A Cortana irá passar a ensinar os utilizadores a usar o Windows 10
O Windows 10 é um sistema operativo bastante intuitivo e de fácil utilização. No entanto, nem todos os utilizadores têm a mesma vivacidade e experiência a usar e navegar no Windows.
Plenamente consciente desta realidade, a Microsoft poderá estar a planear implementar uma funcionalidade na Cortana em que esta seria capaz de guiar e apresentar o sistema operativo ao utilizador.
A Microsoft atualmente tem sites dedicados a suporte, resolução de problemas e apresentação do seu sistema operativo. Contudo, muitos utilizadores desconhecem esses endereços e por isso a Microsoft quer implementar estar soluções no próprio sistema operativo. Aparentemente, a solução usada será através da Cortana, mais concretamente da nova funcionalidade "Follow Me".
Tal informação foi disponibilizada pelo utilizador do Twitter WalkingCat, famoso pelas suas fugas de informação e rumores. WalkingCat publicou um tweet onde desvenda o nome da funcionalidade e um pequeno video onde a podemos ver em ação.
No video, que entretanto foi apagado do Twiter, podemos ver que o utilizador está com dificuldades em emparelhar um dispositivo por Bluetooth e a Cortana, através da funcionalidade "Follow Me", encaminha-o pelo sistema operativo, indicando todos os passos necessários à execução da tarefa.
Se o utilizador quiser cancelar o apoio da Cortana durante a execução do processo, basta clicar na tecla "Esc" e poderá terminar o procedimento sem a intervenção da assistente.
Esta nova funcionalidade da Cortana será bastante útil, especialmente para os utilizadores menos familiarizados com o Windows 10. Para além disso, a Microsoft está cada vez mais a inserir e implementar novas funcionalidades na Cortana que a tornam mais unida e entrosada com o próprio Windows 10, resultando desta forma numa experiência mais abrangente e rica.
Ainda não é conhecida a versão do Windows 10 com a qual esta nova funcionalidade da Cortana será lançada, mas o mais provável é que chegue nas versões seguintes à Fall Creators Update, que será lançada já no dia 17 deste mês.
Este artigo tem mais de um ano
Ja podia ter sido feito antes agora ja todos conhecem o sistema operativo pelo menos o básico
Roma e Pavia não se fizeram num só dia.
Um SO é um Software complexo e enorme, e ainda mais o Windows, que á mais completo e complexo que qualquer dos seus concorrentes, isto é uma adição que não seria necessária, se mão fosse lançada ninguém notaria a sua falta, por isso só temos de ficar contentes pela sua chegada, e nunca é tarde para algo que possa vir a facilitar a vida aos utilizadores.
estou mais interessado em saber se o cortana vai ter idioma PT e não PT-BR…
Outra vez não vai ter para os burros da América nao ha pt pt so pt br e ja gozas
por saber isso é que disse o que disse, nós portugueses o cortana não serve para nada se não for no Idioma PT-PT e não PT-BR pois não somos brasileiros nem temos os mesmos conceitos de interpretação para a mesma coisa…
mas os Génios da Microsoft ainda não aprenderam isso, que Português e Brasileiro são línguas semelhantes não iguais…
Não existe língua brasileira mas sim sotaque brasileiro.
Fantástico Windows 10. O melhor de sempre. Só falta cortana em pt-pt
E quem ensina a usar a Cortana? Existe uma criatura chamada de usuário…!
era o que faltava na ms.. ja nao chega fazer do hardware do pessoal deles agora ainda querem ensinar como se usa… entao esta bem
Vamos mas é por a cortana em Português !
Fala-se tanto neste cortana aqui como se existisse em portugal, mas o mesmo nem existe cá e nem data prevista tem para surgir em Portugal.
