Microsoft não quer construir um carro, apenas fornecer software
Estamos a chegar a uma era em que todas as marcas querem estar presentes no que vão ser as tecnologias do futuro. Uma das mais recentes ideias a emergir no mercado, são os carros autónomos e várias possíveis propostas circulam já nas estradas, em testes reais.
A Microsoft não quer perder a sua posição neste, mas deu agora a conhecer que não vai produzir o seu carro. A sua ideia é manter-se como fornecedora de software, como sempre foi!
A Google, a Ford, a Uber e muitas outras marcas têm já os seus carros autónomos em testes e quase prontos para começarem a ser comercializados e uma alternativa viável para os condutores.
É esperado que outras empresas surjam em breve, com propostas concretas e que também ocupem o seu lugar no mercado. A dúvida sobre a posição da Microsoft em toda esta nova onda de veículos era uma incógnita, não se sabendo que iriam avançar com uma proposta própria ou se se iriam associar a outro fabricante.
O que vai a Microsoft fazer?
A resposta surgiu agora, vinda de Peggy Johnson, o responsável máximo do desenvolvimento na Microsoft, que revelou que a Microsoft se vai manter fiel às suas raízes e quer ser apenas um fornecedor de software para estes novos carros.
We won't be building our own autonomous vehicle but we would like to enable autonomous vehicles and assisted driving as well
A ideia é simples e permitirá à Microsoft fornecer todo o software para estes novos carros, desenhando e criando soluções à medida.
Esta não é a primeira união deste género. Recentemente a Google e a Fiat Chrysler estabeleceram uma parceria para que sejam criadas carrinhas com toda a tecnologia da gigante das pesquisas.
O papel da Microsoft no novo mercado
Este será um papel semelhante que a Microsoft irá assumir, puxando a si todos os desenvolvimentos de software que sejam necessários para o funcionamento destes carros.
We in different ways enabled a variety of different partners and you'll see us continuing to do that
Em que ponto está a Microsoft?
A Microsoft já deu os primeiros passos neste campo, se bem que ainda apenas na área do entretenimento e da produtividade. O acordo recente estabelecido com a Harman vai trazer para os sistemas desta empresa o Office, garantindo de imediato uma plataforma de produtividade.
Há ainda a experiência que a Microsoft tem no campo das propostas de entretenimento e que fornece já a variadas marcas como a Ford, a Kia, BMW e muitas outras.
Por fim fica a não tão bem sucedida e esquecida aventura da Microsoft no campo dos sistemas de controlo de veículos. O Windows in the Car acabou por nunca se materializar e não passou de uma ideia e de um conceito.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser fácil identificar os carros com software da Microsoft, ficarão parados à beira da estrada, as pessoas tem que sair do carro para o sistema reiniciar e só após esse procedimento é que podem retomar a marcha. Vão ter que ler manuais complicadissimos para fazer as coisas mais básicas. Por último serão obrigadas a mudar de carro a cada 5 anos, porque ficará obsoleto e sem assistência técnica da Microsoft.
Ao menos o carro terá”janelas”! Ba dum tss
depois de cair no conto do vingario e comprar um lumia, nunca mas nunca mais nada da microsoft entra ca em casa..Até o troquei por linux mint que nunca na vida pensei usar e até estou surpreendido nestes 9meses sem windows
Se for de 5 em 5 anos quer dizer que irão durar mais quatro anos que os baseados em IOS ou Androide, certo!!!
Se formos a ver assim com os carros da Google ao fim de 2 anos já não podes andar com ele porque não recebeu atualizações e com sorte manda-se contra uma parede porque o SO travou. Com o da Apple vais poder andar 50Km entre cada recarga.
+1
AI sim?
http://images.anandtech.com/graphs/graph10285/81637.png
Ao menos não vamos ter que comprar um novo um sempre que alguma partezinha se parte.
*Ba dum tss*
Com um carro Microsoft, com um restart fica a funcionar e será um carro para todos, se for Linux, obriga a perceber de mecânica, Apple até a própria gasolina terá de ser marca Apple
Cabe ressaltar que a Microsoft falhou fragorosamente na sua incursão em carros anteriormente. A Ford havia feito uma parceria com ela, desde 2007, para fornecer o serviço SYNC. Acabou defenestrando a Microsoft devido a baixa qualidade do software, então o SYNC na versão 3 ficou a cargo da BlackBerry e o S.O. QNX.
A Ford também promete que haverá uma maior integração com produtos Apple, pois com a Microsoft a comunicação nem sempre funcionava direito. Além de vários outros problemas com o produto que era desenvolvido anteriormente pela Microsoft.
Google: “USAtoday Ford dumps Microsoft ”
Matérias semelhantes saíram em outros sites, como CNN, ComputerWorld, Cnet, etc., inclusive usando a mesma palavra (dumps = jogar no lixo), mas eu preferi indicar a da USA Today pois têm detalhes que considero vergonhosos para a Microsoft.
Faltou pedir uma correção ao PPLware: favor retificar a matéria na parte onde diz que a Microsoft fornece software para FORD.
No meu outro post eu sugiro um pesquisa para a matéria do USA Today que diz que a Ford defenestrou a Microsoft devido a baixa qualidade do software que esta vinha fornecendo desde 2007.
Como a PPLware deu uma informação incorreta, deve, pela ética, retificá-la. Eis o link com a prova da minha afirmação:
http://www.usatoday.com/story/money/cars/2014/12/11/ford-sync-3/20234131/
E como diz no artigo, o novo sistema operativo que a Ford está a usar é o QNX da Blackberry, cujo tollkit/linguagem de programação utilizado é o Qt/QML.
O Qt chegou a pertencer à Nokia, foi usado para desenvolver os fantásticos Meego smartphones, até que o novo CEO, o Sr. Stephen Elop, vindo da Microsoft, disse que o Meego não interessava e que o Qt deveria ser descontinuado, e que a Nokia iria fazer uma parceria exclusiva com a MS.
E depois foi o que se viu.
Pois é, mais um FRACASSO da MICROSOFT (tire o “R” por favor).
O cara divulga uma matéria com coisas que a Microsoft pretende, que mais parece uma propaganda. Daí ilustra a matéria com fotos de carros da FORD e diz que a MICROSOFT fornece programas na área de entretenimento embarcado para carros da FORD. O que um tremenda ironia.
Daí eu informei que a “FORD dumps MICROSOFT”, jogou no lixo, ou pela janela (defenestrou) como prefiro traduzir. Jogou no lixo e no ventilador, pois saiu falando mal do software.
Será que a FORD cometeria a burrice de contratar a empresa novamente para controlar alguma coisa nos carros????? Uma empresa que não sabe nem fazer o software de entretenimento dos carros vai saber dar inteligência aos carros????