PplWare Mobile

ZorinOS 10 – É desta que vai abandonar de vez o Windows?

Download

Download: Zorin-OS 10
Homepage: Zorin-OS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Josef says:

    Mas será apropriado para máquinas com menos hardware?

    • rmcrys says:

      depende o que é “menos hardware” LOL Vê as specs minimas ou tenta um Live CD desta distro e já ficas a saber.

      Entretanto esse PC se veio com o Windows 7 de origem, é *muito* provável que corra qualquer distro Linux muito bem, e mesmo até o W10 (desde que cumpra as specs mínimas).

    • RJCA says:

      Se tiverem chips SIS 61 esquece (PCLinuxOS ainda te safas de resto…)

  2. RJCA says:

    A “Freeom of Choice” como os DEVO nos anos 80 nos dava a entender no mundo musical é de facto gigantesca mas sou da opinião que demasiada variedade cansa…

    “É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Alguns utilizadores acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existem também muito mais opções de escolha.”

    Continuo a achar que uma excelente distribuição Linux seria sim a grande mais valia em Linux do que 1 milhão de versões “aldrabadas” do mesmo (é a minha opinião apenas)…

    • Danilo says:

      O Linux erra quando quer ser diferente ou igual demais ao windows, quando deveria fazer como a microsoft que copia dos outros apenas o que facilita a vida do usuário. Usuário!! ele apenas quer usar o sistema sem ter que estudar pra isso. E nisso o Windows dá de 10 a 0 no linux, ou seja, não adianta o sistema operacional ser ótimo e o usuário não conseguir operá-lo facilmente. Pra um usuário quanto mais automatizada for uma tarefa melhor.

  3. Jorge Gabriel says:

    Pensei que nestas últimas versões a distro já fosse mais semelhante aos atuais Windows 8.1 e 10

  4. container says:

    E correr jogos?

  5. rmcrys says:

    É muito bom haver cada vez mais e melhores distribuições Linux, ainda por cima tão alta qualidade grátis.

    Em todo o caso experimentei o W10 num PC relativamente fraco (AMD E-450, 4 GB RAM, gráfica integrada e meti-lhe um HDD 320 GB 7200rpm 2.5″ SATA) e isto voa!!! Entretanto como experimentei um par de distros Linux reparei que para hardware antigo, elas fazem milagres, mas de momento enquanto o W10 der nos PCs de casa, Linux fica em stand-by 🙂

  6. Johnny says:

    Eu até deixava o Windows, se o ZorinOS rodasse a maioria dos jogos que o Windows roda, mas esse sonho parece que nunca vai ser realizado.. adoro linux.. porem não o uso por causa disso! Usar WINE nem sempre consegue rodar os jogos que quero jogar.

    • Paulo Horacio says:

      vai ao salão de jogos e diverte-te

    • portaro says:

