PplWare Mobile

Proxmox VE 4.1: Uma solução open source para Virtualização

Download

Download: Proxmox VE 4.1


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

11 Respostas

  1. Marco says:

    Usamos para ambiente de laboratório/desenvolvimento. Recomendo.

  2. Edexote says:

    Honestamente ainda não experimentei Proxmox mas hei-de o fazer.

    Já experimentei as 3 grandes soluções de virtualização e o que recomendo é Citrix Xen Server. Há versão gratuita e é muito mais fácil de gerir que as outras solução. No entanto, a não ser que queiram andar com workarounds manhosos e quiserem RAID, precisam mesmo de ter controladora RAID por hardware, as soluções baratas por software não funcionam.

    Se tiverem uma dessas controladora básicas, podem usar Hyper-V Server, mas se não tiverem um domínio Windows na rede, é bastante complicado para conseguirem configurar uma máquina para instalar a ferramenta de gestão. Além disso, se usarem a versão 2012 R2 a máquina de gestão terá obrigatoriamente de ter Windows 8 Pro ou superior. NÃO funciona em Windows 7.

    Já o Xen Center instalam em qualquer máquina, nem que seja XP Home e não precisam de domínio.

    • Pedro says:

      Citrix XenServer é tão bom que a própria citrix recomenda hyper-v para ambientes de produção. E hyper-v é tão bom que se uma HBA falhar perdes tudo, não mantem o estado da vm por exemplo (coisa que acontece em ambientes vmware à 800 anos). Quando se fala de virtualização lamento mas não existe nada (para já) que chegue aos calcanhares de vmware. É caro? sim se usarmos em ambiente critico, para lab o esxi free é mais que suficiente. Este proxmox parece-me interessante mas só testando podemos saber se é apto a ser usado em ambientes a sério.

      • Jonathan says:

        Olha amigo, desconheço sua informação de que a Citrix recomenda em ambiente de produção o Hyper-V. Trabalho a mais de 4 anos com o Xenserver e não tive nenhum problema em minha rede. As últimas versões incrementaram diversos recursos que tornaram o hypervisor muito mais robusto. Já ultilizei o VMWare e gosto bastante da versão Workstation (utilizo em minha máquina para Labs), porém, se for analisado custo benefício e principalmente recursos disponíveis na aquisição de uma licença padrão, eu recomendo o Xenserver.

        Referente a este hypervisor da matéria, eu irei experimentar, desconhecia essa solução.

      • Edexote says:

        Ó Pedro, deves andar a dormir mal. O que a Citrix recomenda é que não uses o Xen Server de borla para ambientes de produção, porque naturalmente querem vender a versão com suporte. E o Hyper-V mantém o estado das máquinas na perfeição, não sei onde foste buscar essa ideia. O ESXi gratuito parece muito bonito, mas é muito limitado em relação ao pago e para labs não é grande coisa: não podes usar com placas de rede Realtek sem andar a manipular o kernel! Para uma simples experiência básica não serve, só com hardware algo superior.

        • YaBa says:

          No ESXi gratuito basta instalar um pacote, não é preciso andar a martelar nada.
          Digo isto porque tenho duas Realtek e até ver nunca deram problemas.
          Pior foi no Proxmox, como disse no comentário anterior, primeiro que instalasse foi uma odisseia 🙂 🙂

        • YaBa says:

          No ESXi gratuito basta instalar um pacote, não é preciso andar a martelar nada.
          Digo isto porque tenho duas Realtek e até ver nunca deram problemas.
          Pior foi no Proxmox, como disse no comentário anterior, primeiro que instalasse foi uma odisseia 🙂 🙂

          • Edexote says:

            Como fazes isso? Quando arrancas o instalador do ESXi ele pára com erro a dizer que não detectou placa de rede compatível, nem me dá hipótese de fazer mais nada.

          • YaBa says:

            @Edexote:

            Usei um VIB do V-Front.

            Basicamente activas a possibilidade instalares pacotes externos e sacas o correcto para o chipset da tua placa:

            https://vibsdepot.v-front.de/wiki/index.php/List_of_currently_available_ESXi_packages

          • YaBa says:

            Edexote, se calhar interpretei mal, estás a dizer que nem instala por não detetar placa e o VIB é para quando já tens instalado.

            Tens duas formas, arranjas uma compatível temporariamente, ou editas o pacote de instalação do ESXi antes de instalar na máquina. Lá no V-Front também tem o utilitário para isso, aliás, acho que já tem uma imagem criada com esses drivers todos.

  3. YaBa says:

    Já experimentei depois de teres falado dele à uns tempos atrás. Não gostei, fartou-se de dar erros num servidor HP, passei horas em fóruns, remendo aqui, remendo ali, até que cansou e meti o ESXi de novo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.