Aparecem mais indícios sobre o Windows Core, o suposto futuro SO da Microsoft
Com o Windows 10, a Microsoft criou uma plataforma que unificou diversas categorias de dispositivos. Mas a empresa quer ir mais longe e criar uma plataforma totalmente universal. Para isso conta com o Windows Core, que se sabe estar a ser desenvolvido em segredo. Agora surgiram novidades que comprovam que este sistema operativo está mesmo a ser desenvolvido.
Há já algum tempo que se especula que a Microsoft terá em desenvolvimento o sucessor do Windows 10. Chamado de Windows Core, este irá poder ser usado em muitas mais plataformas das que hoje são usadas.
O que está a ser preparado no Windows Core
Mas mesmo com todos estes rumores, não tem surgido muito mais informação sobre o que este sistema irá trazer ou ser capaz de fazer. Uma das dúvidas estava na forma como este novo SO irá ser capaz de correr aplicações de 32 bits.
Agora essa resposta pode ter surgido, de forma inocente, com uma atualização do Linkedin. O engenheiro Justin Jennings, da Microsoft, atualizou o seu perfil e lá constam muitos informações sobre este novo sistema e outras das suas funções.
Do que é possível ver, este engenheiro da Microsoft esteve a trabalhar nesta área, em especial em containers de operação com base no OneCore. Ao mesmo tempo, a menção aos módulos OneCore inclui tanto o kernel como outros elementos do sistema operativo.
O que mais está este engenheiro da Microsoft a fazer
Esta descrição surge no seu perfil do Linkedin, nas atualizações recentes do seu perfil. Esta compatibilidade de aplicações Win32 com o WCOS (Windows Core OS) é referida na descrição das suas atividades. Nesse sentido, há ainda outras tarefas associadas ao Windows Core e à forma como este se interliga com os equipamentos.
O Windows Core deverá chegar quando a Microsoft apresentar uma nova classe de dispositivos. Estes são esperados há já alguns anos, sem que nunca se tenham materializado ou tornado reais. Por isso, pode ser que agora esta nova versão passe a ser uma realidade.
Este artigo tem mais de um ano
Segundo umas outras informações, o Windows Core OS na verdade é a plataforma que irá concorrer com o Chrome OS da google, primeiramente a MS já afirmou que o Windows 10 é o último Windows, segundo o Onecore é o nome dado a versão atualizada do Windows sendo que suporta arquitetura ARM
Talvez, mas seria mais correto ligar o nome(OneCore) como concorrente direto do Magenta, do Google. Que virá à substituir o Linux no Android. (Ou deveria ser caso não tenham mudado de ideia)
O windows 10 já suporta arquitetura ARM, e existem vários portateis ARM a correr Windows 10.
One Core é referencia a um Windows modular e adapatativo que irá correr em todas as plataformas, ao contrario de agora em que existem varias versoes do windows (window mobile, windows 10 da Xbox) que mesmo tendo a mesma base nao sao exactamente a mesma versao
OneCore foi a fase anterior e unificação do kernel.
Core Os é a evolução para o tal modular que falas
Windows Core OS não é nada mais que o Windows 10 modular – ARM é apenas um módulo.
Windows OneCore foi a unificação do kernel Windows, ou seja, a base passou a ser a mesma tanto para PCs como para mobile, ARM, etc.
Windows CoreOS é a evolução do OneCore e a criação de um Windows modular – Kernel sempre o mesmo e o resto são modulos que metes em cima, ou seja, já não há necessidade de criares várias versões do Windows para diferentes equipamentos.
Este artigo está muito incompleto e recheado de falta de informação.
Que confusão.
A ideia do artigo não é explicar o que é o Windows CoreOS mas sim explicar que está a chegar e com provas cada vez mais reais. Por isso não entrámos em detalhes profundos.
Mas está confuso e para quem não acompanha estas coisas, pensa que o Windows 10 vai ser substituido por uma nova versão (Windows 11 ou outro nome qualquer), quando não é disso que estamos a falar.
Terá de ser novo, com ou sem mudança de nome. Não podes pegar no Windows 10 e alterar simplesmente.
Mas é o que estão a fazer!
ARM is the way!!!
A MS lança a sua segunda novela- OneCore.
A MS lança a sua segunda novela- OneCore.
A MS lança a sua segunda novela- OneCore.
Peço desculpa ao autor do artigo, mas este artigo está com muita falha de informação.
Falhas pouco aceitáveis para um blog de tecnologia.
Windows Core (WCOS) é a evolução do Windows OneCore.
WCOS não é um sistema novo, continua a ser o w10 e para o consumidor é tudo igual.
O autor que se informe melhor sobre o WCOS e faça um artigo novo.
Ah, existência do WCOS já é mais que conhecida há uns valentes meses.
Além do mais. Na linha de baixo ele refere claramanete Windows Core OS.
@Pedro Simões: não leves a mal, mas precisas mesmo de te informar melhor sobre este assunto! Basta ver pelos comentários para se perceber que ninguém percebeu nada do artigo e poucos sabem o que é CoreOne e Windows Core OS.
O teu artigo ainda confunde mais a malta.
Além do mais, estas mudanças todas só são muito úteis aos construtores de hardware e empresas.
Para o consumidor final é tudo igual na mesma.
Já expliquei que a ideia é noticiar não o sistema operativo mas sim a sua quase confirmação.
Quanto às sua aplicação, invariavelmente que vai ser notada pelos utilizadores. Vais passar a ter o Windows (não necessariamente o 10) em dispositivos que até agora não estavam contemplados.
Sim, mas o que estamos a falar são mais hipoteses de hardware, novas formas, novos equipamentos, etc.
Não é um sistema operativo novo, é uma forma diferente de construir um sistema operativo adaptado a cada hardware sem que seja necessário criar novas versões do SO.
Na base terás um sistema novo, que poderá ir beber a partes aos atuais.
Ainda não foi confirmada a sua existência e estas pequenas provas que vão surgindo são a confirmação disso mesmo.
Na verdade já está mais que confirmado que existe um Windows Core OS!
Deves estar a fazer confusão com o novo rumor que vai sair uma versão chamada Windows Lite que se destina a concorrer directamente com iOS e Chrome OS.
Aliás, o equipamento que, supostamente, a MS está a desenvolver em conjunto com a Intel (que está relacionado com o projecto Andromeda/Surface Phone que ficou on hold), está a ser testado com Windows Core OS (e isto já foi amplamente divulgado em blogs e canais relacionados com a Microsoft).
E reforço a ideia que o Windows Core OS não é um sistema novo, é a evolução natural do Windows OneCore.
Continuamos sempre a falar de Windows 10.
Será confirmado quando a MS apresentar algo concreto e a funcionar em pleno.
Provavelmente chegará com o novo dispositivo que tarda em surgir…
Claro, a confirmação final só acontece quando a MS o lançar oficialmente
N esporo tantas coisas disso traaaa
Sendo Microsoft, única empresa que fala mal de si mesmo, já dispenso está porcaria bugada desde já e por décadas.
e ainda há o server core que já vem do 2012!
Só espero que o próximo core de os não necessite de reboot para aplicar um update!!
Isto de quase todos os updates necessitaram de reboot para Windows server é desesperante!