PplWare Mobile

Operadoras perdem controlo nos updates do Windows 10 Mobile


Autor: Pedro Simões


  1. Tiago E says:

    Boas notícias.

    • tekMan says:

      São boas notícias, especialmente porque passamos a receber mais atualizações e sem demoras.
      Mas também é justo reconhecer que as operadoras em Portugal têm feito o seu trabalho. A esmagadora maioria dos Windows Phone estão atualizados à última versão WP 8.1.
      Eu pelo menos já recebi 4 atualizações desde que comprei o meu Lumia.

    • Melo says:

      Estou é farto das ROMs, e zips do andróide!

      É só problemas atrás de problemas, e nem sequer para o meu telemovel (galáxia S6) encontro ROM! É muito mau! É ainda por cima tem o knox, as apps há em quantidade, mas a qualidade é muito baixa!

      Alguém me indica um telemovel para Windows que seja capaz de substituir o meu?

      Obrigado!

  2. David.pt says:

    Estou a voltar a gostar da Microsoft

  3. Modem says:

    Começo a achar que o meu próximo telefone vai ser um Windows 10 mobile.
    Estou farto da falta de suporte que os fabricantes e a Google dão ao Android. Eu nem exijo a última versão do Android, mas que ao menos disponibilizem os updates de segurança.

    • jonithu says:

      Concordo contigo. Também estou cansado do android e a minha próxima versão será windows pe
      la certa.

    • Filipe Coelho says:

      Falta de suporte que a Google dá ao Android? Podes exemplificar por favor?

      • N.Silva says:

        A Google dá suporte ao android.
        Os fabricantes não.
        Os fabricantes teem controlo sobe as actualizações, logo o teu equipamento não é actualizado em 98,99% das vezes, o que é ridículo.

        Data as of October 5, 2015:
        Version Codename Distribution
        2.2 Froyo 0.2%
        2.3.3-2.3.7 Gingerbread 3.8%
        4.0.3-4.0.4 Ice Cream 3.4%
        4.1.x Jelly Bean 11.4%
        4.2.x 14.5%
        4.3 4.3%
        4.4 KitKat 38.9%
        5.0 Lollipop 15.6%
        5.1 7.9%

        *stack exchange

      • David says:

        O que o “jonithu” quis dizer é que a Google dá suporte apenas aos Nexus, mas que a restante maioria dos Android demoram a receber essas actualizações! EU pessoalmente já fui utilizador Samsung, Sony, e LG, e posteriormente optei por Nexus, e realmente à falta de suporte por parte dos fabricantes e uma longa espera na actualização dos seus equipamentos, sendo que em grande parte é para venderem novos equipamentos a cada grande actualização…
        Veremos se a Microsoft melhora isso, e apresenta actualizações para vários modelos e diferentes marcas ou apenas para os seus equipamentos Lumia…
        Android é excelente, mas se não fosse a comunidade muitas vezes excelentes equipamentos, praticamente topo, morreriam ao fim de ano e meio…basta ver o exemplo do iPhone 4s que ainda recebeu actualização! independentemente de como ficou, recebeu o update…é de que ano? veremos quais os android actualizados de fabrica da mesma altura! se não fosse a comunidade já eram…e muitos estão vivos e em excelentes condições!!!
        Com isto nao estou a dizer que este So é melhor que o outro, e etc etc etc…nao estou a fazer comparações até pq uso os dois (iOS e Android) e aguardo pelo nosso Lumia…veremos se haverá mudanças cá em casa…

      • Modem says:

        Devia ser a google a enviar os patches de segurança para os telefones com Android, e não se basear nos fabricantes e muito menos nos operadores. A MS faz os updates em todos os computadores independentemente de quem fabricou o PC, nos telefones devia ser a mesma coisa.

      • Joaquim Xavier Lopes says:

        Tens toda a razão. Não há falta de suporte da Google. Há falta de suporte por parte das “grandes” marcas que usam o Android que não disponibilizam updates de segurança, isto para já nem falar dos updates de versão. Há excepções, claro. Mas são uma minoria no universo Android.

        Seja como for no fim o resultado é o mesmo: com azar 2 ou 3 meses depois de comprares um Android chegas à conclusão que não vai receber o lolipop, ou o marshmallow, ou o … Com sorte chegarás a essa conclusão ao fim de 1 ano.

