PplWare Mobile

Irá a Microsoft matar o Windows Phone e virar-se para o Android?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ricardo Fernandes says:

    Mas que boato sem lógica nenhuma, como que uma empresa que gastou bilhões adquirindo a Nokia, mais outros bilhões desenvolvendo o OS e ferramentas de portabilidade de App’s. Vai largar tudo alguns meses antes do lançamento de seu sistema, para adotar outro que não tem controle nenhum. Vai abrir mão do lucro de sua loja, que com o laçamento do Win 10, terá mais de 1 ,5 mil milhões de usuários?

  2. int3 says:

    Microsoft fazer um SO baseado no Android é que era de admirar. É mais outro passo para a framework correr nativamente num ambiente linux 😉

  3. sakura says:

    LOL……LOL.

  4. Alexandre Carvalho says:

    Era uma perca de tempo e dinheiro estarem a fazer o windows 10 mobile, em que esta a começar a conquistar gente por muita gente ficar com um ecossistema coisa que poucos oferecem.
    Basicamente isto vai ser um rumor, claramente se fosse verdade era um tiro nos pés. Não é preciso ser especialista basta estar atento ao rumo e conferencias da Microsoft para perceber que isto é rumor.

  5. Bruno Santos says:

    Espero bem que não passe de um rumor,pois não ha nada pior que passar de cavalo para burro!

  6. EsToU cHeIa Da SOnO says:

    esta noticia não passa de um rumor. é evidente que a microsoft está a aproximar-se da google, nomeadamente na integração das apps Google no windows mobile, algo que já foi noticiado.
    Não espero que de hoje para amanhã a MIcrosoft vá deixar cair um OS tão robusto e capaz para dar lugar a um Android cheio de vulnerabilidades.
    claro que se pretender fazer dinheiro rapidamente essa é uma boa aposta.
    no entanto, com a vinda do wind 10 a integração com os aparelhos mobile será total, o que não deve fazer com que a microsoft mude tão rapidamente de sistema.
    se isso se confirmar, a microsoft acaba de perder alguma da minha consideração, pois pensava que o windows phone seria um sistema com futuro, tal como propagandeado pela própria.

  7. knom says:

    não me parece, ia ser desenvolvimento deitado a rua, e o que eles dizem são smartphones microsoft(EX-Nokia) com android e serviços microsoft(Nokia X Remix?)… não esta escrito em lado nenhum que a microsoft ia matar o seu sistema operacional, o Elop já saiu da Microsoft isso não vai acontecer

  8. Joselito says:

    Hummm….. Microsoft fazer parceria com a Google?! E terminar o seu tão promissor SO para smartphone, (segundo muitos comentadores deste site)? Tudo é possível. Cada vez mais a MS lança produtos e apps para Android. Fez recentemente uma parceria estratégica com a Cyanogen e com a Dropbox; está cada vez mais apostar nos serviços e deixar para 2º plano os produtos, software e afins.

    Tenho apenas uma dúvida que me faz não acreditar neste rumor: O que a Google ganhará com esta parceria?
    Os serviços que a Microsoft disponibiliza é claramente concorrência directa aos serviços da Google. Se não houver uma razão plausível, então…. For That Reason, I’m Out!

    • Mikes says:

      A parceria com a cyanogen não avançou.
      Tem é acordos com a Samsung, xiomi e outras marcas.
      Além da dropbox, a MS também trabalha com a Box. Nada disto tem a ver com Android. Tem a ver em meter o Office nos produtos dos outros, ou seja, em vez da DB ou Box criarem offices da treta, usam o Office da MS.

  9. Dumdum says:

    A Google é incontornável… alguns é que acham que não… vivem na ilusão.

    • Rui says:

      Com comentários destes…. lol

      E depois os outros é que são ovelhas

    • Programador says:

      Eu contorno a google, uso firefox, tenho e-mail da yahoo, não tenho conta de youtube, não tenho qualquer conta no meu smartphone, não uso gps nem internet móvel. Ah e faço as pesquisas no duckduckgo.

    • Ralk2 says:

      No momento, essa é uma verdade.
      Todos usam os serviços do google em algum momento (gmail, youtube, o buscador google, android, google drive…).
      Uma boa parte usa microsoft, mas não todos. Usuários apple e linux não usam.
      E para usar serviços apple, só quem tem dispositivos da marca.

      Em algum momento do seu dia, é provável q vc vá usar os serviços do google.

      • Nuno says:

        Eu, tirando o Youtube que tenho conta mas que já raramente uso não uso mais nada da Google…e não, não tenho nada a esconder mas também não tenho nada a partilhar com o mundo, o que partilho é com quem eu quero.

        • Woot! says:

          Então mais vale não teres nada electrónico, porque seja Google, Samsung, Apple Xiaomi, Yahoo, Whatever, és sempre espiado, quer queiras quer não.

          Isso parece aqueles comentários dos meninos da primária que acordaram hoje para o mundo e pensam que se podem esconder atrás da porta sem ninguém os ver.

  10. PFerreira98 says:

    Windows 10 mobile, aqueles IDE feitos para portar apps de Android e ios para Windows….
    Esse rumor a comparar com aquilo que estão a fazer não passa disso, rumor. E ainda por cima apresenta uma elevada estupidez!
    Todos os users de WP que conheco, estão satisfeitos com aquilo que tem. E eu estou satisfeito naquilo que tenho e estou satisfeito no caminho que o Windows 10 esta a tomar. O problema e mesmo no marketing. Começando logo com os funcionários da vodafone a perguntar se tem mesmo a certeza que queremos um Lumia e não a FDP de um Android…

    • Pedro says:

      Essa ultima parte, é bem verdade, mas não é exclusivo de uma operadora. É de todas pelos vistos.
      Eu não acreditei quando li aqui que faziam isso, mas depois de ver isso acontecer, de dizerem que o WP era uma grande mudança, e uma grande adptaçao, quando se muda do android, fiquei pasmado.

      • Pedro Nunes says:

        Estupidamente verdade.
        O meu cunhado foi para comprar um lumia 640 na Phone house e o senhor ao balcão disse literalmente com estas palavras que gastar dinheiro num Windows phone era m####!
        Mais valia ir para android ou iphone.

