Microsoft: A bateria do portátil dura pouco? A culpa é do Chrome
Actualmente o Chrome é considerado, na generalidade dos sistemas operativos, o browser mais popular do mundo. O IE da Microsoft perdeu o primeiro lugar do ranking e os números do Edge revelam que os utilizadores não estão muito virados para este novo browser.
Mas, para mostrar que de facto o Edge é melhor que o Chrome em alguns aspectos, a Microsoft realizou um conjunto de testes onde é possível ver que o Chrome consome muita bateria.
A Microsoft realizou recentemente um conjunto de testes para mostrar até que ponto um browser influencia na autonomia da bateria de um PC.
Após realizados os testes, os resultados são mais que evidentes e revelam que o Chrome consome muita energia. Segundo os dados, o browser Edge da Microsoft consome 70% menos bateria que o Chrome. Tal como se pode ver pela imagem seguinte, um PC a fazer streaming de vídeo usando o Chrome apenas aguentou 4h19m:50s. Já com o Edge a autonomia foi de 7h22m07s.
Veja o teste em vídeo
A Microsoft partilhou também, via twitter, um gráfico onde facilmente se pode ver a autonomia de acordo com o browser usado. Como podemos ver pela imagem, o Microsoft Edge ganha a todos os seus concorrentes directos. No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.
Com o Anniversary Update, a Microsoft prepara-se para introduzir ainda mais melhorias no seu browser e tentar torná-lo o mais eficiente. Obviamente que não será fácil bater o Chrome em termos de popularidade mas sempre dará para conquistar mais alguns utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Sim claro.. acreditem nessas coisas é o pior que se pode fazer.
Tenho uma empresa cujo tenho um produto onde quero mais utilizadores, mais vendas, mais acesso mais uso.. o que faço? Um teste feito por mim..
Olha já sei.. vou fazer um teste por mim e dizer que os meus produtos, gastam mais bateria, são mais caros.. e porque só quero é crescer e por isso faço marketing abusivo. #NONSENSE.
Acordem, isto é puro marketing.. Em nenhum momento uma empresa vai dizer “Não use o nosso navegador porque ele não presta, e gasta bateria” do seu próprio produto.
Estão tão desesperados em conseguir utilizadores, e usam esquemas testes a ver se a sorte lhes bate a porta, quando não há nada mais a fazer, tentam jogar pelo marketing agressivo (que resulta obviamente) mas isso já não é culpa minha, mas sim das mentes que se deixam levar pelo marketing digital.
Use your brain4ever.
Mas isso foi o que a Apple sempre fez…. com os vídeos “I’m a Mac, I’m a PC” que só distorciam a realidade, até que foram banidos.
os videos “I’m a Mac, I’m a PC” não foram banidos
quanto a distorcer a realidade não o fizeram mais do que a publicidade habitual e com bom humor.
Não vou dizer que não tinham piada! Até os estou a ver agora a todos.
Mas a apple vende os melhores portateis do mundo, ja windows so usa quem n tem dinheiro para algo de jeito
Eu tenho um iMac e uso windows na mesma. Isso de quem não tem dinheiro é muito estúpido. É preferivel não ter do que se endividar para estar ‘in’.
A apples faz os melhores portateis do mundo?? só se for na tua terra… pelo preço do Mac book pro faço eu um computador fixo do zero ainda mais potente que o proprio mac e ainda me sobra dinheiro… só não tem é leitor de retina e essas tretas desnecessárias.
Até podes fazer um super computador passado 3 anos esta lento que nem um caracol ,eu tenho um mac a 10 anos a trabalhar sem parar , quem tem esses comentários é porque nunca teve um..
tuganet para estares a dizer isso é pk passaste tbm a vida a usar computadores com intel pentium, quando usares um computador potente vais ver se fica lento em 10 anos, claro tbm é preciso saber fazer manutenção, mas patos como tu é mesmo melhor usarem mac cheio de limitações.
