CEO da Microsoft está arrependido de ter posto um fim ao Windows Phone
Pouco depois de assumir a liderança da Microsoft, Satya Nadella deixou de apostar em vários projetos que não estavam a evoluir como esperado, algo que o próprio CEO descreveu como um conjunto de decisões difíceis. Uma delas foi acabar com o Windows Phone, saindo do negócio dos smartphones - e agora está bastante arrependido.
Satya Nadella é reconhecido por muitos no mundo da tecnologia como o diretor executivo que conseguiu revitalizar a gigante de Redmond. Sob a liderança deste engenheiro de origem indiana, a Microsoft adotou uma abordagem muito diferente da conduzida por Steve Ballmer, marcada principalmente pela diversificação de produtos e serviços, bem como por aquisições estratégicas.
CEO da Microsoft diz: "Windows Phone poderia ter tido um futuro melhor"
Embora Satya Nadella tenha tido muito sucesso na Microsoft, admite que cometeu erros durante sua carreira. Questionado pelo Insider se existe algum tipo de erro estratégico real ou decisão errada de que se arrependa, Satya Nadella refletiu sobre o facto de se ter afastado do negócio dos smartphones para permitir que a empresa se focasse noutros projetos:
A decisão de que muita gente fala, e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei Diretor Executivo, foi a nossa saída do que considero ser o smartphone, tal como o definimos na altura. Em retrospetiva, penso que poderíamos ter feito isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e smartphones.
Não é segredo que a estratégia inicial do Windows Phone, Windows 10 Mobile e dispositivos de marca própria após a compra da Nokia não funcionou.
Apesar dos melhores esforços da empresa, nunca foi suficientemente forte para competir com grandes SOs como o Android e o iOS, que eram os líderes absolutos na altura e agora, por uma quota significativa do mercado.
Esta decisão, que Satya Nadella mostra estar deveras arrependido, não significa que a Microsoft tenha abandonado completamente o mundo dos smartphones.
Em 2020 tentou regressar a este mercado com o lançamento do Surface Duo, um dispositivo de ecrã duplo e com Android como SO. E, um ano depois, surgiu o Surface Duo 2. Ambas as propostas, porém, estiveram longe de ser bem-sucedidas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O Lumia 950 foi de longe o melhor telefone que tive e ainda hoje deixa saudades…
Corroboro. Foi uma pena.
Tambem tive um, era brilhante. Mas chegou a um ponto em que as apps já me causavam dissabores no dia a dia a nível de funcionalidades.
Aquela camara para a altura era mesmo muito boa
Tive um 920 e um 950. Comparando com as specs actuais dos Xiami ou Redmi 12, os Lumia tinham muito mais fluidez de graficos e não ficavam nada atrás no que diz respeito às performances. As camaras, embora com menos Mpx, tinham uma qualidade incomparavelmente melhor que estas da Xiaomi.
Se a MSF voltar a lançar smartphones com o windows mobile, e se suportar apps do Android e Android Auto, serei o primeiro a voltar aos Windows Mobile!
Mesmo, adorava aquele telemovel e o proprio SO, era super fluido.
Ainda tenho ali o meu 920, que de vez em quando ligo e ainda funciona. Era excelente e só o encostei pq deixei de ter apps dos bancos.
+1
A Microsoft saiu dos smartphones, hardware e SO (Windows Phone) mas fez mais – durante anos as suas apps para iOS (e suponho que para Android) simplesmente não prestavam, eram horríveis. Enquanto houve Windows Phone ainda se percebia, mas depois não. Melhoraram muito desde então.
Ainda tenho um Lumia 920 guardado na gaveta que ainda liga e funciona, foi um dos melhores smartphones que tive, o único problema a meu ver foi sempre a falta de apps.
mesmo essa suposta falta nao era problema. Precisas de 1 bilhaos de apps na store? eu nunca senti falta de apps no Windows Mobile.
