PplWare Mobile

Microsoft introduz funcionalidade para o Teams que revela a sua localização exata

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Considero bastante útil, é normal ter de andar a perguntar às pessoas em que piso estão e em que ala do piso, depois chegar lá e andar a perguntar se viram fulano ou sicrano. Pior ainda se tiver num escritório fora do país, em vez de 1000 pessoas andar em open spaces de 5000 pessoas ou mais no caso dos USA.
    Contudo não estou a perceber como vão conseguir essa informação com base no wifi, estou curioso para ver se a montanha não vai parir um rato.

    • Entusiasta says:

      Cada access point tem um endereço de IP que geralmente, nas empresas, estão associados a salas ou espaços específicos nas listagens de hardware. A partir daí é fácil. A info apenas precisa de estar disponível e a pessoa tem de ter um telemóvel com ela ou estar sentada a trabalhar num local. A única questão é saber se estando o Teams logado no PC e telemóvel se eles actualizam a posição da pessoa com base na posição do tlm. O que parece ser a única solução.

      • Zé Fonseca A. says:

        disponivel onde? onde é o que teams vai ler essa informação?
        essa informação fica num ISE, não é consultavel a nivel aplicacional.
        o facil é para quem não percebe nada do que fala..

        • Entusiasta says:

          Bom no meu instituto essa info é pública até 🙂

          De qualquer das formas, os sistemas Microsoft (e os da concorrência logicamente) têm sempre duas versões: a de ultizador e a de gestor. Essa informação pode facilmente ser acedida cajo a equipa de IT assim o queira, logicamente!

          Mas se calhar eu não sei nada do que falo 🙂

          • Zé Fonseca A. says:

            Pois não sabes, quem é o gestor? Gestor de 365, gestor de teams, gestor de ISE, gestor de controladoras Wi-Fi, gestor de DHCP? Tenho 100 posições que me lembro de cabeça aqui na empresa.
            O que estás a falar que nem sabes que estás a falar já nos temos implementado desde junho, foi preciso a nossa equipa de gestão do infoblox pedir autorização à área de cybersecurity para poderem facultar uma listagem de BSSIDs que compilada manualmente para um csv e importada no serviço de teams correspondente pela equipa de operator connector admin, e posteriormente a equipa de Intune ter configurado o opt-in para na config do teams, passamos a ter a localização por PAÍS e por EDIFICO, daí a ter uma localização dentro de um edifício é um long shot.
            Isto é saber do que se fala, não sou amador a mandar postas de pescada on-line

          • dá-me o teu linkedin says:

            és muita bom zé

  2. Realista says:

    A nível empresarial, e apenas no âmbito do wifi da empresa, não vejo problema nenhum. Pelo contrário, até pode dar jeito. Quantas vezes não tive de andar a perder tempo no escritório à procura de fulano A ou B que não se encontravam no seu lugar habitual.
    Agora não andem é a fazer contas de quanto tempo as pessoas passan ligadas aos wifis que servem as casas-de-banho…

  3. Tug@Tek says:

    Se não der para desativar, desativa-se o teams, fica resolvido.

  4. Profeta says:

    Andar a procura da pessoa ? Que tal ligar para o telemovel nao ? Se nao esta perto do telemovel entao nao anda a trabalhar e anda a fazer coisas marotas. Este pessoal so complica o que e simples.

  5. rui_silva says:

    o objetivo final disto é tracking do mobile para quem está remote
    microsoft a lucrar com autoritarismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.