiam um pedação do ecrã.
Tem tudo a ver com organização e acesso rápido às coisas já abertas e à “mesa de trabalho”; pois uso um ecrã de 42″ 4K com imensas janelas e apps e bastava usar uma app do windows 8 a ocupar uma parte do ecrã que desmemorizava o arranjo que tinha feito previamente com as janelas dos programas de Ambiente de Trabalho…. não digo que fosse mau mas não era uma boa solução. Já é passado!
Desculpa a resposta tão tardia. Pois, bem quer mais detalhes eu dou. Há meses que uso o W10 porque me inscrevi para o testar e como tal usei num PC antigo com uma placa ATi série 4000! Enquanto que, no W8.1 o pc voava, ainda por cima coloquei um SSD, com o 10 só deu problemas nunca tive a resolução adequada e depois passei a ver apenas o rato! Note tenho 5 PCs. Portanto ao ando aqui a falar por falar. Voltei a colocar o w8.1 e tudo está bem. Neste pc onde escrevo, se optar por ecrã total para o menu iniciar, o que prefiro porque fico com duas interfaces distintas e com funções diferentes, tenho que carregar na tecla Win para desligar não há outro botão no ecrã “ambiente de trabalho”, no w8.1 temos 3 hipóteses para desligar o pc (Charm bar, menu da tecla direita do rato, e interface modern), no 10 só duas, a do menu e a opção de menu carregando na tecla direita do rato, tal como o w8.1 tem, deveria haver uma no menu de notificações. Apenas lhe dou razão num detalhe mno w8.1 aplicação ter que ocupar o ecrã todo. No meu tablet Windows onde também coloquei o w10, o gesto de fechar a app desapareceu, não há actualização, já vi. Era simples deslizar o dedo e fechar a app. Portanto, nunca vi necessidade deste menu, apesar de já o ter personalizado, e como tinha dito está em arranque duplo de w8.1 e w10. Sempre adoptei os sistemas mais recentes, mas o W10 tem sido um certo amargo de boca. E não sei se foi você ou não que disse que nunca encontrava a app que queria no w8.1. Curioso, ter-me aconselhado a personalizar o 10, e não sabe que é facílimo criar grupos de aplicações tanto no 10 como no 8.1, faz-se exactamente da mesma maneira, não é esse o meu problema. Sempre dividi, por exemplo notícias, multimédia, jogos, núvem definições, a programas etc. Se bem que, quem trabalha com programas, não tem necessidade nenhuma em atalhos no modern como se fossem apps. Há os atalhos habituais e as apps isso continua a acontecer mas mais confuso. Nunca uso o menu iniciar para nada. Continuo na minha, não vejo necessidade nenhuma neste menu, é muito mais limitativo limita-se a fazer o mesmo que a descrição das aplicações faz no modern, apenas está ali ao lado e tem o deslize na vertical em vez de horizontalmente como me parece mais lógico. Já deve ter reparado que as apps dos jornais por exemplo continuam deslizar na horizontal, o que caso estranheza e confusão. prefiro tudo a remar para o mesmo lado.
Mantenham se longe do w10 se tiverem o 7, se tiverem o 8 arrisquem. O melhor continua a ser o w7 e o resto e so graficos bonitos e disk usage 100%, bugs, cpu com piques a fazer a ventoinha disparar
No meu pc a bateria com w7 chega a 6horas e trabalho, fica nas 4h30 no w8 e mal chega as 3 no w10..
Deixa-me ver se percebi, compraste o computador quando saíu o windows 7 e durava 6 horas. Depois saíu o windows 8 e passou a durar 4:30h e agora saíu o Windows 10 e só dura 3 horas? É fácil, trocas de bateria ou se não puderes, troca de portátil, que o problema não está no windows. Não notei diferenças significativas no consumo de energia nos portáteis que instalei.
