PplWare Mobile

Windows continua a ser Rei nos Desktops

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Linux says:

    Porque os fabricantes de hardware são uma bosta em relações a drivers para linux!
    Metem drives proprietário em condições e nunca mais na vida uso windows… Fácil…
    Agora, o meu pc tem um queda de 30% da perfomance à conta disso… por nem um ano tem e tem hardware especifico.

    • Zé do arch says:

      Isso é o clássico utilizador de linux(noob), que diz que usa linux, ya 1 vez por ano só para experimentar a distro nova de ubuntu.

      Já uso linux há mais de 5 anos Arch Linux, e não tenho problemas. o único mesmo é a bateria porque de resto funciona tudo 5*.

      Isso dos drivers é treta… Já agora como é que sabes que tens uma queda de 30% de performance no teu pc? gostava de saber como fizeste essas medições nos dois sistemas operativos.

      • Linux says:

        Noob? Anyway, assumo que isso do “noob” foi para mim, e uso linux diariamente (admin system). E ele roda bem, em computadores especificos (dell xps, thinkpad por exemplo). Em pc “caseiros”, não tens hipotse, pois existem drivers muitos especificos.. queres um exemplo? placas wireless, funcionam bem? Claro, mas no windows funcionam muito melhor (pro set intel, opt intel, etc), não falo de velocidades de internet por amor de deus, pois isso não é tudo que as placas fazem.
        30% -> drivers para grafica (no meu pc pessoal de 13″, não tem placa dedicada), e no windows as drivers são melhor para as especificas intel. Outro exemplo? Colunas, Bang & Olufsen, Kardom, etc… drivers em que tens melhor perfomance, muito melhor, no Windows porque não existem aqueles controlares especificos da marca.. mas como queres dar um de “ando à 5 anos no Arch”, não te percepites ok?
        Bateria, nem comento, pois o Linux em bateria tem tendencia a ter uns 40% de pior perfomance… E explicava-te aqui mais um exemplos, só para que na próxima vez, não digas asneiras.

        Testes? consegues ver isso no uso do teu dia a dia, na perfomance que o sistema que ao teu olho nu… mas não vou aqui explicar a quem é pro em linux.

        Já agora, uso debian no meu 15″

        • Doni says:

          Bateria durando menos no linux? Essa é novidade para mim. No meu notebook da Samsung eu consigo de 2 à 3 horas a mais de uso no Linux.
          Quanto aos drivers, isso realmente é um problema, os fabricantes não gostam de investir, só de lucrar. Mas esse problema você também encontra entre versões do Windows. A Intel não fez e não vai fazer drivers da minha placa de rede para o Windows Server 2016. Por esse motivo eu sempre verifico a compatibilidade do dispositivo antes de comprar.
          Outro problema comum é que muitos iniciantes no linux escolhem as distros mais populares que para “garantir estabilidade” mantem o kernel desatualizado. Até hoje o Ubuntu não vem com os drivers wireless do meu notebook que já tem 5 anos, enquanto o Fedora e o Arch funciona sem ter que compilar kernel “no braço”.
          Eu também não tenho placa de vídeo dedicada, e percebo que nos jogos realmente feitos para linux eles funcionam melhores do que os do Windows (vide os jogos da Valve portados), os que tem desempenho ruim são aqueles ports mal feitos, muitas vezes usando o wine.
          Uso os três sistemas, e meu preferido é o linux por sua estabilidade e produtividade. O Mac chega perto, mas ainda tem suas limitações.

          • Linux says:

            A bateria é um problema principalmente no ubuntu devido asinterfaces gráficas e processos desnecessários. Aconselho, vivamente, a instalar debian puro.
            E eu tenho o meu kernel, actualizado, ou seja, 4.10 atraves do site “kernel.org” que tens lá os patches.
            Mesmo assim tens bastantes problemas porque as marcas metem nojo neste requisito mínimo. Pois, os drivers deviam ser genericos e nao especificos da porcaria de um SO.

        • azorean says:

          Gosto 🙂

    • fla says:

      Não há interesse em Linux, portanto não há drivers. Eu uso Linux e sinceramente não aconselhava isto para o utilizador comum…

      • rfonz says:

        A Microsoft a provar do próprio veneno na parte móvel

      • Antero says:

        Nao percebo porque insistem no linux quando é muito mais dificil de usar e n traz vantagens nenhumas pelo contrario..fica-se privado de software mais variado e mto melhor em macOS e windows

        • andre says:

          A grande vantagem para quem o sabe usar é que tens acesso ao código todo e podes alterar à tua vontade e ver como funciona, nos outros não tens essa possibilidade.

