Copilot já pesquisa ficheiros no Windows 11! Mais rápido e preciso que o Windows Search
O Copilot assume um papel importante dentro do Windows 11. Esta IA surgiu para ajudar os utilizadores e agora acaba de receber mais uma novidade neste campo. Já consegue pesquisar ficheiros no Windows 11 e fá-lo de forma mais rápida e precisa que o Windows Search.
A inteligência artificial incorporada no Windows 11, o Copilot, deu um passo em frente. Isso surge com o lançamento de uma nova funcionalidade que permite pesquisar ficheiros diretamente no armazenamento local do computador, incluindo os sincronizados do OneDrive.
Isto passou a estar agora disponível para todos os utilizadores, sem necessidade de uma subscrição do Copilot Pro ou de fazer parte do programa Insider. Esta ferramenta utiliza o sistema de indexação de pesquisa do Windows para localizar documentos rapidamente.
Simplificando, ao contrário do motor de pesquisa tradicional do sistema, o Copilot consegue agora encontrar ficheiros que muitas vezes não aparecem nas pesquisas convencionais. Este é um salto qualitativo que muitos solicitavam há algum tempo e que melhora uma funcionalidade do Windows 11.
O assistente converte então as instruções do utilizador em consultas diretas ao Explorador de Ficheiros. Isso leva a que uma frase natural seja traduzida internamente num comando de pesquisa que atravessa nomes de ficheiros, extensões e metadados.
Isto torna o Copilot mais rápido e preciso do que o motor de busca clássico do Windows. De qualquer forma, e segundo o que foi conhecido, esta nova funcionalidade está limitada por defeito às pastas Documentos e Downloads, embora felizmente o seu âmbito possa ser ajustado nas opções de privacidade do sistema operativo.
A Microsoft também inclui uma opção para permitir que o Copilot não só localize ficheiros, mas também leia o seu conteúdo. De qualquer forma, a Microsoft reitera que esta não é uma ferramenta concebida para substituir o Explorador de Ficheiros, mas sim um complemento, com uma abordagem mais natural e intuitiva.

























O windows search morreu do windows XP para cima … Sinceramente não era preciso muito para fazer melhor … bastava que funciona-se….
Usa o everything, o pessoal aqui do trabalho usa sempre o everything, especialmente na NAS que assim não precisa de estar a percorrer os diretórios para os listar e pesquisar…
…bastava que funcionasse…e não funciona-se. Usas o Linux?
Dados fresquinhos que a Microsoft adora…
Então se os procura mais rápido é porque já se alimentou deles, ficando tudo exposto na internet.
Para pesquisa de ficheiros, para mim, não há melhor do que o Everything. No arranque do Windows cria uma base de dados de todos os ficheiros de todos os discos/volumes (é possível excluir pastas e também arquivos por nome ou extensão) e a partir daí a pesquisa é instantânea até mesmo em comput@dores mais antigos e já considerados bastante fraquinhos.
A criação da base de dados inicial também é bastante rápida e o índice de ficheiros é actualizado sempre que se apaga, cria, copia ou se move um ficheiro.
Tem opções com fartura nas definições, entre muitas outras: múltiplas janelas de pesquisa, acrescentar automaticamente novos volumes fixos e/ou removíveis, menu de contexto no Explorador de Ficheiros para pesquisa só em determinada pasta, ícone na área de notificação…
É muito simples de utilizar, muito rápido e sempre eficaz.
Eu sempre tenho a pre indexação do windows desligada. Basta ter as coisas bem “arrumadas” que raramente é preciso procurar.
Spyware da Microsoft! Boa sorte!