      Os jogos junto com as ferramentas tipo adobe ou seja algum suporte a algumas tools de multimédia em GNU/Linux são de facto os únicos motivos para não usar GNU/Linux claro que acrescem questões de obrigatoriedade de uso WIndows (trabalho ou algo) e falta de configuração de drivers. No entanto é possivel jogar jogos no GNU/Linux assim como usar pacotes multimédia etc, depende muito do que o usuário quer e sabe fazer , deixo-te uma lista de jogos que tenho no meu Wine : Metal gear solid, Medieval II total war, Rome total war, Speedball, saga Panzer corps da slitherine, Unity of command, World of tanks, Panzers II, Knights of honor, Hearts of Iron, Painkiller , Shadowgrounds + Shadowgrounds Survivor, Panzer General II, Flatout e Flatout 2, Fifa world cup 2006, Mount & blade Warband, ImperiumIII, Farao + Cleopatra rainha do Nilo, Panzer General II, Total Overdose , FEAR perseus, Battlemass Fifa 98, Far Cry e alguns outros GOG por exemplo / acrescentamos a isto algumas tools multimédia e outras – > Zbrush R4, Kerthykea, jashaka, Photoshop (acho que é o 5) ocupa 30 GB , Sketchup, Logo design, Alzip. Tools multimédia existem a pontapés em GNU/Linux… depois continuando com jogos tenho muitos sem necessidade de wine -> Hardboiled CHicken, Spirits, INtrusion 2, Shank Ninja, Torchlight, OilRush,Anomaly warzone earth, A virus named Tom e muitos outros gratuitos e muito bons como world of padman, warzone2100, unknown horizons, tripleA, seven kingdoms, Astromenace, Smokin guns, supertuxkart, MTB Freeride,Bolzplatz… … Bom no fim resulta que muito possivelmente tenho mais jogos eu iinstalados no meu GNU/Linux que muitos de vós nos WIndows já que este com metade dos que listei andaria tipo caracol metades já não funcionariam ou teriam que remover alguns por falta de espaço – windows faz gestão ruinosa de espaço e ficheiros em disco …., portanto os mitos são mitos, a não ser por um jogo em especial que não funcione jogos em GNU/Linux não são um problema tão grave e aliás alguns surpreendem por mesmo através de Wine rodarem melhor e mais rápido que no WIndows. Sobre o Zorin óbviamene é distro para pcs com 3Gb ram ou acima, e o que devem denotar ao baixar uma ISO é perceber as arquitecturas para as quais foi desenhada i386 i 486 etc, é nisso que devem atentar porque mesmo rodando sobre muitas arquitecturas uma distro pode ser mais adequada para umas ou outras em função das configurações feitas, por outro lado devem escolher ambientes leves pois ficam sempre a ganhar usam um LXDE e deixam muitos recursos livres para coisas importantes como jogos por exemplo, se tiverem RAM, processador e gráfica de ultimas gerações aí sim devem optar por coias mais pesadas e mais apelativas “com efeitos” etc.

    • redefoca says:

      Tens toda a razão em relação aos jogos. Mas, a questão é, será que não seria melhor teres uma consola ao inves de jogar no pc? Não penso que o pc seja o mais indicado para os jogos. Penso também que deves passar muito tempo a jogar (muito tipo de jogos já que os deves baixar) e deves perder muita coisa… mas enfim… são opções. Eu só tenho a dizer que ainda bem que o linux não é o mais indicado para jogos. Ele deve ser indicado para trabalho e lazer que não projudique as nossas vidas.

      • portaro says:

        Não passo quase nenhum tempo a jogar , instalo-os por ver se rolam ou não e depois deixo-os só se tiver falta de espaço os purgo , já tive a suite adobe photoshop e outras coisas deles que nem sei o nome , sei que a coisa com licenças valia um dinheiral vi na net e instalei no wine e voilá funcionava bem, mas sou adepto de gimp , aquilo ocupava 30 GB um tempo depois acabei por purgar , mas verifiquei que rolava bem no wine tanto a parte imagem como vídeo edicção e after effects ou o que lhe chamam. Não há nada como um pc gaming bate todas as consolas aliás nem perto lhe chegam, senão tb não teriamos os negócios das arenas montados com pcs metiam consolas se pudessem … o único é que um pc gaming fica acima de 3000 euros , com Ubuntu pode chegar aos 4000 um super tigre. Uso o GNU/linux para tudo até para trabalhos gráficos com a vantagem destes tanto em vídeo como em imagem ser possivel de melhorar com scripts a programas próprios , o adobe e essas coisas é mais click click têm vantagens e desvantagens – o melhor é usar todas se for um profissional – nada como um gimp ou openshot para um trabalho em pouco tempo por exemplo.

  7. Bruno C. says:

    Se houvesse maneira de gerir as musicas do iPhone ou o iTunes funcionasse , já tinha mudado há imenso tempo

  8. Felipe Teixeira says:

    Parece me bem, se for leve da para por em máquinas antigas. E se a versão é a 10 deve ser bastante estável.

  9. Mais um says:

    Talvez fosse interessante apresentar novamente o Elementary OS Freya e, este sim, fosse indicado como uma válida alternativa ao Windows. Depois de um arranque aos trambolhões, está razoavelmente estável. Seria útil que juntamente fosse apresentado um tutorial com a instalação impecável e sem espinhas do office 2010 através do playonlinux, além de benchmarks reais das diferenças de velocidade e da comparação do design com qualquer versão do windows. E sim, possuo uma partição já com licenciada do Win 10 que irá continuar parada e sem uso num PC com UEFI.

