Quantcast

Não tem atualizado o Windows 10? Microsoft vai fazê-lo automaticamente por si

16 Comentários

Manter o Windows 10 atualizado é um processo simples e que decorre de forma quase automática. Apesar deste processo garantir a segurança dos dados dos utilizadores, muitos optam por recusar as atualizações.

Para prevenir estas situações, a Microsoft vai agora começar a atualizar as máquinas que têm versões mais antigas e que vão ser descontinuadas. Os utilizadores não vão ter qualquer intervenção ou controlo.

Windows 10 Microsoft atualização utilizadores

Windows 10 vai ter uma atualização forçada

Será a partir de novembro que a versão 1803 do Windows 10 deixará de receber atualizações. A versão chega nessa data ao seu fim de vida e isso poderá ser um problema para muitos. A Microsoft quer evitar inegavelmente esta situação e tem por isso uma solução.

Vai começar a forçar a atualização desta versão do Windows 10, de forma automática. Também as versões anteriores, já em fim de vida, vão ter o mesmo tratamento sobretudo por parte da Microsoft. Falamos de versões que têm pelo menos 1 ano sem qualquer correção ou atualização.

Processo não requer intervenção dos utilizadores

Para tal vai ser usado um mecanismo que recorre a machine learning para gerir o processo. Este vai, de forma gradual, oferecer a mais recente atualização do Windows 10 aos utilizadores. A diferença agora é que não poderá ser recusado e será posteriormente instalado automaticamente.

É a primeira vez que a Microsoft irá tomar uma abordagem tão radical. Tudo começa com a atualização de maio de 2019 e passará a ser padrão para o futuro. Sempre que uma das suas versões for expirada, tratará de forçar a atualização entretanto.

Windows 10 Microsoft atualização utilizadores

Uma grande mudança da Microsoft para o Windows 10

Curiosamente, esta foi também a versão em que a Microsoft terminou com as instalações automáticas das novas versões, anteriormente usadas. Assim, passam a ser propostas aos utilizadores e apenas com a sua autorização são descarregadas e instaladas.

Esta mudança da Microsoft pretende principalmente garantir a segurança dos equipamentos e dos dados dos utilizadores. Querem ainda garantir a boa saúde do seu ecossistema e dos muitos elementos que o compõem. Naturalmente que muitos utilizadores vão discordar desta medida, por ir contra a sua liberdade de decisão.

Comentários

16
  1. MC
    mc

    Na última versão 1903 a pen não arranca no meu velhinho VAIO. Fiz o upgrade através do Setup.

  2. AF
    AF

    Alguma coisa correu mal nos últimos dois parágrafos. As ideias não batem certo.
    Se o utilizador decide se atualiza, ou não, terá, com certeza, mais liberdade de escolha.

    1. FE
      Fernando

      “A diferença agora é que não poderá ser recusado e será posteriormente instalado automaticamente.”

  3. JG
    José Gaspar

    Mais uma vez a Microsoft e o seu vicio de mandar nas máquinas dos utilizadores. Não seria mais sensato deixar isso ao critério de cada um? … Quem quiser atualizar que o faça por sua própria conta! Agora forçar? É mesmo á Microsoft … :O

  4. CA
    Casuístico

    Atualizações de segurança devem ser sempre feitas assim que surge alguma. Já atualizações de build melhor esperar uns três meses para que haja tempo da MS lançar correções de bugs. Qualquer ação em contrário, tirando a liberdade de escolha, será negativo. Saudações.

  5. FL
    Flavius

    Não percebi nada…o que e automático, o que não e ?
    Podem ser mais esclarecedores para os leigos?

  6. LS
    Luis Silva

    A aplicação para travar os updates faz milagres em máquinas com pouco armazenamento, tenho em casa uma máquina dessas a ultima versão do windows 10 é má para o pc graças à brilhante ideia do espaço reservado para as atualizações.

  7. UT
    Um leitor tuga

    Já está a fazê-lo…
    Ainda esta semana fui jantar, deixei o meu PC ligado, e quando voltei estavam a fazer atualizações no meu Windows 10, e eu com um trabalho importante em mãos.
    Que nervos… Porcaria de SO

    1. JO
      José

      Curioso eu estava a terminar um ensaio e no entanto fez a actualização e nada me foi alterado, mantendo após a actualização tudo o que tinha aberto.

      1. UT
        Um leitor tuga

        Eu deixei tudo guardado, felizmente…
        Resultado: o of reiniciou, e tive de reabrir tudo o que tinha aberto.

        1. UT
          Um leitor tuga

          PC

  8. RG
    Renato Gomes

    O titulo deveria ser este:
    Não tem problemas no Windows 10? Microsoft vai trazê-los automaticamente para si. 😀

    Quem tem máquinas antigas com W10, esses problemas vão ser recorrentes.

  9. SÉ
    Sérgio

    “Os utilizadores não vão ter qualquer intervenção ou controlo” Lol! Feel the wrath of shao khan!

  10. OA
    Olhos azuis

    Acho muito bem!
    É uma falta de segurança enorme não estar atualizado.
    O problema é quem tem trabalhos a meio, mas espero que haja uma solução em breve do tipo restaurar um documento Word não gravado

  11. MF
    Miguel Ferreira

    Se tenho um sistema que já funcional mal com os updates ainda vai ficar pior, onde trabalho, todo o santo dia que há updates tenho problemas, abençoado Windows 10 …

  12. FE
    Fernando

    Windows 7 Forever!

Deixe um comentário