Microsoft volta a alertar! É urgente atualizar o Windows 7
Não são raros os problemas de segurança do Windows, muitas vezes sérios e a afetar milhões e utilizadores. Dada a sua grande utilização, facilmente qualquer falha tem um impacto muito grande.
Para proteger os utilizadores e garantir que as falhas não são exploradas, a Microsoft tenta manter controladas as atualizações. Para os proteger a Microsoft está agora a aconselhar que seja feita a atualizações de segurança o Windows 7.
O BlueKeep volta a atacar a Microsoft
Este novo alerta vem trazer, novamente, um problema que é conhecido há alguns meses. O BlueKeep foi revelado em junho e desde essa altura que têm surgido ataques. São estes que têm eventualmente motivado os alertas da Microsoft.
Com foco numa falha no RDP, este ataque permite correr código malicioso em várias versões do Windows. Ao ser explorado, rapidamente consegue infetar as vítimas e colocar malware e outros elementos perigosos. É de tal forma eficiente que nem requer a intervenção do utilizador.
É por isso que a Microsoft voltou a alertar os utilizadores dos seus sistemas operativos mais antigos. Está em curso uma nova vaga de ataques com o BlueKeep, procurando instalar um minerador de criptomoedas e outro malware.
A Microsoft está a alertar para este problema de segurança
Há já alguns meses que se vinham a detetar ondas de ataques. Estas não instalavam nenhum malware, mas sondavam máquinas com problemas. Dado que este não requer nenhuma intervenção dos utilizadores, será simples explorar remotamente esta vulnerabilidade.
Assim, é urgente seguir o conselho que a empresa voltou a emitir e atualizar rapidamente o Windows 7 e outras versões servidor. Este está próximo de perder as atualizações de segurança, ficando exposto a problemas que surjam no futuro.
Este é mais um alerta da gigante do software para este problema. Depois de lançar a atualização que o corrige, tem procurado que esta seja instalada. Os problemas recorrentes mostram que os utilizadores têm ignorado estas recomendações e permanecem assim eventualmente expostos a problemas graves.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
É muito bonito dizer, mas a Microsoft não faz ideia do prejudico que isso vai dar a imensas impressa! É que não trata apenas de atualizar o Windows, mas também ter que comprar novos periféricos (a custar muitos milhares de euros) , cujos drivers existem para windows 7 e já não existem para windows 10!
Chama-se “adaptação” se não te adaptas ao mercado, não é a Microsoft que te vai fazer adaptares.
O problema das empresas é falta de investimento, utilizar XP nos dias de hoje é um sério risco para a saúde de uma empresa, porquê? Um ransomware é uma dor de cabeça enorme e as vezes custa muito mais que comprar licenças do Windows. (E sim ainda existem empresas que utilizam Windows XP…)
Quem diz Ransomware, diz Exploits etc..
A falta de investimento por parte das empresas em segurança em Portugal é de fugir. Quando vêm os problemas, vêem-se aflitos poderá. Nem uma solução de segurança e prevenção têm..
Digamos que ” ransomwares e Expolits ” entre outros , dão muito jeito à Microsoft e a empresas de anti vírus.
Eu gosto de ver as estatisticas quando o Windows 10 cresce, muitos pensam que esta a crescer naturalmente.
Quando sabem muito bem que cresceu, graças ao próprio “boost” pela Microsoft em que ofereceu uma actualização grátis e sem qualquer custo para quem tinha Windows 7 e 8.1
Com essa oferta, é perfeitamente normal que muitos utilizadores fizessem a actualização, e até houve polémicas devido a alguns utilizadores terem sido actualizados a “força” para o Windows 10.
Com esta propaganda toda é perfeitamente normal que o Windows 10 cresça e já tenha ou esteja a passar o Windows 7.
Queria ver se fosse feito naturalmente como todos os outros sistemas se iria ter tão sucesso e a rapidez com que cresceu o Windows 10.
Não sou contra o Windows 10, porque uso e gosto e até é muito bom. Mas sou contra aqueles fanboys que dizem que Windows 10 é melhor em tudo e usam as estatisticas como base de “prova”.
Just my 2cents.
Uso o Windows XP e não tive até a data problemas com vírus nem ataques de nada. Para além disso, apenas utilizo para word e Excel, não inicio sessão em nada nem sequer acedo ao e-mail pelo XP.
Qualquer sistema com exposição á internet a tender para 0, naturalmente terá problemas a tender para 0.
Contudo não deixa de ser um sistema legacy com varios pontos de segurança expostos.
Também poderá ter sido atacado e não ter dado por isso.
Utilizando um Exploit a malta entra ai, e tu nem das por isso. Garantidamente. O XP esta cheio de exploits nos quais podes brincar a vontade.
Pesquisa por “Pentesting Windows XP” ou “Exploit Windows XP”e logo vês. A quantidade é enorme, e o pior é que tu nem te das conta.
Se não tivesse alternativa e tivesse que usar mesmo XP devido ao hardware, utilizava Linux sempre é melhor que XP em termos de segurança.