Microsoft patenteou o Slider do Office para se defender da Corel
As patentes têm um propósito bem definido mas na maioria dos casos têm servido como arma de ataque quando se trata de empresas rivais. A Microsoft acaba de conseguir uma nova patente, que a vai ajudar a ganhar um caso em que está a processar a Corel.
Foi atribuída à Microsoft a patente de um slider, algo que a indústria já usa há anos, sem que pertença a ninguém.
A patente D554,140 foi atribuída à Microsoft e descreve a barra de controlo (slider) que é usada no Office, na suite de produtividade da empresa, há vários anos. É com esse slider que podemos controlar o tamanho do documento, aumentando-o ou diminuindo-o.
Esta barra de controlo é usada há muitos anos por várias empresas, sempre com o mesmo intuito e com a mesma função. Ao ser agora atribuída a sua patente, a Microsoft poderá controlar quem a pode ou não usar.
Com esta nova patente do seu lado, a Microsoft poderá garantir a vitória num processo que decorre em tribunal que confronta com a Corel, acusando a empresa canadiana de violar 9 patentes de design, entre elas a barra de controlo do tamanho dos documentos.
Este processo da Microsoft é a resposta a um outro que decorre também, mas com o acusador a ser a Corel, que reclama que a Microsoft ao ter roubado várias das suas patentes relegaram a suite da Corel para uma posição fragilizada no mercado, praticamente sem utilizadores.
Stupid patent of the month
À margem destas disputas e referindo-se apenas à patente que a Microsoft conseguiu, a Electronic Frontier Foundation elegeu esta como a "stupid patent of the month", dada a forma como a Microsoft a conseguiu e os seus propósitos para a mesma.
Putting aside whether Microsoft’s design was actually new and not obvious in 2006 (when Microsoft filed its application), whether Microsoft needed the patent incentive in order to come up with this design, and whether it is even desirable to grant a company a government-backed monopoly on a graphical slider (we don't think so, that's why this is a stupid patent), the scope of damages for design patent infringement has the potential to become a powerful tool to shut down legitimate competition based on the mere threat of a lawsuit
Com esta nova patente do seu lado a Microsoft pode facilmente conseguir ganhar este processo e perseguir outras empresas que usem sistemas similares.
Mais uma vez fica provado que a atribuição e utilização de patentes pode ter um lado negativo, com as empresas a usarem-nas para conseguirem impedir as suas concorrentes de atingirem os seus objectivos, bloqueando a chegada dos seus produtos ao mercado.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre esta sua nova patente e sobre as declarações da EFF acerca deste assunto.
Este artigo tem mais de um ano
tao amigos que ele eram, ate pagaram à Corel para acabarem com o corel linux uma das melhores distros que experimentei.
A Apple também patenteou os quadrados com os cantos arredondados para se defender do super mario
É tão estupida como o slide para desbloquear ou o rectângulo com cantos arredondados da Apple. São patentes que não deviam existir…
Tão estúpido como a patente da Apple do arrastar para desbloquear ou o retangulo com cantos arredondados. Estas são patentes que não tem justificação para sair.
Eu só acho errado é como é que estas patentes estão a ser atribuídas. As patentes foram criadas para salvaguardar financeiramente custos com a reprodução de um ideia de negócio, marca ou método de se fazer algo, com o intuito de evitar o seu roubo.
Quando uma coisa já existe à muito tempo e ninguém a patenteou antes de existir, então essa coisa caiu no domínio público e não deve mais ser patenteável.
It’s the usa, what can we say?
+1
exatamente… pelo menos é isso que está nas regras do registo de patente, segundo já vi!
Não necessariamente.
Nos EUA também se podem patentear designs, aliás, para não irmos mais longe, não é a Samsung que tem de pagar mais de 500 milhões de dólares à Apple por ter descaradamente copiado o design do iPhone. Que era (e é) patenteado.
Antes a Apple já tinha processado a Microsoft por usar icones e janelas no Windows.
Antes disso a Lotus tinha processado a Borland por usar um sistema de menus igual ao do Lotus 1-2-3…
Nos EUA há uma longa tradição de processos por causa da imagem, não da funcionalidade.
A Microsoft nem tem por hábito processar ninguém por violações de patentes, exceto quando são claramente um abuso ou, como é o caso, em resposta a um processo iniciado pela outra parte.
Desculpa?! A MS tem um extenso histórico de processar sem motivo nenhum, mas normalmente via proxy e não directamente.
Exemplos bem explícitos disso foi a MS processar a Google via Rockstar, ou processar basicamente todas as empresas que faziam distros de Linux com quota de mercado via SCO.
Nunca a Apple processou o Windows por usar icons, senão quem tinha que processar era a Xerox, a patente é deles. Alias o Windows saiu primeiro que o MacOS. Foi uma jogada da MS sair primeiro…
Errado, as patentes foram criadas para favorecer/manter monopólios.
Depois da porcaria que fizeram com o Windows 10 já acredito em tudo!
O que fizeram com o W10!? O melhor OS feito em todos os tempos?
Realmente há com cada um lool
este pessoal é mesmo assim… fala mal da Microsoft e tal mas depois está “preso” à Apple ou à Google
Quanto ao Win10, a ver o q o próximo update traz de novo
Concordo com o Full, +1.
O melhor… spyware…
SO? Lol! Só problemas, obrigarem o upgrade a toda a força, etc…
Full, +2
Meu Santo Windows 7!
O Windows 8 foi uma aberração.
O Windows 10 até está muito “jeitoso”. E eu sou um utilizador de OS X.
@Full – “W10!? O melhor OS feito em todos os tempos?”
Isso parece um pouco de arrogância !!!
Impor a tua ideia aos outros não é a melhor forma de argumentar, até porque gostos não se discute.
Para ti é o W10 para mim foi o MSDOS (nunca me deixou mal), muitos aqui vão argumentar que é o OSX e outros o Linux
Depende de cada usuário e do que esperas de cada OS.
O problema dos fanboys é que são como burros, usam palas nos olhos e só vem a sua opinião.
Por exemplo, esta notícia sobre uma patente estupida (de acordo com os experts da Electronic Frontier Foundation) os primeiros comentários são para dizer que a concorrência também as tem, como se o facto da Apple ter patentes menos inteligentes seja desculpa para que os outros criem as suas próprias patentes menos inteligentes.
Talvez a discussão devesse ser sobre o que podemos fazer para que estas patentes sejam anuladas independentemente do SO de bandeira.
Um feliz ano novo para todos
É pena o Corel Draw estar a morrer. Ainda uso. Adoro 🙂
Isto não tem nada a ver com o CorelDraw, mas sim com a suite “Corel Office”, essa sim concorrente do Office da Microsoft.
Mais uma patente estúpida!!!
Depois o facto da Corel estar a ter poucos clientes será mais por culpa do grande crescimento que Adobe teve, do que da Microsoft.
Na boa, alguém usa aquela suíte de escritório da Corel? Porque eu nunca vi alguém usando no Brasil, e acho que se é para pagar, que seja pelo MS Office, que se tornou o padrão de mercado dentre as opções pagas.
Essa patente pode concorrer com diversos produtos em que a MS não tem mercado e sequer tem produtos a apresentar. Acho que essa birra da MS com a Corel só faz enfraquecer a relação com os seus desenvolvedores.
Pra sorte da MS, o principal produto da Corel só tem versão para Windows.
PS: Se me lembro bem, em algum momento a Corel desenvolveu uma versão do CorelDraw para Linux… acho que deveria repensar a hipótese.