Fabricantes “mentem” sobre a autonomia da bateria dos PCs?
Prometem muito mas a verdade é que nem sempre garantem o prometido. Quando se compra um PC, a autonomia da bateria é um parâmetro que pode ajudar na escolha mas, segundo estudos, não é um dado fidedigno.
Mas nem todos os fabricantes “mentem” relativamente à autonomia dos seus PCs. A Apple é uma delas. Vamos conhecer alguns resultados.
Os testes de autonomia foram feitos pelo site Which que avaliou a autonomia de 64 modelos de PCs portáteis, desde janeiro de 2016, e comparou com a própria informação do fabricante. De acordo com os resultados, há PCs cuja autonomia real difere bastante da anunciada (em várias horas). Mas nem todos os fabricantes são assim!
Por exemplo, a Apple promete 10h de autonomia no Macbook Pro mas, de acordo com os testes, conseguiu 10h15 minutos. Os testes de autonomia foram realizados enquanto se navegava na Internet, com ligação por Wi-fi.
Como podemos ver pela imagem seguinte, apenas a Apple cumpre. Para todas as outras marcas os resultados falam por si.
Número de modelos, por marca, testados:
- Acer (8)
- Apple (3)
- Asus (8)
- Dell (10)
- HP (12)
- Lenovo (20)
- Toshiba (6)
Tendo em conta os resultados, facilmente percebemos que as marcas “distorcem” o tempo de autonomia das baterias dos PCs. A diferença poderia ser na ordem dos minutos mas há marcas em que a diferença é na ordem de várias horas…o que é mau para os utilizadores.
Deixe um comentário
77 Comentários em "Fabricantes “mentem” sobre a autonomia da bateria dos PCs?"
realmente isto cada um opina o que quer , mas para mim os testes não teem qualquer significado !!!
o problema das baterias são os SO´s logo um teste de baterias teria de ser feito sempre com o mesmo SO´s.
comparar mac com windows não faz sentido ! porque se compararem mac com linux os resultados irão ser muito semelhantes !
Mas so agora descobrem a polvora? Ou falta dela!
Fabricantes de portáteis a anunciar durações de bateria é como fabricantes de carros anunciar consumos… Uma mentira!
Concordo com o grafico, mais especificamente com a marca Lenovo, pois possuo.
gosto de ler gente a dizer que os seus PCs modernos de 2015-2017 duram o tempo anunciado. Quero ver daqui a 2, 3 ou ate 4 anos quanto tempo essas baterias duram!
Tenho um MacBook Pro de 2012 a dar 8 horas facilmente..se baixar a luminosidade do ecra ultrapassa os 9h.
Dell, 10 horas sem chegar a 0%
se calhar tive sorte na maquina que me calhou, deve estar com tunning 😀
quanto a apple 10 horas, ja vi uns a chegar a esses valores, como tenho colegas que se queixam que dura a volta de 7 horas…. epah, esses benchmarks valem o que valem 😀
Para mim, é Dell e o resto…. xps 15 de bateria 96kw e tens um pc para a vida.
Viva
Falta abordar a questão do sistema operativo.
Tenho um Dell de gama empresarial com core i5 e bateria original de 6 cell. Com Windows 10 tenho uma autonomia média de 11~12 horas. Com linux Ubuntu este valor desce para 9 horas. Descobri recentemente que com Arch e KDE já tenho autonomias que rondam as 14 horas.
Ubuntu gasta mais porque “puxa” mais também, à conta do Unity e process delay….
Debian puro é mesmo o melhor.
e consumo energético nos electrodomesticos a+++
HP;ACER; até desligados perdem bateria. tenho um macbook ha dois anos e a realidade é que a bateria dura, dura não são tretas. o hp hibrido se fica 2 dias fechado a bateria foi-se.
Para a Apple, não vale tudo…
Vale tudo é para tentar convencer as pessoas que é tão bom ou melhor que Apple, mas mais barato, e daí estas mentiras…
calou
Meu MacbookPro middle 2012 quando novo era prometido 7h… nunca passou de 4h30.
Se fosse só dos PCs…
Isto é muito generico, eu se tiver um lenovo thinkpad t420 (modelos com 2xbaterias), mete os mac’s no bolso… isso não quer dizer nada. E a apple tem o que tem porque é: cpus que consomem 15w (versões u em praticamente todos os pc’s, sendo que os modelos 15 tem cpu de 45w). Não tem gráfica e assim…. isto de bateria é muito generico.
Não é por o cpu ser de 15w (apenas 1 modelo MacBook Pro tem um CPU desses) que autonomia anunciada é semelhante ao que se obtém no teste. Se é semelhante é porque se preocuparam em informar de forma credível – a preocupação não depende do CPU.