        Já na Vodafone na brincadeira com 2 recepcionistas uma era fanboy da apple e outra do android quando se falou em WP não disseram que era uma merda, mas perguntaram exactamente como o PFerreira98 disse.

        Tem mesmo a certeza que quer passar de android para um WP?
        E eu.. tenho..
        Há mas isso tem muito menos apps.

        Pois tem, mas tem as que me interessam e ao menos é um sistema estável, fluido e com suporte garantido.
        E ela lá calou-se

        • Mikes says:

          Quando há uns 2 anos tive de deixar o L620 na assistência técnica da Vodafone, tive de explicar à pessoa atrás do balcão como é que o equipamento funcionava, como se abria, onde estava o cartão, etc.
          O problema é que vendedores não conhecem, não querem conhecer e aconselham mal os clientes.
          Felizmente nunca apanhei um desses vendedores espertinhos, porque talvez o obrigasse a demonstrar-me o equipamento – não me iria ensinar nada, mas ao menos ele aprendia.

          • Vítor M. says:

            Mas isso é como em todo o lado, há funcionários que são fracos e há outros bons. 🙂 mas lá está, será que há mais pessoas (clientes) que percebem ou que desconhecem estes meandros da tecnologia?

          • Mikes says:

            @Vitor: O cliente desconhecer é normal e os empregados de área existem para supostamente aconselharem bem os clientes, como tal, têm a obrigação de conhecer minimamente bem os produtos que estão a assistir.
            Chegar a uma loja, pedir informaçõs sobre um, produto a um assistente de área e ele não saber do que fala é mau. Se não sabe, não está lá a fazer nada.

          • Vítor M. says:

            Certo, mas nunca nenhum sabe tudo e as ofertas são tantas. Seja como for, a empresa deve sempre ter em conta a formação.

          • Hugo (também) says:

            Vitor por amor de deus, as ofertas neste preciso momento são 3 sistemas operativos: iOS, Android e Windows Phone. Se um funcionário que por norma está colocado numa secção (neste caso, equipamentos móveis) não consiga se orientar com 3 sistemas operativos distintos (que no fundo até são idênticos: centro de notificações acede se em todos da mesma maneira, etc) então está ali uma falta de competência que se fosse noutra área esse funcionário já era.

        • JJ says:

          Isso faz-me lembrar quando foi a Staples comprar a licença do Office 365.
          Eis o dialogo:

          Empregado: “Você tem a certeza que quer comprar isto?”
          Eu: “Tenho!” – com um sorriso na cara, já a pensar no que o empregado ia a dizer a seguir.
          Empregado: “É que isso só dá para um ano… depois tem de comprar outra vez.”
          Eu: “Sim, eu sei. Mas é mais vantajoso.” – digo com um sorriso.

          O empregado ficou a olhar para mim, com um ar de quem estava a pensar que eu era estúpido…

          No meio disto tudo o que acho incrível é como malta que trabalha nestas lojas, não percebe nada disto, e não consegue perceber as diferenças dos diversos produtos.

          É que até podiam fazer esses comentários por questões de ganharem comissões em determinados produtos. Mas na forma como apresentam o assunto e o ar de espanto que fazem é prova clara que não o fazem por questões de comissões, mas por questões de não perceberem nada da coisa (ou então são claros fanboys, mas acho que na maioria não são).

          • Mikes says:

            Sim, há formas de enaltecer um produto em relação a outros sem ter de deitar os outros abaixo ou fazer do cliente um ignorante.
            Ao tentar impingir um produto e não conhecer a concorrência só demonstra falta de capacidade técnica para estar nesse departamento, como tal, não tem credibilidade para aconselhar o quer que seja.

        • Jose says:

          Ora nem mais comigo aconteceu o mesmo! Só que eu sabia bem o que queria, e já tinha experimentado o telefone de um primo que dizia maravilhas sobremos sistema de tal modo que todos irmãos já tinham adoptado também eles um W.P.! Eu comprei e estou mais do que satisfeito, de tal modo, que aqui em casa gradualmente todos o adoptaram. Mas há muita nuvem no que respeita às lojas, só se houve falta de Andróid e quando muito IOS, mal falamos do W.P., parace que estamos a insultar alguém! O que demonstra ou manipulação com intervenção directa das marcas ou ignorância, pois para mim, e como já aqui disse várias vezes uso todos os sistemas, o W.P., é imbatível, sobretudo mas baixas e médias gamas. Tenho tudo o que preciso, fluido e sem engasgar ou falta de espaço e memória. Há algum de estranho nestas afirmações, a Microsoft está gradualmente amconseguir cota de mercado com os seus telefones, não estou a ver desistir quando a marca se afirma cada vez mais! É a segunda na Rússia, no Brasil e está a formar-se na Europa, não me parace que desistam agora, a meio do caminho, principalmente porque até são das poucas opções deste S.O., (só o IOS se mantém apenas com a oferta da Apple) pois são poucas as ofertas de outras marcas, mas irão aparecer, porque o sistema satisfaz plenamente o seus utilizadores, por mim, para uso pessoal já não quero outra coisa.

    • Pedro Almeida says:

      100% de acordo! Já comprei 3 Lumia nas lojas da Vodafone, e é que nem lhes dei hipótese, mas se o tivesse feito iriam tentar fazer-me mudar de ideias, não sei se têm menos margem com estes dispositivos mas que em nada os defendem, antes pelo contrário, lá isso é verdade!

  11. 1berto says:

    Não passa de um rumor esta notícia depois da carta do Satya aos funcionários. O Windows 10 é quase todo ele baseado num software para todos os dispositivos, PC, Phone, Xbox, HoloLens, etc. logo não fazia sentido a Microsoft estar a pensar em deixar dispositivos de parte.
    E dizer que o WP não está a resultar, não é de todo verdade… Este está a concorrer num mercado onde enfrenta muita competitividade, e ainda assim, na Europa ronda os 10%. E são 10% com quase todos os produtos Nokia/Microsoft, e não 70% com dezenas de marcas a ficar com o seu bocado. Por alguma razão a Nokia/Microsoft foi a 3ª marca que mais vendeu no Natal! Podemos ainda comparar com sistemas que estão realmente a falhar, como da Blackberry, a Amazon ou a Mozilla, em que nenhuma se consegue impor no mercado.

