Quantcast
PplWare Mobile

Zorin OS 15.3: A distribuição Linux capaz de substituir o Windows 10?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Spoky says:

    Daqui a pedaço vem os cães raivosos, a atacar este títulos. A mim não me faz comichão nenhuma, não ganho comissão da Microsoft, por isso não tenho que a defender. Excepto em casos em que talvez seja para esclarecer ou clarificar alguma coisa.

    Já usei Linux, principalmente Zorin OS e sem duvida tem um OS muito semelhante ao Windows, não é 100% igual como é obvio, mas as pessoas novatas que só sabem navegar, é excelente. Devido a ser muito parecido não existe complicação, mais uma vez repito. < Excelente para pessoas que apenas sabem abrir o browser e navegar.

    Alem de que preocupações com vírus e malware, é bem pouca ou nenhuma. Da pouco trabalho e claro não têm de estar sempre a supervisionar ou a limpar constantemente, como é o caso do Windows onde há extensões e adware cujo nem o WD detecta.

    Por mim esta aprovado, não usei estas versões. Usei a versão mais antiga a 12.4.

    Quem procura uma BOA ALTERNATIVA pode ficar descansado, esta é boa e a cada actualização fica melhor. Aconselho o Lite, a menos que queiram algo mais completo.

    Sem duvida, uma excelente distro com um toque à "Windows".

  2. J.C.Lopes says:

    Se é para ser idêntico ao Windows, é melhor usar o Windows. Não?

    • ElectroescadaS says:

      Não ligues. É dor de cotovelo nada mais… 😀

    • Spoky says:

      Não é para ser idêntico, é para ser Idêntico como ALTERNATIVA. Para quem procura algo mais seguro e mais leve. Entendes a diferença? A parte do idêntico é relativamente a interface apenas e só isso.

      Qual é mesmo o vosso problema com alternativas? Ainda não entendi…

      • ElectroescadaS says:

        Ou é “idêntico” ou é uma “alternativa”. Neste caso específico é informado como sendo um “substituto”. Sim eu sei é tudo uma questão de semântica…

        • Spoky says:

          O mais engraçado é que dizes que é dor de cotovelo, de quê mesmo? E sim estou a escrever este comentário a partir do Windows antes que venhas com conversa da treta.

          Qual é a parte que não percebeste que é uma alternativa IDENTICA ao Windows? É um substituto a partir do momento em que consegues fazer determinadas tarefas semelhantes ou iguais ao do Windows.

          Não tem uma interface semelhante? Tem
          Não podes navegar? Podes
          Não tem browser? Tem
          Não tem programas alternativos open-source? Tem

          Logo, não podes dizer que não é um substituto, porque no final das contas é. Poderá não ser para alguns, mas pode muito bem substituir um ou outro.

          Depende da finalidade do user, agora a parte da cor de cotovelo.. Vocês tem um problema grave, mas vocês acham que alguem iria ter dor de cotovelo do Windows? Porquê? Por ter uma utilização e uma quota maior?

          Já se habituaram, logo não vejo sentido nessa argumentação. Sem lógica nenhuma.

          «Ou é “idêntico” ou é uma “alternativa”» WHAAATT?
          Não existe alternativas identicas? Por amor a santa…

          É mesmo ódio, não podem ver uma alternativa e/ou substituto do Windows e já reclamam. (mais uma vez depende da preposição do utilizador final e a utilidade que pretenderá ter).

          Já parece o famoso argumento, “mete nivea” como se isso fosse sequer um insulto, alias é um insulto mas é tão básico que as vezes nem vale a pena responder.

          Não esperes outra resposta minha neste assunto. Por mim, fica encerrado. Quando a argumentação é “dor de cotovelo” é ler e ignorar e assobiar para o lado.

          • ElectroescadaS says:

            Realmente não mereces o ar que respiras mesmo. Até te contradizes nos teus comentários. Numa coisa concordo contigo. Este assunto fica morto e enterrado. Aliás és a prova disso.

            Abraço…

        • Construtivo says:

          i·dên·ti·co
          Muito parecido. = ANÁLOGO, SEMELHANTE -> dicionário de português (PT)

          Portanto qualquer coisa idêntica, muito parecida, análoga, semelhante, é vista como alternativa. Como vês algo idêntico pode ser conotado como alternativa, mas é tudo uma questão de semântica…

    • Marden S. Santana says:

      Se tens ou podes adquirir a preços estratosféricos uma licença do Windows, não vejo qualquer negatividade nisso.

      Notebooks novos geralmente vem com a licença, se é o seu caso permaneça aí.

    • RM says:

      O windows não é de borla!

  3. Rui says:

    Provavelmente o sistema mais completo e estável? Sim se esquecermos umas centenas de outros

  4. jorge says:

    Se o linux é assim tam bom ja nao existia windows, tinha todo o mundo instalado o tao falado linux, é so publicidade com esse sistema, mas pelos vistos poucos lhe pegam e até é gratis.

    • Spoky says:

      Mas alguem aqui disse que Linux é melhor que Windows em tudo? Há coisas superiores que o Linux tem que Windows não tem, e existe coisas que o Windows tem, que o Linux não tem. Ponto.

      Mas já que disparas, em Web servers quem manda é Linux, nem queiras comparar a optimização e personalização em servidores linux, do que servidores Windows.

      Para já, a Segurança é maior. Depois é muito mais rápido, leve e permite implementar muitas regras de segurança e ter um sistema próprio para isso.

      Nginx abre muitas portas no desenvolvimento e otimização. Em termos de Firewall só a quantidade de regras e scripts open-source é do melhor que há.

      Depois para pentesting, o Linux é do melhor.