No linux duvido porque a bateria desaparece…em windows mesmo com 2 baterias dura menos que mac com uma
Obviamente que sim, olha por aqui o meu ASUS de 500€ supostamente tinha até 3h e meia de bateria e com o wifi ligado + EDGE já fez 4h e 45min.
Como vês não é só no MAC que isso acontece, desiludam-se por equipamentos caros que não valem nada
A Apple neste momento vende computadores com CPU a consumir desde 5w a 45w. Todos os computadores que consomem 45w vêm com gráficas dedicadas. No entanto, pelos testes que aparecem online, parece que as expectativas de bateria do fabricante são cumpridas
Macbook 13, bateria 54kw com cpu de 15w (os de 5w são os core M nos Mac 12.5″).
Macbook 15, bateria 94-96kw, com graficas dedicadas e cpu’s de 45w, normal que vai equivaler porque a bateria aumenta.
Já viste que só arranjas desculpas! Normal que vá equivaler? Então nas outras marcas não podiam também aumentar a bateria e medir como deve ser o tempo que dura em determinadas tarefas!?
A questão não é quem duras mais, mas se a duração anunciada é credível.
Há MacBooks Pro de 13 que têm processadores de 28w – a maioria deles. E o consumo não depende só do processador, também depende da eficiência do software e de outros componentes, como o ecrã e o WiFi.
Apenas o modelo sem touchbar tem 15w. Os outros MacBook Pros de 13′ tê, um CPU de 28w e a bateria até é mais pequena. Mas cumpre.
Tens razão. alguns consumem 28w para adptações a chegar aos 23w.
E é mais pequena, mas não quer dizer que tenha menos Kw.
@ Linux, uma bateria não é medida em kW, isso é uma unidade de potência, por sinal duma dimensão tal que nem faz sentido para o trabalho realizado por um portátil.
A energia que uma bateria fornece é medida em W.h (ou a capacidade de carga é medida em A.h, mas é menos informativo).
Acho que fica bem subentendido que o Daniel não se está a referir às dimensões físicas da bateria!
Autonomia de bateria nos laptops seria resolvida utilizando processador ARM e SSD. Existem ARM de 8 núcleos 2.4ghz. Melhor que x86. N sei pq a insistência nestes x86. Deveria o x86 vir em computador de mesa/desktop e os laptops/notebooks deveriam ser todos ARM.
+1 e a Apple acredito que seja a primeira a faze lo..os arm da apple sao de longe os mais poderosos do mercado e seria bonito ver arm nos novos macbook 12
Obviamente os mais poderosos, eu diria o contrário mas enfim, fiquem hipnotizados, felizmente aínda há quem saiba que vale mais dar 1200€ por um bom dell ou asus em vez de um macbook
Depende. Os ARM são potentes e consomem pouco, mas para jogar esquece jogos de computador esquece actuais esquece.
Sou a favor dos ARM em: pc’s ultrabooks (+bateria, +movel), e alguns casos como os hibridos… Quem quer perfomance nao vai para um ARM, mas dizes, ai o meu ARM tem tanta pontuação que o teu i7 xpto, achas que só a perfomance é que conta? senão nem existia estes cpu.. os mobile cpu tem muitas limitações, agora quem ve só número é mandar pó para a cara.
Basta pesquisar um pouco no tio google e verem as coisas.
para jogar no pc portátil com os jogos actuais esquece*
o pplware diz no artigo que a apple cumpre. mas no entanto…. https://pplware.sapo.pt/apple/macbook-pro-serios-problemas-bateria/
“e o arranque das vendas do MacBook Pro mostra que a Apple acertou em cheio na máquina que criou, as queixas relativas à duração da bateria começam agora a surgir e mostram que o MacBook Pro poderá ter problemas.”
Gostava de ver a resposta do pplware a esta argumentação com a qual concordo plenamente.
Mesmo assim, porque se mente na autonomia?
Para VENDER,MAIS, evidentemente.
O que eu quero dizer é que a bateria anunciada pelo fabricante é calculada com base no uso estudado para o aparelho. Se um portátil é pensado para fazer pouco mais que ir ao facebook e ver e-mails, porque é que haveriam de apresentar estimativas de duração de bateria para gaming?
Onde é que tu viste que eles testaram basicamente gamas baixo-médias de todas as marcas excepto da Apple?
Eles dizem que testaram 63 aparelhos (3 deles da Apple) e desses identificam apenas 5 máquinas no texto. Por aquele texto até se fica sem saber a que MacBook Pro é que eles se estão a referir – há modelos que se podem considerar de gama média.
