O antivírus da Microsoft vai uma vez mais voltar a mudar de nome
Com o Windows 10 a Microsoft fez uma mudança drástica no que toca à proteção do seu sistema. Passou a trazer o Windows Defender como uma peça integrada com o sistema operativo, protegendo-o de forma nativa.
Esta mudança foi bem vinda e tem dado frutos. A gigante do software quer ir agora mais longe e prepara-se para mais uma mudança. O Windows Defender vai ter um novo nome, mais ajustado ao que é hoje.
Windows 10 terá um novo antivírus Windows Defender
Porque vem pré instalado no Windows 10, o Windows Defender tem conseguido aumentar a sua taxa de utilização e de aceitação. Os utilizadores confiam já nesta proposta da Microsoft para estarem defendidos.
A Microsoft tem feito crescer esta sua proposta e ela é hoje muito mais do que um simples antivírus. É agora uma solução integrada e alargada, que protege os utilizadores, as organizações onde estão inseridos e até vários sistemas diferentes.
Dada esta mudança, é assim normal o que a Microsoft quer agora fazer. O Windows Defender vai em breve desaparecer e no seu lugar surgirá o Microsoft Defender. Por agora é apenas uma mudança de nome, mas mais poderé estar para vir.
Windows 18941 Group Policy:
Windows Defender Antivirus and Windows Defender Exploit Guard get rebranded to Microsoft Defender Antivirus and Microsoft Defender Exploit Guard pic.twitter.com/VJhMOyzBBw— Tero Alhonen (@teroalhonen) July 18, 2019
Microsoft Defender será mais do que um nome
Do que foi apresentado, esta mudança deverá acontecer com a chegada da atualização 20H1 do Windows 10. Assim, e na primavera do próximo ano, a mudança será visível. Provavelmente poderá já ser vista nas próximas builds desta versão.
Não fica claro se esta mudança de nome acontecerá também no Windows 8.1. Esta versão tem suporte da Microsoft ainda por algum tempo após esta mudança. É também claro que esta acontecerá na oferta para macOS. É pouco lógico que uma proposta para este SO ostente o nome Windows.
Esta pode parecer apenas uma mudança cosmética, mas a verdade é que vai realinhar os produtos de segurança da Microsoft. Estes vão passar a estar numa única família, independentemente do seu destino e da plataforma a que se destinam.
Este artigo tem mais de um ano
é uma chatura esse antivirus….ele e o windows service protect.
para remover do windows 10, haja paciencia.
e fica mais pesado e pior muda nome e o rasomware entra e faz maior festa
Você pode usar o programa winreducer poderá removê-lo direto a iso do Windows, assim quando instalar o Windows 10 não terá o antivírus. Poderá também remover o firewall, serviços relativos ao mesmo entre outras infinidade de coisas
O Windows defender é um programa excelente, superior a muitos programas antivírus pagos. Eu uso em todas as minhas máquinas e estou satisfeito.
Quanto te pagaram para falar isso? Nada sabes sobre segurança
Melhor coisa é se fazer é desativar o Windows update através de gerenciadores de tarefas finalizando automaticamente o Windows update assim nunca tendo atualizações assinei posso desativar tudo o que é desnecessário promovendo desempenho absoluto
Se não tem atualização meu caro. Vc deixa de receber atualizações de Segurança que no windows são cruciais já que ele não tem a imunidade suprema do Linux. Desativando o update, vc deixa o s.o. mais leve. Porém, seu Pc fica mais suscetível a vírus. Pois atualizações que deveria corrigir brechas no sistema, não vão ser instaladas. No Windows é burrice desativar o Update. Além de vc colocar uma plaquinha na pescoço, tô aqui podem invadir meu sistema.
“Imunidade suprema”… Desde quando Linux é tudo isso? Não existe sistema com essa tal imunidade suprema, todos são vulneráveis!
Dedicas-te à comédia ? “imunidade suprema” do Linux ??
Olha amigo você tá certo no seu comentário mas o Linux não é tudo isso que todo mundo fala não
quem fala que linux tem imunidade suprema, provavelmente nao conhece, nao sabe usar ou nem sequer ja usou o linux …
Estude o Linux kernel e vc entenderá leigo
Aí vc faz isso desabilita todas as atualizações, atualizações de segurança aí quando vc pega um vírus vem fala que o Windows é ruim
Que consigam é primeiro desenvolver um sistema operativo como deve ser porque microsoft é um zero absoluto no que toca a estabilidade e funcionamento
OMG a pessoa não fica satisfeita nunca!? Já peguei defeito no Mac, no Ubuntu, no Windows… nada é 100%. Mas tem apresentado bastante estabilidade. Considere verificar o teu hardware. Use o testmem do Linux por 48h.
Também concordo João Pedro. Eu tinha problema direto com o meu Win10, até que instalei um SSD no meu notebook. Está rodando perfeito, sem travamentos.
o hd seria bom no windows e ssd no linux,… 🙂
Enquanto vcs precisam de ssd pro windows rodar de forma aceitável, com um hdd o linux já faz um show, com ssd é pra humilhar por isso melhor nem comentar.
