O Windows 11 apanhou o Windows 10, quatro anos após o seu lançamento
A Microsoft quer que os utilizadores passem do Windows 10 para o Windows 11. Entende que esta é uma migração essencial, em especial por estar a terminar a vida do seu sistema mais antigo. Os números tardavam a mostrar esse movimento, mas agora tudo mudou. O Windows 11 apanhou o Windows 10, quatro anos após chegar ao mercado.
O Windows 11 apanhou o Windows 10
Embora possa parecer incrível, já decorreram quatro anos desde o lançamento original do Windows 11, o tempo que demorou até que o novo sistema operativo da Microsoft alcançasse o Windows 10 em termos de quota de mercado, pelo menos segundo os últimos dados globais da empresa de análise StatCounter.
Conforme os dados de junho revelam, o Windows 11 teve o seu maior crescimento mensal desde a sua disponibilidade inicial. Em números concretos, o Windows 11 passou de 43,22% em maio para 47,98% em junho, representando um aumento de 4,76 pontos em somente um mês. Isto afeta, obviamente, o Windows 10, que desceu de 53,19% em maio para 48,76% em junho, perdendo 4,43 pontos.
Embora o Windows 10 seja ainda tecnicamente o sistema operativo de desktop mais utilizado, a diferença entre os dois sistemas é agora inferior a 1%. De facto, em alguns países específicos, o Windows 11 já lidera. Nos Estados Unidos, tem uma surpreendente quota de 54,72%, no Reino Unido, uma surpreendente quota de 59,01%, e no Canadá, uns impressionantes 51,58%.
OS sistemas da Microsoft em Portugal
Olhando para os números de uma forma anda mais regional, podemos ver o que acontece em Portugal, a situação é próxima do que vemos globalmente. De facto, no nosso país, o Windows 10 voltou a perder quota de mercado: de 49,94% em maio para 48,29% em junho. O Windows 11 também ganhou quota de mercado, subindo de 50,02% em maio para 50,96% em junho.
Recorde-se que o Windows 10 tem os dias contados e o seu suporte terminará a 14 de outubro, embora, felizmente, a Microsoft ofereça gratuitamente um ano adicional de atualizações de segurança se forem cumpridos determinados requisitos.
No entanto, a forte presença do Windows 10 em determinados mercados não é uma coincidência. Muitos utilizadores acreditam que não é necessário investir num computador novo só para mudar de sistema operativo.
A Europa tem de proubir software americano e obrigar nas escolas a usar Linux! Quem não use linux paga mais impostos, tem de ser temos de democratimente obrigar as pessoas a usar linux para fugir ao domínio americano
“democraticamente obrigar” é muito bom 😀
O que deveria haver é uma lei que obrigasse pessoas como tu a ficarem caladas.
Não tem qualquer fundamente! O Linux não é um sistema para todos, alem que ter muitas lacunas de drivers e compatibilidade com dispositivos que as marcas não querem dar suporte a Linux! Por isso deixa de ser um sistema funcionar para todos!
E se eu quiser usar? Como ficamos? A tua vontade é superior à minha?
Para alguém que se diz adepto de open source, tem uma visão muto close da coisa.
opah
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/proubir
Como é que se pode levar a sério o comentário de alguém que escreve proubir -.-
Acho que falaste bem, quando dizes que só obrigados e com multas, podemos vir a escolher o Linux que ninguém gosta nem quer!
Mete mais tabaco nisso
Ao migrar para Linux, esqueçem-se que também há distribuições Linux americanas por exemplo o Pop!_OS, Uso e recomendo e não tem telemetria. Uso numa workstation de 2009. Uso também Debian 12 que queiramos ou não tem desenvolvedores de todo o mundo incluíndo americanos. Se querem um sistema estável, incenerem o vosso pc e voltem ao tempo das cavernas.
As cavernas desabam, por vezes não têm ventilação – o que pode levar facilmente a intoxicação por fumo se a lareira alastrar enquanto se dorme – e têm muita bicharada, incluindo alguma cuja picada aleija ou é tóxica. Não me parece nada estável.
As mais valias do Linux são o código aberto (em muitos casos), privacidade e o preço. Apesar das muitas melhorias que tem tido, ainda não é tão intuitivo de usar como o Windows ou Mac. Gaming, em particular multiplayer competitivo, ainda há muitos obstáculos -alguns talvez nunca venham a ser ultrapassados, mesmo retro gaming é muito mais simples em Windows. Acessórios como óculos e outros dispositivos externos é inútil tentar. NVIDIA é chato, no mínimo. E quando todo o gamer tem uma.
O desenvolvimento é global. O que pode levar a que atores ao serviço de certas potências possam tentar introduzir código malicioso ou para espionar. Há até um caso comprovado disso mesmo. Algumas distros também têm telemetria. Ubuntu, por exemplo. Logo, não é tão diferente dos outros como pintam.
Por tudo isso, não vejo como viável uma mudança massiva, como alguns outros comentadores tentam “impor”.
Goste-se, ou não, para o utilizador comum, Windows ainda é o que vai dar.
Vejo com bons olhos a crescente vontade de estados europeus em mudar isso. Muitas marcas vão ter de embalar nesse sentido e isso pode mudar muita coisa. Mas ainda é muito prematuro vaticinar…
Houvesse disponibilidade de dinheiro, vontade e um grupo de pessoas competentes e dedicadas, todos voces veriam o que se poderia fazer com o linux nas instituicoes. Daqui por 10 anos ja ninguem ficaria refem dos softwares dos gringos. Mas geralmente este tipo de mudancas acabam por ser politicas e onde os politicos tocam ja sabemos no que se transforma.
A Europa pode arranjar um sistema operativo de base (e o tempo de aprendizagem e de melhoria, com o uso, iria ser longo….. Agora, o Linux garanto que não pode ser uma opção universal, para todos!
Engraçado que na materia ai.. pareçe promocional ao windows… sendo que alemanha acaba de adotar o linux.. assim como a dinamarca, a russia ja usa.. a china tambem, a frança agora… a polícia civil francesa, com 100 mil agentes, usa Linux desde os anos 2000, a india usa linux com seu Maya OS… so pesquisar se estou mentindo…
Abram a mente e saia dessa bolha de microsoft…
“Apanhou”
A Microsoft está a usar mil e uma tática para obrigar os consumidores a atualizarem para o pior Windows: 11
No passado os clientes atualizaram para o Windows 10 de livre vontade!