Microsoft recua e devolve 15GB aos utilizadores do OneDrive
Em Novembro deste ano a Microsoft tomou a decisão de reduzir o espaço de armazenamento que oferecia gratuitamente no seu serviço OneDrive.
Esta foi uma decisão que não agradou a maioria dos utilizadores mas a empresa de Redmond decidiu recuar na decisão e manter os 15GB iniciais.
A decisão de reduzir o espaço disponibilizado aos utilizadores do OneDrive foi muito mal recebida por todos os utilizadores, mesmo os que estavam a pagar para ter o seu espaço.
A alteração que a Microsoft pensava aplicar reduzia de 15GB para 5GB o espaço gratuito oferecido e também limitava a 1TB as contas do Office 365 Casa, Pessoal e Estudante, que antes não tinham limite.
Mas, depois de tantas críticas, a Microsoft resolveu recuar na sua decisão e anunciou que estes limites afinal não vão ser alterados.
In November we made a business decision to reduce storage limits for OneDrive. Since then, we’ve heard clearly from our Windows and OneDrive fans about the frustration and disappointment we have caused. We realize the announcement came across as blaming customers for using our product. For this, we are truly sorry and would like to apologize to the community.
A alteração dá assim a todos os utilizadores mais leais da versão gratuita do OneDrive a possibilidade de manterem os 15GB, a que se somam mais 15GB caso tenham ganho um bónus para armazenar as suas fotografias.
Para terem de volta os 15GB os utilizadores devem aceder a este site e carregar no botão "Keep your free Storage".
Todos os utilizadores do plano gratuito que tenham espaço ocupado acima dos 5GB, e que se vejam agora privados do poder usar com esta alteração, vão receber uma licença de um ano do Ofice 365, onde vão ter acesso a 1TB de espaço.
No caso das versões do Office 365 o espaço disponibilizado vai-se manter no 1TB, mas com a possibilidade de todos os que tinham espaço adicional manterem-no por mais 12 meses.
Os utilizadores que não estiverem satisfeitos com esta alteração vão poder ser ressarcidos na íntegra e receber de volta o valor pago.
Esta é uma mudança que irá acalmar os utilizadores do OneDrive e que lhes traz de volta o espaço que antes tinham neste serviço cloud. Curiosamente a Microsoft acaba por dar mais aos utilizadores da versão gratuita do que aos que efectivamente pagam através do Office 365.
Este artigo tem mais de um ano
A decisão de reduzir de 15gb para 5gb, o espaço que davam de forma gratuita no OneDrive a Microsoft tomou uma decisão de um amadorismo inacreditável para uma empresa da sua dimensão. Agora vão ter de emendar a mão aos subescritores do Office 365 que não percebem porque pagam e outros utilizadores têm acesso de forma completamente gratuita ao mesmo, ainda que apenas por 1 ano!
Não é bem assim.
Eles estão a compensar aqueles utilizadores que foram prejudicados com as alterações do seu serviço.
Quem já tinha o Office 365, continua a usufruir das mesmas condições. Alias as mesmas nunca foram alteradas. É verdade que o artigo fala em espaço ilimitado no Office 365, mas o Office 365 sempre apenas disponibilizou 1TB e nunca ilimitado.
Sim é verdade mas em certas condições estão a dar licenças grátis do 365. Quem pagou por elas obviamente sente-se prejudicado
Não podes fazer a leitura dessa forma.
Isto é como fosse uma promoção. Tu compras um produto sem promoção e passado dois ou três dias depois, surge uma promoção e tu já não faz beneficiar dessa promoção.
Ou seja, se não tivesses comprado e apenas estivesses a usar o serviço gratuito, beneficiavas da promoção (oferta). Mas, como não estas nessas condições, estas inelegível para a oferta.
Da sempre jeito como tenho um lumia, espaço a mais é sempre bem vindo.
Uma coisa que ainda não percebi, se ir ao site pedir os 15GB de volta continuo a poder receber o ano gratuito de Office?