Lol…
Arrogância é um péssimo defeito, próprio de pessoas mal formadas
Esqueçam, este é troll, ele critica a Apple em todo o lado e agora veio com esta afirmação para difamar os fãs da marca e gerar guerra de haters da Apple.
O Windows é usado por quem não parvo em dar 1500€ no minimo por um Mac quando pode comprar um portatil a partir de 300€
E se for menos parvo ainda… usa Linux que é mais barato. 😉
É isto, com windows tens pc’s para todos os preços.
Mas já estou a ver, és daqueles que anda a juntar 3 anos para comprar um mac, que vai usar nos próximos 20 anos. Mas que acha que mostrar isso na rua é sinal de ser rico, pertencer a elite.
Tenho pena
“ja windows so usa quem n tem dinheiro para algo de jeito” – um prémio para este senhor!! além de rico e bonito.. és o meu herói!! ohh nossa senhora.. não te trates não..
Desesperados? A Microsoft? O Windows desesperado? Vives aonde? Na darkzone?
Faz tu o teste e comprova, se o resultados fossem falsos, onde estão os processos judiciais a Microsoft? Não vejo o pessoal da google a reclamar deste testes nem os os outros.
És o mais esperto de todos.
web development para ie é tipo bosta. tenho dito
Mas isto é um teste que podes fazer tu por ti próprio!
Tens razão.
Porque arranjar 4 Surface Books iguais, instalar a versão Windows Insider em cada um deles e depois cada um dos browsers é completamente impossível e nunca ninguém irá alguma vez até ao fim do universo conseguir reproduzir o teste e confirmar ou não os resultados.
Só necessitas de um, ligas a câmara e fazes o teste com um browser, quando acabar a bateria, carregas, desinstalas o ultimo browser e instalas um novo e fazes o mesmo teste e por ai adiante…
Deves estar enganado porque isto é um truque de marketing falso, logo impossível de reproduzir.
(agora a sério, tendo em conta o tempo que demora a fazer um teste de bateria, eu até percebo que ninguém o faça em casa, mas nada impede os jornalistas especializados de o fazer, afinal de contas é esse o trabalho deles)
1º O Chrome tem um grave problema na gestão de energia. O próprio Google sabe disso e já assumiu o problema.
2º O Edge é para o Windows assim como o Safari é para o OS X.
Não precisas acreditar no teste da MS. Basta tu mesmo fazer os testes e comprovar. Quer um exemplo na concorrente?
Pegue um MacBook e use o Chrome ao invés do Safari, e assista o Chrome literalmente sugar a sua bateria. Depois faça o teste com o Safari e veja a enorme diferença.
Agora é só fazer o mesmo teste no Windows, só que nesse caso com o Edge.
Resumo: não é marketing de empresa X ou Y, mas sim um fato.
Por que tu acha que o Google assumiu a deficiencia
A deficiência do Chrome nesse quesito? *
PS: cliquei em enviar sem querer a mensagem anterior. 😛
É um problema que já é conhecido a muito tempo, muitos conhecidos meus deixaram de usar o Chrome por estas questões, muitos sites de analise, deixaram de usar o Chrome por estas questões. Sei que a uns tempos atrás lançaram uma actualização que supostamente melhorava o desempenho, mas que no final das contas não foi assim, apenas melhorou.
Não era a Google que publicitava o seu browser dando contas que ele abria as paginas milisegundos mais rápido? Cada um usa as suas armas.
Se não acreditas faz tu o teste. Ou também não acreditas em ti próprio, Nazí???
Não fiques a pensar que o Microsoft Edge é desenvolvido só para PCs de secretária…
Isto é como dizer, “O Porsche anda a brava, tem muitos CVs gasta é muita gasosa”
Se andarem de punto 55 gasta bem menos
Não faz sentido a comparação pois o opera usa o mesmo engine que o chrome e consome muito menos.
