Microsoft adicionou navegação com o olhar ao Windows 10
A Microsoft tem alinhado esforços para tornar o Windows 10 num sistema operativo de referência para todos os utilizadores. Nesse sentido, desde o seu lançamento tem trazido novidades para os utilizadores mais debilitados e com necessidades de acessibilidade especiais, que vão desde a lupa ao narrador, passando pelo filtro de cores para daltónicos.
A última novidade neste âmbito é a navegação no Windows 10 apenas com o olhar, denominada Eye Control, direcionada para aqueles que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que ataca os nervos motores e o sistema nervoso central, levando a que os doentes percam a capacidade de locomoção e grande parte da sua autonomia.
Foi no hackathon 2014 que a Microsoft começou o desenvolvimento desta tecnologia, depois de ter sido desafiada pelo antigo jogador de futebol americano, Steve Gleason, a conceber uma cadeira de rodas que se movesse através do olhar. Depois do sucesso que foi este projeto, a Microsoft decidiu leva-lo para o Windows 10 e já está disponível uma versão beta desta funcionalidade na última compilação do programa Windows Insider.
Esta nova tecnologia, que dispensa o uso de teclado, rato ou touchscreen para navegar no Windows 10, necessita de hardware especial, mais especificamente um periférico, o Tobii Eye Tracker 4C.
Atualmente, este é o único dispositivo a ser compatível com esta nova funcionalidade do Windows 10 mas a Microsoft já garantiu que vai alargar a compatibilidade com outros dispositivos, entre os quais o Tobii Dynavox PCEye Mini, PCEye Plus, EyeMobile Plus e I-series.
Apesar da Microsoft não ter especificado quando pretende disponibilizar esta nova tecnologia para o consumidor, a verdade é que esta está já presente na última build do programa Insiders, sendo por isso esperada a sua chegada na Fall Creators Update. Eventualmente, dependendo da sua maturidade, poderá chegar com a versão seguinte, designada por Redstone 4.
Esta é uma atitude de louvar por parte da Microsoft que torna assim a sua tecnologia acessível a um ainda maior espetro de utilizadores, neste caso em particular permitindo uma considerável melhoria na qualidade de vida destas pessoas com doenças neurodegenerativas.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente atitude por parte da Microsoft.
Gostava de ver outras empresas a seguir este caminho.
Quem tem necessidades especiais deve ser sempre ajudado, dou por isso o meu voto a Microsoft.
Muito bem dito.Concordo a 100% com o que afirmou. 🙂
Existem outras…
https://www.wired.com/story/how-apple-is-putting-voices-in-users-headsliterally
Vle Bill, vlw Amanda, bjo do Knight.
Não vejo a hora do meu dual core se fundir com mais uma maravilha da Microsoft.
Ja imaginaram se eles lançam o messenger em forma de relógio?
A questão neste caso é apenas uma… Quanto custara o hardware necessario ao funcionamento desta nova funcionalidade?