Fui verificar e reparei que tenho ainda 25,4 GB disponíveis, não me perguntem como… também não sei
Eu fiquei surpreso ao verificar que afinal em vez dos 5Gb ou dos 15Gb tenho sim 230Gb 🙂
Tenho 128 gb
Mantém-se tudo igual (não tive nenhuma redução, e mantenho os mesmos 140GB), até porque as anteriores decisões de reduzir os espaço não iam fazer efeito de forma imediata.
Site para pedir os 15G:
https://preview.onedrive.com/bonus
A mim não me chegaram a tirar armazenamento…
Tenho 30gbgratuito no OneDrive à já alguns anos e a mim não me retiraram nada.
A decisão deles só iria afetar os atuais utilizadores a partir do próximo ano. Tu, eu e todos os outros que têm 30 GB ficariam com eles durante um ano e depois passavam a 5 Gb.
Pelos vistos voltaram atrás mas tenho de pesquisar mais pormenores.
Eu tenho 133gb. Nao me lembro porque. Nunca paguei nada e nao tenho um lumia.
Eu também, comprei um lumia 1520 o ano passado e também tenho cerca de 130gb livres. Ja nao me lembro como fiz, mas nunca me tiraram nada.
Eu também, mas no meu caso foi por isto:
https://pplware.sapo.pt/internet/ganhe-mais-100-gb-gratuitos-no-onedrive-usando-o-dropbox/
Tenho 121gb… axo k foi uma oferta de há uns tempos
As alterações só serão implementadas a partir de 30 de Janeiro. Quem não fôr à página referida acima reclamar os 15GB a que tem direito agora, irá ver a redução a partir da data que referi. Novas contas já levam vom os 5GB da praxe.
“A alteração que a Microsoft pensava aplicar reduzia de 15GB para 5GB o espaço gratuito oferecido e também limitava a 1TB as contas do Office 365 Casa, Pessoal e Estudante, que antes não tinham limite.”
Mas a conta Office 365 Casa/Pessoal/Estudante… sempre teve uma apenas 1TB.
Onde foram buscar essa de não ter limite!?
As alterações foram nas contas gratuitas, não nas contas pagas.
Posso ir verificar novamente numa conta a que tive acesso recentemente, sempre vi lá a palavra ilimitado.
o espaço do onedrive para contas 365 era ilimitado, porém desde há algum tempo (vários meses) que embora dissesse ilimitado nas contas a partir de 1TB dava erro e se perguntasses a microsoft eles diziam é ilimitado até 1TB (ao belo estilo de operadoras de telecomunicações)
Blog da microsoft com a oferta ilimitada (que eles alteraram depois pela calada como reportado neste artigo da ars technica
http://arstechnica.com/information-technology/2015/11/microsoft-drops-unlimited-onedrive-storage-after-people-use-it-for-unlimited-storage/ )
Eu uso o serviço Office 365 Casa, desde que foi lançado, no primeiro ano apenas era oferecido 20GB (tenho essa info na caixa que vinha com o código). Depois, nos anos seguintes, sempre tive apenas acesso a 1TB, nunca tive essa informação de ilimitado. Alias é a informação que vem junto, quando compro a caixa com o código.
Boa tarde,
A conta Ilimitada só acontece quem pediu para aumentar o espaço a mais de 1 TB. (através de um link aki do pplware, se não me falha a memória …)
No meu caso pedi e atribuíram-me 10 TB (que mantenho)
Recebo da Microsoft um email, que quando atingisse os 10 TB me aumentariam sucessivamente a conta pois era ilimitada (na altura).
Atentamente.
“You ask shall receive!” era como começava de forma trocista (agora se percebe) esse email da Mcrosoft.
Conselho: carreguem no link da Microsoft para manter os 15 GB mas não confiem porque foi num link igual que carreguei para ter os 10 TB que atualmente tenho.
