Foi em 2019 que a Microsoft anunciou uma verdadeira revolução no Windows 10 e nos seus sistemas operativos. A empresa pretendia uma solução universal que pudesse ser usada em equipamentos novos em desenvolvimento, como o Surface Duo ou o Surface Neo.
O sistema, que tanto prometia, acabou por ser constantemente adiado. Agora, o Windows 10X poderá estar parado e será até abandonado, sem qualquer plano para ser recuperado no futuro próximo.
A ideia da Microsoft para o Windows 10X era muito clara. Pretendia criar um sistema mais leve, com uma interface renovada e dedicado a dispositivos com foco no ensino. Isso foi visto com o Surface Neo.
Mesmo não tendo sido declarado de forma aberta, este sistema operativo poderia ser um concorrente ao ChromeOS da Google. A aposta no ensino parece ser cada vez maior e a Microsoft quer renovar a sua presença forte neste mercado, onde a gigante das pesquisas se afirma cada vez mais.
Microsoft abandona o desenvolvimento do Windows 10X
A informação agora avançada dá conta de que a Microsoft se terá desinteressado do Windows 10X. Este é um sistema que não parecia evidenciar-se ao próprio Windows 10.
Com elementos gráficos muito iguais, este começou a deixar de fazer sentido. Aliás, a Microsoft, com a atualização Sun Valley, quer trazer para o seu principal sistema operativo o que poderia ser relevante no Windows 10X, a estética.
Assim, a aposta parece ser agora no sistema mais maduro e mais implantado no mercado.
Windows 10 tem tudo na atualização Sun Valley
Há ainda a questão de que o Windows 10X poderia estar preparado para correr em máquinas que o mercado ainda não tem como oferta. Contigo, mesmo assim, estes não consegue ocupar o lugar do Windows 10 e o que este oferece de raiz.
Assim, e do que é avançado, a Microsoft terá mesmo terminado por agora o desenvolvimento do Windows 10X. Todas as novidades gráficas chegam no final do ano com a atualização Sun Valley, o que empurra o novo sistema para mais tarde, se alguma vez chegar a ser lançado.
Leia também: