Pplware

O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)

11º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.

Como substituto do Windows 2000 (NT 5.0), 3 anos depois foi lançado o Windows Server 2003, a 23 de Abril de 2003.

Agora com uma nova nomenclatura, este Sistema Operativo (SO) exclusivo para servidores distinguiu-se claramente dos outros SOs domésticos pela designação “Server”. Foi lançado com a “cara” do Windows XP mas com um “corpo” bem mais robusto.

Windows Server 2003

De acordo com a Microsoft, este SO é bastante mais poderoso e tem um desempenho bastante mais elevado que o seu antecessor (mal dele se assim não fosse). Este Windows foi lançado em várias versões, cada uma direccionada a um determinado ambiente de operação: Small Business Server, Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, Datacenter Edition, Compute Cluster e Storage .

Todas estas diferentes versões têm a possibilidade de partilhar informação entre si (como ficheiros, impressoras, etc), bem como algumas outras tarefas e funcionalidades essenciais nesta gama de SOs.

Este SO trouxe uma excelente novidade que facilita o processo de configuração do servidor sendo ela uma ferramenta de administração preparada para configurar todas as funcionalidades mais importantes do servidor: “Manage Your Server”.

Trouxe também outras novidades como IIS v6.0, melhorias no Message Queuing, melhorias na gestão das políticas de grupo, sistema de backup e restauro melhorado, entre outros. A segurança subiu também de patamar com a ajuda de uma firewall nativa e de uma melhor gestão dos serviços, correndo apenas os serviços estritamente necessários. Foi removida a funcionalidade de criação de um disco de recuperação sendo substituída pela nova funcionalidade ASR.

Curiosamente, a versão do Windows Media Player sofreu um upgrade em relação à versão incluída anteriormente no Windows XP, passando da versão 8.0 para a 9.0. Apenas tomo este facto como curioso devido a estarmos perante um SO feito para trabalho direccionado e não propriamente lazer.

O primeiro Service Pack foi lançado a 20 de Março de 2005 que basicamente veio corrigir os mesmos problemas que corrigiu o Service Pack 2 no Windows XP. Uns meses mais tarde, a 6 de Dezembro de 2005, foi lançado então um update de eleva importância, trazendo agora um enorme conjunto de elevadas funcionalidades e correcções, denominado Windows Server 2003 R2. Mais tarde, a 13 de Março de 2007 e após quase um ano de adiamento, foi lançado o Service Pack 2 que não foi mais que um agrupamento de todas as correcções até então, contendo também suporte para algumas novas funcionalidades e tecnologias. Uma delas, bastante nossa conhecida, é o standard WPA2 (802.11i).

O menu Iniciar inclui os seguintes programas:

[ Ferramentas administrativas ] [ Acessibilidade ] [ Comunicações ] [ Entretenimento ] [ Ferramentas do Sistema ]

Os requisitos deste sistema operativo são:

Vamos aos testes!

Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.

Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.

Artigos relacionados:

Disco rígido virtual


Requisitos: Virtualbox


Download: Disco virtual do Windows Server 2003 [605 MB]     Password: pplware_trial30dias

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                         Recuso

Exit mobile version