Análise: Pode o Windows 10 Mobile substituir um computador?
A Microsoft tem no Windows 10 Mobile uma parte importante do seu futuro. Muito para além dos desktops e da Xbox, a empresa de Redmond quer que os dispositivos móveis representem uma fatia grande do seu sucesso.
Para criar muito mais que um sistema operativo, tornou real algo que era esperado há muitos anos. O Pplware testou o Continuum e avaliou até que ponto este pode substituir um PC. É um conceito vencedor e que de certeza fará parte do futuro da Microsoft.
Tornar um smartphone num computador pessoal é uma ideia que é perseguida há muito. Todas as capacidades de computação estão presentes e apenas falta transpô-las para uma interface.
A Microsoft deu um passo sério neste sentido quando deu a conhecer ao mundo o Continuum. Agora, com um Lumia e a Display Dock, passamos a ter um Windows 10 dentro do Windows 10 Mobile, sem que o utilizador perceba que está a usar o seu smartphone.
O que é o Continuum?
Quando decidiu tornar o Windows 10 uma plataforma universal, a Microsoft quis trazer para todas as suas plataformas uma experiência transversal e uma facilidade de utilização única.
Com os sistemas operativos de smartphone isto pode ser complicado e por isso optou por criar uma alternativa, que permite replicar num qualquer ecrã a experiência do Windows 10, recorrendo a um simples smartphone. Isto é o Continuum, a criação de um Windows 10 dentro do próprio Windows 10 Mobile, que permite termos um PC completo dentro do nosso smartphone Lumia.
Como não podemos simplesmente ligar o nosso smartphone a um monitor, a Display Dock é o elemento que faz a transição entre o universo móvel do Windows e o Desktop.
Com as Aplicações Universais este caminho está mais simples uma vez que estas se adaptam, quer ao dispositivo quer ao ecrã onde estão a ser usadas, mantendo todas as funcionalidades, mas adaptando-se à área útil que está disponível.
Com uma pequena doca conseguimos assim ter um PC completo e um Windows 10 que nada deve à versão mais completa. A Microsoft foi ao ponto de replicar a interface, para assim não haver diferenças de utilização.
O que traz a Display Dock da Microsoft
Como dissemos antes, a Display Dock é o acessório que a Microsoft criou para conseguirmos tornar o nosso smartphone com Windows 10 Mobile num PC completo. O Windows 10 que todos já conhecem está presente e, com apenas alguns pormenores de diferença, pode se usado da mesma forma.
Para além da própria Display Dock, este conjunto traz ainda um transformador com cabo USB Tipo-C e um cabo de ligação ao smartphone, também ele do tipo USB Tipo-C.
Mais nada é apresentado e também, em boa verdade, mais nada é necessário. Os restantes elementos, o teclado e o monitor, podem ser encontrados em qualquer local onde vamos querer trabalhar.
Com uma porta de ligação USB Tipo-C à frente, para ligar o Lumia, a Display Dock concentra na sua parte de traz a maioria das ligações. Aí podem encontrar 3 portas USB 2.0, uma porta de ligação HDMI e uma porta DisplayPort. É também aqui que se encontra a porta de alimentação, também USB Tipo-C.
A Display Dock tem um formato muito simples de transportar, por ter dimensões reduzidas (64x64x26mm), algo que se esperava de um equipamentos destes, dada a sua utilização "em trânsito".
Algo que se nota de imediato é um peso anormalmente grande para um objecto tão pequeno. São 230 gramas, mas a verdade é que este pode ser propositado, para evitar que a Display Dock possa ser arrastada durante a utilização.
Usar a Display Dock da Microsoft
Algo que se destaca de imediato na Display Dock é a sua simplicidade de instalação e a ausência de qualquer configuração. Depois de ligada ao monitor e ao teclado, só resta mesmo fazer a ligação ao smartphone para que fique pronta a usar.
A sua reduzida dimensão torna-a muito simples de ligar, com os cabos a ficarem arrumados de imediato. Com três portas USB facilmente podem ligar um teclado e um rato, deixando ainda uma porta livre para ligar outro periférico.
A ligação ao smartphone é ainda mais simples, sendo feita pela frente, com um cabo USB Tipo-C. Basta ligá-lo e o Windows 10 Mobile reconhece de imediato a nova doca, apresentando o Windows 10.
A utilização de um teclado ou de um rato não é obrigatória, uma vez que o Windows 10 Mobile quando está em modo Continuum oferece ao utilizador um rato no ecrã do smartphone e até um teclado, de dimensões muito reduzidas.