A questao e que o chrome gasta mais a fazer o mesmo, nao mais que os outros. Mas quem quer autonomia escolhe mac e nunca windows
lol mac… quem quer autonomia escolhe linux… eu já tive um linux de apenas 500MB, perfeitamente funcional. uma vez estive a jogar nele, já nem me lembro qual o jogo de à tantos anos que foi, só sei que o meu velho acer aguentou em bateria 5 horas sempre a jogar esse jogo.
Sim, porque toda a gente tem que comprar produtos da maçã para ter autonomia. Olhar para o que existe no mercado não apetece, é mesmo só para vir mostrar que gosta da maçã…
Estás a comparar hardware com software??? Às vezes mais vale ter um pingo de juízo do que dizer certas coisa…
Pessoalmente, eu tiro a bateria ao meu portátil quando vou estar 4 ou 5 horas a fazer um stream. 🙂
Por isso continuarei a usar o Chrome.
Tiras a bateria???? WTF!
Também tenho um portatil que nao sai do sitio e esta sem bateria.
Como se tira a bateria? O meu air faz 14h de safari mas no chrome apenas 8 a fazer o mesmo..youtube 1440p
estás a comparar um navegador optimizado para o teu sistema operativo, é óbvio que é melhor..em optimização ninguém bate a apple
Pronto…agora já toda a gente sabe que tens um air. Parabens. Ah …e que o teu air é fantástico com videos a 1440p. Parabens outra vez! Contente ?
O Safari é o pior lixo que existe…
A razão para isso acontecer é que a parte de vídeo no Safari é chutada para os drivers gráficos e os codecs. Como a Apple te obriga a usar só drivers deles e codecs deles, irás ter vantagens, pois tudo o resto é desactivado. Ao contrário do que acontece com programas que necessitam de deixar em standby as funções que sabem que vão ser necessárias. Abre outra aba num outro site e vais ver as tuas 14h a afundarem-se para 7 ou menos que isso.
1440p = 2560×1440 num portátil que só suporta 1440×900???
Ainda por cima o Air que nem é retina…..
Ja percebi, tirar a bateria e uma forma de expressao. Esta ligado a corrente logo nao usa
De facto só mostra ignorância e de quem nunca mexeu noutra coisa se não na maça.
E depois opinam asneiras…!!!!!
Meu caro, nos portáteis ( estou a falar da maioria, mas também existem alguns aos quais isso não acontece, é o caso de um HP que eu tenho) as baterias são removíveis ( não sei se sabe o que é “removíveis”- se não sabe consulte o google). No caso do Asus em que estou a dar-lhe a dica, para ver se você ganha tino, a bateria é removível, logo tira-se…
Quanto a “autonomia” parece-me que você não deve saber o que é pois pelo que mostrou não tem ideia nenhuma do que é outra coisa sem ser maça…
Peço desculpa se por qualquer motivo achar que fui ofensivo, mas estou convencido que uma pessoa ou pessoas como você quando fala dos outros, como tesos e que por isso não podem compram aplle são ocos, baixos e sem o mínimo de educação (não estou a falar de formação), aquilo a que se chama seres desprezíveis.
Já agora para sua informação eu sou um teso, estou sentado à frente de 3 computadores, dois de secretária e um portátil e o meu filho está no quarto dele com um portátil e um computador de secretária.
Ambos trabalhamos e estudamos informática.
Estou à espera que um rico me ofereça um mac para poder ir ao facebook.
Um abraço e veja se aprende alguma coisa da vida….
abaptista
Isto não é +1, é +100000000000000000
Tudo dito, sem tirar nem pôr
O meu portátil tem uma bateria que dá para desencaixar e retirar. É a isso que eu me refiro. E depois fica ligado à corrente.
A não ser que o teu computador aqueça bastante e que isso possa levar também ao aquecimento da bateria, devias te lá sempre metida
O que é o baseline?