          • Linux says:

            Essa é a grande vantagem, por isso é que o linux é top em servers, porque podes configurar como quiseres e aquilo funciona às mil maravilhas, mas em nivel caseira… deixa a desejar, as vezes

          • VitorS says:

            idaí? enorme vantagem…

          • Tiago Sousa says:

            Sem dúvida muito especialmente especialmente para todos aqueles que sabem que um Shell comesse com um bom vinho branco e batata a murro. É por isto que o Linux mais dia menos dia vai ser rei e senhor.

        • Francisco C says:

          O Antero ofendeu alguém? Não, apenas deu a sua opinião que é 1 direito que ele tem! Agora tu, não tens o mínimo direito de insultar quem tenha uma opinião contrária à tua!
          Cresce e aprende a ser educado!

        • NuvemBranca says:

          Francisco C, o mesmo que ele me disse noutro artigo pplware. por isso também merece

          • Francisco C says:

            Nuvem Branca, não sabia disso. De qualquer modo, se fazes o mesmo perdes a razão é desces ao mesmo nível.
            Por vezes há situações que mais vale serem ignoradas.

            Cumprimentos

  2. censo says:

    Se estamos a falar do e só do desktop, porquê a referencia ao mobile ? Julgo que isso não tem qualquer interesse para a noticia.

  3. Pllz says:

    A vantagem para Mac OS é muita? O que é certo é que com o hardware do Mac não dá para fazer nada de trabalhos que requerem muito processamento ou para jogar em condições por exemplo, especialmente porque para aumentarem a margem de lucro usam AMD em vez de nvidia e o Linux tem um péssimo suporte de drivers optimizados. No entanto em Windows não só tem suporte de drivers como é possível ter hardware muito mas muito superior a Mac. Mas claro perde se courage e social status no Starbucks mais próximo.

  4. 4044logic says:

    ““rival”, o MacOS.” isso é o mesmo que dizer que o windows phone é o rival do Android.

    • Pedro Pinto says:

      Se está na corrida…é rival (pode ser forte ou fraco)

      • 4044logic says:

        Chrome OS também esta na corrida e no entanto. Sabemos perfeitamente o que querem dizer quando falam em rival, independentemente da areia que querem mandar para os utilizadores e esconderem-se atrás de interpretações. Basta fazer uma breve leitura sobre os “artigos” anteriores em que são referidos os dois sistemas operativos para ter uma clara ideia do favoritismo praticado neste blog.

        • Pedro Pinto says:

          Mas está nas estatísticas?

          • wishmaster says:

            O Pedro Pinto tem razão. “Rival” pode ser utilizado para denominar quem é competidor com outrem, mas também se chama a quem é semelhante na concorrência com outrem….Normalmente, é utilizado nesta segunda acepção.

            Embora ache que o Pplware por vezes demonstra um pouco de parcialidade, acho que neste caso não me parece que o tenha feito.

  5. Torres says:

    Digam o que disserem… Windows 10!!

    • anónimo says:

      Se quiseres ser espiado continua a usar o windows 10, para mim o único problema do windows 10 é a falta de privacidade

      • andre says:

        Qualquer sistema, nas mãos certas é relativamente seguro, seja Windows, Mac, Linux, BSD, etc… 100% seguro não existe…

      • Nelson N says:

        Mas o Anónimo provavelmente tem gmail, e a partir daqui pode ter a certeza que é mais “espiado” do que no W10. Não sei se já mudaram, mas ainda não há muito tempo todo o correio era propriedade da Google; mesmo que os apagássemos ficavam guardados durante 15 anos!

      • Torres says:

        Se não queres ser espiado então deixa a net de lado
        Eu não tenho nada a esconder, por isso podem espiar à vontade

        • Okok says:

          Eu não tenho nada a esconder, mas também não tenho nada que lhes queira mostrar. Eu acho que deviam de ler a privacidade do Windows 10, nem imaginam o que lá diz, é um abuso extremo. Mas cada um faz o que quer, eu consigo utilizar a net e ter privacidade, tenho é que ter cuidado em muita coisa.

  6. RuiZ says:

    E nos desktops/laptops acima de 1000€?

    Tá quieto, só se vende é Mac!

  7. eaefea says:

    O que está ali a fazer o “Other” ?

    Não percebi…

  8. khidreal says:

    se eu tivesse de escolher entre os 3, iria para o Linux. primeiro é gratuito, é possivel falar com os proprios desenvolvedores (não tipo microsoft ou apple que apenas disponibilizam um forum), é possivel dar ideias, tirar duvidas com os desenvolvedores sobre alguma coisa, as comunidades são pequenas mas muito amistosas e sempre prontas a ajudar e a gastar o seu tempo conosco (no Reddit, quando eu tinha conta, perguntei acerca de um programa para mostrar se tenho caps lock ligado, já que o meu pc carece de indicador… não gostei do que havia… um gajo da Holanda desenvolveu-me um programa para me mostrar o indicador praticamente igual ao que eu tinha no PC quando era windows. este é o nivel de ajuda que se terá nas comunidades linux. isto não existe nas comunidades windows ou mac).
    para além disso o linux é opensource, pode-se otimizar tudo, mas mesmo tudo… já vi no youtube terminais com mais de 10 anos que eram tão rapidos quanto o meu, que tem apenas 2 anos…