      • rafa says:

        a segurança só é maior porque existem muito menos utilizadores de Linux do que Windows, também não vás por aí

        • Luís leal says:

          Mentira….. Todos os hackers …. Agências de segurança Virtual empresas que prestam serviços de segurança e manutenção informática …. Só usam Linux com versões diferentes e nomes diferentes…. Bla Bla Bla mas uma coisa é certa se podes fazer algo que afeta 1ou 100 biliões de utilizadores para quê perder tempo com 100 e ainda por cima com sistemas de segurança diferentes

    • jack says:

      Sabe porquê meu caro, é porque a maioria dos Pcs já vem com rwindows e depois porque a malta é seguidista, se tens eu também tenho, não teem a personalidade de ir em busca de outros mundos.

  5. Samuel MG says:

    Esqueceram de dizer que o Zorin OS 15.3 Ultimate paga-se 39 euros.

  6. ElectroescadaS says:

    Não sei o que quer dizer “sincornizar” mas entre o Zorin e o Mint, prefiro o Mint na versão xFce 😉

  7. Carlos Santos says:

    Porque é que é “capaz de substituir”? É apenas “por ter um aspeto muito parecido com o Windows”?

  8. Yuri says:

    Após 2 anos usando Linux (Ubuntu, Mint Cinnamon e o Deepin) posso afirmar com 100% de certeza que, caso você não seja usuário avançado, nenhum Linux substitui o Windows. É lamentável que o Linux ainda demande muitas ações por terminal, o que é um entrave absurdo na usabilidade de certos programas.

    • Spoky says:

      Para quem só navega e vai a redes sociais, ver videos no youtube não é entrave nenhum lol, é a mesma coisa, só abrir o browser. Mais nada.

      Complicam muito, toca a descomplicar mais. Nem tudo é complicado como parece. É um absurdo dizer que é um “entrave” só porque sim.

    • Samuel MG says:

      Só podes estar a gozar!! Eu ainda só usei o terminal para instalar a UFW e o Anbox sendo que usei porque quis. Podia ter usado o GPSyn.

    • jack says:

      Meu caro o terminal é só por ser mais rápido em alguns casos, mas difícil isso é exagero, sabe porquê? Até eu que sou um nabo que já passou os 80 aprendi, e não tendo nada contra não tenho Facebook, só Twiter, demais trabalhar com fotos e imagens, nivel privado.

  9. jack says:

    Algo me fez azia logo no pricipio, “o sistema operativo mais completo e estável do mundo” ainda não passou. Utilizei Rwindows desde o 3.11 até ao 8.1, até que descobri o sossego, graças ás leituras sobre linux aqui no pplware. Obrigado malta.

  10. anonimo says:

    Por que será que nunca fizeram uma análise da distro linux FX. Realmente, parece-me que há muito a falar sobre a mesma. Não me atrevo a fazê-lo, eis que sou leigo, mas espero ver dissertações sobre a mesma, pois creio que é uma opção que será do agrado de quem quer adentrar o universo linux. Creio que trará grande contribuição para divulgação e popularização do linux, pois, falo por mim, creio que há milhões de pessoas cheias até o talo com o sistema ruindows. Haja paciência com esse sistema. Com a palavra o pessoal deste espaço.

  11. informado says:

    Zorin OS é bom para os principiantes. Usei há muitos anos atrás quando começou. Hoje em dia para utilizadores avançados não é usável até pelo aspecto muito parecido com o Windows. É um Linux simples e pronto a usar.

  12. Baseline says:

    O Zorin é realmente muito acessível para o utilizador comum (browser, email, social networks e office stuff).
    A integração com smartphones é principalmente polida, com recepção e envio de sms integrados no DE, etc.

  13. Pedro Reinel says:

    Sou um utilizador Windows de sempre, mas gosto de experimentar algumas distros. Está é de longe a mais completa, tem versões para computadores fraquinhos e mais recentes. Tem um aspecto cuidado e com muitas funcionalidades, nomeadanente a ligação a contas online (herda do Ubuntu) e a ligação ao telemóvel. Um sistema operativo para aumentar a vida de qualquer computador

  14. Cicrano says:

    Zorin OS 15.3: A distribuição Linux que você vai apagar e substituir pelo Windows 10?

  15. Luís leal says:

    Pessoal vocês são na maioria novos.. não todos e pelos comentários também bastante pouco informados… Seja por desconhecimento seja por não querer ver… Quase todas as distribuições de Linux podem substituir o Windows ….. Se o teu PC for bom o wine Pode emular o sistema operativo a começar pelos mais antigos aos mais recentes …. Correr jogos programa etc em sand box ou não … Dependendo da contribuição da malta correm melhor ou pior… Mas existem algumas destribuicoes que são mais user friendly como vocês dizem … Está é uma delas… Agora meninos não falem de segurança… Nem tirem medidas do tipo ” o meu é maior que o teu” que o Rui Pinto pode estar a ler …. E pronto o vosso e-mail vira público …. Sem ofensas ….

  16. says:

    Tu usa linux e e nao sabe animal. Em nivel desktop windows é sim mais popular. Mas pra sistemas criticos e exigentes usa-se o q presta. Linux.

  17. ElectroescadaS says:

    Depois de tanta estalada neste tópico lá me decidi instalar este Zorin OS num PC de testes que tenho na oficina (obrigado por ter chovido todo o dia). Gostei desta versão (ou flavour como os entendidos gostam de dizer). Achei fácil de usar, é porreiro para as coisas habituais como ir à net, ouvir umas musicas e ver uns filmes (depois de instalar os programas que mais gosto em Linux claro), agora a prova de fogo vai ser instalar 2 a 3 jogos Windows neste sistema operativo como os Homeworlds e talvez alguns jogos da série Command and Conquer mais antiguitos… 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.