Microsoft quer usar a energia nuclear nos seus data centers
As grandes empresas do ramo tecnológico estão constantemente à procura de novas forma de inovarem os seus serviços e, consequentemente, levar a melhor oferta aos seus clientes. Neste sentido, a Microsoft estará a ponderar usar a energia nuclear nos seus data centers e, claro, que por detrás desta intenção estará também a tendência da Inteligência Artificial.
Microsoft quer energia nuclear nos seus data centers
Segundo as mais recentes informações, a Microsoft estará a contratar um especialista em tecnologia nuclear para desenvolver uma infraestrutura de energia nuclear para os seus data centers. Esta necessidade surge muito devido à crescente utilização da Inteligência Artificial e, como tal, gigantes da tecnologia como a Microsoft, Amazon, Google ou Meta estão a ter dificuldades significativas no que respeita ao fornecimento de energia. E não é preciso ser-se um especialista para perceber que sem energia suficiente, os data centers podem enfrentar vários problemas.
Esta necessidade da empresa de Redmond ficou conhecida porque a marca colocou recentemente uma oferta de emprego onde procura um "Gerente Sénior de Tecnologia e Programas Nucleares", em que este especialista será "responsável pelo amadurecimento e implementação de uma estratégia energética global para microrreatores e pequenos reatores modulares (SMR)".
No anúncio é ainda referido que "isto não é apenas um trabalho, é um desafio. Ao juntar-se a nós, fará parte de um movimento global que está a transformar a forma como produzimos e consumimos energia. Terá também a oportunidade de desenvolver as suas habilidades, avançar na sua carreira e ter um impacto em milhões de vidas".
Em suma, os microrreatores e os pequenos reatores modulares acabam por ser semelhantes aos reatores nucleares tradicionais, mas em menor escala. Contudo, além de serem mais baratos, são também mais rápidos de implementar, podendo ser colocados em qualquer fábrica, o que se torna então numa forma rápida de resolver problemas relacionados com eventuais limitações ao nível elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
Gerida por um pseudo ecologista, é mais uma prova de boas acções ( para ele)
A famosa “energia verde” mas que nenhum milionário quer perto de sua casa, ou até ter um aterro no seu quintal para o lixo radioactivo que produz, sim porque não vai em cantigas o lixo radioactivo é uma realidade mas que muitos ignoram…
Sabes quantos milhões de kwh produz 1kg de urânio?
Pesquisa. Se calhar o mesmo que umas centenas de toneladas de carvão.
Mais um que cede o seu terreno para armazenar lixo radioactivo, mas já sabes as batatas podem ficar verdes durante uns milhares ou milhões de anos, por isso convém ir vendo os contentores a cada 5, 10 anos…
Exato… debaixo da cama para iluminar os chinelos
E carvão quando é queimado as plantas transformam o CO2 de novo em oxigénio.. o Urânio sabe para onde vai?? Não percebo o que vocês teem na cabeça…
Plantar Paineis solares que ao fim de 25 anos para nada servem, e que depois são enterrados… comemos batatas com silicio.
25 anos para garantia de 80%®de rendimento…. porque o tempo de vida de um painel feito em modo supera a vida humana… e depois dá para reciclar…. Eu tenho máquinas de calcular dia anos 80 com painel solar e todas funcionam….
@Siliconevaletta experimenta por as máquinas no telhado a ver…
Caso não saibas as plantas consomem o oxigénio e libertam CO2 à noite…
Se soubesse não tinha ido á escola…. Ia lá agora no domingo e já chegava… Toma lá https://myplanet.pt/plantar-arvores-para-reduzir-emissoes-de-co2/
“…e ter um impacto em milhões de vidas”.”
Não duvido. Vai andar tudo envenenado.
Punha as máquinas no telhado e depois levo para lá a secretária para fazer as contas…. 🙂
Informem-se. TerraPower
O futuro já existe.