  10. Mikes says:

    “É desta que vai abandonar de vez o Windows?”
    Porque havia de mudar para uma imitação de aspecto e sem mais nada além disso?
    Não serve para mim. Já tive Ubuntu e Fedora em tempos em dual-boot, mas achei que não valia a pena porque não usava.
    Gosto muito de usar Linux gosto da sua facilidade de utilização (pelo menos as distros supracitadas), etc., mas tirando ir à net, mail, gimp e mais umas poucas coisas, não me serve para nada.
    Já não uso Linux porque só estava a ocupar espaço, porque ir à net e ver mails faço em windows também – e aqui uso Adobe Suite, posso jogar e tenho tudo o que preciso.

  11. lima says:

    A pergunta deveria ser, será que esta distro abre os programas para Windows?
    Ou então: Uma boa razão para abandonar o OSX para sempre.
    Mas não….. Enquanto não existir uma distro Linux capaz de correr os programas que correm em Windows ou OSX correctamente, não passa apenas de uma distro bonita….

    • rmcrys says:

      O Windows 7 e 10 säo configuráveis o suficiente para em máquinas limitadas desligarmos / eliminarmos o que näo queremos, e correm ao máximo que o hardware o permitir.

      Se tivermos em conta que a maior parte dos PCs minimamente recentes têm Windows 7/8.1 incluídos, e o update para o W10 é gratuito, e corre täo bem ou melhor, e dá para reduzirmos os elementos visuais ao mínimo, servicos, etc, e expremer o CPU/GPU ao máximo, näo vejo grande interesse em mudar do Windows para Linux *sempre* que já tivermos uma licenca; se näo, há várias por uns 15-25€ de Windows 7, o que é o mesmo que dizer 15-25€ por um Windows 10.

  12. João Silva says:

    Enquanto houverem mil e uma distros o linux não sai da cepa torta. Em vez de se juntarem todos o criarem um SO que finalmente fosse concorrência ao Windows não… Andam todos a querer fazer o seu “SO” (que basicamente é tudo o mesmo com algumas modificações). Enfim, ainda sonho com uma única distro (desktop) que atire com o Windows para canto!

    • Felipe Teixeira says:

      Essa não é a filosofia do Linux, e não é preciso estar nos desktop comuns para ser reconhecido o seu valor.
      Criem vos uma distro que suporte tudo.
      Mas eu percebo a ideia, só que Linux não é uma empresa.

    • redefoca says:

      Sepa torta estás tu e eu (se és jovem desempregado). O linux não tem objetivos comerciais como a microsoft e a apple. Se lesses um pouco sobre o assunto não dizias tanta besteira mestre.

      O windows já está no canto desde o seculo passado quando começou a surgir o projeto. Infelizmente tu e muita gente pensam que o que é bom temd e ter sucesso e ser caro. Não é verdade. O windows tem mais utilizadores que a apple e no entanto o sistema operativo da apple parece-nos ser bem melhor. Tudo tem a ver com o modelo de negócio. O linux não tem um modelo de negócio de massas.

      Para dizer a verdade o linux é o que nos une. Nada tem a ver com numeros. E para a tua informação, se o linux (uma distribuição) fosse vendido era o sistema operativo mais caro do mundo pois teve mais programadores que qualquer outro (teve e tem) e é o mais avançado.

      Claro em jogos não é talvez por as pessoas que programam não acharem os jogos tão relevantes e eu concordo.

      • portaro says:

        Há distribuições Linux a vender , que são pagas, há empresas que fornecem serviços a outras e que vendem suporte a GNU/Linux por e para isso existem as LPI. A Red Hat é uma empresa tipo no mundo negócios com GNU/Linux.

        Tb há mercado para distros vendidas por exemplo para penetração de sistemas.

        Há até empresas que participam no desenvolvimento ou suporte a Kernel Linux.

