Belkasoft RAM Capturer: ferramenta para criar dumps da memória
Um dump da memória RAM é uma cópia completa ou parcial do conteúdo, num momento específico. A informação é geralmente usada para diagnóstico de erros, análise forense, entre outros. Para criar dumps da memória RAM podem usar a ferramenta Belkasoft RAM Capturer.
A Computação Forense pode ser descrita como a ciência responsável pela recolha, preservação e análise de vestígios digitais, presentes nos mais diversos dispositivos de processamento, armazenamento e comunicação. Ao nível da memória RAM já apresentamos no Pplware a ferramenta Volatility, que é amplamente utilizada em análise forense digital para analisar imagens de memória RAM. Esta ferramenta permite aos analistas extrair informações cruciais de sistemas em funcionamento, como processos, ligações, à de rede, utilizadores ligados, scripts executados, chaves criptográficas, entre outros.
Para criar um dump da memória RAM podemos usar a ferramenta Belkasoft RAM Capturer. É uma ferramenta gratuita, e é amplamente utilizada na área de informática forense para recolher evidências digitais que podem ser úteis em investigações criminais, análises de segurança ou auditorias.
Aplicações práticas da ferramenta Belkasoft RAM Capturer
- Recuperação de dados temporários
- Pode ser usado para recuperar informações que existem apenas na memória volátil, como credenciais de login ou dados não guardados em memória não volátil.
- Análise de malware
- Ajuda a identificar atividades suspeitas na RAM, como processos maliciosos ou comunicações de rede não autorizadas.
- Suporte a investigações
- Permite recolher evidências de forma rápida antes que os dados sejam perdidos (os dados na RAM são perdidos quando o sistema é desligado).