Importa ter alguma atenção com a utilização do Continuum e da Display Dock. Apenas 2 smartphones Lumia suportam, para já, esta tecnologia: os topo de gama da linha Lumia. Isto significa que para já, apenas os Lumia 950 e Lumia 950 XL podem ser usados.
Mas a Microsoft não fechou a porta do Continuum e novas marcas estão a investir neste conceito. A HP com o seu Elite X3 tem esta tecnologia presente e outras ofertas estão prestes a chegar ao mercado.
A própria Microsoft não o irá abandonar e em breve também ela deverá apresentar novos dispositivos com suporte para o Continuum.
O Windows 10 Mobile como alternativa ao computador
A grande dúvida da maioria dos utilizadores está mesmo nas capacidades que este conceito pode trazer para o Windows 10 e se este sistema operativo pode substituir um desktop tradicional.
A resposta aqui é ambígua e pode pender para qualquer um dos lados. A verdade é que esta é uma versão quase completa do Windows 10, com acesso a todas as ferramentas do Office, Edge e outras que são essenciais a um utilizador.
Há no entanto ainda algum trabalho a ser feito por parte da Microsoft e dos programadores. Apenas as Aplicações Universais podem ser usadas neste modo Continuum, e isso pode limitar a utilização.
No entanto, e olhando à oferta de aplicações que pode ser encontrada, a Display Dock e o Continuum podem ser usadas sem qualquer problema, conseguindo dar aos utilizadores as ferramentas necessárias para o seu dia-a-dia.
Pode o Windows 10 Mobile substituir o seu computador?
Não há qualquer dúvida que este é um conceito vencedor da Microsoft e que mostra bem a capacidade da empresa em inovar e apresentar novas soluções num mercado cada vez mais saturado.
O Continuum e a Display Dock conseguem explorar ao máximo o vosso smartphone, fazendo dele um computador pessoal, com todas as ferramentas necessárias.
Tem a vantagem única de ser portátil e de se ligar facilmente a qualquer monitor e a qualquer teclado e rato, dando ao utilizador um posto de trabalho pronto e a funcionar em poucos segundos.
Não há configurações ou sequer instalações. Tudo é simples, rápido e sem complicações. Um simples monitor com uma ligação HDMI dá acesso instantâneo ao Windows 10.
O preço que a Microsoft está a comercializar a Display Dock torna-a num acessório interessante e que a maioria deverá ter interesse. São apenas 119 euros, que facilmente são recuperados.
Este será parte do futuro do Windows 10 Mobile e um factor importante para a sua aceitação no mercado empresarial. Importa agora alargar a aceitação por parte dos fabricantes e dos próprios utilizadores. O principio do Continuum está criado e provado, resta agora a sua aceitação, por parte de todos.
O Pplware agradece à Microsoft a cedência do Continuum para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Pareceu-me um pouco lento…
Estamos a falar de um Telemóvel com processador ARM.
Não podes querer milagres. O conceito já está quando a tecnologia mobile evoluir, já não vais notar esse lento.
não o ligues é um troll que quer atenção. só isso
Eu? Só constatei um facto – é lento.
Não estou a dizer que há melhor que isto porque simplesmente não existe nada que se compare com isto. É inovação, mas tem que ser aperfeiçoada.
Por acaso existe. Quem primeiro aplicou o conceito foi a Canonical. Sim a M$ está a ultrapassar como seria normal.
O ubuntu ja tem algo parecido. Nao quero tirar mérito a MS mas a primeira vez q ouvi falar de algo parecido foi através do ubuntu.
Os milhões da MS devem ter ajudado a levar o conceito a outro nivel
Tens razão, o Ubuntu foi o primeiro mas o sistema da Microsoft permite usar o telefone normalmente enquanto trabalhas no modo continuum, atender chamadas, etc sem interromper o que estas a fazer no ecrã. No fundo o telemovel e o Continuum, são sistemas separados.
Tenho o Lumia 950 e esta bem mais rapido que neste video.
O conceito, apesar de ainda estar no inicio da sua vida, ja esta bem amadurecido e mostra bem o seu potencial. Uma tecnologia unica, util, e num futuro proximo tera tudo para poder substituir qualquer PC.
É tudo menos lento, em coisas simples como navegar na Internet ou ver vídeos em HD não noto diferença em relação em relação ao meu portátil, e consegue ser mais rápido que um tablet Atom com windows 10 🙂
Ainda tem muitas limitações mas o conceito está muito bom e sem duvida que no futuro passará por este conceito.
