PplWare Mobile

Como usar o Kit português anti-espionagem da CNPD?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Auron says:

    “A Comissão Nacional de Protecção de Dados lançou hoje uma ferramenta”, “tem como principal objectivo garantir a privacidade dos utilizadores online.”

    Eles andam ai. Não há como negar. Todos sabemos, mas quando quando a Comissão Nacional de Protecção de Dados disponibiliza esta ferramenta é uma “Red flag” como os americanos dizem.

    É do controlo da informação que vem também segurança. Mas acima de tudo é o controlo que eles procuram. E quantos mais actos terrorista, mais desculpas tem para invadir a nossa privacidade

    • Ze says:

      “..desenvolvida pelo Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3Priv) da Universidade do Porto..” uma pequena diferença nessa parte da “reg flag” xD

    • Nelson says:

      Mesmo á tuga, uma organização que defende os cidadãos, e vêm cuspir para o ar…

      • John Smith says:

        Se leres um pouco e fizeres algumas pesquisas no google rápidamente percebes que existe todo um interesse em levar as pessoas a acreditarem que a utilização deste tipo de sistemas protege os seus dados. As pessoas pensam que as ornagizações são as “boas” da fita, e estas, ao mesmo tempo têm backdoors para espiar. Não estou a dizer que esta aplicação tenha, mas a verdade é que o facto de ter sido desenvolvido pela universidade do Porto pode apenas ser um alibi.
        Não existe muito interesse em espiar as comunicações de um utilizador comum. Normalmente as espias fazem-se por um único motivo: Neutralizar ameaças terroristas antes que estas aconteçam. Ainda assim, é irritante saber que têm a possibilidade de o fazer, mesmo utilizando Tor

  2. Paulo says:

    Duas críticas:
    1) é de mim ou não há referência à rede TOR nem ao TORBrowser?
    2) um email-client? a sério? mesmo mesmo? não foi copy/paste do artigo “depois de instalar o XuXuXuntu345”?

    Uma sugestão:
    é provável que já tenham publicado mais que um artigo sobre isso mas reavivar a utilização de chaves públicas e privadas parece-me útil.

    Cumprs

  3. Pedro says:

    Boas, estava agora a instalar na pen o programa e deu-me um erro de uma das coisas que não consegiu passar, eu decidi ignorar e continuar a instalacao, ainda esta a instalar, mas será que causara grande problema?

  4. Canelas says:

    Qbittorrent?! Ai se as associações de direitos de autor sabem disto…

    • Paulo Santos says:

      Pois… +1

    • Nuno Vieira says:

      O BitTorrent não é ilegal nem viola direitos de autor.

      Eu quando descarrego distribuições linux, libreoffice,… uso o bittorrent! Estou a fazer algo ilegal? Não!

      Existem pessoas que usam a rede bittorrent para violar direitos de autor, mas isso não quer dizer que a tecnologia seja ilegal. Se não daqui a pouco http, ftp, sftp,… também são ilegais porque também podem ser usados para quebrar direitos de autor.

      • Canelas says:

        Eu sei Nuno Vieira. Mas para algmas organizações de “defesa” dos direitos de autor, incentivar o uso deste programas é a mesma coisa que cometer um crime.
        😉

  5. jrgaugusto says:

    Tenho esses programas numa pen porteus linux – qual é a diferença?

    • Nelson says:

      A diferença é que essa pen é para windows, e não tens de fazer boot para linux.

    • leor says:

      O nelson não sabe o que diz.
      A diferença é que com um estás a usar no Windows e no Windows só. Com o porteus estás a arrancar um sistema operativo com base em linux que é mais seguro.
      Podes usar ambos onde quiseres mas o Porteus dá mais jeito se o PC em que te encontras tenha senha de administrador ou seja um lixo em termos de velocidade com o Windows.

  6. v99 says:

    Ha umas semanas atras veio a publico que a Pj estava a tentar comprar material para interceptar conversas no skype e outros, agora a CNPD lanca este kit. Ring a bell?!!!!!!

  7. says:

    Boas.
    Quando tento criar a nova password no TrueCrypt, eçe pede a password actual. Podem-me informar qual é?
    Obrigado

  8. Gil Von Doellinger says:

    Entro no site indicado para proceder ao respectivo download mas aparece-me isto: o Native Client não é permitido. Não consigo fazer o download. Alguma sugestão?

    Cumprimentos.

  9. Gomes says:

    O mais interessante é que nas aplicações que serão instaladas, não aparece em lado nenhum aquele que para muitos é o browser mais “XPTO” em tudo, ou seja o CHROME!! Porque será?!! Tenho dito, quem quiser mais privacidade ao navegar na net, uma das coisas passa por usar o FIREFOX!

  10. zeca says:

    ou seja, pegaram no portable apps e “criaram” uma pen mágica… uau!!!

  11. Blueparty says:

    O firefox já vem todo configurado para a privacidade ou é preciso configurar ainda alguma coisa? Qual a configuração semelhante no chrome?

  12. João Faria says:

    O que eu vejo somente, são as aplicações que já uso à muito tempo na minha pen. Nada de novo.

  13. João Faria says:

    Que eu saiba, estas aplicações são desenvolvidas e adaptadas pela Portableapps.com, não têm nada de português.

  14. orpretsaM says:

    Bem, eu vejo vantagens neste software…

    → Ao levares este software na pen podes:
    • Atualizar as apps bem fácil e alerta se existir
    atualizações;
    • O software alerta para a mundificação do autorun.inf;
    • Ao estares no PC que não é teu podes usar as apps
    integradas para te protegeres…;
    • Podes sacar mais apps;
    • Tens apps que talvez não conhecias e vais passar a
    usar porque dão muito jeito;
    • Também podes integrar as tuas próprias apps…;
    • Entre muitas outras utilizações que podes dar a este
    software…

    Eu acrescentei novos apps, no meu PC não costumo usar o firefox do software porque com aqueles extras todos fica muito lento e sei que o que vou fazer não é muito importante. Eu tenho por hábito modificar as configurações do browser e acrescentar alguns extras mas nem todos sabem fazer, e este software é uma mais valia para essas pessoas.

  15. paulo g. says:

    Uma pen com linux faz o mesmo trabalho, mas com mais aplicações… e segurança.

  16. José Simões says:

    isto é um ripoff the

    http://portableapps.com/

  17. Blueparty says:

    O Firefox portable que vem neste kit quase não é usável de tão lento que é, e está sempre a crashar. Também vos acontece? O que poderá ser?

    • leor says:

      É falta de cuidados por quem criou esse instalador. Melhor que isso é meter um sistema como Tails ou Netrunner numa pen e utilizar a partir daí, Linux é sempre mais seguro que Windows

  18. Blueparty says:

    Confirmam portanto que esta aplicação tem o browser muito lento, certo? É fácil instalar esses programas que referiste? nunca mexi em linux.

    • leor says:

      Linux é fácil, é diferente, mas depois de perceber como se instala programas, customiza o ambiente de trabalho e afins vai ser como se tivesses usado Linux (mais propriamente Ubuntu ou Linux Mint) toda a vida.
      Em vez de fazer uma mudança de sistema, visite o website da Comodo e instale o navegador deles que já vem com toda essa segurança contra virus e espionagem. Eles disponibilizam 2 navegadores:
      Icedragon – baseado no Firefox com segurança absoluta
      Dragon – baseado no Chromium com segurança absoluta

      Garanto por mim que vai ter algo muito melhor do que esse kit anti espionagem da treta.

  19. joao says:

    qual e a password padra0 😮

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.