ZenWalk Linux – Um Slackware para substituir o Windows XP
Como sabemos, actualmente existem diversas diversos sistemas operativos com os mais diferentes objectivos. Uns são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outros para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.
Para quem necessite de uma distribuição Linux levezinha então tem de experimentar o ZenWalk Linux. Mais uma excelente alternativa para quem tem de substituir o Windows XP.
Tal como a fantástica e minúscula distro Linux Slax, a distribuição ZenWalk é também baseada no Slackware e vem com ambiente gráfico Xfce. Esta é uma distribuição moderna, user-friendly, muito rápida, completa e em constante evolução.
Ao nível de software esta distribuição traz tudo o que é preciso:
- Geany para desenvolvimento
- Libreoffice para produtividade
- Geeqie para gráficos
- Gmusic, Gestor de som, Iso Master, Maplyer, Xfburn para Multimédia
- Várias ferramentas de rede
- Várias ferramentas para gerir o sistema, como por exemplo
- Gestor de discos
- Gestor de backups
- HTTP Proxy
- Terminal Xfce
- …entre outros
A distribuição traz um painel para ajustes de definições bastante completo e muito bem organizado. A partir dessa interface podemos facilmente proceder a configurações das áreas de trabalho, ecrã, teclado, rato, etc.
Além das características referidas dizer também que esta distribuição traz vários temas que permitem dar um look and feel ao gosto de cada um.
Para correr esta distribuição, o utilizador apenas necessita de um PC Pentium III, 256 MB de Ram e 4 GB em disco. De facto, pelos testes realizados, comprovamos que o ZenWalk Linux é de facto uma distro muito rápida e estável..e com muitas semelhanças ao Windows. Uma vez que o processo de instalação não é muito amigável, nos próximos dias iremos disponibilizar um tutorial passo a passo.
Experimentem, vão ver que não se vão arrepender!
Download: ZenWalk 7.4 [677 MB]
Homepage: ZenWalk
Este artigo tem mais de um ano
“Substituir o Windows XP”
Parece-me boa ideia.
Claro que todo o software que funciona no Windows XP deixa de funcionar, e não me venham com a conversa do Wine, e isso para não falar dos drivers que já não existem para hardware tão antigo. E, obviamente, ignorando os drivers para hardware especializado, que só existem para o XP (ou pior ainda, para o Windows 98).
E ignorando ainda o pormenor que muitas das pessoas que usam o XP não tem sequer a opção de o atualizar. Mesmo que quisessem, e não querem.
E quando foi a última vez que alguém deitou fora um frigorífico que funciona para comprar outro novinho em folha que faz exatamente o mesmo? Com os computadores acontece a mesma coisa. Funciona? Não mexe!
Mas tirando isso é uma ótima ideia.
As pessoas podem não se preocupar muito se o velho frigorifico gasta mais ou menos electricidade. Mas o PC com winXP sem suporte oficial é um risco ou uma bomba relógio, a qualquer momento pode ser alvo fácil e sofrer as consequecias .
Não atualizas o frigorifico deixas de ter o frio e luz nele. Ou pagas por um novo porque não há mais lampadas vindas do fornecedor para esse tipo de frigorifico ou arranjas uma alternativa, daí vir o Linux no sitio do XP em vez de comprar um computador novo.
Se não atualizas para o 7 ou 8 acabbas por perder muita funcionalidade para XP, ficas atrás no tempo com material da idade da pedra. Aproveita e instala o LaciOS que é o mais recente sistema operativo português. Funcionalidade e estabilidade 100% garantida.
Sábias palavras com referência a um SO que segundo sei ainda anda em fase BETA. Claro que se me ensinarem a instalar num PC ainda posso testar…
Boa tarde.
Julgo haver algum engano no link de download, já que a versão mais recente é a 7.4 e não a 7.0.