  12. Maia12 says:

    Depois de todo o trabalho que teve, e provavelmente a dois, três meses de lançar a versão definitiva do 10 Mobile, cancelar tudo? Hmmm, na minha modesta opinião, isto não deve passar de mais um rumor. Além disso, se o futuro dos sistema operativos passa pelos smartphones, sair da corrida parece um bocado tiro no pé. Podem contra-argumentar: ah e tal mas virão smartphones Microsoft Mobile com Android. Sim, mas será mais uma marca, num S.O. altamente competitivo, ainda mais agora com as empresas chinesas com seus telemóveis. No 3º tweet “Google providing first-class Maps, Youtube and Search on Windows”, isto muito provavelmente é para o 10 Mobile. Eu no pc e mesmo num tablet Windows, não preciso de uma app para fazer essas 3 coisas.

  13. MikeMelga says:

    A Microsoft vendeu à Uber a divisão de mapas, mas a divisão de colecção de dados…

    Quanto ao resto… que LOL… a Microsoft precisa de muitas razões para desistir de um produto…

    A Microsoft não precisa, nem quer saber da Google, mais a treta deles… aliás, a MS está a agitar a União Europeia para pressionar a Google, e parece estar a ter sucesso…

  14. Makvrski says:

    Eu so quero instalar as apps normalmente como faço no android, o windows phone parece as playstations….tudo bloqueado, tudo mal feito..

  15. Necroman says:

    Isto nem rumor é – não vai acontecer.

  16. Celso says:

    Seria um tiro enorme no pé depois do que o windows Phone evoluiu, quando comprei o meu lumia 610 para ver se queria e continuar com a Nokia ninguém se via na rua, lumia 900 de seguida e igual depois o 820 e já começava a ver alguns 925 em 2013 já mais e hoje desde 2014 que tenho o 930 já é normal se ver lumias

  17. NewJ says:

    Seria uma noticia medonha para o mundo das tecnologias de informação e comunicação, sem dúvida que o Mundo ficava a perder.
    Por outro lado, seria da maneira que ia acabar com a minha dependência do smartphone e isso não é propriamente mau (sim, porque não tenho a mínima paciencia e apelo pelo Android e também acho o iOS básico de mais com aquele único botão home, estão todos arrumados a um canto)..

  18. NewJ says:

    De estranhar é também este rumor a poucos meses da saída do W10M, e numa altura em que o WP está a ganhar quota na Europa.

  19. Luis says:

    Não se pode matar o que está morto… Este é o definhar do Windows.

    • Jose says:

      Sonhos! Não se pode matar o que está cada vez mais forte do que nunca! Eu tenho W.P., pcs e tabletes Wndows e Xbox, não posso estar mais satisfeito, a Microsoft, parece que, finalmente ouviu os seus clientes! E estou a gostar.

      • 412 says:

        se fosse um sucesso nao iriam fazer port de outros S.O
        mas a esperanca e a ultima coisa a morrer forca com o vosso ruindows
        se fosse melhor conforme vcs falam todo mundo iria ter um

        • Angra says:

          Pelo contrário, o fato de portarem apps mostra que a Microsoft está se tornando uma empresa mais aberta. Ganham os desenvolvedores, que com uma app podem competir em vários mercados, e ganham os clientes, que escolherão seu OS baseado em gosto pessoal e não em apps.

  20. AJCS says:

    Parece que anda tudo maluco, começa nas finanças, passa pela politica e agora até os smartphones vão ficar confusos.
    Não há nada pior, ao nível do consumidor, como estes rumores, afinal comprei uma m…. que vai ser descontinuada!
    A microsoft já anda a fazer burrada à muito tempo.
    Mas isto é apenas um desabafo, sou um simples utilizador do povo !

    • Jessie J says:

      calma, isto não vai acontecer, não passa de um rumor que nunca vai ver a luz do dia, ainda nem saiu o Windows 10, que vai ser fantástico, achas que a Microspft ía desistir de algo que aindamestá a desenvolver e dos conceitos novos da interacao Windows Mobile/Windows PC?

  21. César Teixeira says:

    Espero bem que não… Depois de ter descoberto este fantástico SO, mudar para Android era muito mau :s

  22. pedrostrik says:

    o problema é que o WP mobile só dá prejuizo, só não ve quem não quer, os lumias saiem a preços incompativeis para a sua qualidade, e claro quem perde aqui é a M$, que até tem bons dispositivos mas está mesmo a perder carradas de guito.
    A meu ver deviam dedicar-se a 100% no desktop , pois por este andar até nesse campo estão a recuar, e já tá mais que visto que para por o W10 mobile a funcionar nos lumias como prometido, vai ser um pesadelo

  23. Manuel Monteiro says:

    Então a Microsoft prima tanto pela segurança dos seus sistemas e agora quer se virar para o Android! Se isso vier a ser verdade os meus parabéns à Microsoft que vai de cavalo para burro…

  24. José Gomes says:

    Não me admira nada, os dedos da minha mão não chegam para contar projetos famosos abandonados pela Microsoft…

  25. Alexandre says:

    A ser verdade é mesmo uma desilusão. É das poucas marcas que tem grande oferta de telemóveis com Dual-Sim. Suporte do Software é válido por 2+ anos ( aproximadamente). Com Android suporte de software acima dos 2 anos é só para Flagships ou Nexus, uma vez que os fabricantes preferem descontinuar o suporte para vendar mais dispositivos.

  26. André Silva says:

    O W10 está num bom caminho, a troca de serviços era bem recebida, abandonar o OS nunca! Acredito que a oferta de equipamentos atuais poderá levar a um boost nas vendas. Excelente relação preço/qualidade.

  27. SaPires says:

    Como gosto dos telemoveis da Microsoft e gosto de Android seriam bom.

  28. luis rocha says:

    Pura invenção, obviamente!…..
    Estão vender falsas notícias.
    Bla bla bla bla

    • Vítor M. says:

      Os sites onde apareceu o rumor, por norma muito ligados á Microsoft, acompanham de perto a ação da empresa… muitas vezes têm as informações correctas.

      Esperemos que está não passe de um rumor, como está referido no texto. Era mau para o mercado, deixar fugir este SO.

  29. Miguel says:

    Não me admira nada… Bem tentaram mas o windows nos smartphones nao tem sucesso nenhum os numeros falam por si!