Um smartphone sem apps não é um smartphone … se é só para abrir o browser até os velhinhos Nokia faziam isso … mas se de facto as Apps não fazem falta, calculo que ainda use um, pois o browser ainda funciona …
ainda podes voltar Satya
Ontem já era tarde.
uma terceira plataforma era bem vinda. o Windows Phone deixou saudades.. se voltarem atrás, mudo!
Tive vários lumias e nunca mais tenciono comprar smartphones Microsoft. Pura e simplesmente abandonaram os clientes á sua sorte. Muito antes, com o windows mobile também tive prejuízo por quebra inexplicável de continuidade de certas funcionalidades. Microsoft em telemóveis nunca mais.
A Microsoft sempre foi rainha em deixar os clientes à sua sorte, já nem falo dos developers. Não havia apps porque havia muito poucas APIs e eram muito limitadas; outro exemplo foi o SO que só nas últimas versões permitia funções de personalização e outras coisas cujo android tinha ao tempo. Era muito limitado.
A MS nunca soube melhorar e facilitar o UI para mobile e até só fez algo de jeito no W10 e W11 no desktop, que fará no mobile…
Na altura, não faltou quem avisasse do erro que estava a cometer
A solução passaria por investir no incentivo aos programadores para criarem aplicações, pois foi isso que matou o WindowsPhone /Mobile
Depois abraçaram o Android e … foram mais uns!
Nem o lançamento do Duo (um pouco à frente da sua época como demonstra a Samsung Xiaomi e OnePlus, por exemplo) os safou
Foi um erro? A Microsoft já tinha perdido 7,5 mil milhões no mobile “and counting”, ou seja, a Microsoft continuava a subsidiar os Lumia – sem que se visse o Windows Phone crescer, entalado entre o Android e o iPhone. Nem com incentivos, as principais marcas de smartphones lhe pegavam. Até ele, ou os acionistas por ele, terem decidido acabar com o sorvedouro de dinheiro da empresa. Isto não foi – sai Ballmer, entra Nadella – e a Microsoft mudou de rumo. Nadella manteve-se na mesma linha até considerar que já não dava mais. Agora vem com os “ses e mas”, “funfuns e gaitinhas” – o que é certo é que na altura não tinha outra saída. Se continuasse a perder milhões a situação agora era diferente e a Microsoft estava a ganhar dinheiro com o mobile? Duvido. A Apple ganha dinheiro, a rodos, graças ao seu sistema integrado de produtos e serviços – que a Microsoft não tinha, nem se vê como pudesse criar.
Eles lixaram muito dinheiro porque desde o início fizeram tudo mal. Isso numa área muito competitiva… o hardware salvo algum modelo especial, era muito fraco; o SO limitado e as API/limitações não deixavam fazer app de jeito. Como queriam que corresse bem?!
Para mim de longe o melhor sistema operativo Windows Phone lamento o seu fim ter acontecido
O problema deles é que a percentagem nos EUA estava muito baixo, uns 3% se nao me engano, mas na Europa, tinha mais que 10% em alguns países. Foi um tiro no pe, agora mesmo que voltassem, muitas pessoas ja nao vao comprar nada da Microsoft, eu vou ser um deles, ate fui comprar um Surface Duo, e so recebeu um Update e mataram de novo, enfim Microsoft….
Quando sair o próximo Windows Phone, troco de telefone.
Ate la continuam o 950xl para o dia a dia e o 930 para o q der e vier.
Está no ADN da Microsoft ter muitas decisões erradas e precipitadas, com isso mandando milhares de milhões para o lixo.
E o que lhe impede de fazer o Wphone ressurgir das cinzas, meu caro? Problema da microsoft foi em abandonar devices antigos, não atualizar modelos antigos etc… tudo isso que sabemos. Microsoft tem a faca e o queijo na mão, só não faz pq não quer. Wphone era top 3 melhores sistemas mobile.