Lembram-se quando foi lançado o Unity e o Gnome 3 muita gente não gostou da mudança, na minha opinião para quem não quer usar features no windows 10 completo como apps, cortana, edge, e ainda usufrui de features administrativas como por exemplo gpedit, segurança reforçada “device guard”, “bit locker” e instalar o que quiser à moda antiga “aplicações desktop” a melhor versão é a Enterprise LTSB. Muito estável.
Serei o único que nunca usa o Menu Iniciar? Lá vai a altura em que me importava com ele … Agora faço tudo sem ele. Para abrir o “Meu computador”? – Windows + E, a partir daí acedo às minhas partições. Como mantenho tudo arrumado? Partições no disco D: Multimédia – Filmes/Series/Musicas/Imagens/Videos, Jogos, Downloads, Programas. Uma pasta chamada Pastas no Ambiente de trabalho e atalhos das pastas lá pra dentro. Arrumado. Desligar o Pc? Windows + R – shutdown -s -f -t 00 . E pronto, é esta a minha vida sem o menu iniciar que não me perturbou em nada, venha menu iniciar, metro…
Vai explicar isso à minha avó … e olha que ela faz isso tudo através do botão iniciar do Win7.
Será que as pessoas não percebem que um SO deve poder ser utilizado pela maior parte possível de utilizadores ? Ou seja, por aqueles que percebem muito e por aqueles que percebem menos ?
As partições (que eu também uso muitos) podem criar-lhe confusão, mas um ecrã só com as apps e outro com os habituais atalhos, não acredito que fique assim tão confusa. A minha sogra, já com alguma idade, não teve dúvidas nenhumas após ver como funciona a coisa.
Aqui no OSX, não há cá menu iniciar para nada, há a Dock, Spotlight, dá para por as aplicações todas a mostrar na Dock, e o menu da maçã…
Não faz falta…
Quando o Windows 8 foi lançado eu baixei, instalei e usei por uma semana e não gostei. Fiquei no Windows 7 mesmo. Depois de 2 anos do lançamento, já com o Windows 8.1 e com ajuda do programa Start8 hoje uso em todos os meus computadores e notebooks o Windows 8.1 com Start8. Melhor sistema não existe ainda. Não gostei do menu do Windows 10, apesar de saber que a Microsoft procurou melhorar bastante sua versão do Windows. Mas acho que ela está realmente errada em ter trago esse menu de volta e em tentar deixar um sistema operacional de Desktop igual aos dos smartphones. Cada coisa no seu quadrado. Enfim vida longa ao Windows 8.1 (ultimo Windows para desktop.)
Olha que não. Se fores à nova barra de definições que aparece no lado direito, podes ligar o modo tablet, e o windows passa a funcionar como no modo metro do windows 8, ou então desligas o modo tablet e ele passa a funcionar SÓ em modo de ambiente de trabalho, até com as APPS.
Experimenta e depois diz algo 😉
Eu experimentei e acho limitativo, tanto que nem tablet uso! Prefiro como no 8.1 cada interface tem o seu uso especifico, o defeito em que vos dou razão é o facto de não se poder diminuir o tamanho da app. E Wagner, jamais me passaria pela cabeça usar o Star8.
Acho bem continuarem com o menu iniciar. É algo comum que os utilizadores windows já estão habituados. Desde o 95. Por isso bom. Uso o Windows 8 com Classic Shell é tá muito bom.
Até que prefiro um pouco mais do que o windows 7.
É normal tentarem outras interfaces, mas vai sempre haver maneira de trazer o menu iniciar comum.
Claro que já nem devia existir… Mas com tanta gente que não andar para a frente e que tanto criticou o 8 e o 8.1 por nao ter Menu Iniciar, que era um escândalo e bla bla bla, COMO É QUE AS COISAS PODEM ANDAR PARA A FRENTE???
A microsoft bem tentou reformar o “Startup”. Mas teve que se render ás pessoas que gostam de viver no passado indefinidamente, infelizmente.