Deverá ser a duração da bateria sem nenhuma aplicação aberta
Não consigo perceber o gráfico. Ora o Chrome que supostamente é o que consome mais bateria, no gráfico aparece logo a seguir ao Edge como o que menos bateria consome. Sendo então mais económico que o Firefox e o Opera. Mas o teste prova o contrário.
Depois fico fascinado com a manipulação dos números… Ora apresentamos as unidades em mW ou seja à unidade do Sistema Internacional (Watt), multiplicamos por 10^-3. Para depois usar valor na casa dos milhares. Porque não se pode dizer que um consome 2W e o outro 3W. Assim não causa impacto… Tem de ser um consome 2000 e o outro 3000 e são uns estrondosos 1000mW de diferença. Quase que dava para alimentar uma aldeia no Alentejo só com isso… xD
Repara que as barras têm 3 variáveis.
Sim Sr.Pedro mas a totalidade das 3 variáveis mostra a potência “total” absorvida ou como gostam de chamar o “consumo”. Eu até acredito que o teste dos PC’s mostre +- a realidade dos consumos, o gráfico para mim é que não está de acordo com o teste.
Já agora, se andarem assim muito aborrecidos e sem nada para fazer, não querem fazer um teste para Linux e outro para macOS para descobrir quais os browsers mais poupados nesses SO’s… xD
FF nisso
Posso confirmar a autenticidade do teste. No meu Toshiba, apenas a ver videos com o Chrome a bateria nem 5 horas dura, enquanto que com o Edge, consigo ultrapassar a barreira das 7 horas.
Já com o Opera, a bateria pouca mais que 5 horas dura.
Sinceramente sempre gostei do Chrome, nunca reparei nisso da bateria, mas a partir do momento que esta empresa resolveu remover o Unity Player, desinstalei logo este Browser atualmente uso o Firefox, engraçado que i velhinho IE é compativel com o Unity Player, já o novo EDGE não quem usa o PC para jogar uns jogos fica com poucas opções de escolha em relação a Browsers ou Firefox ou o velhinho IE, qundo falo jogos estou me a referir aos jogos do Facebook que os melhores usam este motor.
Não é preciso fazer testes aos browsers para se saber disto do chrome…. basta saber que o chrome arranca vários threads em simultâneo (nativamente), a consumir recursos desnecessários, para se perceber que isso tem um custo. Inclusivamente basta procurar um pouco na internet para aprender-se a lançar o chrome num só thread, aliviando o hardware. Enfim….lá diz o ditado: nada é de borla – tudo tem um custo.
mas o chrome é um browser sui generis. E é pesado
Resumindo, nenhum browser ficou bem na fotografia. Se já há uns tempo tinhamos visto(por aqui) que os browsers não microsoft tinham umas boas diferenças em tempos de bateria, não tanto como este teste, este ultrapassou abusou. Mais uma vez o chrome mostrou ser o mais glutão, mas se este teste for fidedigno os outros não lhe ficam nada atras, pois uma e duas horas de diferença é na mesma, no minimo, preocupante.
Seria interessante saber as maquinas em questão. Seria tambem interessante um teste feito pelo Pplware mas com o windows 7 uma vez que ainda deve ser o sistema mais utilizado por aqui como já se constatou anteriormente.
ou a culpa é do Windows 10.? claro que o Chrome gasta muitos recursos ao PC, mas vamos ver todos os contras
O Edge está muito bom mas tem alguns pequenos bugs que afectam a usabilidade, tais como em várias páginas não abrir as fotos na totalidade ou mesmo não fazer streaming de vídeo. Mas vamos ver as mudanças graduais que vão ser introduzidas e que de certeza vão tornar o Edge no browser que a maioria vai usar no futuro.
“No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.” Exactamente o que eu tenho vindo a reparar. Quanto ao resto, não noto grandes diferenças. Já me dei ao trabalho de usar os 3 alternadamente para verificar isso mesmo e a única coisa que realmente notei foi a afirmação que transcrevi no início do meu comentário.