        Outra coisa é que haja informção ou percepção da população sobre isso e que o GNU/Linux tenha a força de outros para fazer ou impor o que outras forças impõem , cá em Portugal tens bons exemplos em vez de apostarmos em criar nós chamamos empresas estrangeiras para que o façam e o resultado é o que se sabe. Negócios com GNU/Linux existem e alguns movem milhões e o mundo da ciência mais avançada.

      • João Silva says:

        redefoca calado és um poeta. Quem precisa de ler umas coisas és tu… Há distros de linuxs pagas. Lá está são tantas (daí a minha crítica) que nem sabias. Se todos quisessem realmente contribuir para o mesmo e houvesse união como dizes só haveria uma distro (pelo menos em desktop). Mas na verdade é poucos são aqueles que se realmente importam com o unix e só querem andar aí a exibir-se e a enganar parolos a dizer que criaram um “Sistema operativo”.

  13. Daniel Martins says:

    Parece-me bastante interessante, talvez experimente aqui para uma das minhas máquinas 😛

  14. metro says:

    E compatibilidades? É compativel com as apps mais conhecidas? Skype, chrome, etc?!

    • portaro says:

      sim, existe compatibilidade aliás não me admirava se existisse no zorin um click install of skype, tb existem alternativas em GNU/Linux tipo Utox….

      Chrome e Chromium a pontapés.

  15. Paulo Santos says:

    Instalei ontem esta versao (Zorin 10) em dual boot com Windows 10, e estou a gostar bastante.
    Bonita, rápida e fluida.
    Consigo ter tudo o que preciso a funcionar… Acesso Vpn ao trabalho, Chrome, programa pra ISO’s, VMware Workstation 11, Remmina para acesso RDP, QbitTorrent, Keypass2, VLC….
    Apenas falta uma aplicaçao para acesso ao mail corporativo, Evolution e thunderbird nao funcionam com a infraestrutura de mail do trabalho: Exchange… consigo receber mail, mas nao envia. Tirando isso, para utilizar em casa é bem porreiro.
    Tinha Linux Mint 17.*… gosto bastante mas precisava de uma lufada de ar fresco…e parece que com este Zorin 10 a coisa vai.
    Cumprimentos

    • Paulo Horacio says:

      Paulo Santos, optimo comentário, muito obrigado.
      São comentários como o teu que fazem falta, falas sobre o assunto, dizes sobre o que foi para ti experimentar esta nova distro, e não como a maior parte desta malta que escreve, escreve e nem a experimentaram, e depois no final falam dos jogos, do IOS bla bla bla

  16. Nuno says:

    Por estas cenas é que eu deixei de jogar em sistema PC, e passei a usar uma consola para jogar e o PC ao que é do PC. Na consola sei que tudo funciona, não vou ter problemas de hardware não ter power suficiente, etc. Paga-se? Claro que se paga, no entanto eu prefiro pagar e jogar apenas o que quero com qualidade, todos os patches, etc do que estar a fazer downloads ilegais de tudo e mais alguma coisa e depois não jogar nada. Já à uns meses que assim estou e não devo voltar atrás tão cedo, já ando a mudar as partições para ext4 e largar o velho NTFS.

    • César says:

      Na consola tens 1 ou 2 patches e adeus enquanto que no PC tens sempre apoio da comunidade etc. Para fazer mods e assim.

      Downloads ilegais? Não sabes o que e a steam? Hmmm eu não gosto de entrar na conversa do “pcmasterrace” mas isso e mesmo mentalidade de peasant

    • portaro says:

      Os jogos por mais disponibilidade de recursos costumam ter muita mais qualidade em PC, as consolas são produtos empacotados pouco mais que cumprem uma função específica mais nada o trabalho que fazem são perfeitamente cobertos com PC e porvavelmente com melhor função e uso.

      Cultura livre e P2P forever .

  17. Paulo says:

    Bom dia,
    Esta distro para utilizar em portáteis mais antiguinhos é boa (o XP muitas vezes arrasta-.se)? Ou aconselham uma outra distro?
    Para quem não entende nada de Linux, isto é fácil de instalar e de operar?
    Cumprimentos

    • portaro says:

      Artyom Zorin deu ao Zorin sempre uma ênfase em satisfazer necessidades actuais e windows like appearance no seu projecto, é de resto uma grande distro com conexões a outra grande a Ultimate Edition, ou seja Ubuntus muito aprimorados que respondem a necessidades de usos mais concretas que uma distro aberta, no entanto são ambas distros que acompanham muito o evoluir dos meios em que se executam e portanto não se adequam a pcs com mais de 4 ~5 anos pelos recursos que exigem, em caso de máquinas antigas Lubuntu ou similares, puppy linux etc.