Foi uma luta frustrante que travei com alguns colegas meus na altura que trabalhava para a Microsoft, a falta de conhecimento, de profissionalismo, o medo de mudar regras e processos, a falta de mão-de-obra Portuguesa, tudo isso foram razões para que essa luta fosse infrutífera. Para ser sincero, acho que até acabei por ser prejudicado, (passando a ser visto como racista talvez), pois os Brasileiros defendiam que eu não tinha razão para criar aquele alarido, e como eles eram mais que 2 Portugueses (eu e mais um resistente), acabámos por ser colocados em “mute” em relação a este assunto. Por isso, o que eu aconselho a fazerem, cada um de nós o deveria fazer, é fazer alusão a isso cada vez que recebemos um pedido de feedback, cada vez que contactarem o suporte, cada vez que a oportunidade surja para nos fazermos ouvir.
Farei com certeza alusão no feedback que me pedem lá de vez em quando. Obrigado
Tu devias era ser o CEO da Microsoft.
😉
Não exageres. Quem me dera, .as não é nada fácil chegar a qualquer cargo “maiorzinho”, quanto mais a CEO.
Diga-me uma coisa: o cortona está em inglês americano para utilizadores do reino unido? Afinal os americanos também são mais.
Caso a sua resposta seja não,não se preocupe, você não foi racista só um profissional competente. O racismo está na própria Microsoft e institucionalizado na empresa.
Concordo plenamente com o que o Gonçalo disse. O que está a acontecer com o português de Portugal muito em especial nas aplicações informáticas em geral… face a outros idiomas, ( inclusivé com o mesmo número de falantes ou ainda menos… ), só porque existe um Pt-br… é já no presente e creio que continuará no futuro, um grande inconveniente e desvantagem para toda a sociedade portuguesa, no dia-dia, na área profissional e em geral… poderá vir a comprometer ainda mais o nosso desenvolvimernto futuro. Dá que pensar isto de estarmos a ser “colocados na prateleira”… do esquecimento. Temos de ACORDAR !…
Alexa!
Realmente é preciso tirar um curso…
Como é que a Cortana vai ensinar a usar o windows 10 …..caso ele esteja em PT-PT ?
Alguém tem de “ensinar” primeiro a Cortana 😀
Seria difícil explicar de forma correcta, terias de perceber um pouco sobre a forma como a programação, frameworks proprietários, e grandes projectos de programação funcionam, mas eu vou tentar de forma simples elucidar essa tua duvida.
Cada elemento tem um ID (tal como o nosso cartão do cidadao), cada vez que se quer interagir com o elemento, faz-se através desse ID, e não através das sua propriedades (o texto incluído dentro de cada elemento é uma propriedade). Ou seja, imaginemos que temos um botão que tem o ID = “closeBtn”, imaginemos que queremos mudar o texto dentro desse botão para algo que faça sentido na lingua que o sistema está a usar, então vamos verificar a lingua, mudamos a propriedade correspondente ao valor que queremos apresentar atribuindo-lhe esse mesmo texto como o seu novo valor, isso é feito através do ID, o mesmo acontece quando verificamos por exemplo um click num elemento de uma página, isso é feito através de um ID, não através do conteúdo do elemento.
Isso aplica-se ao reconhecimento de voz também, tudo funciona por complexos algoritmos que funcionam conforme a lingua em utilização, pois cada lingua tem as suas construções gramaticais, regras, etc. Neste caso tudo se torna muito mais simples pois isso não se torna um problema aqui. As instruções faladas funcionam como que uma coleção de frases “pré-preparadas”, para cada uma das línguas disponíveis, e quando é preciso o sistema vai a essa colecção buscar a frase correspondente a uma determinada situação, na lingua que se quer.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco, não foi a maneira mais correcta de o explicar, mas talvez seja simplificada o suficiente para te demonstrar como estas coisas funcionam.
Que venha o Cortana em PT-PT, pq o resto é conversa!!
Sempre a inovar mas disponibilizarem a cortana para português de Portugal é que não vemos tão cedo.
Já Agora algum de vós me poderia explicar como configurar o Cortana mesmo em Inglês num pc ?
Pois não sei como se processa. Obrigado a quem se disponibilizar a explicar.
Mudas a região para o Reino Unido, reinicias o PC e já podes activar a Cortana.