Nem mais… Nao há software nenhum que nao tenha bugs. Por mais estável que seja eles estao lá.
Que precisão científica: “zero absoluto”. Até me admira que o utilize.
O problema da estabilidade do windows foi sempre devido à variedade de hardware e outros tantos softwares que por ai andam e que instalamos, muita dessas instabilidades acontecem devido a muito hardware que dá problemas e também porque acabamos por instalar software e depois mandamos culpa para cima da microsoft, não é um SO perfeito como todos os outros, mas eles lá fazem o melhor. Na minha máquina funciona muito bem, já por exemplo no portátil da minha mulher é um pesadelo, mas o problema está no portátil pois ele fica lento devido à porcaria de portátil que fica lento mal aquece um pouco a mais, e depois uma pessoa que não percebe acha que é do windows.
Muito boa a colocação Luis Silva. Vejo muito disso. Pessoas que pagam o mínimo possível em hardware e querem que os últimos sistemas rodem perfeitos.
Se queremos softwares e SO atualizados, temos que nos atentar ao nosso hardware.
O MAC não tem esses problemas pois eles criam o SO e o Hardware e só liberam atualizações que aquele hardware aguenta. Como Microsoft não limita a instalação a um hardware específico, vemos muitos “técnicos” de informática que, para agradar o cliente, instalam a última versão do SO e dos softwares e depois jogam culpa no SO.
Ja pensou no diverso hardware que o sistema operativo tem de correr!? Eu tenho varios sistemas em casa com Windows 10 e nao tenho assim tantos problemas…
O windows defender nao é bom?
Segundo a AV-TEST o melhor antivirus é o V3 Internet Security 9.0.
https://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/
Eu apoiaria se a MS colocasse um serviço de interpretação do Hijackthis online. Além disso eles poderiam criar um protected mode para caçar e executar códigos suspeitos e descobrir o que fazem, com AI, e manter um BD global com essas descobertas de malwares. Assim, os bichinhos não teriam como proliferar.
A mudança tem mais a ver com o posicionamento da solução que irá abranger também outros OS como MAC e Linux. Faz sentido deixar cair a palavra Windows e passar a usar Microsoft Defender.
Vão querer apresentar o Antivirus tb p.ex. para Linux, principalmente para servidores a servir clientes Windows, por isso a mudança de nome…
“why is Microsoft making the change? A likely explanation, and our colleagues over at Deskmodder seem to agree, is that Microsoft wants to use the Microsoft name for services and tools that are available on multiple platforms, and the Windows name if a service or tool is only available on Windows.
Microsoft — used for cross-platform products.
Windows — used for Windows-specific products.”
fonte: https://www.ghacks.net/2019/07/19/say-goodbye-to-windows-defender-getting-renamed/
Acho que a maioria das pessoas desvaloriza o windows defender. Eu não desvalorizo, há muitos recursos atrás do windows defender, fora do nosso computador, que fazem um excelente trabalho de prevenção, com recurso a inteligência artificial, mas só que isso não é visível e a maioria das pessoas acham que o antivirus da MS é só aquele programinha que está instalado no nosso PC. Enfim cada qual tem o direito à sua opinião e às suas preferências.
Finalmente um comentário realista.
Windows Defender é que nem o Internet Explorer, não serve pra nada a não ser pra baixar outro browser.
Além do fato de usar muitos recursos do sistema e ser difícil de desativar totalmente!
Quando escolhemos bem as nossas fontes de informação tendemos a ter opiniões mais fundamentadas, quando a nossa informação é fruto de “conversas de café” tendemos a dizer algumas barbaridades.
Falou, falou e no final não disse nada. O fato de existirem tantos antivírus demonstra um certo fracasso do Windows Defender, se ele fosse assim todo o “bonzão” não precisaria usar outros antivírus pois ele seria completo e imbatível. É fato que o Windows Defender não é o melhor antivírus do mercado (não é conversa de café).
É fato que o Windows Defender é complicado de ser totalmente desativado (não é conversa de café).
Muitos usuários nem imaginam a dor de cabeça porque acham que basta instalar outra solução e pronto, o Windows Defender é totalmente desativado #SQN
Daniel, mostra lá esses factos.
Factos, não são Dogmas. Mostram lá provas que tenham menos de 6 meses.
Não interessa como era há 10 anos atrás. O mundo muda muito nesse tempo. Nem ontem interessa, interessa hoje e amanhã.
acho que nunca fez muito sentido ter um “defensor das janelas”
Uma vez que tenha instalado uma Janela modelo 10 em seu computador, faz todo sentido ter um defensor de janelas, ate por que, quem vai defender sua “janela 10”?
O AV da Microsoft ainda é bastante falho, necessita de melhorias. Há opções melhores no mercado. Saudações.
Soluções grátis?!
Hum, olha que de momento já não deves ter melhor e grátis.
Melhorias principalmente na performance, o antivírus atrapalha a jogatinha na steam… Pior que o Kaspersky!!!
Uso mac ha 20 anos e nunca precisei de antivirus.
É a vantagem de usares uma plataforma com 9% de market share.
13.53% segundo StatCounter.