Ta a usar um Touchpad.
Quanto receberam por esta “encomenda”?
Ainda por cima se fosse alguma novidade, mas isto já por cá anda há algum tempo… mais obvio era impossível.
Anda a onde?
Caro amigo, quando o 950 e o 950XL foram lançados no ano passado em portugal, tanto na Fnac como noutras lojas a doca Continuum vinha como oferta e parte do pacote. Está muito fora do que se passa já vejo…
Parabéns pelo post!
Além disso também gostei das fotos!
Quem me dera ter assim uma secretária arrumada 🙁
air play
airplay é no máximo comparável ao miracast
e obriga a ter mais um dispositivo, a apple TV
E isto não obriga ter a caixinha?
Não… Podes simplesmente fazer a ligação Continnum via Miracast e usares um teclado e rato bluetooth
@Nathan
Não, podes usar o Continuum sem fios, alías o HP Elite x3 Lap Dock não é mais que um portatil só com a bateria e o ecrã. tudo o resto é feito apartir do telemovel e podes o ter no bolso.
o Lumia 950(XL) tambem funcionam com essa lapdock pois o sistema é o mesmo.
para miracast o equivalente a airplay, nao
alias o miracast é muito mais que o airplay, duplica mesmo o ecrã, não é só streaming de musica, videos
@Tony o airplay duplica o ecrã, pode funcionar como segundo monitor ou simplesmente como stream para o ecrã.
MATARAM O WINDOWS RT, e AGORA QUEREM VOLTAR COM O WINDOWS 10 MOBILE, QUE É BASICAMENTE O O RT vERSÃO 10.
Só que com o Continuum não necessitas de comprar um Surface caríssimo à parte. Basta ligares o smartphone ao monitor e podes usar o ecrã do smartphone para qualquer função como se não tivesse ligado ao monitor. Isto enquanto usas o “Windows RT”, como lhe chamaste, no monitor.
O Acer Liquid Jade Primo tambem permite o mesmo e já foi lançado em Portugal
Substituir laptops? É plausivel. substitir desktops? Dúvido imenso pura e simplesmente pela parte de gaming desktops e do mercado VR gaming que se aproxima.
bem os proprios laptops substituiram muitos desktops, ficando o seu uso hoje praticamente para servidores. com a evolução da miniaturização da tecnologia, é provavel que o tamanho de um telemovel tenha as capacidades de hoje de um laptop
discos rigidos hoje podem ser substituidos por cartões microSD
ja quase nao se usa DVD e CD
basicamente estamos na era dos raspberry, penPC, e claro os W10M
Essencialmente que eu me estava a referir Tony, é à performance exigidia para gaming no seu melhor. Exemplo simples, um i7 num laptop é, regra geral, de baixa performance comparado com o i7 no desktop. Depois temos a questão de que maior performance gera maior calor o que requer melhor refrigeração logo mais espaço necessário para equipamento de refrigeração (problema atual de alguns octacores em telemoveis e parta da razão pela qual andam agora a aparecer graficas exteriores e sistemas de watercooling exteriores para laptops). E por ai podia ir mas não vou tornar isto mis extenso do que já está
sim concordo que não será para todas as aplicações, e certamente não para o mundo gamer para já, que até necessita de interfaces próprios em caso de ProGamer. Para já para casual gamer servirá certamente
Nem para gamer nem para tratamento de foto e video.
depende, corre o Adobe Photoshop Express muito bem, é claro que para coisas avançadas/pesadas e se for video, poderá ser limitado, nao faço ideia
Se tiveres uma máquina com Photoshop instalado podes editar fotos via Continuum fazendo Remote Desktop… De qualquer forma, a ideia do Continuum não é substituir um PC em todas as suas formas possíveis, mas antes dar uma ferramenta ao mercado empresarial e eventualmente aos consumidores menos exigentes que seja móvel, simples, prática e que lhe permita executar as tarefas do dia a dia sem ter que carregar um portátil atrás… Imagina por exemplo que trabalhas em Lisboa e tens uma reunião no Porto para mostrares algo de um projecto em desenvolvimento ou que simplesmente queres algo para rapidamente receberes emails, trabalhares em documentos, fazer apresentações, etc… levas apenas o telemóvel… é essa a ideia… potenciar a mobilidade
Sobre isso do Gaming, com as conexões usb tipo c e ligações a net de baixa latência, os jogos podem ser jogados externamente (como o meo jogos por exemplo)
E o problema nem é o gaming em si.