  30. Fernando Martins says:

    As questões estratégicas da Microsoft só eles saberão, mas tb deveriam saber que há cada vez mais pessoas a utilizar o Windows mobile que com o 8.1 atingiu um patamar elevadíssimo. Por experiência própria devo dizer que qq aparelho da gama média (lumias 640, 735, 830) está ao nível dos topos de gama android. E eu não falo de cor. A experiência android num aparelho médio com 1gb RAM (+-750 disponíveis) é horrível. Um WM com igual RAM tem uma fluidez que só se consegue ver num topo Android. E aqui a minha experiência. Tenho um OnePLus one com 3 gb RAM (2.8 disponíveis), que é excelente, rápido, pq além de utilizar uma ROM Cyanogenmod, é baseado no puro Android Vanilla, sem optimizações de marcas, nem nada que se pareça.
    Não venham com cantigas que qq android é bom, pq é uma grande mentira. Um Android com menos de 2GB de Ram é um autêntico pastel . O mesmo não se pode dizer dum Windows Mobile com 2GB de Ram como o Lumia 930. Eu nem sequer tenho este. Tenho o Lumia 735 que com 1Gb Ram é excelente. Não falamos de aplicações, pq, até já se conseguem arranjar boas para o WP.
    Quando me perguntam de qual OS gosto mais, a minha resposta é sempre a mesma: Só utilizo android se for em topo de gama (3gbRAM). Windows Mobile, qq lumia média gama deixa o android a léguas.

    • Jose says:

      Aí está um comentário devidamente fundamentado! É precisamente está a ideia que tenho. Andróid é bom, mas só nos topos de gama e no meu caso já não justifica o preço visto que tenho alternativas mais sólidas a preços mais “agradáveis” e com um S.O., sólido e com boa interacção com os outro equipamentos com Windows e A própria Xbox.

  31. kekes says:

    Esqueceram de dizer que o mesmo comunicado diz que o mercado móbil e para atacar em força.
    A MS gastou milhões em tecnologia para o novo WM. Acham que vai desistir dele agora?

    O mais provável é que tenha chegado a um acordo para uso do Google maps e YouTube no WM. Ir para Android seria um suicídio pois o forte da MS não e o hardware, pelo que não tem sentido usar Android nos seus aparelhos.

    • Vítor M. says:

      Actualmente pode não fazer sentido, sim é verdade, mas é se, como falas e bem, depois decretos milhões investidos, este segmento continuar a dar prejuízos?

      Será que a Mictosoft mantém ou o projecto é mudado?

      Actualmente já não sei, o Windows já deu mais dinheiro, o office já rendeu mais, a cloud gratuita tem de ser mantida e muitos serviços da MS, como o Skype, andar sem um rumo certo no mercado. As empresas começam a ressentiu-se destes investimentos a ‘fundo perdido’.

      Vamos ver, esperemos que aguente o WP para haver mais escolha…. agora que o Tizen está a crescer!

      • kekes says:

        Tens razao, está a dar prejuizo, mas se abandona o WP nunca mais consegue voltar a entrar no mercado movel o que vai gerar ainda mais prejuizo a largo prazo.
        A MS agora esta a criar o seu proprio espaço.
        Quando falo do dinheiro gasto nao falo do que foi invertido há 3/4 anos. Falo do que foi invertido agora no WM10, que vai existir, vai sair e alem disso vai ser acompanhado por flagships coisa que já nao acontece a muito tempo em simultaneo.
        Alem disso tudo que foi gasto em plataformas de desenvolviemento.
        Em alguns mercados a MS tem mais de 10% no mercado movel, depois de tanto tempo para o conseguir nao me parece que a MS deite tudo por terra, e desista de ganhar no lucrativo mercado movel.

      • Mikes says:

        O youtube dá prejuízo à google e não me parece que a Google o esteja a pensar em fechar.

        • Vítor M. says:

          Não dá não (estratégico). O Youtube é só por si um canal líder de mercado. Não juntes alhos com bugalhos.

          • Mikes says:

            Epá, se vamos entrar no “estratégico”, então o WP não dá prejuízo, já que a receita Android cobre os custos do WP e este serve como montra e dos produtos e potenciais do Windows.
            O Youtube é líder, mas não é sustentável por si só – sem a publicidade não é lucrativo. A publicidade é departamento diferente, portanto… ser líder sem receitas próprias é prejuízo – lá está, perde de um lado para ganhar no outro, é “estratégico”, mas dá prejuízo

          • Vítor M. says:

            Que tipo de prejuízo falas tu? É que o estratégico é importante, perde num lado mas amealha forte noutro. Nunca te esqueças disso 😉 Não mistures alhos com bugalhos.

          • Mikes says:

            @Vitor: Prejuízo não é a palavra indicada, mas sim não é rentável por si só – sem publicidade não tem receitas que sustentem o negócio.
            Eu não estou a misturar alhos com bugalhos! Tu é que estás a insistir que como a MS não tem lucro com os WP vai fechar a loja. Mas porquê?! Pode simplesmente reduzir a oferta e deixar os OEM entrarem no negócio. Pode lançar só 2 ou 3 modelos como “montra”, mesmo que não sejam rentáveis são produtos estratégicos – como faz com a MS Band (que não me parece que tenham lucro com ela com tão reduzido stock que libertem).
            O Surface também não deu lucro até ao ano passado.
            DE qualquer maneira, vamos esperar pelas contas da MS deste ano que estão quase a saír para percebermos melhor se estão a perder dinheiro ou a ganhar no final.

      • Jose says:

        A Microsoft já apostou em propôs que davam prejuízo de início, e que se tornaram um sucesso, no caso a divisão de jogos. Até que o W.P., irá espancar-se, certamente para outras marcas e ai, quem irá parar? Não esqueça que nas lojas o W.P., está literalmente a ser sabotado por empregados ignorantes, para quem só existe Andróid e IOS! Há uns dias, estava a ver umas novidades enumerar empregado veio ter comigo a tentar “impingir” um telefone, e eu, disse queda estava servido. Com a insistência dele disse que tinha um telefone W.P.. O homem recebeu a notícia como se tivesse insultado a mãezinha! Depois saquei do meu telefone e mostrei-lhe o porquê da minha opção, desafiei a mostrar-me qualquer Andróid que mantivesse ao fim de quase um ano a mesma fluidez e o número de apps que eu tenho no meu telefone! Calou-se e por fim lá acabou por admitir que o tefeno era mesmo rápido e fluido. Após isso lá foi para o lado onde estava, os telefones W.P., quase escondidos com vergonha, e pôs-se a experimentar. Deve ter tido uma surpresa. Para o preço que a Microsoft pede e especificações, neste momento, para mim é claro, não melhor que um telefone com W.P., quer nas gamas baixas e medias, dando mesmo assim muita luta aos de topo. E sei disso porque estou a responder neste momento, num I-pad e tenho ainda telefones e pens Andróid, mas estão ali para peças de museu.