Cumprimentos
António Oliveira
Exatamente os links levam para versão 7.0 consegui baixar o 7.4 – 32bits no :
http://zen-repo.meticul.eu/i486/zenwalk-7.4/ISO/zenwalk-7.4.iso
Logo agora que instalei o PCLinuxOS no meu Fujitsu Siemens V5515 (chip gráfico SIS 3 Mirage e tinha a funcionar sem problemas o Win7 Profissional) vocês aparecem-me com outra distro de fácil utilização? Vocês são mauzinhos… 😈
Deixa-te estar com essa distro que é muito boa… é a que uso desde 2009 em que só preciso fazer updates e nunca tive de reinstalar nada!
Pedro Pinto: em relação ao Manjaro, que tenho instalado no Netbook da Asus e que funciona muito bem, achas que este é mais rápido?
Tenho também acompanhado um projeto lusobrasileiro o LaciOS, baseado em Debian Testing que tenho a correr em máquina virtual, que me parece ser bem levesinho e bem rápido.
Cumprimentos
Fiquei com ideias que esta é bem mais rápido.
Boas Pedro, qual a distribuição que aconselha para um portátil Sony vaio VGN-NR11S? já tem 7 anos e algum remendos mas desde que comprei o w8 e atualizei para w8.1 ficou + lento e com alguns problemas de incompatibilidades, na sua opinião qual a distribuição e como instalar? obrigado.
Obrigado Pedro 😉
Com o azar que tenho tido no sucesso de utilização de várias distros Linux e a acreditar nesta frase “Uma vez que o processo de instalação não é muito amigável…” não deve ser muito difícil vir a sofrer do mesmo problema.
Já não instalo ZenWalk há algum tempo, mas já conheço há vários anos, e já testei varias versões, sempre gostei da performance e aspecto.
Acabei por troca-lo pelo Elementary OS ainda nas versões beta.
Alguém sabe quais foram as melhorias implementadas nesta nova versão ?
Nada como esperares pelo artigo que vão colocar aqui no pplware.
Ele não é tão amigável para instalar e configurar para quem está acostumado com versões debian,mas cumpre realmente o que promete.Distro rápida e com muitos recursos.
Interessante.
Eu sou fanático pelo re-aproveitamente de Hardware “obsuleto”.
O problema que quase sempre me deparo, é que os requisitos das pequenas distribuições de Linux, é que na prática, mesmo com Hardware superior ao que é descrito como necessário, o computador acaba sempre por ser demasiado lento.
Outro problema com que deparo muitas vezes é com a dificuldade em algumas distros de conseguir colocar som e video a funcionar….
Ainda não experimentei esta versão, mas vou experimentar estes dias.
Esta distro parece ser interessante… ha muito que ando para testar…
By the way…alguém percebeu o que aconteceu ao Pear OS??
https://plus.google.com/+brendengonzalez/posts/YB5WHv2zRoF
Segundo aquilo que eu suspeitava, não pode ser feito um Fork do pear…apenas de toda a parte que não é propriedade do Pear…
ou seja, so pode ser feito um fork, de todo o software que é apenas usado pelo Pear, mas que não defina nada no pear…software não alterado no pear…
A coisa fica mais estranha..porque brenden gonzalez, fez um fork e chamou-lhe Clementine OS…e derepente eis que recebeu uma intimidação da uma gigante americana, que ele diz não ser a Apple…agora ficou estranho…será que ele não a pode afirmar porque assinou documentação nesse sentido??
pplware, façam la um artigo sobre isto, que está a ficar de doidos…detesto, quando ha este suspanse todo 😀 , será a google??
ho my god.
Boas,já agora, então sobre o kolibriOS com apenas 6Mb alguem sabe o que se pode fazer com esta distro?
Para quem gosta do Zenwalk tal como eu foi lancada recentemente uma nova versao, e recomendo. Esta muito boa a distro. Alguem falou que nao era tao facil de instalar ? Pelo contrario e a distro mais facil de instalar do mundo. Nada de complicado. E fica tudo a funcionar apos a instalacao sem ter de se mexer em configuracoes.