A Apple não faz só portáteis de gama alta.
Ahaha, os argumentos…
Eles testaram as durações reais face ao anunciado pela marca, não qual tem mais duração.
O que eu quero dizer é que a bateria anunciada pelo fabricante é calculada com base no uso estudado para o aparelho. Se um portátil é pensado para fazer pouco mais que ir ao facebook e ver e-mails, porque é que haveriam de apresentar estimativas de duração de bateria para gaming?
@ Martins, pensa um pouco. Segundo a descrição da Which o teste que eles fazem é “pouco” mais do que ir ao facebook e ver emails, com uns filmes envolvidos também. Será aceitável que com estas tarefas não consigam chegar perto da autonomia anunciada pelo fabricante?
O único uso que a bateria do meu portátil tem, é quando tenho de mudar para outro sítio da casa sem ter de o desligar. Não preciso de horas de bateria para isso, por isso este artigo passa-me ao lado.
para isso arranjas um desktop mais potente e mais barato que o teu portátil 😉
Sim, vou andar todos os dias a levar o meu desktop do quarto para a sala…
Acer E5-575G-79TH
I7.
Geforce Gtx 950M
8gb ram
Anunciado: 12h
Real: 12h com poupança de energia ativa pouca luminusidade de ecrã e poucos videos no youtube, o chrome come bastante aqui :/
O meu Acer anuncia 7:30h e já consegui ultrapassar as 10h!!!
brilho minimo e wifi desligado n conta…o mac aguenta isso em uso normal
E o que interessa o MAC? O user comentou a situação dele não pediu opiniões de Apple Fanboys sobre o MAC
10h no Dell XPS 15
vem ca falar quanto tempo dura a bateria daqui a 3/4 anos 😉
Seja qual for o PC/componente/dispositivo que pretendam comprar:
WAIT FOR INDEPENDENT REVIEWS/BENCHAMRKS
So a apple merece o dinheiro que se investe
Sim, num blog claramente pro-apple… que surpresa seria se dissessem o contrário.
Bem me pareceu xD
http://www.which.co.uk/news/2017/03/which-laptop-battery-tests-manufacturers-overstate
Isto não é do pplware, isto é da Which? que já tem bastante reconhecimento e respeito de há largas décadas.
Aguenta!
Deixa lá, dia das mentiras!
Sim, viu-se pela metodologia indicada (ou a falta dela). Se a Which quer ser levada a sério tem que a indicar. Sendo assim conforme apresentada parece mais que são resultados cuspidos para o ar. Ou então terem usado versões mais potentes de um modelo para fazerem a comparação.
“Each laptop we judge goes through our battery tests at least three times. We don’t simply trust battery capacity claims: we actually drain the whole battery from start to finish, several times over, during various tasks. One test involves watching films until the battery finally shuts down, another continually browsing websites over wi-fi…”
A extensão da descrição da metodologia não difere muito do que se encontra na grande maioria dos sites, e parece seguir o tipo de uso que muitas das vezes é anunciado pelos fabricantes para o tempo de autonomia.
Usaram versões mais potentes de um modelo? Há 63 aparelhos diferentes…
A pplware como um blog pro-apple? Vais dizer-me onde vês isso
Se a única razão para comprares um equipamento é a bateria, então há baterias recondicionadas à venda em garagens que fica bem mais barato…
um portatil tem de ter boa bateria e ser leve…o resto é indiferente porque se queres potencia compras um desktop
Isto é tudo porque agora anda por aí um mac no pplware!
Mas vá nós “acreditamos”
O que a samsung deve ter feito pra não vir na lista?!
O meu portátil é da samsung e vinha anunciada 4h de autonomia. Consigo chegar a ter 5/5:30h.
A Samsung não tem expressão no mercado de portáteis, acham que eles vão testar qualquer marca de esquina?
Até venderam a divisão de portáteis para fechar o buraco do note 7!
+1
o meu samsung i7 3630qm e 15 polegadas de ecrã, já ultrapassou as 6 horas, isto com o Windows 8 de origem, a única coisa ligada era o wi-fi e só a navegar na net, com brilho no mínimo.
a autonomia declarada era 4 horas.
depois quando instalei o 8.1 e 10, a autonomia mudou drasticamente, enfim.
Claro que sim, énespecial!
Mentirosos!
E como se 6 horas fosse alguma coisa de se gabar!
Apple fanboys xo daqui! xD
Isso é o que, inveja?
Creio que a Samsung já não vende portáteis no Reino Unido – país da which