É que para haver gaming, os jogos tiveram de ser feitos em algum lado, e não foi num laptop ou num telemóvel de certeza…
Pplware os videos continuam a não funcionar na vossa aplicação para Android
No WP funciona.
É apenas ligeiramente interessante. É termos um pequeno tablet no bolso para o transformar num tablet gigante, com teclado e rato, ligando-o a um monitor. Não acredito que tenha um grande sucesso comercial.
HP explicando o porque de ter escolhido Windows 10 Mobile em vez do Android
https://www.youtube.com/watch?v=7zm_ewhJ04E&feature=youtu.be
+1
depois vamos ver o quanto vão vender
sim tenho dúvidas, existe neste momento uma grande inercia. Mas este claramente de ter um computador no bolso para uso profissional (digo mesmo correr as aplicações necessárias sem ser só email e office) e não precisar de andar com portátil é o caminho. Se será este telemóvel que vai quebrar o conceito não sei. Mas é o sistema operativo que abre a mente para outras possibilidades, é. Bem como tambem a seguir algo como o Hololens ou parecido será o passo daqui a uns anos
a história mostra que conceitos inovadores nem sempre são bem recebidos no início. quando apareceu o iPhone já existia os Nokia. Agora substituir um portátil + telemóvel, por um único telemóvel, ainda vai haver muita desconfiança.
2onz
A HP quando projectou o Elite X3 fez um estudo de mercado para saber como fazer um smartphone para o mercado empresarial e o Android não foi considerado como um OS ideal. A HP se quisesse metia lhe Android, não custava nada, mas não ia ao encontro dos interesses das empresas. Alias eles já têm acordos com pelo menos 30 empresas para o venderem. O principal foco de venda são as empresas, não o utilizador comum.
Olho a minha volta e vejo dezenas e dezenas de pessoas ou com android ou com w10m ou com ipad, mas invariavelmente toda a gente com um portatil com windows
vai ter um preço de 699 euros (860 euros com IVA incluído) fonte site tek. se fosse mais barato uns 560€ + ou – até se vendia. agora a este preço exagerado e não se sabe realmente se o windows mobile está morto ou não. LOL. depois é aquela cena das vendas do windows mobile sempre a descer
e no site tek também diz “mas se quiser juntar o HP Desk Dock e o Lap Dock ao smartphone terá de desembolsar 1.199 euros.”
Claro que depende das aplicações a correr!
Por exemplo, um arquitecto utiliza diferente de um gestor os seu computador
Claro que depende das aplicações a correr
para já, mas o conceito está lá e os processadores vão evoluir até isso já nao ser uma questão
Gosto muito desta ideia e já há muito tempo que espero pela mesma!
Presumo que o telefone também esteja a ser carregado quando ligado à dock, certo?
CORRETO.
O conceito está lá, aliás já vejo nos raspberry e afins a mesma intenção..
A Microsoft pode destacar-se dos outros, mas terá que saber lidar com os próprios problemas e com a eventual concorrencia que vai surgir.
Os gamers é claro que não estarão interessados porque têm outras necessidades, mas não deixam de ser um nicho ao qual este conceito não vai chegar.
Caríssimos, vejam as coisas da seguinte forma, a intel no mercado de consumo está a morrer, está a ser ultrapassada a passos largos por ARM onde cada vez se conseguem fazer CPU mais potentes, com menores consumos e menor produção de calor, aqui a Intel começa a perder terreno e todos os esforços de R&D parecem não ser match para os avanços em ARM, exemplo disso são as quebras de vendas da Intel e os seus layoffs.
Com a queda de vendas de computadores e o aumento de vendas de mobile devices parece-me que a plataforma vencedora a um longo prazo (5 a 10 anos) será ARM, daí a esta ser a aposta perfeita, a tecnologia já evoluiu tanto desde o iPhone que neste momento já deixa de fazer sentido usar ter conteúdos e apps exclusivas para mobility, cada vez mais faz sentido ter tudo em todo o lugar e a Microsoft consegue fazer isso com o Continuum, de lembrar que apenas agora a Microsoft lançou o kit para transformar as suas apps em universal apps, que é algo tão simples de fazer que até uma criança de 10 anos consegue fazer, só agora começa a ganhar tracção as universal apps, tendo ontem o Plex sido lançado como universal app, os devs só terão de fazer este caminho com as suas apps para poderem beneficiar das suas apps em plataformas mobile, vai-se acabar o desenvolvimento para desktop + mobile e vai dar entrada para desenvolvimento universal, onde uma app corre em qualquer plataforma, não é Windows 10 Desktop, IoT ou Mobile, é simplesmente Windows 10.
