Microsoft pretende aumentar ainda mais a aposta no Gaming
A Xbox One X iniciou a sua comercialização esta semana e marca o início da uma nova geração para o segmento gaming da Microsoft.
Apesar de grande parte do foco estar direcionado na poderosa Xbox One X, a Microsoft continua a sua universalização de serviços e Phil Spencer, Vice-Diretor da divisão gaming da Microsoft, garantiu que os investimentos são para continuar e que os serviços Xbox, como o Xbox Live, poderão ser alargados a outras plataformas.
O investimento que a Microsoft tem realizado na Xbox e no segmento gaming tem registado flutuações ao longo dos últimos anos: em 2014, Satya Nadella afirmou que o gaming não era uma prioridade para a empresa, no entanto, a empresa adquiriu a Mojang que é a produtora do Minecraft, desenvolveu a Xbox One S e, mais recentemente, desenvolveu a Xbox One X.
Phil Spencer, em declarações ao canal Bloomberg, afirmou que esta tendência crescente nos investimentos é para continuar e que a Microsoft está focada em inaugurar novos estúdios de produção e desenvolvimento de jogos, adquirir outros já existentes e continuar a apoiar e a apostar nos que tem atualmente. Estes novos planos da empresa de Redmond contrastam com algumas das posições tomadas nos últimos anos, em que encerrou estúdios e cancelou o desenvolvimento de jogos.
Por conseguinte, as suas consolas ficaram a perder, visto que no mercado gaming os exclusivos são determinantes aquando da seleção da consola que o utilizador acaba por comprar. Ou seja, este aumento no investimento do segmento gaming mostra que a Microsoft olha atualmente com mais seriedade para o segmento e que vê nele um projeto com futuro e com retorno.
We need to grow, and I look forward to doing that. Our ability to go create content has to be one of our strengths. We haven’t always invested at the same level. We’ve gone through ups and downs in the investment.
Para além do incremento no investimento em jogos e exclusivos, a Microsoft planeia também alargar os seus serviços e produtos associados à Xbox a outras plataformas, especialmente em dispositivos móveis.
Today we ship Minecraft on other platforms, we all know that, no plans to expand this right now.
— Phil Spencer (@XboxP3) November 6, 2017
Estas palavras de Phil Spencer foram mal interpretadas por alguns utilizadores, achando estes que a Microsoft se preparava para lançar alguns dos jogos desenvolvidos pelos seus estúdios noutras plataformas. Phil Spencer apressou-se em esclarecer no seu Twitter que tal não está previsto, devendo apenas suportar os atuais jogos já disponíveis noutras plataformas, tais como o Minecraft e o Age of Empires: Castle Siege. Ou seja, não está previsto o lançamento de jogos desenvolvidos pela Microsoft noutras plataformas para além das atuais.
O que Phil Spencer queria dizer era referente ao Xbox Live, que poderá ser alargado a outras plataformas, desde o Android ao iOS. Desta forma, os utilizadores, independentemente dos equipamentos ou sistemas operativos que usem, poderão estar sempre conectados com os serviços da Xbox.
A Microsoft, com esta estratégia, continua o seu rumo dos últimos anos: para além de comercializar e desenvolver hardware plenamente incorporado com os seus serviços, também os disponibiliza noutras plataformas para que os utilizadores os possam usar no máximo de dispositivos possíveis. A Microsoft desde sempre foi uma gigante do software e atualmente está a incorporar essa filosofia a um nível mais alargado e universal.
Este artigo tem mais de um ano
Microsoft forever
A julgar pela XBOX … ou se mexem rápido … ou o coiso 😛