  32. João Cardoso says:

    Quando decidem fazer artigos destes talvez não ficasse mal rever o mesmo antes de piblicar. É que os rumores pelos vistos ja foram postos de lado depois dos negócios do maps e da publicidade que foram licenciados à uber e à aol . AOL essa que desliga-se assim da Google e passa para o Bing. O Windows Phone será substituído pelo Windows 10 Mobile e pelo que se tem visto é aposta forte da Microsoft.

    • Vítor M. says:

      Onde há fumo… há fogo. Não será inédito e cada vez se fala mais nisso. Pode não ser já, pode não ser amanhã, mas se o Windows Phone der prejuízos constantes, garantidamente que a MS o pie de lado. Actualmente são milhões para o sustentar e os resultados estão a demorar muito a aparecer.

      Esses passos que estão a ser dados, como a venda dos mapas, por exemplo, são amostras que a MS está a mudar o rumo dos seus produtos.

      Por isso, dá-lhe tempo!

      • Mikes says:

        Há um artigo de ontem muito bom no windows central que deviam ter lido antes de publicarem isto.

        • Vítor M. says:

          Errado. Este faz sentido antes da outra informação que falas, primeiro esta, como diz no texto, são rumores que foram publicados por sites dedicados á Microsoft. Rumores que fazem (pouco) algum sentido.

          Depois sim, a informação que referes. Mas o enquadramento é este.

          Deixa-me dar-te este exemplo: certa altura publicamos um rumor “Microsoft poderá comprara a Nokia”, caiu o Carmo e a Trindade, até porque a aproximação deles era noutro nível e tal… mas na verdade, embora só uns 3 anos mais tarde se desse essa aquisição, tudo começou bem antes, com a tal aproximação e os sites ligados às marcas, com informações de dentro, por vezes ouvem e sabem determinadas informações.

          Na conjuntura actual (e ainda bem) parece muito mais um rumor que qualquer certeza, mas…. a verdade é que o mercado já nos mostrou alguns rumores, mesmo os mais “impossíveis” a tornarem-se realidade!

          • Mikes says:

            São rumores, nesse artigo acho que o autor explica muito bem porque não faz sentido esse rumor.
            Para quem não leu
            http://www.windowscentral.com/microsoft-and-future-windows-phone

            Mas bastam 3 pontos para se perceber que não vão abandonar no WP no curto-prazo (daqui a 5 anos não se sabe, mas aí até o Android google pode não existir à velocidade que as coisas andam):
            – continuum, foi um dos pontos altos da conferência, sem continuum perdem um grande trunfo do w10
            – 2 flagships a caminho
            – builds w10m continuam a sair

          • Mikes says:

            Ah, esqueci-me do Surface Pro 4 ainda este ano.

          • Vítor M. says:

            🙂 o Surface… vamos ver quanto tempo aguenta esse projecto também 😉

          • Mikes says:

            A MS vai fechar dia 30 de julho…

          • Vítor M. says:

            Sim, para férias, alguns departamentos vão sim. Está confirmado.

          • kekes says:

            Vitor, esses sites servem-se deste tipo de noticias para vender publicidade. Usando a memoria a curto prazo temos exemplos claros, “Windows gratis só por um ano, depois há que pagar”, “Windows gratis para insiders”, “Windows gratis para piratas”, “Windows nao gratis para ninguem”, a desinformaçao e noticias “punteiras” sao altamente lucrativas. Estes titulos todos feitos apartir de interpretacçoes incorrectas de comunicados.

          • Vítor M. says:

            O mercado diz-nos que tens razão mas diz-nos igualmente que não tens. Há exemplos para tudo 😉 quem nos diria que a Microsoft iria comprar a divisão mobile na Nokia? Quando saiu o rumor, alguns disseram que era apenas rumor para vender publicidade, que era impossível, pois a Nokia nunca iria vender o seu principal trunfo e no entanto 😉

            No mundo da tecnologia nunca digas nunca. Agora, tal como dizes e bem, este projecto da Microsoft é muito rico, foi feito um grande investimento e no novo Windows 10 o salto ainda é maior, dificilmente, pelo menos num espaço curto de tempo, a Microsoft não irá apostar em rentabilizar esta nova filosofia mas… e há sempre um mas… se continuar a dar prejuízos avultados, e como já alguém disse, não faltam exemplos de projectos abandonados por serem inviáveis financeiramente.

            Espero que este nunca o seja, pois ainda considero que é um dos melhores SO mobile do mercado e ainda tem muito a mostrar!!!

          • Mikes says:

            @Vitor: Surface 3 LTE está a chegar à Europa.
            Cada vez conheço mais pessoas a trocarem ipads por Surface – e até mesmo portáteis por Surface.
            Anyway, Surface é um produto “montra” e “prestige” dentro dos híbridos. Há muito boa oferta no mercado e a própria Microsoft promove outros equipamentos – é fácil de encontrar Lenovo, HP, etc., a serem promovidos pela Microsoft.
            Não acredito que os Surface desapareçam tão cedo, já que são a montra de excelência dos produtos / serviços da Microsoft. Mesmo que vendam mal (e não me parece que seja o caso), o conceito Surface é mais que a venda de hardware.
            AH! A MS Band 2 vai sair também e não é pelo sucesso de vendas (apesar de esgotarem, o stock é reduzido de propósito).
            Microsoft não é empresa de hardware, apenas os usa como montra dos seus serviços – os Lumia é diferente porque estão num mercado diferente e porque compraram a Nokia para entrarem no mercado. Mas mesmo assim, acho que o futuro passará por ter poucos equipamentos e seguirem o conceito do Surface – montra de serviços e dar espaço aos OEM.