Tem que ser baixo, afinal estamos falando de um sistema operacional para poucos – a elite da sociedade. A ralé fica no Windows e Linux.
Que seja 13.53%, continua a não justificar investir tempo em virus/ataques para MacOS.
Caso não saibas, o Linux (desktop) ainda tem menos market share que o MacOS, portanto, segundo o que dizes, Linux é que é para elite.
Jorge, caso não conheça as variações de malware, sugiro estudar sobre, verás que existe uma infinidade de pragas que não alteram em nada no desempenho do sistema, existem estudos onde empresas estão com algum malware rodando há anos, sem sequer mudar o desempenho do dispositivo.
Saudações
Vai querer comparar a quantidade de pragas pra Windows vs macOS e até vs Lixux? É pra rir, né?
Isso é a mesma coisa que dizeres que não precisas de fechadura na porta porque nunca foste assaltado. Isso significa o quê? Que não há ladrões? Que não tens nada de interesse na tua casa?
Basicamente está te a focar num falso sentimento de segurança porque tiveste sorte até agora.
Este pessoal não têm o mínimo de bases de segurança informática. E depois acha que vai ser um software (independentemente de qual for) a fazer tudo por vocês.
Acordem, a Inteligência Artificial não está assim tão avançada. Têm de usar um pouco a massa cinzenta. O PC não faz tudo por vocês.
BTW comentário final: o malware dos tempos modernos, a ideia é não dar sintomas. O objectivo é passar o mais despercebido possível e acalçar os seus objectivos. Para Linux e Mac não há malware de script kiddie que só chateiam como tens no Windows (a maior parte foi criada há varios anos).
O malware que tens em Linux e Mac é para fazer dinheiro mesmo. E portanto queres fazer o máximo dinheiro possível sem o utilizar notar.
Se não tens qualquer conhecimento de segurança informática e não tens qualquer software a monitorizar a tua máquina, és um alvo fácil
O Windows Defender, é atualmente o melhor antivírus Free no mercado. Vc pode dizer, mas essa desgraça junto com o update, Cortana e outras ferramentas que vem no Windows deixam meu PC lento. Vc já considerou a hipótese que seu PC seja ultrapassado? Que ainda é um i3 de 2013, com 4gb de ram, uma placa mãe de entrada já tá no fim da vida e com um HD que tá rodando a 5 anos? Então, se vc ainda tem um desses PCs. O problema não é o OS e sim seu PC. O Win10, é muito pesado e dinamizado para rodar em SSD. Então quem usa HDs não vai ter um bom desempenho. E outra, tem que ter uma VGA pro bicho. Gráficos integrados não rola. E vc não pode sair instalando tudo que ver na internet né :b. Ai o cara, mete um Baidu da vida no PC, uns Toolbar pra cima e pra baixo nos navegadores. Baixa umas coisas e instala que nem ele sabe o que é. Daí vem reclamando do desempenho do Windows. E voltando ao Defender. Sim ele é o melhor por ser Free. Tá melhor que muito Avast e AVG da vida por aí. Mas se desativar o update, vc vai parar de receber atualizações de segurança. E windows desatualizado é uma merda, uma porta de entrada pra tudo que não presta. Até se vc usa um antivírus a parte como eu, (uso o ESET Internet Security). Tem que se manter o OS atualizado. Vc pode desativar a Cortana por exemplo, e ir desativando outras funções. Mas veja o que desativa, pq tem muita função que desativando vc fode o OS. Ai depois o cabeça, desativa uma função importante, crasha o Windows e fica dizendo que o windows nãoa presta. Eu quando tava aprendendo sobre Linux. Vivia crashando a distro e tendo que instala-la de novo. Então, tanto Linux como Windows podem ser fundidos se não souber onde tá mechendo.
Meu notebook completa 6 anos de uso este ano. Fiz dois upgrades: instalar um sdd e 8 gb de ram. O processador é o mesmo i3 de 2013. O sistema roda muito fluido. Ótimo desempenho e melhorou demais minha produtividade. Todo equipamento e sistema precisa de manutenção e o hardware realmente precisa acompanhar a evolução do software. Não dá pra culpar um sistema operacional pela negligência do usuário em fazer as devidas manutenções na máquina.
Eu uso o anti vírus VIRUSFighter Pro
Antivírus tem que ser pago assinatura , não adianta , esses que vem junto com windows 10 os não fazem nada de relevante não , está ótimo faz tempo que uso o VIRUSFighter Pro …
tipo o Internet Explorer… muda de nome, mas continua a mesma merda inutil…
M#€%a e o Google Chrome, cheio de propagandas e bung que nem o Google resolve. O Chrome é tão modinha se meu amiguinho tem eu Tb quero ter
Eu gosto bastante do windows defender. Para o meu dia dia, está ótimo, pois utilizo os mesmos programas há anos e muito raramente me aventuro a testar programas novos, como fazia há alguns anos. Mas como nenhum antivírus/sistema é 100% confiável, volta e meia executo uma verificação com ferramentas externas. O windows 10 melhorou muito e faz tempo que não tenho problemas com ele. Está bem estável.