Windows 11 a funcionar com apenas 184 MB de RAM?
O Windows 11 é o mais recente sistema operativo da Microsoft e trouxe várias novidades e melhorias em relação ao Windows 10. Este sistema tem como requisitos mínimos pelo menos 4 GB de RAM e 64 GB de memória de armazenamento. Será possível ter a funcionar com apenas 184 MB de RAM?
Sim, é verdade! Foi possível colocar em funcionamento o Windows 11 num sistema com apenas 184 MB de RAM. Tal feito foi conseguido com o projeto Tiny11, que é uma versão não oficial e modificada do Windows 11 projetada para funcionar em computadores com hardware modesto, reduzindo significativamente os requisitos do sistema.
It's amazing what you can do even with such a "closed" system as Windows. Somehow I managed to make Windows 11 (through tiny11 and all that stuff, of course) run on just 184MB of RAM, which even though it's in Safe Mode I still think it's absolutely insane, and possibly a record. pic.twitter.com/IPK24LqjBJ
— NTDEV (@NTDEV_) December 26, 2024
Segundo a informação do programador NTDEV, criador do Tiny11, ter o Windows 11 a rodar num sistema com apenas 184 MB de RAM é algo fantástico. De referir que o Tiny11 foi executado em modo de segurança e com e com 400 MB de memória virtual.
O sistema funciona, mas é difícil executar qualquer tipo de aplicação ou serviço dentro do mesmo. No entanto, ficou "demonstrado" que com menos de 200 MB, pelo menos o sistema operativo consegue arrancar e ter disponível a interface gráfica.
De que é que adianta, se tens restrições absurdas relativas a processadores perfeitamente capazes e TPM….
Nada demais, quem anda nestas andanças há algum tempo faz cenas parecidas para o dia a dia com Windows server core e algum “jeitinho”
Se não serve para usar, que me interessa saber que arranca com 400 mb e entra c/interface gráfica? Gosto de acompanhar o pplware, esclareço-me e aprendo muita coisa, mas este artigo é inútil!
Pouco mais consome o Linux Mint ou até Ubuntu. Windows hoje em dia é para analfabetos.
É para analfabetos… ok, então porque razão o Linux está cada vez mais idêntico ao Windows???
É para analfabetos… ok, então porque razão o Linux está cada vez mais idêntico ao Windows???
No Linux tens algum que não encontras em mais nenhum sistema operativo, ou seja, distribuições. Por isso sim, umas podem estar mais “artilhadas” para facilitar a integração dos que não têm conhecimentos. Mas as puras sim exigem algum conhecimento. Embora o Linux esteja mais que preparado para o utilizador “básico”, o público alvo nunca foi esse (e ainda bem), ao contrário do Windows que sim tem como público alvo o utilizador “básico”. O Linux é muito flexível por isso o encontras em todo lado, agora com o Android 15, ter o terminal com o Debian é só mais um exemplo disso, mas sim só certos utilizadores com conhecimentos vão tirar rentabilidade disso 🙂
Uma pessoa que chama analfabetos a quem usa o W11 revela bem o teor das pessoas que usam o Linux e o querem impor aos outros. Têm uma auto estima estupidamente elevada, tentam impor o que eles usam, são fundamentalistas e fanáticos. Só por comentários destes, desta postura radical, que eu desconfio muito, vendedores da banha da cobra, nunca mais usarei o Linux. até porque já usei e voltei ao W11
Voltaste ao W11 porque não sabes usar. A ignorância combate-se com estudo não é a fazer scroll nas redes sociais. Continua lá a trocar de PC de 5 em 5 anos para ires à net que o ambiente agradece e os gigantes ganham mais uns trocos.
Claro, como afirmas, o Linux não é para todos, não é para quem não percebe muito de informática e não tem tempo de andar a estudar todos os comandos , quando no Windows eles estão todos ali á mão! Já sei que tu não és ignorante em nada, ou és omnisciente ou tens a mentalidade de portuga. Vai lá estudar bem o teu Linux que eu prefiro não ter de estudar o Windows por ser tão universal e intuito!
João, não é pretentido que utilizadores como o Pedro António migrem para o Linux. Que fique a usar o que se sente confortável e para quem usa Linux é melhor… Menos pessoas a utilizar acaba por ser o ideal :)… Ter pessoas que só sabem utilizar o rato num sistema destes é um desperdício, para além disso afastamos a atenção dos crakers que fazem as viroses… assim estão entretidos com o Windows e o Linuz fica para as empresas e os devs.
Claro! Achas que alguém quer atacar um sistema onde não há ninguém? Vê a quota de utilização do Linux! Cada um deve usar o que mais gosta e ninguém tem nada com isso, muito menos dizer que não presta, este é que é bom, que quem não usa é analfabeto. De resto, raramente uso o rato, nem nisso acertou! Essa mentalidade elitista é que me afasta de certos caminhos!…
E o EndeavourOS, uma das distros mais usadas, só me deu problemas, a nível profissional, grandes dissabores!