Existe outro tipo de pessoas que tentam, indefinidamente, reinventar a roda sem sucesso. No entanto, e passados milhares de anos, tem a mesma forma. Vá-se lá saber porquê …
É como o menu iniciar, não tem nada a ver com ANDAR PARA A FRENTE OU ANDAR PARA TRÁS. Enquanto não encontrarem algo que tenha uma GRANDE resposta positiva por parte dos utilizadores, vai-se continuar a tentar, a reinventar, a avaliar e a deitar fora se não for consensual para voltar a tentar outra vez. O que é consensual é a vontade em trazer de volta o menu iniciar, ou pelo menos, tentou-se reinventar o conceito. No entanto, o importante é o conceito estar lá. Ao contrário do win8.
o Danny Oran trabalhava na IBM? é que o Windows 95 começou por ser uma parceria da Microsoft com a IBM, para fazer o OS/2.
Permitam-me que corrija…
O W95 nunca foi desenvolvido em parceria com a IBM… Houve sim parceria, mas esta acabou em 1990 e ambas desenvolviam um sucessor para o DOS, …o OS2.
Com as amizades desfeitas, a Microsoft desenvolveu mais tarde o polémico Windows 3.0 e 3.1, foi a introdução do ambiente gráfico e rato, tecnologia que a Apple reclama ser sua e ter-lhe sido “roubada”, que por sua vez esta também “roubou” à Xerox, sua inventora.
Em Agosto de 1995 nasce o Windows 95 com o seu famoso botão” Start”. Contudo a Microsoft manteve os direitos sobre OS2 e o seu desenvolvimento, esta tecnologia deu mais tarde origem ao Windows NT, uma nova linha de SOs para servidor.
“cortana play musik” menu para que?
pressisava era de 1 mic. blutoo wifi para não andar a gritar pela casa…. lol fica a ideia.
Acredito que se o menu iniciar do w10 tivesse no win8 ele seria muito mais bem recebido, o ubuntu está tentando reinventar a barra de tarefas, apesar de ser uma cópia disfarçada da doc do mac osx.
Gosto bastante do botão iniciar do w10,permite ter grande parte das funções concentradas. Acho este Windows muito bom, a rodar de forma suave num Asus ainda do tempo do Vista.
Como eu posso saber que estas pessoas que defendem as novas versões não estão a ser pagas para fazer este serviço. Será que esta informação é mesmo isenta e pode ser usada para eu tomar a minha decisão ou corro o risco de estar a ser conduzido como uma ovelha?
Adquirimos na empresa recentemente uma unidade nova e esta veio com o windows 8.1. Fui eu que tive o “horror” de o ligar pela primeira vez e o configurar… Senti-me perfeitamente “like a noob” ou como se diz em português “um burro a olhar para um palácio” . Passei à minha colega para começar a trabalhar nele e já sabia que uma vez que eu odiei, ela iria odiar 1000x mais… Ainda incentivei com “isto é ultima geração”, “é só uma questão de hábito” e assim foi… Odiou mais que eu…
Pesquisei e encontrei esta ferramenta “Classic Shell”. dá para adicionar o menu iniciar ao estilo 95, XP e W7 e ainda algumas outras configurações como também um recurso para alterar a aparência do Windows Explorer e do Internet Explorer.
Só gostava saber como consegue você e a sua colega usar um smartphone! As interfaces são totalmente diferentes!!!
Só gostava saber como consegue você e a sua colega usar um smartphone! As interfaces são totalmente diferentes!!!
“, mas a Microsoft acabou por ceder e trazer de volta o Menu Iniciar, na sua forma mais básica e original, ”
Really? É do start menu do win95 a este, ainda vai um bom bocado… Não é a forma mais básica nem a original.
O Meu Pc está com erro critico no menu iniciar e a cortana não está funcionando e não sei o que fazer alguém pode me ajudar.