          • Vítor M. says:

            iPads por Surfaces? Para quê? Um Surface não tem nada a ver com um iPad, são máquinas completamente diferentes e segmentos diferentes. Um Surface tem Windows (e até agora nada intuitivo num Surface o Windows 8) e o iPad tem iOS que nem choca com o que um Surface é capaz de desempenhar. É absurdo o que dizes, mas pronto.

          • Manuel Monteiro says:

            A Surface não tem nada de intuitivo com o Windows 8 (8,1)? Sendo assim um PC com o mesmo Windows 8 (8,1) também não tem nada de intuitivo, independente da marca, mas eles tem venda!

          • Mikes says:

            PS: tirando a Xbox que é claramente uma aposta no hardware como produto em si.

          • Mikes says:

            @Vitor: para quê andar com um portátil e um ipad atrás quando se pode ter tudo num só produto? Sim, arrumar o ipad na gaveta e usar um Surface é uma opção bem comum nos dias de hoje.

          • Manuel Monteiro says:

            +1

          • Hugo (também) says:

            Bem todos nós temos um clube e por norma é um dos 3 grandes, está visto que o Vítor é da Apple. Contudo digo isto para rematar e até marcar um golo. Rumores que somente se concretizam 3 anos depois não valem nada pois é como prever um futuro provável, caso aconteça ui, somos os maiores, caso não aconteça ninguém se lembra. Olhem aqui eu a prever o futuro da Apple: iPhone 6s, câmara melhor design refinado (deixa-me cá ser ambíguo que assim acerto a 100%) melhoria no processador e mais uns extras que as minhas ‘fontes internas’ não querem que revela.

            Facto é, se a Microsoft abandonar o WP fica a perder imenso face a realidade de hoje. Das duas uma, ou desistem completamente e tornam o segundo IBM ou então terão que manter o WP/WM pois o futuro é mobilidade e eles próprios falam em “Mobile first, cloud first”.

          • Vítor M. says:

            Errado, o meu clube é o Pplware, adoro a Microsoft, A Apple, a Samsung, a Google, a Motorola, a Sony, a Hp, a Canon… assim de repente à minha volta são essas as marcas que tenho em vários dispositivos, adoro-os (menos ao meu operador de fibra que é uma roubalheira).

            Deixe-me dizer-lhe algo que o mercado nos ensina. Há uns anos a Google aproximou-se da Mozilla e teve uma acção “patrocinadora”, paternalista mesmo, depois, uns anos mais tarde, lançou o Google Chrome. Escrevi na altura em que o Chrome começou a suportar “extensões” que seria o principio do fim do Firefox. Não me enganei, a Google de facto afundou o Firefox que era líder e ainda hoje o melhor browser… mas que não é o meu browser favorito, uso o Chrome porque é o mais completo para o que eu utilizo.

            Na altura caiu o Carmo e a Trindade, eram tantas as vozes dissonantes como as nozes na nogueira! Mas a verdade está à vista, o mercado dava esses sinais e os rumores já se faziam sentir.

            A dada altura, a Microsoft aproxima-se da Nokia, começam a trocar tecnologias, a Nokia pela primeira vez aceita integrar o ActiveSync da Microsoft. Escrevi na altura que em pouco tempo a Microsoft, desesperada à procura de um ecossistema onde pudesse ter hardware, haveria de “adquiri” a Nokia. Foi o fim. Afinal já os rumores da altura estavam certos, os sinais eram já evidentes. E há tantos exemplos….

            Quanto à Microsoft… pessoalmente também não acredito que seja uma opção, pelo menos para já, e num futuro próximo… dificilmente, até pelo investimento efectuado, contudo, há negócios e negócios, vamos imaginar que a Microsoft adquiria a Blackberry, o ecossistema/historial/tradição Blackberry é substancialmente maior que o WP e com uma componente Android forte… poderia ser por este flanco? Nunca se sabe, até uma fusão de sistemas… é provável? Não, mas também não era a aquisição da Nokia e aconteceu ou da Motorola pela Google… etc.!

  33. Alex says:

    Não!!! E bom que não… Ainda a M$ pega no Android e faz o Android phone por apenas 100 euros por licença…

  34. Jz says:

    É isso e o Pai Natal existe… Amanhã a Microsotf vai usar o IOS…

  35. Robert Soares says:

    Rumores sem lógica e sem nexo principalmente depois de a MS estar a investir e continua a investir milhares de dólares neste projecto que ainda nem sequer saiu… Ainda me lembro quando o Sr.Bill Gates preferia que as pessoas usassem Windows piratas do que linux. quanto mais isto…!?!!

  36. JJ says:

    Sinceramente não acredito, principalmente nesta altura do campeonato.

    O Windows 10 esta a sair, assim como dentro de meses sai a versão Mobile. Alem disso, o trabalho já esta praticamente todo feito, e a versão Mobile promete muito.
    A Microsoft não iria cancelar um projecto, a poucos meses de ser lançado e com trabalho de anos já realizado.

    A Microsoft só tomaria essa decisão se com a próxima versão do Win10Mobile, realmente não se tornar rentável no mercado.

    Até pode ser algo que esteja em cima da mesa, mas só num cenário de verdadeiro fracasso nos próximos anos.

  37. Fernando says:

    Uma empresa que está atrasada não pode querer resultados já. Eu já vejo muitos mais windows phones nas mãos das pessoas e ao pouco e pouco as pessoas vao mudando a mentalidade. Como ja foi dito aqui media, baixa gama e preço por preço o windows oferece uma fluidez inigualável.
    A isto ser verdade quem é que vai querer um Lumia? Era mais um hardware no meio de todos os outros, e se a Samsung com milhões de modelos já anda a perder dinheiro não era a Microsoft a ganhar dinheiro a vender hardware com Android.
    Estou convicto que o windows 10 e com a chegada das apps portadas de outro OS as coisas vão ser diferentes.

