IFA 2017: Wileyfox anuncia smartphone com Windows 10 Mobile
A Microsoft tentou, ao longo de vários anos e em colaboração com a Nokia, colocar o Windows Phone e Windows Mobile como uma das principais opções para o utilizador, em termos de sistemas operativos móveis.
O objetivo não foi alcançado e a Microsoft mudou o foco do seu sistema operativo, estando agora mais desenvolvido e concebido para as necessidades e exigências do segmento empresarial e corporativo.
Os OEM também se adequaram a esta realidade e atualmente os smartphones com Windows Mobile são poucos, difíceis de encontrar nas grandes superfícies e com especificações ajustadas ao seu público-alvo. O último lançamento decorreu na IFA deste ano, onde a Wileyfox deu a conhecer o seu novo smartphone com Windows 10 Mobile.
A Wileyfox, empresa britânica, normalmente lança smartphones com Android. Contudo, no inicio deste ano o seu Vice-Presidente anunciou ter planos e intenções de lançar um smartphone com Windows. Justificou esta decisão com base na superior segurança do Windows Mobile face ao Android e por isso ser muito mais adequado para o mercado empresarial, B2B (Business to Business). O facto de o Android ser tão versátil e aberto faz com que seja menos fiável e consistente do que o Windows Mobile e acaba por afastar o Android da escolha das empresas.
Foram estes os argumentos que levaram a Wileyfox a desenvolver o Wileyfox Pro, um smartphone focado para as empresas e com um preço mais convidativo do que outras opções dentro do universo do Windows Mobile, como o HP Elite X3.
Em termos de especificações, o Wileyfox Pro conta com um processador Qualcomm Snapdragon 210, 2GB de RAM, Dual SIM, ecrã IPS de 5 polegadas com resolução HD, bateria de 2100mAh, câmara principal de 8MP e frontal de 2MP. São especificações que deixam algo a desejar num smartphone anunciado em 2017, especialmente o processador e a bateria, tendo em conta o seu público-alvo e o seu preço estimado de 249€.
Com certeza será um dispositivo que não terá dificuldade em correr o Windows 10 Mobile e as tarefas mais simples e moderadas, mas não é expectável ter uma performance de topo no Wileyfox Pro, não tendo suporte ao Continuum, por exemplo.
A Wileyfox anunciou que este equipamento será lançado no último trimestre de 2017, primeiro no Reino Unido e posteriormente em outros mercados europeus.
O que acha do Wileyfox Pro? Estará interessado em adquiri-lo quando chegar ao mercado português? Deixe a sua opinião nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
Face-palm
Já ninguém compra W10M mas ainda se dá muita cobertura, parece-me que foi apenas uma jogada para terem o seu nome falado por ai. Eu por exemplo nunca tinha ouvido falar da marca.
É relativamente conhecida no Reino Unido pelos seus terminais Android de baixo custo.
Se conheceres minimamente o mundo Android sabes que há mais marcas ques as tradicionais Samsung, Mi, Xi,Sony, etc.
Esta é mais uma….
Altamente!
Faltam equipamentos no mercado com Windows no entanto penso que as especificações não são adequadas à atualidade e por isso o preço é um pouco elevado.
Gosto particularmente da razão para a sua apresentação
De qualquer forma, fazem falta mais equipamentos no mercado para ser criada uma outra alternativa.
Este é o 1° equipamento novo Windows Mobile em muitos meses e irá ser colocado no mercado na mesma altura das apresentações da Apple e Samsung, não que este equipamento seja qualquer concorrência para o que for apresentado mas o foco das notícias será sempre outro.
Isto para os indianos deve ser mel
Tenho um nokia com win8.2 e quando mudar tenciono comprar outro com win10. Os apple são muito caros, tenho um tablet com android, e acho o windows muito superior.
se o windows 10 mobile estivesse a acabar a microsoft não deixava de fornecer o s.o. para novos dispositivos??
Não é com este tipo de dispositivos que o windows vai adquirir mais clientes… Esperando o surface phone, algo que pode renovar todo o SO da Microsoft!
Por este preço comprei o Lumia 950 com docking station.
Em relação ao Windows mobile, e eu já tive, tudo se resume a uma coisa… aplicações ou a falta delas! neste momento tenho Android e acabaram os problemas. mas tenho pena que o Windows mobile perca todos os dias grandes apps pois o sistema é muito bom, penso que superior ao Android da minha experiência.
Eu sei o que é isso…tambem tive um L950, e sei perfeitamente da fiabilidade que o sistema transmite, mas morreu para mim por razões da morte de apps constantemente. Ultimamente nem as apps de terceiros funcionavam corretamente (talvez por update falhado), certo é que diversos conhecidos meus reclamavam disso, aplicações do género Runtatic “saltam fora”..
Pena, mas com a Microsoft, a lição foi garantida, nunca mais apostar nas suas visões, pois não passam disso, faz anos…
E também não ouviste falar do Kuantokusta?! Vai lá e faz uma pesquisa que encontras vários exemplares á venda.
Além deste, apareceu também o Trekstor WinPhone 5.0
http://allaboutwindowsphone.com/flow/item/22432_Introducing_the_Trekstor_WinPh.php
Para quem preferir em alemão, o artigo original está em https://windowsarea.de/2017/09/trekstor-winphone-5-0-hands-on-video-und-erster-eindruck/
E se calhar há mais coisas “estranhas” a acontecer por lá 🙂
250 por estas specs…..tive um L950, e esteve a esse preço, muito melhor…
W10 mobile: excelente sistema operativo.
Android: sistema operativo dirigido para a terceira idade e crianças.
Iphone: demasiadamente controlado pela apple. Podes fazer tudo, desde que eles deixem. Quem gosta de ser comtrolado, usa destes.
enganei-me: onde está “comtrolado” deve estar “controlado”.