  18. PROJECT3000 says:

    Neste forum meia dúzia falam do realmente é importante. Outro só vem poluir… mas enfim.
    Na realidade o windows não é melhor que linux.
    A questão é que o linux permite melhores personalizações que o dito windows ,
    Depois temos a vantagem no linux ser mais rápido que o windows isto pelo facto de não ter muito lixo.
    Quanto a versatilidade ambos são bons.
    Em seguida tanto linux permite correr qualquer programa de windows e existem varias ferramentas que o fazem. mas mesmo que não exista também se pode adquirir software semelhante e que faz o mesmo.
    No windows temos o grande problema dos VÍRUS, e para combater isso temos de por 3 mil e 1 ferramentas para o pc andar protegido ou então virar o router das operadoras para que as coisas funcionem, e depois de colocar os 3 mil e 1 programas o pc não mexe…
    existem vantagens e desvantagens… mas fica a escola de cada um escolher o que acha melhor para sim …

  19. Guzz says:

    Sou usuário Linux single boot há uns 10 anos, windows só em vms para eventualidades.
    Mas em minha opinião, o que leva ou não um usuário “comum” ou habituado ao windows, a migrar para Linux, não é a interface, e sim os softwares disponíveis em ambos.
    Nem todos se adaptam ao LibreOffice, Gimp, Inkscape e por ai a fora.
    Infelizmente, softwares como os da Adobe, CorelDRAW, e tantos outros, não tem opções Open Source à altura, tanto em interface quanto em funcionalidades.

    • Nome says:

      se calhar têm e tu é k não sabes usá-los…

      • Guzz says:

        Na verdade como disse, uso Linux há bastante tempo, me resolvo muito bem com todos os softwares, desenho, edição de som, todos, sem problema.
        Mas no meu ponto de vista eles são o que mais impedem o usuário comum de migrar.
        Se bem que hoje, um usuário padrão navega na internet e usa o facebook.
        Trabalhei em uma Universidade onde treinava e capacitava professores para o uso de tecnologias, eu era responsável por um laboratório LTSP, sentia esse tipo de rejeição quando eles tinham que se adaptar às diferenças do que já conheciam.

        • portaro says:

          Se as aplicações Adobe e jogos fossem bem suportados em GNU/Linux o Windows desaparecia em 3 tempos ninguém ia usar tamanha frigideira….

          Se há UNiversidades e dinheiros públicos a serem investidos em unidades de formação incapacitante com WIndows isso é estúpido simplesmente e que as pessoas que lá trabalhem rejeitem usar GNU/Linux diz bem da qualidade profissional dessa gente …

    • redefoca says:

      Não concordo contigo. Se houve rejeição foi por tua culpa que não estavas à altura do desafio. Tu próprio já começas o discurso dizendo que não existe softwares à altura do coreldraw, logo ai vemos o que esperar. Olha o pedro pinto aqui do pplware convertia esses meninos em dois tempos pois ele dedica-se muito ao assunto e sabe o que dizer para consciencializar as pessoas.

      O Inskape tem o layout semelhar ao coreldraw e é muito poderoso. A adobe, deves estar a referir ao photoshop, olha o GIMP é bastante poderoso e inclusive existe layout para o gimp que simula o do photoshop para os mais resistentes. Se lhes dizeres que é o photoshop original eles trabalham e elogiam claramente o gimp sem vergonhas. É tudo perconceito. Uma vez mais o poder da marca e do dinheiro.

      O libreoffoce trabalha por listas, o office da microsoft também já trabalhou assim e ninguém reclamava. É também fácil de usar. Tens razão se dizes que o da microsoft é mais fácil, concordo as abas funcionam sempre melhor há estudos que comprovam isso e essa é a razão deles terem adotado elas. Não sei se existe layout que simile o office para libreoffice mas seja como for deves potencializar o libre por ele ter muito mais vantagens.