    • Torres says:

      Se todos os sistemas fossem como o Linux as pessoas iam se queixar muito porque iam perder demasiado tempo a pesquisar quais os comandos a usar… Por isso nenhum outro sistema é igual ao Linux, sendo que para não perder tempo o melhor é o windows, este é mais intuitivo em relação aos outros
      Não estou a dizer que o Linux é mau, porque já experimentei o Ubuntu e achei engraçado… Mas para mim é só mesmo um sistema para usar um bocado e depois esquecer porque para o dia a dia não dá

    • Cesar says:

      Só por curiosidade. Por acaso alguma vez você chegou a modificar algo no código-fonte do kernel do Linux e recompilado por alguma necessidade?

  9. João Luís says:

    Numa analogia não é o carro mais vendido que é o melhor …

    • miguel says:

      o carro mais vendido do mundo é o Toyota, e por acaso é o carro com melhor preço/qualidade que arranjas :b ehehe um abraço!

      • João Luís says:

        Ia 🙂
        Se calhar o windows é isso mesmo ; não é o melhor mas tem preço/qualidade.
        Não concordo e não vale a pena lançar o velho debate de windows vs osx vs linux já cansa ; que cada um escolha o que preferir 🙂
        Abc 🙂

  10. Cesar says:

    Nos meus primeiros tempos de aprendizagem eu usei o Windows em tudo até ter chegado o momento que eu perdi a paciência e tomei coragem de conhecer o Linux. Não foi fácil, mas com a vontade fui aprendendo e gostando cada vez mais até conseguir ficar independente do Windows. Tudo estava indo bem com o Linux, só que eu tinha vontade de conhecer o MacOS, então comprei um Mac Mini com desconto à vista e me apaixonei. Até hoje continuo usando o MacOS, nunca precisei formatar pois não tem o defeito do Windows que sempre depois de um bom tempo de uso já começa a ficar lento. Pra mim o MacOS é um sistema perfeito.

    • Torres says:

      Já não é 1 de abril…
      Os gostos não se discutem, mas Mac tem um sistema perfeito? Se Mac tem um sistema perfeito então o windows 10 é o Deus dos sistemas (sim, já não é preciso formatar para além de que é muito mais intuitivo)

  11. Eu says:

    Quanto 100% dos PC vendidos vêm com o Windows, e tudo faz-se para dificultar as opções, está tudo dito.

  12. Jorge says:

    O melhor SO de todos, a anos luz dos outros!
    I love Windows

  13. Manuel Moura says:

    A nossa cooperativa, ECG – Cooperativa Cultural CRL, fundada em 2015, decidiu instalar Debian 8 e LibreOffice 4 em todos os nossos computadores (desktop e laptop). Vamos para o segundo ano de atividade e , com exceção da necessidade pontual de criarmos à dias atrás uma máquina virtual com Windows para acesso restrito a um software de uma empresa espanhola que não disponibiliza uma versão linux, jamais sentimos qualquer dificuldade em aceder a todas as ferramentas de trabalho de que necessitamos para a nossa atividade diária (e trabalhamos com “n” empresas distintas de vários ramos de atividade).
    A maior vantagem sentida até hoje? Estabilidade total e segurança impressionante de um sistema/distribuição que resultou em “zero-downtime” das máquinas e uma total ausência de dores de cabeça com as ameaças do “costume” (como vírus, malwares e C.ª) para toda a organização.
    Dificuldades sentidas (muito poucas) pelos utilizadores na adaptação ao sistema? Resolvidas na primeira semana de arranque do projeto!
    Somos uma instituição sem fins lucrativos e, na região de Braga e Porto, apoiamos as microempresas que desejem testar a opção GNU/Linux nos seus sistemas operativos. Façam o pedido em http://www.ecgcoop.org/contactos

    • MJSantos says:

      Quantos postos de trabalho? quantos utilizadores? Tipo de utilização?
      Se a utilização for de apenas navegação na internet, processamento de texto e folha de calculo basica, não me admira que isso tenha acontecido.

      • Manuel Moura says:

        Boas. 6 postos (4 laptop HP, ASUS e Toshiba, 1 desktop marca branca entretanto substituído por um Dell e outro HP) e 5 utilizadores em permanência. A utilização é muito exigente dado que se trata de uma instituição que tem de processar diariamente inúmeras ordens de pagamento, dezenas de emails, “n” impressões, digitalizações, atualizações em folhas de cálculo (algumas delas com macros elaboradas por seguradoras), emissão de faturas e recibos, tratamento de imagem, etc, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.