  38. Mikes says:

    Como já disseram, a MS não vendeu o Maps à Úbere, mas sim os dados dos mapas. E agora estou na duvida se não foi apenas a licença em modo parceria. Isto é bom para ambos e uma grande jogada da MS. A uber com o crescimento que tem tido nos states, com os milhões de carros que tem no serviço, pode usá-lo para melhorar os dados dos mapas, que a MS pode ganhar com isso também.
    Acordo com a AOL, boa decisão. A MS não precisa de se preocupar e perder tempo com publicidade, outras empresas fazem-no melhor e assim a AOL troca o google pelo Bing.
    Windows Phone, são rumores porque o CEO basicamente disse que vão cortar com coisas que não funcionam ou não precisam. Mas a MS actualmente precisa do Windows 10 Mobile para que o conceito do Windows 10 funcione.
    O que a MS pode e deve fazer é abrir espaço para OEMs, ou seja, lançar apenas 3 ou 4 equipamentos em diversas gamas e deixar o resto para os OEM, p.Ex., seguir o conceito do Surface que só tem dois modelos e os OEMs não param de crescer.
    Portanto, não acredito que a MS vá abandonar o Windows Phone nesta altura dos novos desafios e provas a serem dadas.
    Daqui a 2 ou mais anos, não sei… mas até lá muita coisa vai mudar no mundo das telecom.

  39. NF says:

    O pplware às vezes parece um jornaleco da treta tipo CM…. deixar-se ir em conversas da treta, de um perfil qq no twitter sem qq tipo de credibilidade… enfim

  40. Mike says:

    Eu sempre usei o Android. E à pouco tempo comprei um telemóvel Microsoft (telemóvel de backup).
    Posso dizer que fiquei fã do Windows Phone. Não tenho stress com crash, o sistema é fluido.
    No futuro se a Microsoft continuar com o WM 10, acho que passa definitivamente para este SO.

  41. flavio says:

    http://www.windowscentral.com/microsoft-and-future-windows-phone

    Leiam este artigo e verão porque o windows phone não vai desaparecer, pelo menos num futuro próximo

  42. Joaquim says:

    Mas o Android está assim com tanto medo do WP que tenha de colocar estes rumores a circular? É que quem arrisca conhecer o WP, nunca mais qur outra coisa! Conheço várias pessoas nessas circunstâncias, eu, incluído!

    Mas atualmente, eu já acredito em tudo, contudo, acharia lamentável que um SO como o WP, altamente robusto e fluido e que consome poucos recursos de hardware fosse abandonado pela MS para o substituir por um SO de pouca qualidade, embora, muito popular pela criançada!

  43. David Ferreira says:

    é algo que simplesmente não acredito e acho complemtamente sem funcamento nenhum….espalhar rumores é facil, mas os factos são a melhor coisa que á.

    A microsoft gastou milhares de dollares a criar o software, perdeu centenas a oferecer licenças, gasta não sei quanto em publicidade (quase todas as series da FOX os gaijos tem telemoveis com windows, quase todos os filmes novos os gaijos tem telemoveis com windows)

    A microsoft nunca foi empresa de deitar dinheiro fora, e a última prova disso é a unificação do core em 3 sistemas distintos!

  44. Jose Rodrigues says:

    Se isso acontecer viro-me para a Apple.

  45. Nuno says:

    É apenas um rumor, mas na minha opinião neste momento acho que isso não faz qualquer sentido. Então num momento que estão a opostar forte e a investir rios de dinheiro a criar um sistema operativo para todas as plataformas, e com toda a espectativa que o W10 esta a criar no mercado vão simplesmente desistir sem esperara para ver qual o resultado? Duvido. Daqui a meia duzia de anos se as coisas se mantiverem como agora acredito que repensem o projecto, nos proximos tempos duvido.

  46. Abilio says:

    Ou será que o WP vai correr as apps do android?

  47. Benchmark do iPhone 6 says:

    A área de negócios da Microsoft não é hardware é software. A Google também se meteu a fabricar smarthones coma compra da Motorola (embora estivesse interessada era nas patentes que tinha) e levou um grande chumbadas.

    A Microsoft meteu-se no hardware, comprando a Nokia, em desespero, porque os fabricantes não pegavam no Windows Phone. Só que a guerra dos preços baixos, no Android e que arastou a Microsoft dá cabo dos fabricantes, sendo a Microsoft a que tem maiores prejuízos.

    Onde é que está agora a Google? A vender anúncios, sobretudo para iOS. Onde é que estão os lucros da Microsoft? A vender software e serviços, seja para que é SÓ for.

    A hipótese de a Microsoft sair do fabrico de smartphones é forte. Agora, as mensagens criptográficas do post podem ter outra interpretação – a de a Microsoft e da Google que têm andado às turras, estarem a procurar entender-se, através da troca de software e serviços.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      … No 1° parágrafo escrevi chimbalau, “corrigido” para chumbadas 🙂

    • JJ says:

      Deixar de fabricar smartphones não indica que deixa de desenvolver um SO próprio.

      Agora, concordo com a interpretação indicada… a Microsoft e a Google estão a começar a entender-se.

    • Mikes says:

      A história da Motorola não é bem assim! 🙂
      A Google não apostou na marca e vendeu-a ao desbarato porque a Samsung pressionou a Google: ou largas a motorola ou eu não vendo os teus androids.
      A MS não comprou a Nokia por desespero!! 😀
      A MS comprou porque era a estratégia do momento, hoje em dia provavelmente não compraria e espalharia o SO pelos OEM. Eventualmente criava um Surface Phone.
      A MS sempre ganhou com serviços e software, é esse o core business da Microsoft.
      Hoje está mais abrangente porque o mercado mudou e o Sataya percebeu o mercado antes da Microsoft se afundar na ideia do “orgulhosamente só”.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        A história da Motorola é tal qual como a contei. O que levou à maior parte da perda da Google foi o preço astronómico por causa da carteira de patentes da Motorola, que acabaram por lhe render muito pouco.

        Tirando isso, a Google estava a perder quantias consideráveis com os smartphones da Motorola.

        Quanto à compra da Nokia pela Microsoft – “A MS comprou porque era a estratégia do momento, hoje em dia provavelmente não compraria e espalharia o SO pelos OEM.” – é para rir. A Microsoft já tinha feito tudo – mas tudo mesmo – para que outros fabricantes pegassem no WP, com o sucesso que se conhece 😉

        A única solução que encontrou foi começar a vender Lumias a preços baixos, com prejuízo – para ver se ganhava “tracção”. Isto é normal nos investimentos, é preciso estar preparado para perder dinheiro de início – mas não por prazo ilimitado. E não se vê jeitos de começar a ganhar dinheiro com os Lumia.