      Há alguns softwares que não existem capazes de fazer concorrencia aos pagos. De momento não me lembro de nenhum mas eu sei que existem. Há também pagos para linux é uma questão de procurar.

      Do que ando a ler do windows 10 não ando a gostar… falta de privacidade, falta de compatibilidade com alguns componentes, obrigação de entrar no pc com uma conta de email, etc…

      De momento penso que o w7 é a melhor versão. Usa-o se quiseres. Lembra-te que podes usar esse ou então um com a cara dele mas com o poder do linux por detrás.

  20. joao says:

    Boas…
    Durante o dia de hoje encontro-me a explorar dinamicamente este Zorin 10 e devo dizer que por enquanto as melhorias são mínimas mas efectivamente notam-se na utilização do dia a dia para o utilizador normal.
    Aconselho a quem quer se iniciar no linux esta distro pois vai fazer muitas cabeças pensarem 2 vezes antes de mudarem para windows. Também devo referir que Zorin 10 dispoe de uma light version para computadores com 10 anos de existencia alem de versões para as escolas. http://www.zorin.com.

  21. Carlos Cidade says:

    Boas. Eu que percebo pouco de poda gostaria que me respondessem a algumas duvidas. Eu tenho um desktop que já mão prima pela velocidade. Neste momento está com o Windows 10 mas estou aberto a experimentar Linux mas como irão funcionar os programas. Tudo o que tenho é para Windows. Os programas que uso e preciso são o antivírus, anti-malware, winamp, CorelDraw, office. são compatíveis? Abraço

    • frederico says:

      Não necessitas de antivirus nem antimalware, tens vários programas para ouvir musica que não o winamp, geralmente ja veem instalados, mas podes procurar uma alternativa que prefiras. Tens o libreoffice, que para a maior parte das utilizacoes de programas tipo office, serve perfeitamente. O corel draw, nao sei extactamente o que fazes, mas eu trabalho em 3d e animação e utilizo blender, inkscape e krita, e nos ultimos anos deixei de utilizar programas semelhantes que utilizava em windows. O que fiz foi ir experimentando os programas de linux, em windows(que geralmente existem para win), como inkscape, em vez de coreldraw por exemplo, e quando já só estava praticamente a utilizar programas que existiam nas duas plataformas, deixei o windows por completo. Se tiveres em dual boot podes ir ate experimentando passar de um para o outro e ir fazendo a transição.

      • Carlos Cidade says:

        Obrigado pela resposta. Já testei o SO pelo CD e surpreendeu-me pela positiva. É muito rápido e fluído. Imagino que com a instalação ainda melhore. Já estive a ver alguns vídeos e tutoriais e estou a pensar em instalar em Dual Boot. Depois se me adaptar e não sentir necessidade do Windows, opto só pelo Linux. Abraço

    • portaro says:

      O corel em wine funciona tb tenho por aqui um metido neleno meu GNU/Linux -> https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=1840

      Tens também softwares alternativos gratuitos desenho a vector – Inkscape outros.

      Os virus não precisas de te preocupar muito para Linux não são fáceis de propagar sem serem anulados com actualizações são poucos e dão muito trabalho em manter por isso aparecem pouco, os softwares importantes são as regras iptables, o chkrootkit rkhunter assim que recorde mais nada. Se o pc tiver menos de 4 GB e for um processador 32 sem flag ou mesmo com flag lm eu aconselho a usar de um LXDE para baixo deixando recursos para o que precisas, mas podes usar um Mate pode é vir a ser pesadito com o tempo.

  22. albert inaya martins says:

    Uso essa distro, o Zorin Os, e estou muito feliz e satisfeito (acho que a ordem seria satisfeito e feliz).ESt[a numa maquina hp t8100 com processador intel core 2 duo, 250gb disco rigido enchanced IDE 5400 RPM SATA, 3072 MB mem[oria 667 Mhz DDR2, e roda tudo o que preciso.Mais rapido que UBUNTU , win 10, linux mint e o proprio Elementary.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.