        Depois ha sempre aqueles que falam da cyanogen que faz rom’s customizadas, ou de marcas menos comuns…
        Só que isso é uma pequena “elite”

  4. Marcos Paulo says:

    Hoje eu dou preferência a microsoft tendo certeza que meu aparelho terá por muito tempo suporte. O Android é o melhor mas para tê-lo atualizado é preciso comprar um aparelho a cada 3 meses, ai fica difícil.

    • Batatas says:

      Ou então em vez de fazerem como o caro Marcos Paulo podem sempre comprar algo com suporte imediato, género de Nexus.

      Mas afinal para que é que vocês querem mesmo as actualizações?
      Eu faço ROM’s para o meu tablet, para os meus telemoveis e trabalho com Linux e Windows. Único deles que eu realmente actualizo é o Linux apenas para ter tudo em dia quando pretendo fazer algo, todos os outros apenas me atrasam o equipamento e tornam toda a experiência frustante. Basta ver a quantidade de computadores que deixam de dar boot após a instalação do Windows 10 através do Windows Update.

      Ainda assim o Windows Mobile é de bastante interesse devido á possibilidade de utilizar o telemóvel como se fosse um desktop portátil ligando-o a um ecrã com teclado e rato. Única coisa que me chamou a atenção neste sistema operativo.

  5. JJ says:

    Muito boa medida! Os operadores por vezes não “se lembrar” de lançar as actualizações…

    Só espero que as outras marcas, sigam o exemplo e deixem os updates para a Microsoft.

  6. José Alves says:

    Há muito tempo que esta decisão deveria ser tomada.
    Para acabar de vez com a intromissão dos operadores no software dos equipamentos, que, na maior parte das vezes, só serve para “estragar”.

  7. chicosoft says:

    Finalmente a MS a impor-se. Os operadores muitas vezes lancam tarde ou nunca lancam os updates.

    • Bruno says:

      Isso é bem verdade porque é oque acontece com o unico modelo que tem windws phone no caso da samsung, porque o windows 10 mobile esta quase chegando e muitos nem possuem o WP8.1 só quem é do exterior ao menos pelo que andei pesquisando muitos ja tem um exemplo disso é na europa que ja possue samsung ativ s atualizado com a ultima versão do windows phone 8.1 ja no Brasil a samsung dissem que estão lançando por lotes mas eu acho que ja deveria estar tudo atualizado nesse tempo.

  8. ZarkBit says:

    1 palavra

    AMÉN!

  9. cra2sh says:

    Será que a Microsoft vai abrir CallCenters para dar support aos Lumias como faz a Apple?

    • LG says:

      Só se for para os telefones no CallCenters ganharem pó, nunca ouvi queixas de quem usa ao contrário dos iPhones e alguns Androids

      • Concept says:

        Nenhum aparelho está livre de problemas, esse comentário foi simplesmente estúpido.

        • LG says:

          Estúpido porquê? Uma coisa é falar livre de problemas, outra coisa são CallCenters… Existem outras formas de apoio ao cliente para além de CallCenters… Existem poucos utilizadores WP em relação a Android e iOS… Agora pensa quantas chamadas por dia entrava num call center dedicado ao WP em Portugal por dia… Valeria a pena?

          Mas visto que pela notícia, a Microsoft vai assumir o controlo dos updates até faria sentido.

          Até lá a unica coisa para que servia um CallCenter era:
          – “Meu smartphone não arranca”
          – “Traga-o para a loja para ser enviado à garantia”
          – “Obrigado, ajudou imenso”
          – “Obrigado nós! Por favor classifique a sua satifação digitando de 0 a 5 no seu telefone”
          *beep 5*

          • cra2sh says:

            Não é bem assim, conheço quem dá apoio a iPhones e acredita que não é só isso.

          • Bruno says:

            Se windows phone ja um OS não muito conhecido pior ainda é samsung com windows phone é quase inexistente e o pior suporte, ao menos o lumia é da microsoft e por isso suporte deve ser muito melhor.

      • JN says:

        Gostei do sentido de humor e percebi a ironia.
        A falta de humor é, ela sim, uma forma de estupidez.
        Não o teu comentário.

      • Luis Rocha says:

        Só se for nos teus sonhos!!!

      • J T says:

        Hoje tinha me dado muito jeito poder ligar para uma linha de apoio enquanto configurava um lumia 535. Enganei me no email e nao conseguia receber o confirmação, quando carreguei no link para corrigir o email abria uma pagina da microsoft a dizer que de momento nao era possivel. E tambem nao dava para criar outra conta microsoft nem apagar a que tiha o mail errado. Tive de fazer reset o que demorou uma eternidade e com isto perdi uma tarde com a porcaria dum telemovel. Mas yah sao absolutamente perfeitos, nao dao problema nenhum a ninguem, de certeza que uma linha de apoio nao ia ajudar nadinha. Com os bilioes de lucro que fazem com o windows deviam ser obrigados por lei a ter apoio ao cliente em vez dos forums mal geridos e que demoram dias a responder e nunca consegue solucionar nada, alem de que algumas solucoes quase que e preciso ter uma licenciatura em informatica para seguir os passos.

    • Miaggy says:

      Se esse é o teu medo então relaxa: A Microsoft já tem callcenters para os seus produtos, e não são só os Lumias. Já usei do serviço (para outro produto) e a resposta é rápida e eficaz

  10. sniperpt says:

    Aqui esta uma medida acertada. Assim a gg vai ficar cada vez mais isolada, ate ja teve de por controlo sobre as apps, o que nao queria a toda a força.

    Assim quando aparecer algum problema serao todos a ser corrigidos, mesmo com a inércia dos restantes players.

    Com isto espero que se caminhe para sistemas mais seguros e haja mudanças no mundo do TI, como maior preocupação em manter a nossa segurança.

  11. @dg says:

    Põe os olhos google 🙂

    • alguem says:

      Nem mais, a única maneira de acabar com a fragmentação… Claro que a juntar a isso deviam de abranger os OEM.
      Mas não podemos esquecer que o negocio “deles” é vender, vender, vender… enfim, não lhes interessa dar suporte a um equipamento para alem dos 2 anos de garantia. e é ai que a Microsoft e a Apple ganham contra a Google.

      Agora a minha duvida é, qual o telefone que vou substituir o meu Nexus 4. Iphone (muito caro para a minha carteira) WPhone (se for um flagship vai para alem da minha carteira).
      com um limite de 400/450€ o que me aconselham?

      Sendo que pretendo no minimo um ecrã com 1080p no max 5″ (no limite 5.5)

  12. irlm says:

    Assim o que se passou com CYAN, Denim, ficar à espera que as operadoras lançacem o WP8 vai acabar. Mas também os que têm telémoveis mais recentes como Lumia 640/535 vão receber primeiro o Windows 10 Mobile em Dezembro de 2015. Só depois os outros gama x20, x35.

  13. Manuel Pereira says:

    Finalmente um fabricante a assumir a responsabilidade de distribuir a todos e atempadamente os seus updates! Muito bem Microsoft! A Google bem que podia seguir o exemplo…

  14. Francisco says:

    Desculpem lá, mas mesmo não preferindo iOS a Android, a Google tambem faz isto com os seus dispositivos (Nexus) e faz mais ainda que por exemplo a Apple, porque não deixa as operadoras bloqueraem os seus equipamentos

    • Gaspar says:

      Os nexus nao se vendem bloqueados a nenhuma operadora por isso e evidente que não há esse problema

      • Francisco says:

        Claramente não percebeste o que diz dizer! Mencionei o facto dos nexus não estarem bloquedos por imposição da Google, para reforçar que os updates dos nexus são controlados pela google, assim como a MS se prepara para fazer agora, visto que existem por ai comentários a dizer que a google devia fazer o que sempre fez com os seus equipamentos.

    • Vlad says:

      Lamento mas o Nexus 6 que foi vendido pela Vodafone era bloqueado à rede, bem como o Nexus 5 lançado pela TMN e Optimus. Por isso estás errado.

      A Google mesmo controlando ela os updates nos seus dispositivos continua a ter os problemas tempo de suporte. O Lumia 920 foi lançado basicamente ao mesmo tempo que o Nexus 4. O Nexus 4 ficou sem o Android 6.0, enquanto que o Lumia 920 vai ser actualizado para o Windows 10.

  15. jose says:

    Deveria ser como nos pcs independentemente da marca haver updates

  16. JN says:

    Mais nada!
    As operadoras que se preocupem em fornecer serviços de qualidade.
    Já não basta os contratos de fidelização e os bloqueios dos dispositivos e ainda interferem nas atualizações dos dispositivos com se estes lhes pertencessem.
    Atualmente tenho um Lumia 640 XL livre de operador. Antes tinha um Lumia 625 que agora foi herdado pelo meu filho e que, quando o comprei vinha com uma carrada de porcarias da meo, não o consegui desbloquear mas consegui instalar o software “country variant” e a atualização denim chegou quase dois meses antes de chegar ao software da meo.
    Já não basta pedirem uma pipa de massa para desbloquear um equipamento que esta mais do que pago, ainda o querem controlar como se fosse deles.
    Muito bem Microsoft!

