Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn – Poderoso mas muito leve
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu, que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance.
A par do lançamento do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn foi também lançado o Xubuntu 14.10. Vamos conhecer as novidades desta nova versão.
Ao contrário do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn, o Xubuntu 14.10 traz várias alterações ao nível da interface e funcionalidades. Aqui ficam 10 novidades.
1) Interface de autenticação
A interface de autenticação (LightDM) sofreu uma alteração mínima ao nível de design. Aqui fica uma imagem do LightDM GTK+ Greeter com o tema Greybird.
2) Wallpaper
O Wallpaper por omissão no Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn também foi alterado.
3) Cores
Uma vez escolhido o nome Utopic Unicorn, a equipa do Xubuntu decidiu ter cor de rosa em tudo o que é interface.
4) Xfce Power Manager
Com o novo Xfce Power Manager 1.4 (em substituição do Power Indicator) é possível gerir melhor a autonomia. De referir que, no caso de portáteis é possível controlar o brilho. Com o modo de apresentação activo, fica desactivo,por exemplo, a funcionalidade de screensaver.
5) Gestão de vários monitores
Com esta nova versão tornou-se também mais fácil gerir mais do que um monitor. Através da ferramenta disponibilizada basta fazer drag and drog para definir o esquema que pretende.
6) Xfce window manager
Através do Xfce window manager, usando o ALT+TAB podemos comutar facilmente entre aplicações abertas no sistema. Com esa nova versão, a interface foi renovada e há agora a possibilidade de escolher a aplicação via teclado ou rato.
7) Whisker Menu
Com a última versão do menu Whisker e as alterações na configuração, é possível agora pesquisar as Definições no Menu inicial.
8) Catfish 1.2
Com a última versão do Pesquisador de ficheiros Catfish, o preview de ficheiros passou a estar bastante simplificado.
9) Parole 0.7
A cada nova versão, o Parole está cada vez mais refinado e funcional.
10)Ligh Locker
A interface do Ligh Locker foi também melhorada e há agora uma melhor integração com as definições do screensaver e Xfce Power Manager.
O Xubuntu continua leve e poderoso mas igualmente completo como outras distribuições. Apesar das novidades não serem significativas, nota-se uma boa estabilidade do sistema. Experimentem e confirmem.
Download: Xubuntu 14.10
Este artigo tem mais de um ano
poderoso mas leve? Creio que é uma descrição apenas ao alcance do Arch Linux. Quem já experimentou sente a diferença.
+1
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Creio que se tivesses usado este Xubuntu não dirias isso.
Nem mais.
Ando a utilizar o Arch há 2 meses e sem dúvida: muito mais leve e poderoso do que o Xubuntu
“apenas ao alcance do arch…”
isso é porque não experimentas te ainda sistemas como slackware…depois não dizias isso…mesmo assim o core ubuntu é dos mais performantes quer a nivel de desktop quer a nivel de servidores…
Olha uma empresa que so usa ubuntu…responsavel pela renderização de muitos dos filmes mais notaveis …teem um cluster com cerca de 35000 cores…
http://www.wetafx.co.nz/
Logo que possa vou testar e dar uma oportunidade a este S.O., mas como 2ª opção.
A minha disto de eleição!
E está cada vez melhor a cada versão que sai!
Tenho usado o Xubuntu como distribuição na Universidade em que trabalho, com máquinas com 512 e um processador bom, ela roda muito bem, com pouquíssimas mudanças no visual, ela se torna muito adaptável para quem está migrando do Windows. Estamos aos poucos passando para Linux todas as máquinas com XP.
Realmente está muito leve.Na instalação escolhi para “Solicitar senha ao Iniciar”.Mas agora que estou usando como servidor,quero trocar para o “Login Automático” e não tem jeito.Alguém tem alguma dica?
é pena nao ter mais a doc. Por alem de ser leve era o que gostava neste SO.
Por alguma razão sinto Arch um OS mais “limpo”, mas como sou um pouco preguiçoso neste momento estou usando Manjaro XFCE e sinceramente, não o troco por nada… rápido, estável e sempre atualizado.
Eu fiz o mesmo. Depois de instalar o Arch, não estava a conseguir iniciar o servidor gráfico com o driver proprietário. Peguei no Manjaro que já vem com Bumblebee e drivers nonfree incluídos, desinstalei o que não precisava, alterei os repositórios para o testing (apenas umas horas atrasado em relação ao Arch) e até agora a preguiça tem compensado, hehe.
saiu o ubuntu 15.10 daily build
Ubuntu is dead.
windows is dead
Preview de ficheiros, pesquisa integrada no menu, wallpaper novo… muito à frente.
Faz o preview de fichieros do LibreOffice?
E o sync to vblank conseguiram arrumar, sem o compton?
Pois esse compton desativa o zoom desktop.
Isso em uma placa Nvidia..
Minha distro preferida.
Experimentei num portátil (que foi o que usei durante 5 anos, até 4 meses atrás) e até à escolha da língua e do teclado (português ou americano), tudo bem. A partir daí perdi o acesso ao teclado. Tentei várias vezes e sempre o mesmo resultado. Resultado, tive de desistir.
Alguém tem uma explicação?
Qual o mais leve: lubuntu ou xubuntu?
Lubuntu – http://www.wikivs.com/wiki/Lubuntu_vs_Xubuntu
Excelente trabalho! Esta versão realmente chamou a atenção pelo acabamento, leveza e funcionalidades. Parabéns aos desenvolvedores da distro Xubuntu.