Afinal vão ser vendidos PCs com Windows 10 no dia 29 de Julho
A chegada do Windows 10, já no próximo dia 29, tem estado a fazer mover o mercado e a colocar interesse nos utilizadores que vão comprar máquinas novas.
Ontem tinha sido anunciado que mesmo com todo este interesse apenas seria possível aos utilizadores ter acesso às máquinas novas com Windows 10 apenas alguns depois do lançamento.
Mas hoje a Microsoft esclareceu tudo e revelou que afinal o dia 29 volta a ser a data para acesso a estas máquinas novas.
A informação que ontem circulou dava como impossível a chegada das novas máquinas no dia 29 de Julho, isto porque a versão RTM ainda não estava com os fabricantes, o que os impedia de ter os novos equipamentos testados e prontos.
Mas numa nova informação, vinda dos canais oficiais, a Microsoft revela agora que esta não estava correcta e que no dia do lançamento do Windows 10 vão ser vários os fabricantes a disponibilizar equipamentos para venda.
A informação foi enviada para alguns meios de comunicação e dão conta de que vários fabricantes vão ter os seus equipamentos disponíveis. Entre esses fabricantes a Microsoft conta ter a Acer, a Lenovo, a HP e a Dell. Algumas dessas máquinas estão já em pré-encomenda há algum tempo.
A informação que incorrectamente foi partilhada foi tirada das declarações de Yusuf Mehdi, Vice Presidente da Microsoft para o Windows, e dava conta destes lançamentos apenas alguns dias depois da chegada do Windows 10.
You will see computers running with Windows 10 installed very soon after the 29th and then in the fall a whole new class of machines for the holidays.
Com base nesta informação os consumidores que querem aceder ao Windows 10 logo no primeiro dia vão poder fazê-lo, com uma das novas máquinas que essas marcas vão colocar no mercado.
Para além destes também todos os 5 milhões de utilizadores do programa Insiders vão ter acesso no dia 29 à versão final do Windows 10, sendo esta descarregada de forma automática para as suas máquinas.
Fica no entanto a dúvida se no dia 29 de Julho os equipamentos da Microsoft, a linha Surface, estará já equipada com a nova versão do Windows ou se será apenas mais tarde que estes vão receber a actualização.
Apenas alguns dias depois os restantes utilizadores que têm direito ao Windows 10 vão receber a nova versão, e de forma faseada, garantindo que não existem problemas.
Via bloomberg
Este artigo tem mais de um ano
“apenas alguns depois do lançamento” > “apenas alguns DIAS depois do lançamento”
Boas notícias, com uma logística complicada, mas parabéns para a Microsoft!
Provavelmente não vai ser em mercados como o português… Esperemos para ver, estou curioso com o que vem aí.
Para mim virá um Surface Pro 4 se algum dos modelos da gama i5 possuir uma gráfica equivalente a uma Nvidia 830M-840M para eu poder correr os meus jogos como até agora (720p chega-me). É que a minha ideia é deixar o portátil com uma gráfica dessas de lado, e passar a ter um tablet e portátil num, sem abdicar dos jogos. Há já rumores sobre a potência gráfica dos novos modelos?
Quer 1 surface para jogar:
http://i2.kym-cdn.com/entries/icons/facebook/000/000/554/facepalm.jpg
Esse título é enganador. “[…] very soon after the 29th […]” não quer dizer no dia 29 de Julho. Isso é aldrabice. Quer dizer, isso sim, “logo após o dia 29 (de Julho)”. Pode ser no dia 30 ou 31 de Julho ou, ainda, uma semana depois.
As vezes complica-se o que é simples.
Para poder-se comprar um PC no dia 29 com Win10, os fabricantes teriam de enviar maquinas para as lojas dias antes para que nesse mesmo dia esses PCs estivessem a venda. Isso é algo complicado, visto que existem vários fabricantes e milhares de lojas e a versão RTM só chegou as mãos das marcas, há poucos dias.
Algumas lojas e marcas certamente irão poder conseguir ter as maquinas a venda no dia 29, mas serão poucas e com stock limitado. Alias, algumas marcas até podem ter os PCs a venda dia 29 (nas lojas online) ou em pré-reserva, mas quem os comprar por essas vias, só os vão receber dias/semanas depois de dia 29. Algo lógico…