  17. Miaggy says:

    Muito bom! quanto menos gente a impedir actualizações melhor. MS a destacar-se pela positiva!

  18. MAD says:

    penso que toda a gente está a esquecer um pormenor, as operadoras não vão poder meter as “porcarias” no telemóvel e estarão sujeitas ás “porcarias” que a microsoft lá quiser meter. Nesta perspectiva as operadoras vão passar os lumia para uma segunda linha pois não permitirá “personalizar” os equipamentos com versões das operadoras. Nós so pensamos no mercado portugues mas por exemplo uma vodafone mundial, uma verizon uma At&t investe muito tempo e dinheiro a personalizar as roms e não vão gostar deste controle por parte da Microsoft.

    • André says:

      Os iPhones também não permitem que as operadoras instalem bloatware e não é por isso que elas os deixam de vender. Simplesmente depende muito da “fama” dos equipamentos e nesse aspeto, os iPhones ainda batem os Lumias. Veremos como será no futuro…

  19. Fernando says:

    Boa tarde. Eu estou numa indecisão para comprar um Lumia, mas não querendo investir num 950, queria talvez um 930 ou um 1520. alguém com experiência em ambos e me consiga aconselhar sobre qual a melhor opção?

    • NelsonZed says:

      930 é um excelente tlm!!!

    • JN says:

      Tenho experiência de dois anos com um Lumia 625 que agora foi herdado pelo meu Filho.
      Agora tenho um Lumia 640 XL dual-sim e estou super satisfeito.
      Faz na próxima sexta-feira duas semanas, aproveitei a promoção da Worten e poupei 62,50€.
      Custava 249,99€ estava com 25% de desconto, dei 187,49€.
      Foi uma boa oportunidade mas, pela experiência que estou a ter, mesmo sem desconto seria uma boa compra.
      Em alternativa e mais barato, tens o Lumia 640, mais pequeno e câmara mais fraca.

      • Fernando says:

        Eu tive um 830 mas avariou, entao queria algo para uns 2/3 anitos de potente e que possa ser um excelente companheiro de trabalho

        • JN says:

          Para mim o Lumia 640 XL tem uma excelente relação preço qualidade e já é um excelente companheiro de trabalho e de lazer.
          Peca, no caso do meu modelo, por não ter 4G mas como eu só utilizo WiFi, não lhe sinto a falta.
          Mas se queres e tens capacidade para ir mais além sem ir para o 950 então o 930 é uma excelente escolha. Tenho um amigo que tem e está muito satisfeito.
          Eu não pus essa hipótese quando comprei o meu 640 XL porque não chego lá €€€€€…

    • Robert Soares says:

      Comprei em França Lumia 1520 com dois anos garantia “em França de lei todos os dispositivos são desbloqueados” 250€. O 1520 é uma maquinão em todos sentidos. 100000% aconselhável

  20. Artec says:

    Pois eu tenho um Lumia 535 que comprei por 30 euros. Tenho instalado o W10 mobile ( Windows Insider ) e estou super satisfeito pela experiência com Windows Phone. Próxima compra vai ser o flagship da Microsoft.

  21. Filipe says:

    O meu 920 que já foi considerado topo deixaram-no ficar para trás 🙁

    • JN says:

      Olha que não!
      Não será dos primeiros a ser atualizado mas, os únicos requisito exigidos para a atualização é que o equipamento já corra o Windows Phone 8 e que tenha 8 Gb ou mais de armazenamento interno, condições que Lumia 920 cumpre.
      Terás que esperar mas, a seu tempo, o teu Lumia terá a atualização para Windows 10 Mobile e manterá um desempenho top!

  22. Carlos says:

    E para quando a disponibilização das apps da Vodafone para Win 10? Em particular a que permite aos clientes com serviço fixo ver TV em Portugal. O acesso via site não é alternativa porque se baseia em Silverlight! Deviam fazer apps universais para Win 10 PC e mobile. Alguém sabe de alguns planos?

  23. droid says:

    Já estava na altura de a Google fazer o mesmo e passar a atualizar o Android em vez das operadoras e fabricantes. Ou pelo menos permitir optar pelo android puro em qualquer dispositivo.

  24. Rosa Camara says:

    Gostaria de saber se vale a pena, atualizar o Lumia 640 com Windows 8.1 para o Windows 10 mobile versão oficial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.