Windows 10 vai ter uma versão do AirDrop para partilhar ficheiros
A partilha de ficheiros é algo que os utilizadores tendem a usar todos os dias. Nem sempre são usadas as formas mais rápidas e eficientes, muito por culpa dos sistemas operativos e pela ausência de formas de fazer estas partilhas.
O Windows 10 prepara-se para ter em breve uma forma de facilitar este processo aos utilizadores, passando a ter nativamente o Near Share, que vai permitir a partilha de ficheiros de forma automática.
Há já alguns anos que a Apple tem disponível no iOS e o macOS o AirDrop, que permite que qualquer equipamento do ecossistema da Apple receba e envie ficheiros recorrendo apenas a uma rede wifi. Com um simples arrastar de um ficheiro para o dispositivo pretendido, este processo acontece de forma quase automática.
Agora, com a chegada hoje, da Insider build 17035, o Windows passa a contar com o Near Share, que vai ter funcionalidades semelhantes, mas com uma diferença fundamental. O Near Share não usa as redes Wi-Fi, mas sim o Bluetooth para deteção e comunicação, obrigando a haver uma proximidade entre os equipamentos.
O processo é em tudo semelhante, podendo ser transferidos não apenas ficheiros diretamente do gestor de ficheiros, mas também de outras aplicações que estejam preparadas para o fazer. A Microsoft tem já o Photos, o Microsoft Edge e até o Explorador de Ficheiros pronto para usar esta nova funcionalidade.
Usar o Near Share vai ser um processo simples. Bastará ter o Near Share ativo nas duas máquinas, algo que será feito na zona de notificações, e procurar o botão de partilha na aplicação. No caso do Explorador de Ficheiro esta opção estará no menu de contexto.
Depois será apresentada a lista dos equipamentos vizinhos e que podem user o Near Share, devendo ser escolhido o eleito. Do lado de recetor será mostrada uma notificação e caso seja aceite a transferência acontece de forma automática.
Com o Near Share a Microsoft pretende facilitar um processo que para muitos funciona com a partilha de uma pen usb ou com um envio de um email, sempre com as limitações e os potenciais problemas que isso acarreta. A novidade deverá chegar com no próximo ano, quando a Microsoft lançar a próxima grande atualização do Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
E vai dar pra partilhar objectos entre o iPhone e o windows 10?
“Usar o Near Share vai ser um processo simples. Bastará ter o Near Share ativo nas duas máquinas”
Inicialmente, não me parece.
Espero que a opção de partilha de ficheiros entre os iphones e derivados da Apple seja uma realidade. Dava imenso jeito descarregar as coisas de forma rápida e pratica sem ser por cabo.
Com essa blindagem ridícula aos arquivos na memória do telefone? Jamais.
Perderam-me ali no Bluetooth. Vamos fazer Airdrop de 10GB para ver quanto tempo demora…
Exacto, fiquei com essa sensação. Não percebo por que é que não usam pear-to-pear wireless
Também pensei nisso mal vi essa parte pensei logo prontos ja estragaram tudo como o bluetooth é mais lento acho que vamos perder mais que ganhar…
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E como já referi, não deverá ficar só dependente do Bluetooth.
Bem vindos a 2011 Windows users
Auto-ajuste de janelas side-by-side… Bem-vindos a 2009 MacOs users
O conceito por trás do Near Share não é novo no Windows 10. No passado, a Microsoft teve algo semelhante no Windows Longhorn (Windows Vista). O recurso tinha o nome de “People Nearby” e utilizava a tecnologia P2P para envio dos ficheiros. Outra coisa a referir é que o Near Share não deverá ficar apenas dependente do Bluetooth porque nas definições é feita referência ao Wi-Fi.
Logo não é algo novo nem copiado de outras tecnológicas.
Tenho me safado com o Sharedrop. Multiplataforma. Apenas necessita de um browser com HTML5.
https://www.sharedrop.io/
Sem dúvida muito interessante.
Não conhecia. Obrigado
Por acaso bem que já conhecia, estava era esquecido. Muito provavelmente porque entretanto me tem aparecido outras alternativas como o famoso cabo USB e o Airdrop. 🙂
Muito interessante!
Vejo aqui alguns comentários e não sei até que ponto as pessoas que falam duma forma menos positiva sobre a questão do Bluetooth, mas para quem não sabe, a versão 3.1 ou até mesmo 4.0 atingem velocidades muito boas na versão 3.0 até 24 Mbit/s e na versão 4.0 até 25 Mbit/s, portanto julgo que será muito bom. Agora se os equipamentos mais antigos por terem versões do bluetooth anteriores não atinges estas velocidades, é o mesmo que dizer que antigamente também não atingíamos velocidades de Internet superiores a 24Mbps e hoje com os novos equipamentos que adquirimos conseguimos ter velocidades de até 1Gbps.
Thumbs up!