Microsoft Surface Pro 5 e 6 estão a apresentar sérios problemas de bateria
A Microsoft sempre procurou colocar na sua linha Surface Pro o melhor hardware possível. Estes são, em muitos casos, o melhor que a indústria tem e garantem os padrões para a concorrência criar as suas propostas.
Claro que, como qualquer outra máquina, estão sujeitos a problemas. As mais recentes queixas centram-se em problemas que surgiram na bateria tanto do Microsoft Surface Pro 5 como do 6.
Apesar de terem elevados padrões de qualidade, os Surface por vezes apresentam problemas. Em particular, na área da bateria, as memórias não têm sido positivas. Para além de problemas de software, também anteriormente o Surface Pro 3 teve sérios problemas neste campo.
Problemas de bateria nos Surface Pro 5 e 6
Por agora os modelos afetados são os mais recentes e as queixas acumulam-se nos canais dedicados. Em particular os Surface Pro 5 e 6 da Microsoft estão a apresentar problemas de bateria, com descrições diversas e fundamentadas.
Das queixas apresentadas são mostradas principalmente situações em que a bateria apresenta um nível de 0% mesmo ligada ao carregador. Este estado leva a que o comportamento do Surface Pro não seja estável e que apresente muita instabilidade no funcionamento.
Outras descrições revelam um degradar demasiado rápido da bateria. Um utilizador descreveu que mesmo com apenas 309 ciclos de carga a sua bateria tem apenas 30% da sua capacidade original. Outro, com uma situação idêntica, indica que perdeu 90% da capacidade com apenas 307 ciclos.
Problemas que a Microsoft deve resolver em breve
Este é claramente um problema grave. Para equipamentos que têm no máximo 2 anos, a capacidade da bateria deveria ser muito maior. O mais antigo destes modelos, o Surface Pro 5 foi lançado em maio de 2017 e o seu sucessor em outubro do ano passado.
Certamente que a Microsoft está já a avaliar este problema, mas até agora a empresa ainda não se manifestou. Provavelmente irá em posteriormente lançar uma atualização para corrigir o problema e assim trazer de volta a sua capacidade original.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de ter o problema somente na bateria, meu Surface 5 após 3 meses fora da garantia foi a vida (na verdade o SSD deixou de funcionar)
Ao pesquisar descobri que a versão 5 a frente tem nano tecnologia e não é possível substituir o SSD ou seja, dinheiro jogado no lixo.
O Surface não tem suporte para instalação do sistema operacional via USB em HD Externo, há um slot para cartões Micro SD que também não é reconhecido pelo instalador do Windows.
De acordo com o Ifixit a nivel de reparo tem uma nova de 1/10 ou seja, se comprar um destes e der problema já sabe.
Tenho um Surface Pro 4 e tenho o mesmo problema (que me surgiu logo ao fim de um ano da compra). De todos os testes que corri pelas ferramentas oficiais o resultado é o mesmo: “leve o equipamento a uma loja oficial”.
E fazê-lo em Portugal mais o custo da reparação de um defeito que é do equipamento mas que o utilizador é que tem de suportar quando está fora da garantia?
Bruno & Deivid: a ideia é sempre a mesma. Os aparelhos cada vez são mais complexos, finos e leves. Para isso cada vez se usam menos parafusos e sim mais cola. Para reparar só mesmo na empresa oficial. É o preço a pagar por alta qualidade e mínimo preso e espessura.
Se pifou fora da garantia e querem 250€ para arranjar o SSD então está muito bem; se querem 500 então compras um SP Pro 6 pouco usado e até tens mais bateria. De resto a garantia deve cobrir tudo.
Deivid: perdeu a garantia?! Na Europa são 2 anos, saiu em junho de 2018, logo mesmo agora estarias só a 1/2 meses fora da garantia (isto se tivesses sido um dos primeiros ). Em todo o caso eu ganharia com a Microsoft, um aparelho caro é inadmissível que se estrague assim. Pergunta se reparam ou te vendem um SP6 recauchutado a um bom preço. Eu tive um SP4 durante muitos anos e correu tudo bem; agora tenho um Go com muito uso diário e tudo bem.
Correção: junho 2017
O meu é Surface Pro 4 > Touchscreen > Screen > Scramble totalmente diagnosticado pela Microsoft, representando um defeito de fabrico mas como o meu PC tem mais de 3 anos a solução é pagar 530€ pela substituição. O PC funciona bem com um monitor externo, mas com o próprio monitor é impossível pois a imagem começa a tremer ao fim de um tempo… Para mim seria um equipamento muito bom, mas posto isto é péssimo e suporte da Microsoft é esquecer.. Próximo PC não sei qual será mas dada a experiência não será um Surface…