O 950 e 950XL apenas foram lançados não para vender, mas para mostrar aos fabricantes o potencial do Windows 10 e o que pode ser feito com ele, a HP já percebeu isso, agora vamos começar a ver outros fabricantes a vir atrás, isto vai ser semelhante à wave de surface, que começou como hobbie e já é 1B USD business e onde já existem fabricantes a lançar as suas próprias versões destes equipamentos.
Tudo isto para já tem apenas o foco no segmento empresarial, como tudo na Microsoft, mas no futuro vejo mesmo o smartphone a ser a único equipamento que possuem e que pode ser ligado a qualquer TV/monitor via miracast (não sei porque não realizaram o teste por miracast e só com Display Dock). Isto aliado ao crescimento da cortana e do hololens poderá ser a mudança que tanto precisamos e ainda não sabemos.
“Pode o Windows 10 Mobile substituir o seu computador?”
sim, no futuro com o suposto Surface Phone….
apartir de 2017 com Redstone 2.
Não substitui nem o PC, nem o smartphone!
isso se chama copiar do air play da apple não copiar não e crime?
@cabecinha pensadora
Se dissessses do Ubuntu, isso sim porque o conceito é o mesmo, agora do air play?
O Air play não é mais que o miracast e isso até o mais basico Lumia faz.
O sistema da Microsoft permite usar o telefone normalmente enquanto trabalhas no modo continuum, atender chamadas, etc sem interromper o que estas a fazer no ecrã. No fundo o telemovel e o Continuum, são sistemas separados.
Copiar do Air Play? O que foi copiado exactamente do Air Play da Apple? O que tem que ver o Air Play com Continuum… ou não sabes do que falas ou simplesmente apenas comentas por comentar… Quanto muito podias dizer que isto era uma cópia do Continuity da Apple… mas nem nisso isto é semelhante em absolutamente nada
nao sabes nem o que é o airplay, nem sabes o que é o Continuum
Muitos falam de conceitos ligados a processamento Pesado ou a games e afins.
Mas este senário e ligado ao usuário profissional / domestico se esse desejar ser assim.
Então um administrador / diretor que trabalha com planilhas e textos (OFFICE) não vão ter esses problemas relacionados ai encima.
OBS: E as empresas que já trabalham com virtualização, (VDS), acesso remoto, (RDP)…ETC.
Agora se você não esta nessa lista vai comprar um pc.
Já eu queria esta com meu Lumia 950 XL no bolso levando junto meu pc para casa e para o trabalho.
😀
Tenho um Lumia 950 e funciona bem! Na minha opinião e uso próprio substituiu o portátil que tinha. Tenho um pack de licenças Office 365 e com a Dock faço praticamente tudo com o smartphone, raramente recorro ao portátil. Funciona em plono com o Lumia 950 e o Lumia 950XL. Na fase de lançamento do XL a Microsoft ofercia a Dock.
Recomendo!
Para verem como é uma opção de futuro basta ver que a HP vai lançar com seu Smartphone esta opção.
o continuum funciona no 950 também.. não é só no 950 xl..
https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/continuum?wa=wsignin1.0
Fala-se tanto de Android e de IOS que quando surge uma notícia de W10, aparece tudo a criticar só porque usam outro Sistema Operativo nos seus telemóveis. W10 é estável, seguro e versátil. As apps universais vieram para ficar e isso será sempre uma mais valia para o Continuum. Eu vejo ali o futuro da tecnologia. Até porque se pensarmos bem, os nossos telemóveis hoje em dia já substituem em muito os nossos computadores. Já editamos documentos, lemos o email, editamos fotos, jogamos e navegamos por lá. Resta é saber se os devotos de android e IOS não se vão depois apaixonar pelo W10 loool
Boas,
O conceito é muito bom e acredito que possa substituir alguns portáteis, sendo o mercado alvo o empresarial deduzo que este Windows 10 Mobile dê para adicionar ao domínio interno, alguém sabe?
Esquece domínio, esquece GPO, a Microsoft vai mandar isso tudo à vida no futuro, a ideia é AzureAD e MDM, a Microsoft está focada em fazer do MDM algo tão ou mais completo do que GPOs, Windows 10 is all about that.
A ideia do algo empresarial é o modo de operação da Microsoft desde sempre, primeiro usas no trabalho, habituas-te e depois queres igual para “casa”.
É pena é vocês não atualizarem a app do pplware para universal app….
Foi possível ver no vídeo que é incompativel com o continuum.
Link dá 404 no kuanto kusta