        P.S. (Como ainda não tinha falado na Apple) – enquanto isso, a Apple lá vai “empochando” mais de 90% dos resultados (lucros-prejuízos) dos fabricantes de smartphones. E porquê? Porque sabe o que anda a fazer – conseguiu a tal integração hardware / software / e serviços que falta a outros, como a Microsoft.

  48. okapi says:

    Deve de ser igual ao Rumor que a MS depois do windows 10 ia-se virar para uma distro Linux . Para mim não passa de mais um rumor mas como no passado a MS teve uma parceria/acordo com a NOVELL , já nem sei o que dizer, mas que o nome encontrado para a distro é apelativo lá isso é – MIUX.

    http://www.inquisitr.com/2201984/miux-by-microsoft-why-windows-10-maker-may-release-its-own-linux-os-distro-soon/

  49. Nii says:

    Bonito Bonito era as duas empresas Fundirem-se e complementarem-se.

    M$ – SO – Servers – Lumias aka old Nokias – Jogos e Consolas
    Google – Motor de Busca – Youtube – Google Store – Android – Maps

    e sabe-se lá mais o quê… 😛

  50. pedro says:

    a Microsoft abandonar o Windows Phone era o maior erro estratégico dos últimos anos …. não acredito que na Microsoft não exista massa cinzenta suficiente para ver isto!!! por isso esta noticia não passa de um rumor ….

  51. Sergio J says:

    Vou colocar isto ao contrario. Sera que a Google nao se prepara para migrar a dia framework de linux para windows?
    Soa mal, claro que soa, mas soa muito pior este rumor.

    Caminhamos na direção de plataormas globais, que englobam desktops, dispositivos mobile, dispositivos de entertimento, smartwatchs, frigorificos, enfim tudo. Estamos a ouvir uma musica e passamos do pc para o tablet, para o telemove, para o frigorifico. Plataformas universais.
    A Microsoft e a Apple tem caminhado nesse sentido o ubuntu tambem. Mas a google parece mais atrasada nisso. No panorama actual quem parece estar a ficar mais isolado é o Android e não o windows. Obviamente a google nao está desatenta.

    O que valem sao as plataformas. Porque raio iria a microsoft amputar uma parte vital da sua?

  52. enfim... says:

    Aliás temo que este tipo de artigos venha a sair com mais frequência para desestablizar as preferências dos leitores e influenciá-los rumo à concorrência. Porquê? Simples. Porque são vários os países onde o Windows Phone já passou para 2º do mercado à frente do iPhone. A Rússia, apenas o maior país do mundo em área territoria, foi o último deles. E na guerra dos tablets nem vou entrar por aí. Quem quer trabalhar a sério arranja um Surface e não se fala mais nisso. Quem quer SWAG vai buscar o iPad.

    • Vítor M. says:

      Devia ser o sistema mais usado, o Windows Phone. É dos melhores do mercado… e vai chegar lá vais ver. Enfim? Enfim não, espera que vais ver. A não ser que demore muitos anos e não consiga, mas para isso temos de esperar. Mas… eu acredito!

  53. Miguel Pestana Nóbrega says:

    O que percebi pelos tweets foi que a Microsoft receberia alguns anúncios da google baseados na localização e daria aplicações microsoft em troca das aplicações youtube, google maps e afins.

  54. Pedro Almeida says:

    Acredito que seja um cenário que estejam a estudar, assim como estudam imensos outros cenários e espero que não passe disso, iriam defraudar milhões de compradores dos seus telemóveis, eu pessoalmente teria dificuldade em desculpar a MS

  55. JN says:

    Se isto acontecer só me resta a uma segunda escolha, a Apple…

  56. Marco says:

    Eu prefiro android, mas não queria que a Microsoft acabasse com o Windows Mobile, acho que é um sistema cada vez melhor e que tem futuro, além do mais, se ninguém pressionar a Google e Apple a evolução nos sistemas vai diminuir. Eu por exemplo a nível de tablets acho que nada bate o surface pro 3, tenho um note 10.1 2014, mas o próximo upgrade será para um surface, provavelmente o 4 ou 5.

  57. Ricardo says:

    espero bem que seja só rumor. ha quase um ano comprei um lumia 1520. está semana Xbox one. os PC e portáteis tudo windows 8.1 para já. tou a confiar cegamente na Microsoft. espero não me arrepender. voltar a Android e que nunca mais. só resta a Apple outra vez…

  58. Filipe says:

    É um tiro no pé… das poucas coisas que a Microsoft tem feito de jeito deixar isto a meio??? Eu penso que eles têm ganho cada vez mais utilizadores, o passa a palavra tem-os safado… Ainda é uma fatia muito pequena, é verdade, mas o que é fato é que o SO é muito bom… Vamos ver… Mas espero que não!

  59. Victor Martins says:

    Acredito que haja ou irá haver discussão de largar o WP… Mas neste momento é ridículo, uma empresa que está em forte desenvolvimento do win10 mobile, não irá de um momento para o outro desistir. Ainda por mais que desde ultimo ano está ganhar mais alguns utilizadores e estão surgir novas apps para o WP. Faz sentido nenhum. Ate porque o desenvolvimento windows 10 mobile está bem encaminhado.
    Posso estar enganado, mas os tweets são mal interpretados.

    • Filipe Neves says:

      Sim e ainda para mais tiveram o trabalhao de fazer os programas que convertem ou ajudam a converter as apps de ios e Android para wp… Acho mesmo estranho, mas eu acredito nas decisões do natella 🙂

  60. David Ramos says:

    Também não acredito muito nesta estória, se bem que hoje em dia tudo é possível, e ficaria mesmo muito desiludido, em relação ao que muitos dizem aqui em que comparam low/mid end Wps e High android serem uma boa comparação o que dizer dos high end wp?
    Eu tenho um Lumia 1520 ou seja high já com um ano e tal dois anos e acreditem até mesmo samsungs s5 e afins nem perto chegam, falo porque também tenho android…..

  61. Martins says:

    Notícia disparatada. Especialmente depois de ter trocado o meu smartphone Android por um com Windows e estou bem mais satisfeito. O Windows mobile é defenitivamente superior ao Android, e sem sombra de dúvidas o conceito “Continuum” no windows 10 vai produzir excelentes resultados. Comparado com o Windows mobile, o Android não passa de um brinquedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.