Já agora, para completentar…
Office 365 Casa = cerca de 99€ / ano… (pelo menos era)
Dá direito a 1 TB … por cada 1 das 5 contas. [que podemos ir sempre alternando de email … 🙂 ]
5 TB sempre dá para qualquer coisa, no entanto, 1 conta completa é útil por exemplo para os NAS Synology que sincronizam diretamente para o onedrive…
Atentamente
Andava obcecado, pelos Windows. Agora que me aconselharam, e instalei, o linuz 17.3 mate, não preciso mais do Windows. H a ainda um se não, é que não sei onde ir buscar drivers e controladores. mas deve haver, e se alguém souber, agradeço, se não logo descobrirei.
Quando a esmola é grande, o pobre desconfia, conforme diz e bem, o velho ditado popular…se em Novembro, a Microsoft ia reduzir o espaço do OneDrive, e agora já não o vai fazer, é porque haverá algo que teremos que dar em troca! É que, como é óbvio, nada é de graça, e como o armazenamento custa dinheiro, as contas que são “free”, ou pagam, ou então, terá (a Microsoft) que diminuir os custos = diminuir o armazenamento!
Mas, após ter lido este artigo, fiquei com dúvidas acerca das reais boas intenções da Microsoft, e ao clicar no tal endereço acima indicado (https://preview.onedrive.com/bonus) para voltar a ter de volta os 15 GB, eis que talvez, as minhas dúvidas se concretizaram, isto porque, após ter colocado as credenciais de “login”, aparece-me a seguinte pergunta, em inglês (ou em português, conforma as configurações de cada conta Microsoft):
Let this app access your info?
preview.onedrive.com
Permitir o acesso desta aplicação às suas informações?
preview.onedrive.com
Afinal, teremos que dar algo em troca, e eu bem sei que não há em nenhum sistema “cloud”, privacidade dos nossos dados, mas deixo aqui a pergunta, do porquê desta mensagem aparecer? É que, e ainda pior, no final da mensagem, porque no meio existem mais detalhes acerca do porquê da tal “app/aplicação” querer aceder aos nossos dados, aparecem 2 botões, de “Yes/Sim” ou “No/Não”, ou seja, cabe ao utilizador dar ou não permissões/autorizações de acesso aos dados, e eu, fiz “Não”, e supreendentemente, eis que a seguinte mensagem de erro apareceu:
Sorry! Something went wrong. Please try again.
Como eu tenho a linguagem da minha conta Microsoft em inglês, talvez seja por isso que a mensagem de erro aparece nessa língua, mas nessa ou noutra língua, quando se faz o “try again”, vai dar sempre ao mesmo, ou seja, entra-se num círculo vicioso, porque sempre que carrego em “Não”, a mesma mensagem de erro aparece, e como eu não carreguei em “Sim”, não sei se a mesma mensagem aparece ou não, mas temo que o objectivo seja mesmo esse, que todos os utilizadores sejam obrigados a carregar em “Yes/Sim”, de forma a que a tal app possa aceder aos nossos dados, dando em volta, a tal “benesse” de retornar a ter os 15 GB, coisa que surpreendentemente, à data de hoje, continuo a ter no OneDrive, pelo que, já não sei se a redução de 15 para 5 GB, foi ou não feita no passado, ou se irá ser feita no futuro, ou se basta mesmo só aceder ao endereço acima para ter de volta os tais 15 GB, esquecendo após isso a mensagem de erro, quando se carrega em “Não”, mas acho que uma coisa é certa e verdadeira, infelizmente, as coisas não são nada simples e fáceis de serem entendidas, para este assunto, e quem começou estas dúvidas todas, foi a Microsoft!
Para mais detalhes, ver as seguintes imagens:
– Acesso da App aos nossos dados
Em Inglês (http://tinypic.com/r/20p90g0/9)
Em Português (http://tinypic.com/r/nq1tgw/9)
– Mensagem de erro, após ter clicado em “No”
http://tinypic.com/r/15s3g5x/9