As aplicações do Windows 10 começam a chegar à Windows Store
A Microsoft quer fazer da Windows Store o ponto central onde os utilizadores do Windows 10 vão obter as suas aplicações. Para isso tem estado a criar as formas necessárias para os programadores terem as suas aplicações convertidas e disponíveis.
Depois de termos mostrado que tinham surgido na Windows Store as primeiras aplicações do Windows, ainda que de forma discreta e inacessíveis, estas ficaram finalmente disponíveis para todos os que estão no programa Insiders.
A chegada destas aplicações à loja do Windows mostra que o projecto Centennial está terminado e pronto para os programadores o usarem. Este é um dos projectos da Microsoft dedicado a converter aplicações para serem usadas no Windows 10.
Para já as aplicações disponíveis são as que existem de base no Windows, utilizadas pela maioria dos utilizadores. São aplicações Win32 e que aparentemente não sofreram qualquer alteração, para além da conversão para poderem estar na loja.
- Wordpad na Windows Store
- XPS Viewer na Windows Store
- Microsoft Character Map na Windows Store
- Windows Fax and Scan na Windows Store
Como referido, estas aplicações podem apenas ser usadas por quem estiver a usar a mais recente versão do Windows 10 para Insiders e podem ser obtidas e instaladas directamente da loja do Windows.
Tal como antes também ainda não é possível usar estas aplicações nos dispositivos móveis, estando limitadas ainda ao Desktop.
Apesar de serem aplicações que todos conhecemos e que estamos habituados a usar, a Microsoft resolveu fazer delas um bom exemplo do que pode ser facilmente conseguido usado o Desktop App Converter.
Com estes exemplos espera atrair todos os programadores que têm as suas aplicações espalhadas pela Internet, trazendo-as para a loja de aplicações do Windows.
Este artigo tem mais de um ano
As apps do windows 10 estao finalmente a chegar.a store do…. windows 10. Fantastico!
Mas… são programas que já vêm com o W10! Nem dão para desinstalar… Quem vai instalar uma app que já tem o programa instalado? Esta situação leva-me à dúvida que tenho há muito tempo e que nunca obtive uma resposta convincente… Qual a mais-valia de uma app em relação a um programa “tradicional”? Como por exemplo, no Skype, qual a diferença entre os dois suportes, o que me faz escolher um em detrimento de outro???
Julgo que num futuro próximo (quem sabe já no Update de Aniversário) as apps tradicionais irão desaparecer e dar lugar a estas novas versões. Só assim faz sentido! Mas até lá, enquanto se prepara tudo, continuam a coexistir as duas versões.
O objectivo é substituir uma versão pela outra. O que acontece é que as versões da store/universal apps ainda estão em fase beta e servem neste momento para insiders testarem e dar feedback. Provavalmente no anniversary update, a atualização substitua umas pelas outras
A Microsoft acordou bastante tarde
Porque? Por ser a pioneira neste tipo de solucao? Os ETs inventaram isso primeiro, a MS ja veio tarde. LOL, Mais um que nao sabe o que diz. gajos como tu deviam limitar-se a ler e aprender, ou entao visitem apenas websites com cartoons, pode ser que consiga entender o que leem e saibam sobre aquilo que comentam.
Acordou bastante tarde porquê? A loja está a ser um sucesso. Está bem mais recheada que a loja do macOS, para minha pena, que uso esse sistema operativo.
Queria muito ver uma app do Facebook, do Messenger, do Whatsapp (que deixe usar a mesma conta que no smartphone) para Mac.
Nesse aspeto a Microsoft está muito à frente.
Só falta mesmo o file explorer sofrer uns updates a nível de UI para ficar mais parecido ao ambiente windows 10.
Já existem rumores que eles estão a preparar isso mas duvido que saia neste aniv update :s
Ja começou a fase de bug fix nas versões insider. A partir de agora os updates vão começar a ter muito mais bug fixes do que propriamente conteúdo novo 🙂