Porque nenhuma marca de smartphones estava a pegar no Windows Phone, apesar dos incentivos oferecidos pela Microsoft.
A Microsoft prolongou a agonia subsidiando os Lumia, vendia-os abaixo do custo. O cliente pagava uma parte e a Microsoft outra parte.
A prazo, onde é que estava a viabilidade disto?
Se voltasse a tentar a Microsoft continuava entalada entre o Android e o iOS. As empresas não estão num negócio para produzir um produto giro, é para ganhar dinheiro. Até podem perder dinheiro num projeto durante os primeiros anos, mas desde que a prazo tenha viabilidade.
Voltem a dar updates aos Lumia e que voltem a funcionar as apps.
Tenho um Lumia 930 ainda a funcionar.
Ainda hoje uso um nokia 1520, um dos melhores smartphones de sempre.
Para quem não viu antes:
https://pplware.sapo.pt/informacao/windows-11-mobile-se-nao-tivesse-morrido-era-fabuloso-o-sistema-mobile-da-microsoft/
Se o preço não fosse descabido comprava na hora.
A solução é Satya ligar a Nadella e pedir para reativar o phone.
Usei praticamente todos os sistemas : iOS, Android, BlackBerry e… Windows Phone. Todos tinham lugar no mercado com mais ou menos adaptação , mas o Windows Phone deixou saudades : simples de usar , muito bom para pessoas mais idosas pelos grandes quadrados . Os equipamentos mesmo os mais modestos aguentavam bem as aplicações … mas foram essas mesmas aplicações (ou a falta delas) que condenaram o WP… ainda hoje tenho um telefone desses guardado : costumo dizer que é o “not so” smartphone mais seguro que existe
Como já alguns aqui referiram, também eu ainda tenho o meu lumia 650 na gaveta, mas a funcionar, e que de vez em quando também ligo. Era ótimo!
Devias de dar com a cabeça na parede! Acabaste com o melhor OS mobile do mercado … e de longe! Se a Microsoft não tivesse sido teimosa em relação ao aspecto do icones do OS tenho a certeza que teria tido mais sucesso, muita gente não se entendia com a interface metro, agora o OS era fantástico não havia bugs ou tretas que tais. Se voltassem a laçar o Windows mobile novamente eu era cliente novamente!
Sempre foram 2 e sempre serão:
– Windows e macOS
– O ledro negro da força e os jedis
– O mestre e o aprendiz
– Android e iPhone
– A esquerda e a direita
Não há lugar para 3 !
Com muita pena. Tive alguns Windows Phone, desde o Lumia 810 até ao Samsung Ativ S, este ultimo era brutal. Adorava a simplicidade e fluidez do sistema. Uma pena mesmo….
No fim do dia, quem acabou com o “Windows Phone” foram as apps: WhatsApp: Facebook; Messenger e todas as outras.
Quem nunca errou?
Nadella não diz que errou ou que se arrepende da decisão que tomou – em relação aos smartphones (nem refere o Windows Phone):
“P: Existe algum tipo de erro estratégico real ou apenas uma decisão errada de que você se arrepende em retrospetiva?
R: A decisão que eu acho que muitas pessoas falam – e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO – foi a nossa saída do que vou chamar smartphones, conforme definido então. Em retrospetiva, acho que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e smartphones.”
Com o Windows 11 para ARM talvez funcionasse, mas quantos anos aos trambolhões andou a Microsoft até lá chegar? Com o Windows Phone é que não ia lá.
Vejo Nadella a dizer, em retrospetiva: “Sabendo o que sei hoje talvez conseguisse que a coisa funcionasse”. Mas na altura não sabia como resolver o problema do sorvedouro de dinheiro da empresa e tinha que tomar uma decisão.
Eles agora contam com os serviços como por ex: Azure, Launcher, Edge, Bing, Office 365, etc. noutras plataformas concorrentes Android/iOS e talvez no HarmonyOS…
O launcher deles no android até é muito bom!