O Visual Studio está a chegar ao macOS
Nos últimos tempos a Microsoft tem-se conseguido reinventar e tem adaptado o seu software a outras plataforma que não as suas. Foi mais longe que as mais óbvias aplicações e tem transposto todas as suas ferramentas para outros sistemas operativos.
A mais recente adição de peso sabe-se agora que será o Visual Studio. Esta sua ferramenta de programação deixará de ser um exclusivo do Windows e passará a estar disponível também para o macOS.
Ainda não foi lançado de forma oficial, mas a Microsoft já fez saber que o Visual Studio irá estar disponível em mais uma plataforma, alargando assim a sua base de utilizadores.
Foi com um post num dos seus blogs, erradamente lançado antes do tempo, que a Microsoft anunciou ao mundo que o Visual Studio irá contar com uma versão para Mac.
Ainda não se sabe muito sobre esta versão, para além do que foi publicado e removido (mas acessível via cache), mas espera-se que esta versão seja dedicada à criação de aplicações para macOS, iOS e Android, que vai ter a sua compatibilidade garantida através do Xamarin. É claro que todos os demais elementos de programação, com o .Net e outros vão estar disponíveis.
Segundo a informação que a Microsoft partilhou, esta nova versão será uma versão completa do Visual Studio para Windows, podendo inclusive os utilizadores destas plataformas partilhar projectos e trabalhar de forma colaborativa.
O Visual Studio para Mac será um complemento ao Visual Studio Code, que já existe para macOS. É mais poderoso o mais capaz, podendo levar a programação mais longe.
Espera-se que esta primeira versão do Visual Studio seja apresentada na conferência Connect(), que se inicia amanhã, e que chegue aos utilizadores nos próximos dias. A Microsoft está a postar em força em novas plataformas e a alargar a sua presença nos terrenos da concorrência, garantindo que as suas ferramentas podem ser usadas aí.
Este artigo tem mais de um ano
Boa surpresa por parte da MS.
Excelente era mesmo fazer um port também para Linux. 😀
Tomara que venha uma versão para Linux
“Foi com um post num dos seus blogs, erradamente lançado antes do tempo”… isto é algo em que não acredito, erradamente, pois claro.
São só post por engano feito por profissionais de grandes empresas.
São cá uns enganos.
Enfim, fazemos de conta que acreditamos mas que foi uma agradável surpresa, lá isso foi.
Vamos ver se é desta que me livro do Parallels.
são estes posts e imagens de Telemóveis, a empresa X deixou escapar imagens do futuro equipamento Y… ahahahah
Sou utilizador de Mac e o Visual Studio é de momento uma das poucas ferramentas que me obrigam a ter o Parallels. Esta foi uma agradável surpresa.
Estou ancioso que se torne oficial.
Grande notícia, mas ver para crer!!!
Excelente noticia.
Esperemos pela final release.
Well, don’t get to excited. Isto é apenas o Xamarin Studio com um novo nome. Só vai funcionar como o xamarin studio funcionava dantes, apenas com C# e os designers para Android e iOS. C++ é para esquecer :/
Se for verdade então morre qualquer ideia de ter um Windows.
Isto é um tiro no pé da microsoft.
Não concordo. Em 2011 tornei-me utilizador de Mac e desde então continuo e pretendo continuar a ser. Porque preciso do Visual Studio, tenho o Paralells mas o Windows é apenas uma sombra no sistema a consumir mais recursos.
Não concordas, mas dás-lhe razão ?!
Quem é utilizador do Windows vai continuar a ser.
Quem é utilizadro de Mac, também não vai mudar. A diferença é que um utilizador de Windows tem e já tinha Visual Studio.
Um utilizador de Mac vai passar a usar o mesmo IDE nativamente (alguns como eu poderão deixar de depender do Parallels).
Achas ? Com o a framework .NET CORE a correr multiplataforma se calhar não é bem como pensas …
Quem ainda nao trabalhou com Xamarin? 😀 É igual o editor…
isto é o camarim studio com extras.
Lol vejo que é so experts por aqui. A Microsoft comprou a Xamarin que é conhecida por ter um software para a criação de apps dispositivos móveis e pelo mono. A Xamarin é também proprietária do Xamarin Studio que agora chama se Visual Studio for Mac. Só mudou o nome e a capacidade de programar em .net core.